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Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE LEITURA E ESCRITA BASEADO NO PARADIGMA DA EQUIVALÊNCIA: UM PROGRAMA DE CONSULTORIA COLABORATIVA COM PROFESSOR.
Autor:
CASTRO, ARETHA BISPO DE
Email:
arecastro@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Dr. ROSE, JULIO CESAR COELHO DE
Data de Defesa:
29/02/2008
Palavras-Chave (PT):
ENSINO COLABORATIVO
EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS
LER E ESCREVER
Resumo Original (PT):
AO SE ENSINAR A LER E ESCREVER BUSCA-SE QUE O APRENDIZ CONSIGA LIDAR COM ESTÍMULOS FISICAMEN- TE DIFERENTES DE FORMA SIMBÓLICA, TOMANDO-OS COMO INTERCAMBIÁVEIS OU EQUIVALENTES. UM MO- DELO DE DESCRIÇÃO OPERACIONAL DE COMPORTAMENTOS SIMBÓLICOS COMO O LER E O ESCREVER ADOTADO PELA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO É DERIVADO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE EQUIVALÊNCIA DE ESTÍ- MULOS. ESTE MODELO PROPÕE QUE O ENSINO DE RELAÇÕES DE CONDICIONALIDADE PODE GERAR MAIS RE- LAÇÕES DO QUE AS ENSINADAS, CONFERINDO UMA CARACTERÍSTICA PARCIMONIOSA E ECONÔMICA AO ENSI- NO. A HIPÓTESE DESSE TRABALHO CONSISTIU EM QUE SE O PROFESSOR TIVER CONHECIMENTO DESTAS RELA- ÇÕES E DE SUAS INTERDEPENDÊNCIAS, ESSE DESEMPENHO PODERIA SER PRECORRENTE NA ADOÇÃO DE PRÁ- TICAS DE ENSINAR REPERTÓRIO INICIAL DE LER E ESCREVER MAIS EFETIVAS, OBSERVADAS PELO DESEMPENHO DE SEUS ALUNOS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI VERIFICAR SE O CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES ENVOL- VIDAS NO LER E ESCREVER PELO PROFESSOR, A PARTIR DA CONSULTORIA COLABORATIVA, OFERECERIA CONDI- ÇÕES PARA QUE SEUS ALUNOS DEMONSTRASSEM MELHORA NOS REPERTÓRIOS QUE ENVOLVEM ESSA APREN- DIZAGEM. FORAM REALIZADOS DOIS ESTUDOS. NO ESTUDO I, PARTICIPARAM DUAS PROFESSORAS DO I CI- CLO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 19 ALUNOS IDENTIFICADOS POR SUAS PROFESSORAS COMO APRESENTANDO PROBLEMAS NA ALFABETIZAÇÃO, SENDO 10 DE P1 E 09 DE P2. OS DOCENTES PARTICIPARAM DE UMA IN- TERVENÇÃO DE DOIS MESES CADA CUJO OBJETIVO PRINCIPAL FOI CARACTERIZAR E DESCREVER A REDE DE RE- LAÇÕES E PROPOR ATIVIDADES DE SALA DE AULA COM BASE NA REDE. UM DOS DOCENTES FUNCIONOU INI- CIALMENTE COMO CONTROLE. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE MEDIDAS PRÉ E PÓS- INTERVENÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES DERIVADAS DO ESTUDO DE FONSECA (1997); DE ANÁLISE DE RELATO VERBAL DOS PROFESSORES EM ENTREVISTAS ANTES DA INTER- VENÇÃO E DO SEU DESEMPENHO DURANTE A INTERVENÇÃO. OS RESULTADOS MÉDIOS ALUNOS APONTARAM MELHORAS SUTIS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DE P1. P1 E P2 APRESENTARAM MUDANÇAS NO RELATO DA REDE DE RELAÇÕES E AUMENTO DO COMPORTAMENTO DE DESCREVER O PRÓPRIO DESEMPENHO E DO COM- PORTAMENTO DE SEGUIR INSTRUÇÃO. P1 E P2 OBTIVERAM RESULTADOS DIFERENTES DEVIDO A CARACTERÍSTI- CAS DA INTERVENÇÃO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI CONDUZIDO O SEGUNDO ESTUDO. O ESTUDO II BUSCOU CONTROLAR ALGUMAS VARIÁVEIS QUE PODEM TER INFLUENCIADO NO DESEMPENHO DOS ALUNOS E DO PROFESSOR, TAIS COMO: A FORMA DE APRESENTAÇÃO DA REDE DE RELAÇÕES E A UTILIZAÇÃO DE ATIVI- DADES REALIZADAS PELO PROFESSOR COMO EXEMPLO DE APLICAÇÃO DA REDE DE RELAÇÕES, A DISPONIBILI- DADE DO PROFESSOR, A REALIZAÇÃO DE CURSOS CONCOMITANTES E QUANTIDADE DE ALUNOS QUE RECEBERI- AM ENSINO. NO ESTUDO II, PARTICIPARAM UMA PROFESSORA DO I CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DOIS ALUNOS INDICADOS PELA MESMA, ALÉM DE OUTROS UM ALUNO DE UMA ESCOLA CONTROLE. A DOCEN- TE PARTICIPOU DE UM PROGRAMA DE 12 SESSÕES CUJO OBJETIVO ERA CARACTERIZAR O LER E ESCREVER A PARTIR DA REDE DE RELAÇÕES E PROPOR ATIVIDADES DE ENSINO. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE MEDIDAS PRÉ- E PÓS-INTERVENÇÃO NO DESEMPENHO DOS ALUNOS ATRAVÉS DE AVALIAÇÕES DERIVADAS DO ESTUDO DE FONSECA (1997); DAS TAREFAS REALIZADAS DURANTE A INTERVENÇÃO; DE ANÁLISE DE RELATO VERBAL DE P3 EM ENTREVISTAS ANTES DA INTERVENÇÃO E DO DESEMPENHO DURANTE A INTERVENÇÃO. OS RESULTADOS DOS ALUNOS APONTARAM MELHORAS SIGNIFICATIVAS EM UM DOS ALUNOS (MAT), INCLUSIVE EM LEITURA E DITADO, E MELHORAS SUTIS EM OUTRO PARTICIPANTE (DRI). OS RESULTADOS PODEM SER DIS- CUTIDOS COMO UMA PROPOSTA INICIAL DE ENSINO BASEADO NA REDE DE RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA.
Título (EN):
THE TEACHING OF READING AND SPELLING BASED IN EQUIVALENCE PARADIGM: A COLABORATIVE TRANING WITH THE TEACHER
Palavras-Chave (EN):
COLABORATIVE TRAINING
READ AND WRITE
STIMULUS EQUIVALENCE
Resumo Original (EN):
WHEN TEACHING HOW TO READ AND WRITE, WE PURSUIT THAT THE LEARNER CAN DEAL WITH PHYSICALLY DIF- FERENT STIMULI IN A SYMBOLIC FORM, TAKING THEN AS INTERCHANGEABLE OR EQUIVALENT. AN OPERATION- AL DESCRIPTION MODEL OF SYMBOLIC BEHAVIORS SUCH AS READ AND WRITE ADOPTED BY THE BEHAVIOR ANALYSIS IS DERIVED FROM THE MATHEMATICAL CONCEPT OF STIMULUS EQUIVALENCE, SUGGESTING THAT THE TEACHING OF CONDITIONAL RELATIONS CAN GENERATE MORE RELATIONSHIPS THAN THOSE TAUGHT, GIVING PRODUCTIVE AND PARSIMONIOUS TO TEACHING. THE HYPOTHESIS OF THIS WORK WAS THAT, IF THE TEACHER HAS KNOWLEDGE OF THESE RELATIONSHIPS AND THEIR INTERDEPENDENCIES, THIS WOULD CAUSE THE ADOP- TION OF TEACHING PRACTICE REPERTOIRES THAT LEADS TO MORE EFFECTIVE TEACHING OF HOW TO READ AND WRITE. THE PROPUSE OF THIS STUDY WAS TO VERIFY WHETHER THE KNOWLEDGE OF THE RELATIONSHIPS IN- VOLVED IN READING AND WRITING BY THE TEACHER PROVIDES CONDITIONS FOR THEIR STUDENTS TO SHOW IMPROVEMENT IN THE REPERTOIRES THAT INVOLVE THIS LEARNING. TWO STUDIES WERE CONDUCTED. IN STUDY I, ATTENDED TWO TEACHERS OF THE ELEMENTARY SCHOOLS AND 19 STUDENTS IDENTIFIED BY THEIR TEACHERS AS HAVING PROBLEMS IN READING AND WRITING, WHERE 10 OF THEN ARE FROM P1 AND 09 OF THEN FROM P2 . THE TEACHERS PARTICIPATED IN A TWO MONTHS INTERVENTION EACH TO AID ON THE KNOWLEDGE OF THE RELATIONSHIPS NETWORK AND PLANNING ACTIVITIES. ONE OF THE TEACHERS WORKED INITIALLY AS CONTROL. RESULTS WERE OBTAINED THROUGH: PRE AND POST-INTERVENTION MEASURES OF THE STUDENTS' PERFORMANCE THROUGH THE APPLICATION OF RATINGS DERIVED FROM THE STUDY OF FONSECA (1997); ANALYSIS OF TEACHER?S VERBAL REPORT ON INTERVIEWS BEFORE THE INTERVENTIONS; AND P1 AND P2 PERFORMANCE DURING THE INTERVENTION. THE RESULTS OF THE STUDENTS POINTED TO SUBTLE IM- PROVEMENTS IN THE AVERAGE RESULT OF P1. CHANGES IN THE RELATE OF THE RELATIONSHIPS NETWORK, IN THE BEHAVIOR OF DESCRIBING THEIRS OWN PERFORMANCE AND IN THE BEHAVIOR OF FOLLOWING INSTRUC- TIONS WERE OBSERVED IN BOTH P1 AND P2. P1 AND P2 OBTAINED DIFFERENT RESULTS DUE TO THE CHARAC- TERISTICS OF THE INTERVENTION. GIVEN THE RESULTS OBTAINED, A SECOND STUDY WAS CONDUCTED. STUDY II SOUGHT TO CONTROL SOME VARIABLES THAT MAY HAVE INFLUENCED THE PERFORMANCE OF THE STUDENTS AND TEACHER, SUCH AS: NUMBER OF STUDENTS, AVAILABILITY OF TIME BY TEACHERS, LACK OF CONCURRENT COURSES AND TEACHING OF THE RELATIONS NETWORK FROM TASKS PERFORMED BY THE PROFESSOR. IN STUDY II, I ATTENDED A TEACHER OF THE ELEMENTARY SCHOOL, TWO STUDENTS INDICATED BY HER, AND ONE STU- DENT FROM A CONTROL SCHOOL. THE TEACHER PARTICIPATED IN A INTERVENTION OF ABOUT THREE MONTHS TO AID PLANNING ACTIVITIES, WHICH WAS USED TO TEACH OF RELATIONS NETWORK. RESULTS WERE OBTAINED THROUGH: PRE AND POST-INTERVENTION MEASURES OF THE STUDENTS PERFORMANCE DERIVED FROM THE STUDY OF FONSECA (1997); TASKS DONE DURING THE INTERVENTION; ANALYSIS OF VERBAL REPORT OF P3 IN INTERVIEWS BEFORE THE INTERVENTION; AND PERFORMANCE DURING THE INTERVENTION. RESULTS OF THE STUDENTS SHOW SIGNIFICANT IMPROVEMENT IN ONE OF THE STUDENTS (MAT), INCLUDING READING AND DICTATION, AND SUBTLE IMPROVEMENTS IN OTHER PARTICIPANT (DRI). THE RESULTS CAN BE DISCUSSED AS AN INITIAL PROPOSAL FOR EDUCATION BASED ON THE EQUIVALENCE RELATIONS.
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