TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: ENFRENTANDO COLETIVAMENTE O DESAFIO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA |
Autor: |
GABINI, WANDERLEI SEBASTIÃO |
Email: |
wgabini@uol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2008 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE ♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO ♠ Drª. PRADO, MARIA ELISABETTE BRISOLA BRITO ♠ Drª. ROSA, MARIA INÊS PETRUCCI
|
Data de Defesa: |
31/07/2008 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ♠ ENSINO DE QUÍMICA ♠ FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ♠ INFORMÁTICA
|
Resumo Original (PT): |
|
A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA COM O PROPÓSITO DE ANALISAR E COMPREENDER UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES VISANDO PROMOVER A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA. TAL AÇÃO TEVE SEU DESENVOLVIMENTO PAUTADO NA RACIONALIDADE PRÁTICA E NA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O TRABALHO DOCENTE, SENDO MEDIADA PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. O ESTUDO DESENVOLVEU-SE COM UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NA REGIÃO DE JAÚ (SP). ATRAVÉS DE ENCONTROS PRESENCIAIS E DE INTERAÇÕES EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, BUSCOU-SE ESTABELECER UM VÍNCULO CONSTANTE ENTRE A REALIDADE DO PROFESSOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA. FORAM UTILIZADOS DIFERENTES RECURSOS METODOLÓGICOS QUE POSSIBILITARAM AOS DOCENTES O CONTATO COM MATERIAIS DIVERSIFICADOS, A ANÁLISE DE SOFTWARES, A ELABORAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO, BEM COMO A ATUAÇÃO COM SEUS ALUNOS NA SALA DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS. NA ORGANIZAÇÃO DOS DADOS FORAM TRABALHADOS TRÊS EIXOS PRINCIPAIS: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE, ENSINO DE QUÍMICA E USO DA INFORMÁTICA. A INVESTIGAÇÃO EVIDENCIOU ELEMENTOS-CHAVE PARA SUBSIDIAR PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E ENVOLVEU REFLEXÃO E PLANEJAMENTO COMO MEIOS PARA DESENCADEAR REFORMULAÇÕES TANTO NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PAPEL DA INFORMÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA COMO NA UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO EM SALA DE AULA |
|
Título (EN): |
CHEMISTRY TEACHERS TRAINING IN-SERVICE: COLLECTIVELY FACING THE CHALLENGE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) IN THE SCHOOL |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CHEMISTRY TEACHING ♠ DISTANCE EDUCATION ♠ INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) ♠ TEACHERS TRAINING IN-SERVICE
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS RESEARCH WAS CONDUCTED WITH A VIEW TO ANALYZE AND UNDERSTAND A PROCESS OF TEACHERS TRAINING IN-SERVICE AIMING TO PROMOTE THE INSERTION OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE CLASSES OF CHEMISTRY. THIS ACTION HAD ITS DEVELOPMENT BASED ON PRACTICAL RATIONALITY AND CRITICAL REFLECTION ABOUT TEACHING PRACTICE, BEING MEDIATED BY DISTANCE EDUCATION. THE STUDY WAS DEVELOPED WITH A GROUP OF CHEMISTRY TEACHERS IN STATE PUBLIC SCHOOLS IN THE REGION OF JAÚ (SP). THROUGH PRESENCE MEETINGS AND INTERACTIONS IN A VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT, IT WAS AIMED TO ESTABLISH A CONSTANT LINK BETWEEN THE TEACHER REALITY AND THE TRAINING IN-SERVICE. DIFFERENT METHODOLOGICAL RESOURCES HAD BEEN USED SO THAT THE TEACHERS COULD HAVE CONTACT WITH DIVERSE MATERIALS, ANALYSE EDUCATIONAL SOFTWARE, ELABORATE LEARNING MATERIAL, AS WELL AS THE WORK WITH THEIR STUDENTS IN THE COMPUTER LAB OF THE SCHOOLS. IN THE ORGANIZATION OF THE DATA THREE MAIN AXES WERE CONSIDERED: TRAINING AND TEACHING WORK, TEACHING OF CHEMISTRY AND USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES. THE INVESTIGATION REVEALED KEY ELEMENTS TO SUBSIDIZE PROPOSALS OF TEACHERS TRAINING IN-SERVICE AND INVOLVED REFLECTION AND PLANNING AS A MEANS TO TRIGGER RECASTS IN BOTH THE PERCEPTION OF TEACHERS CONCERNING TO THE ROLE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE CLASSES OF CHEMISTRY AS THE USE OF THIS RESOURCE IN THE CLASSROOM |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20080731_GABINI WANDERLEI SEBASTIAO.pdf
|
Tamanho: |
3059 Kb (3059488 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
14/11/2008 ÀS 17:23:50 |
Atualizado: |
14/11/2008 ÀS 17:23:50 |
Visitas: |
1231 |
Última Visita em : |
26/04/2024 ÀS 17:10:17 |
Downloads: |
232 |
Último Download em : |
31/07/2017 ÀS 16:20:19 |