Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: ENFRENTANDO COLETIVAMENTE O DESAFIO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA
Autor:
GABINI, WANDERLEI SEBASTIÃO
Email:
wgabini@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. PRADO, MARIA ELISABETTE BRISOLA BRITO
Drª. ROSA, MARIA INÊS PETRUCCI
Data de Defesa:
31/07/2008
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENSINO DE QUÍMICA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
INFORMÁTICA
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA COM O PROPÓSITO DE ANALISAR E COMPREENDER UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES VISANDO PROMOVER A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA. TAL AÇÃO TEVE SEU DESENVOLVIMENTO PAUTADO NA RACIONALIDADE PRÁTICA E NA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O TRABALHO DOCENTE, SENDO MEDIADA PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. O ESTUDO DESENVOLVEU-SE COM UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NA REGIÃO DE JAÚ (SP). ATRAVÉS DE ENCONTROS PRESENCIAIS E DE INTERAÇÕES EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, BUSCOU-SE ESTABELECER UM VÍNCULO CONSTANTE ENTRE A REALIDADE DO PROFESSOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA. FORAM UTILIZADOS DIFERENTES RECURSOS METODOLÓGICOS QUE POSSIBILITARAM AOS DOCENTES O CONTATO COM MATERIAIS DIVERSIFICADOS, A ANÁLISE DE SOFTWARES, A ELABORAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO, BEM COMO A ATUAÇÃO COM SEUS ALUNOS NA SALA DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS. NA ORGANIZAÇÃO DOS DADOS FORAM TRABALHADOS TRÊS EIXOS PRINCIPAIS: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE, ENSINO DE QUÍMICA E USO DA INFORMÁTICA. A INVESTIGAÇÃO EVIDENCIOU ELEMENTOS-CHAVE PARA SUBSIDIAR PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E ENVOLVEU REFLEXÃO E PLANEJAMENTO COMO MEIOS PARA DESENCADEAR REFORMULAÇÕES TANTO NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PAPEL DA INFORMÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA COMO NA UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO EM SALA DE AULA
Título (EN):
CHEMISTRY TEACHERS TRAINING IN-SERVICE: COLLECTIVELY FACING THE CHALLENGE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) IN THE SCHOOL
Palavras-Chave (EN):
CHEMISTRY TEACHING
DISTANCE EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT)
TEACHERS TRAINING IN-SERVICE
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH WAS CONDUCTED WITH A VIEW TO ANALYZE AND UNDERSTAND A PROCESS OF TEACHERS TRAINING IN-SERVICE AIMING TO PROMOTE THE INSERTION OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE CLASSES OF CHEMISTRY. THIS ACTION HAD ITS DEVELOPMENT BASED ON PRACTICAL RATIONALITY AND CRITICAL REFLECTION ABOUT TEACHING PRACTICE, BEING MEDIATED BY DISTANCE EDUCATION. THE STUDY WAS DEVELOPED WITH A GROUP OF CHEMISTRY TEACHERS IN STATE PUBLIC SCHOOLS IN THE REGION OF JAÚ (SP). THROUGH PRESENCE MEETINGS AND INTERACTIONS IN A VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT, IT WAS AIMED TO ESTABLISH A CONSTANT LINK BETWEEN THE TEACHER REALITY AND THE TRAINING IN-SERVICE. DIFFERENT METHODOLOGICAL RESOURCES HAD BEEN USED SO THAT THE TEACHERS COULD HAVE CONTACT WITH DIVERSE MATERIALS, ANALYSE EDUCATIONAL SOFTWARE, ELABORATE LEARNING MATERIAL, AS WELL AS THE WORK WITH THEIR STUDENTS IN THE COMPUTER LAB OF THE SCHOOLS. IN THE ORGANIZATION OF THE DATA THREE MAIN AXES WERE CONSIDERED: TRAINING AND TEACHING WORK, TEACHING OF CHEMISTRY AND USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES. THE INVESTIGATION REVEALED KEY ELEMENTS TO SUBSIDIZE PROPOSALS OF TEACHERS TRAINING IN-SERVICE AND INVOLVED REFLECTION AND PLANNING AS A MEANS TO TRIGGER RECASTS IN BOTH THE PERCEPTION OF TEACHERS CONCERNING TO THE ROLE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE CLASSES OF CHEMISTRY AS THE USE OF THIS RESOURCE IN THE CLASSROOM
Arquivo:
TES_DOUT20080731_GABINI WANDERLEI SEBASTIAO.pdf
Tamanho:
3059 Kb (3059488 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
14/11/2008 ÀS 17:23:50
Atualizado:
14/11/2008 ÀS 17:23:50
Visitas:
1231
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 17:10:17
Downloads:
232
Último Download em :
31/07/2017 ÀS 16:20:19
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por