Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A VISÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO TRABALHO LABORATORIAL EM NÍVEL FUNDAMENTAL (5A. A 8A. SÉRIES)
Autor:
PEREIRA, CARLOS ALBERTO
Email:
carloscoord@coeducar.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2004
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Co-Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. KAWASAKI, CLARICE SUMI
Data de Defesa:
25/06/2004
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LABORATÓRIO
TRABALHO LABORATORIAL
TRABALHO PRÁTICO
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DE INVESTIGAÇÃO DESTE ESTUDO FOI ENTENDER A VISÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO TRABALHO LABORATORIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL (5A A 8A SÉRIES). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA E ANÁLISE DE CONTEÚDOS. PARA ISTO FORAM ENTREVISTADOS DIRETORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SEIS UNIDADES ESCOLARES ESTADUAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS CIDADES PERIFÉRICAS DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE ARARAQUARA (SP). HOUVE NECESSIDADE TAMBÉM DE ENTREVISTAR PROFISSIONAIS QUE OFERECEM APOIO EXTERNO ÀS UNIDADES ESCOLARES COMO O ASSISTENTE TÉCNICO PEDAGÓGICO DE CIÊNCIAS DA OFICINA PEDAGÓGICA, UM FUNCIONÁRIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DE ARARAQUARA E UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO DE QUÍMICA DE ARARAQUARA. AS VISÕES OBTIDAS DESTES PROFISSIONAIS FORAM CENTRADAS NA RECONSTRUÇÃO DOS DIÁLOGOS DAS ENTREVISTAS DE ÁUDIO RELACIONADAS COM OS FATORES QUE NORTEIAM A PRÁTICA DOCENTE E OS FATORES EXTERNOS ONDE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BUSCAM APOIO PEDAGÓGICO PARA O TRABALHO LABORATORIAL. TODOS OS DADOS FORAM SELECIONADOS, SISTEMATIZADOS E CONFRONTADOS COM A BIBLIOGRAFIA GERANDO INTERPRETAÇÕES E ANÁLISES APRESENTADAS NA UNIDADE ?IDENTIFICANDO OS RESULTADOS? E ?CONSIDERAÇÕES FINAIS?. ALGUMAS DESTAS CONSIDERAÇÕES APONTAM PARA UM REDIMENSIONAMENTO DO PAPEL DO TRABALHO LABORATORIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E INDICAM QUE A MAIORIA DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS NÃO TEM CLARO COMO O TRABALHO DE LABORATÓRIO DEVE SER EXPLORADO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NÃO CONSEGUE SUPERAR AS DIFICULDADES DE FUNCIONAMENTO QUE O TRABALHO LABORATORIAL EXIGE DENTRO DA ROTINA DA UNIDADE ESCOLAR.
Título (EN):
THE VIEWS OF THE EDUCATION PROFESSIONALS ABOUT THE PERFORMANCE OF THE LABORATORY WORK IN ELEMENTARY SCHOOL (5TH TO 8TH GRADES)
Palavras-Chave (EN):
ELEMENTARY SCHOOL
LABORATORY
LABORATORY WORK
PRACTICAL WORK
SCIENCE TEACHING
TEACHER´S BACKGROUND
Resumo Original (EN):
THE OBJECTIVE OF INVESTIGATION OF THIS STUDY WAS TO UNDERSTAND THE VIEWS OF THE EDUCATION PROFESSIONALS ABOUT THE PERFORMANCE OF THE LABORATORY WORK IN THE ELEMENTARY SCHOOL (5TH TO 8TH GRADES). THE METHODOLOGY UTILIZED WAS THE QUALITATIVE RESEARCH AND CONTENT ANALYSIS. IN VIRTUE OF THIS PRINCIPALS, PEDAGOGICAL COORDINATORS AND SCIENCE TEACHERS WERE INTERVIEWED IN SIX STATE SCHOOLS OF ELEMENTARY SCHOOL IN THE SURROUNDING CITIES OF THE REGIONAL BOARD OF EDUCATION OF ARARAQUARA (SP). THERE WAS ALSO THE NECESSITY TO INTERVIEW THE PROFESSIONALS THAT PROVIDE EXTERNAL SUPPORT FOR THE SCHOOLS AS THE TECHNICAL PEDAGOGICAL ASSISTANT OF SCIENCES OF THE PEDAGOGICAL WORKSHOP, AN EMPLOYEE OF THE ARARAQUARA SCIENCE CENTER AND A UNIVERSITY PROFESSOR OF THE ARARAQUARA INSTITUTE OF CHEMISTRY. THE VIEWS ACHIEVED FROM THESE PROFESSIONALS WERE CENTERED ON THE REBUILDING OF THE DIALOGUES OF THE INTERVIEWS, RELATED TO THE FACTORS THAT SURROUND THE TEACHER'S PRACTICE AND THE EXTERNAL FACTORS, WHERE THE SCIENCE TEACHERS LOOK FOR PEDAGOGICAL SUPPORT FOR THE LABORATORY WORK. ALL THE DATA WERE SELECTED, CLASSIFIED AND COMPARED TO THE BIBLIOGRAPHY, PROVIDING INTERPRETATIONS AND ANALYSIS PRESENTED IN UNIT `IDENTIFYING THE FIRST RESULTS´ AND `FINAL CONCLUSIONS´. SOME OF THESE CONCLUSIONS POINT OUT TO THE IMPORTANCE OF THE ROLE OF THE LABORATORY WORK IN THE SCIENCE TEACHING, AND INDICATE THAT MOST OF THE INTERVIEWED PROFESSIONALS ARE NOT SURE OF HOW THE LABORATORY WORK MUST BE WORKED IN THE SUBJECT OF SCIENCE IN ELEMENTARY SCHOOL AND CAN NOT OVERCOME THE DIFFICULTIES OF THE PERFORMANCE THAT THE LABORATORY WORK REQUIRES IN THE DAILY WORK OF THE SCHOOL.
Arquivo:
DIS_MEST20040625_PEREIRA CARLOS ALBERTO.pdf
Tamanho:
1662 Kb (1662278 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/05/2007 ÀS 14:29:22
Atualizado:
07/05/2007 ÀS 14:29:22
Visitas:
1142
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 15:49:42
Downloads:
113
Último Download em :
28/10/2023 ÀS 20:41:47
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por