DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A VISÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO TRABALHO LABORATORIAL EM NÍVEL FUNDAMENTAL (5A. A 8A. SÉRIES) |
Autor: |
PEREIRA, CARLOS ALBERTO |
Email: |
carloscoord@coeducar.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2004 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE |
Co-Orientador: |
Dr. BASTOS, FERNANDO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE ♠ Dr. NARDI, ROBERTO ♠ Drª. KAWASAKI, CLARICE SUMI
|
Data de Defesa: |
25/06/2004 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ ENSINO FUNDAMENTAL ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES ♠ LABORATÓRIO ♠ TRABALHO LABORATORIAL ♠ TRABALHO PRÁTICO
|
Resumo Original (PT): |
|
O OBJETIVO DE INVESTIGAÇÃO DESTE ESTUDO FOI ENTENDER A VISÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
SOBRE O FUNCIONAMENTO DO TRABALHO LABORATORIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL (5A A 8A SÉRIES). A
METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA E ANÁLISE DE CONTEÚDOS. PARA ISTO FORAM
ENTREVISTADOS DIRETORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SEIS
UNIDADES ESCOLARES ESTADUAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS CIDADES PERIFÉRICAS DA DIRETORIA
REGIONAL DE ENSINO DE ARARAQUARA (SP). HOUVE NECESSIDADE TAMBÉM DE ENTREVISTAR
PROFISSIONAIS QUE OFERECEM APOIO EXTERNO ÀS UNIDADES ESCOLARES COMO O ASSISTENTE TÉCNICO
PEDAGÓGICO DE CIÊNCIAS DA OFICINA PEDAGÓGICA, UM FUNCIONÁRIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DE
ARARAQUARA E UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO DE QUÍMICA DE ARARAQUARA. AS VISÕES
OBTIDAS DESTES PROFISSIONAIS FORAM CENTRADAS NA RECONSTRUÇÃO DOS DIÁLOGOS DAS ENTREVISTAS DE
ÁUDIO RELACIONADAS COM OS FATORES QUE NORTEIAM A PRÁTICA DOCENTE E OS FATORES EXTERNOS ONDE
OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BUSCAM APOIO PEDAGÓGICO PARA O TRABALHO LABORATORIAL. TODOS OS
DADOS FORAM SELECIONADOS, SISTEMATIZADOS E CONFRONTADOS COM A BIBLIOGRAFIA GERANDO
INTERPRETAÇÕES E ANÁLISES APRESENTADAS NA UNIDADE ?IDENTIFICANDO OS RESULTADOS? E
?CONSIDERAÇÕES FINAIS?. ALGUMAS DESTAS CONSIDERAÇÕES APONTAM PARA UM REDIMENSIONAMENTO
DO PAPEL DO TRABALHO LABORATORIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E INDICAM QUE A MAIORIA DOS
PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS NÃO TEM CLARO COMO O TRABALHO DE LABORATÓRIO DEVE SER EXPLORADO
NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NÃO CONSEGUE SUPERAR AS DIFICULDADES DE
FUNCIONAMENTO QUE O TRABALHO LABORATORIAL EXIGE DENTRO DA ROTINA DA UNIDADE ESCOLAR. |
|
Título (EN): |
THE VIEWS OF THE EDUCATION PROFESSIONALS ABOUT THE PERFORMANCE OF THE LABORATORY WORK IN ELEMENTARY SCHOOL (5TH TO 8TH GRADES) |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ELEMENTARY SCHOOL ♠ LABORATORY ♠ LABORATORY WORK ♠ PRACTICAL WORK ♠ SCIENCE TEACHING ♠ TEACHER´S BACKGROUND
|
Resumo Original (EN): |
|
THE OBJECTIVE OF INVESTIGATION OF THIS STUDY WAS TO UNDERSTAND THE VIEWS OF THE EDUCATION
PROFESSIONALS ABOUT THE PERFORMANCE OF THE LABORATORY WORK IN THE ELEMENTARY SCHOOL (5TH TO
8TH GRADES). THE METHODOLOGY UTILIZED WAS THE QUALITATIVE RESEARCH AND CONTENT ANALYSIS. IN
VIRTUE OF THIS PRINCIPALS, PEDAGOGICAL COORDINATORS AND SCIENCE TEACHERS WERE INTERVIEWED IN
SIX STATE SCHOOLS OF ELEMENTARY SCHOOL IN THE SURROUNDING CITIES OF THE REGIONAL BOARD OF
EDUCATION OF ARARAQUARA (SP). THERE WAS ALSO THE NECESSITY TO INTERVIEW THE PROFESSIONALS THAT
PROVIDE EXTERNAL SUPPORT FOR THE SCHOOLS AS THE TECHNICAL PEDAGOGICAL ASSISTANT OF SCIENCES OF
THE PEDAGOGICAL WORKSHOP, AN EMPLOYEE OF THE ARARAQUARA SCIENCE CENTER AND A UNIVERSITY
PROFESSOR OF THE ARARAQUARA INSTITUTE OF CHEMISTRY. THE VIEWS ACHIEVED FROM THESE
PROFESSIONALS WERE CENTERED ON THE REBUILDING OF THE DIALOGUES OF THE INTERVIEWS, RELATED TO THE
FACTORS THAT SURROUND THE TEACHER'S PRACTICE AND THE EXTERNAL FACTORS, WHERE THE SCIENCE
TEACHERS LOOK FOR PEDAGOGICAL SUPPORT FOR THE LABORATORY WORK. ALL THE DATA WERE SELECTED,
CLASSIFIED AND COMPARED TO THE BIBLIOGRAPHY, PROVIDING INTERPRETATIONS AND ANALYSIS PRESENTED
IN UNIT `IDENTIFYING THE FIRST RESULTS´ AND `FINAL CONCLUSIONS´. SOME OF THESE CONCLUSIONS
POINT OUT TO THE IMPORTANCE OF THE ROLE OF THE LABORATORY WORK IN THE SCIENCE TEACHING, AND
INDICATE THAT MOST OF THE INTERVIEWED PROFESSIONALS ARE NOT SURE OF HOW THE LABORATORY WORK
MUST BE WORKED IN THE SUBJECT OF SCIENCE IN ELEMENTARY SCHOOL AND CAN NOT OVERCOME THE
DIFFICULTIES OF THE PERFORMANCE THAT THE LABORATORY WORK REQUIRES IN THE DAILY WORK OF THE
SCHOOL. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20040625_PEREIRA CARLOS ALBERTO.pdf
|
Tamanho: |
1662 Kb (1662278 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
07/05/2007 ÀS 14:29:22 |
Atualizado: |
07/05/2007 ÀS 14:29:22 |
Visitas: |
1142 |
Última Visita em : |
25/04/2024 ÀS 15:49:42 |
Downloads: |
113 |
Último Download em : |
28/10/2023 ÀS 20:41:47 |