DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E OS TEMAS TRANSVERSAIS: REALIDADE OU UTOPIA? |
Autor: |
ALMEIDA, FABIANA CEZÁRIO DE |
Email: |
fabiceza@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2008 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER ♠ Dr. LOPES, JAIRO DE ARAUJO
|
Data de Defesa: |
28/03/2008 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ GRANDEZAS E MEDIDAS ♠ LIVROS DIDÁTICOS ♠ TEMAS POLÍTICO-SOCIAIS
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O
ENSINO FUNDAMENTAL, 3º E 4° CICLOS, EM RELAÇÃO À ABORDAGEM DOS TEMAS
TRANSVERSAIS/POLÍTICO-SOCIAIS, COMO E QUANTO ABORDAM ESTES TEMAS, ATRAVÉS DA ANÁLISE E
ESTUDO DOS CONTEÚDOS REFERENTES AO BLOCO DE GRANDEZAS E MEDIDAS. PARA A REALIZAÇÃO
DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE DA TÉCNICA DE DOCUMENTAÇÃO INDIRETA E DA ANÁLISE DIRETA, EM
UMA AMOSTRA DE CINCO COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O 3º E 4º CICLOS,
COLEÇÕES ESSAS AVALIADAS E RECOMENDADAS PELO MEC. A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA NA
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EM ESTUDOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO, ESPECIFICAMENTE O DE
MATEMÁTICA E NA TEORIA SOBRE TEMAS TRANSVERSAIS/POLÍTICO-SOCIAIS. A ANÁLISE
POSSIBILITOU PERCEBER QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA DESCRITA
NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E QUE ESSES DOCUMENTOS, ALÉM DE DISCUTIREM SOBRE OS TEMAS
TRANSVERSAIS, AINDA QUE DE FORMA RESTRITA, SUGEREM MANEIRAS DE TRABALHAR OS CONTEÚDOS
TRANSVERSAIS NAS DIVERSAS DISCIPLINAS PARA O ALCANCE DA FORMAÇÃO PARA CIDADANIA. A
ANÁLISE POSSIBILITOU PERCEBER TAMBÉM QUE, EMBORA OS LIVROS DIDÁTICOS PROPONHAM O
TRABALHO COM OS TEMAS TRANSVERSAIS, ESSE TRABALHO NÃO OCORRE COMO É PROPOSTO PELOS
PCN - TEMAS TRANSVERSAIS, TAMPOUCO COMO SUGERE A TEORIA SOBRE TEMAS POLÍTICO-SOCIAIS
ESTUDADA NESTA PESQUISA, O QUE OCORRE É UMA CONTEXTUALIZAÇÃO SIMPLISTA DO CONTEÚDO
MATEMÁTICO ATRAVÉS DE PROBLEMAS VINCULADOS A UMA ABORDAGEM PRÁTICO-UTILITÁRIA, NÃO
PROPICIANDO AOS ESTUDANTES UMA FORMAÇÃO CIDADÃ QUE ALMEJE UMA SOCIEDADE JUSTA E
EMANCIPATÓRIA PARA TODOS. |
|
Título (EN): |
THE MATHEMATICS SCHOOLBOOKS FOR ELEMENTARY EDUCATION AND THE TRANSVERSAL THEMES: REALITY OR UTOPIA? |
Palavras-Chave (EN): |
♠ QUANTITIES AND MEASUREMENTS ♠ SCHOOLBOOKS ♠ SOCIAL-POLITICAL THEMES
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PRESENT WORK AIMS TO ANALYSE THE MATHEMATICS SCHOOLBOOKS FOR ELEMENTARY
EDUCATION, CONCERNING THIRD AND FOURTH CICLES, IN RELATION TO THE TRANSVERSAL THEMES/
SOCIAL-POLITICAL APPROACH - HOW AND HOW MUCH THE SCHOOLBOOKS APPROACH THESE THEMES
? THROUGH THE ANALYSIS AND STUDY OF QUANTITIES AND MEASUREMENT CONTENTS. TO
ACCOMPLISH THIS RESEARCH THE TECHNIQUES OF INDIRECT DOCUMENTATION AND DIRECT ANALYSIS
WERE APPLIED TO A SAMPLE OF FIVE COLLECTIONS OF MATHEMATICS SCHOOLBOOKS FOR THIRD AND
FOURTH CICLES, WHICH WERE EVALUATED AND RECOMMENDED BY MEC.
THE RESEARCH WAS BASED ON THE HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY, STUDIES ABOUT SCHOOLBOOKS,
ESPECIALLY THE MATHEMATICS ONES, AND THE THEORY ABOUT TRANSVERSAL THEMES/ SOCIAL-
POLITICAL THEMES. THE ANALYSIS DEMONSTRATED THAT THERE IS A CONCERN ABOUT THE EDUCATION
FOR CITIZENSHIP THAT IS DESCRIBED ON THE OFFICIAL DOCUMENTS; BESIDES THEY DISCUSS THE
TRANSVERSAL THEMES IN A LIMITED FORM, THEY ALSO SUGGEST WAYS TO WORK THE TRANSVERSAL
CONTENTS IN SEVERAL SUBJECTS, TO ACHIEVE THE EDUCATION FOR CITIZENSHIP. THE ANALYSIS ALSO
DEMONSTRATED THAT, ALTHOUGH THE SCHOOLBOOKS RECOMMEND THE WORK WITH THE TRANSVERSAL
THEMES, IT DOES NOT OCCUR IN THE WAY THE DOCUMENT PCN ? TRANSVERSAL THEMES PROPOSES,
NEITHER HOW THE THEORY OF SOCIAL-POLITICAL THEMES SUGGESTS; WHAT OCCURS IS A SIMPLIST
CONTEXTUALIZATION OF THE MATHEMATICS CONTENTS THROUGH PROBLEMS ENTAILED BY A PRACTICAL
UTILITARIAN APPROACH, WHAT DOES NOT PROVIDE TO THE STUDENTS THE EDUCATION FOR CITIZENSHIP
THAT ASPIRES AN EQUITABLE AND EMANCIPATOTY SOCIETY FOR EVERYBODY |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20080328_ALMEIDA FABIANA CEZARIO DE.pdf
|
Tamanho: |
5002 Kb (5002789 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
01/10/2008 ÀS 11:19:42 |
Atualizado: |
01/10/2008 ÀS 11:19:42 |
Visitas: |
2921 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 13:11:36 |
Downloads: |
364 |
Último Download em : |
27/11/2020 ÀS 14:54:08 |