Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E OS TEMAS TRANSVERSAIS: REALIDADE OU UTOPIA?
Autor:
ALMEIDA, FABIANA CEZÁRIO DE
Email:
fabiceza@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Banca Examinadora:
Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
Dr. LOPES, JAIRO DE ARAUJO
Data de Defesa:
28/03/2008
Palavras-Chave (PT):
GRANDEZAS E MEDIDAS
LIVROS DIDÁTICOS
TEMAS POLÍTICO-SOCIAIS
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, 3º E 4° CICLOS, EM RELAÇÃO À ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS/POLÍTICO-SOCIAIS, COMO E QUANTO ABORDAM ESTES TEMAS, ATRAVÉS DA ANÁLISE E ESTUDO DOS CONTEÚDOS REFERENTES AO BLOCO DE GRANDEZAS E MEDIDAS. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE DA TÉCNICA DE DOCUMENTAÇÃO INDIRETA E DA ANÁLISE DIRETA, EM UMA AMOSTRA DE CINCO COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O 3º E 4º CICLOS, COLEÇÕES ESSAS AVALIADAS E RECOMENDADAS PELO MEC. A PESQUISA FOI FUNDAMENTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EM ESTUDOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO, ESPECIFICAMENTE O DE MATEMÁTICA E NA TEORIA SOBRE TEMAS TRANSVERSAIS/POLÍTICO-SOCIAIS. A ANÁLISE POSSIBILITOU PERCEBER QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA DESCRITA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E QUE ESSES DOCUMENTOS, ALÉM DE DISCUTIREM SOBRE OS TEMAS TRANSVERSAIS, AINDA QUE DE FORMA RESTRITA, SUGEREM MANEIRAS DE TRABALHAR OS CONTEÚDOS TRANSVERSAIS NAS DIVERSAS DISCIPLINAS PARA O ALCANCE DA FORMAÇÃO PARA CIDADANIA. A ANÁLISE POSSIBILITOU PERCEBER TAMBÉM QUE, EMBORA OS LIVROS DIDÁTICOS PROPONHAM O TRABALHO COM OS TEMAS TRANSVERSAIS, ESSE TRABALHO NÃO OCORRE COMO É PROPOSTO PELOS PCN - TEMAS TRANSVERSAIS, TAMPOUCO COMO SUGERE A TEORIA SOBRE TEMAS POLÍTICO-SOCIAIS ESTUDADA NESTA PESQUISA, O QUE OCORRE É UMA CONTEXTUALIZAÇÃO SIMPLISTA DO CONTEÚDO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE PROBLEMAS VINCULADOS A UMA ABORDAGEM PRÁTICO-UTILITÁRIA, NÃO PROPICIANDO AOS ESTUDANTES UMA FORMAÇÃO CIDADÃ QUE ALMEJE UMA SOCIEDADE JUSTA E EMANCIPATÓRIA PARA TODOS.
Título (EN):
THE MATHEMATICS SCHOOLBOOKS FOR ELEMENTARY EDUCATION AND THE TRANSVERSAL THEMES: REALITY OR UTOPIA?
Palavras-Chave (EN):
QUANTITIES AND MEASUREMENTS
SCHOOLBOOKS
SOCIAL-POLITICAL THEMES
Resumo Original (EN):
THE PRESENT WORK AIMS TO ANALYSE THE MATHEMATICS SCHOOLBOOKS FOR ELEMENTARY EDUCATION, CONCERNING THIRD AND FOURTH CICLES, IN RELATION TO THE TRANSVERSAL THEMES/ SOCIAL-POLITICAL APPROACH - HOW AND HOW MUCH THE SCHOOLBOOKS APPROACH THESE THEMES ? THROUGH THE ANALYSIS AND STUDY OF QUANTITIES AND MEASUREMENT CONTENTS. TO ACCOMPLISH THIS RESEARCH THE TECHNIQUES OF INDIRECT DOCUMENTATION AND DIRECT ANALYSIS WERE APPLIED TO A SAMPLE OF FIVE COLLECTIONS OF MATHEMATICS SCHOOLBOOKS FOR THIRD AND FOURTH CICLES, WHICH WERE EVALUATED AND RECOMMENDED BY MEC. THE RESEARCH WAS BASED ON THE HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY, STUDIES ABOUT SCHOOLBOOKS, ESPECIALLY THE MATHEMATICS ONES, AND THE THEORY ABOUT TRANSVERSAL THEMES/ SOCIAL- POLITICAL THEMES. THE ANALYSIS DEMONSTRATED THAT THERE IS A CONCERN ABOUT THE EDUCATION FOR CITIZENSHIP THAT IS DESCRIBED ON THE OFFICIAL DOCUMENTS; BESIDES THEY DISCUSS THE TRANSVERSAL THEMES IN A LIMITED FORM, THEY ALSO SUGGEST WAYS TO WORK THE TRANSVERSAL CONTENTS IN SEVERAL SUBJECTS, TO ACHIEVE THE EDUCATION FOR CITIZENSHIP. THE ANALYSIS ALSO DEMONSTRATED THAT, ALTHOUGH THE SCHOOLBOOKS RECOMMEND THE WORK WITH THE TRANSVERSAL THEMES, IT DOES NOT OCCUR IN THE WAY THE DOCUMENT PCN ? TRANSVERSAL THEMES PROPOSES, NEITHER HOW THE THEORY OF SOCIAL-POLITICAL THEMES SUGGESTS; WHAT OCCURS IS A SIMPLIST CONTEXTUALIZATION OF THE MATHEMATICS CONTENTS THROUGH PROBLEMS ENTAILED BY A PRACTICAL UTILITARIAN APPROACH, WHAT DOES NOT PROVIDE TO THE STUDENTS THE EDUCATION FOR CITIZENSHIP THAT ASPIRES AN EQUITABLE AND EMANCIPATOTY SOCIETY FOR EVERYBODY
Arquivo:
DIS_MEST20080328_ALMEIDA FABIANA CEZARIO DE.pdf
Tamanho:
5002 Kb (5002789 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/10/2008 ÀS 11:19:42
Atualizado:
01/10/2008 ÀS 11:19:42
Visitas:
2894
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 06:08:59
Downloads:
364
Último Download em :
27/11/2020 ÀS 14:54:08
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por