Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO: A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COLETIVO
Autor:
SANTOS, MARIA DE LOURDES DOS
Email:
lourdes@conectcor.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Drª. OBARA, ANA TIYOMI
Data de Defesa:
20/05/2008
Palavras-Chave (PT):
AÇÃO DOCENTE
ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo Original (PT):
A INTERDISCIPLINARIDADE É, ATUALMENTE, UMA QUESTÃO MUITO DEBATIDA NO ÂMBITO EDUCACIONAL. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI PESQUISAR COMO OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE MELHORIA DE QUALIDADE DE ENSINO, SE ARTICULARAM PARA DISCUTIR E ELABORAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR, CUJO TEMA CONTEXTUALIZADOR É A CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR E SEUS IMPACTOS: SOCIAIS, AMBIENTAIS E ECONÔMICOS. A ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS DURANTE AS REUNIÕES REVELOU QUE OS PROFESSORES APONTAM DIFICULDADES QUE PODEM SER CLASSIFICADAS EM DOIS FOCOS: NA FORMAÇÃO FRAGMENTADA E DESCONTEXTUALIZADA DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO; E NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO A QUE ESTÃO SUBMETIDOS - COMO FALTA DE TEMPO E HORÁRIO COMUNS PARA SE REUNIREM COM OS COLEGAS PARA PESQUISAR, ELABORAR ATIVIDADES E SE DEDICAR A LEITURAS; AUSÊNCIA DE UMA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA; CURRÍCULOS COM MUITAS DISCIPLINAS E UMA LISTA ENORME DE CONTEÚDOS EM CADA UMA DELAS; E PROBLEMAS RELACIONADOS A INFRA-ESTRUTURA DA ESCOLA. ENTRETANTO, OS PROFESSORES DESEJAM A INTERDISCIPLINARIDADE, PORQUE ACREDITAM QUE O TRABALHO PODERIA SER FACILITADO E A APRENDIZAGEM OTIMIZADA. OS PROFESSORES DESSE PROJETO ESTÃO TENTANDO CONSTRUIR UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE ACORDO COM A REALIDADE E DENTRO DAS POSSIBILIDADES. REALIZARAM LEITURAS, PERCEBERAM A NECESSIDADE DE QUESTIONAR O PRÓPRIO CONHECIMENTO E ESTUDAR MAIS, ELABORARAM MAPAS CONCEITUAIS E ESTABELECERAM CONTEÚDOS E ATIVIDADES QUE PRETENDEM TRABALHAR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
Título (EN):
INTERDISCIPLINARITY IN THE HIGH SCHOOL: THE CONSTRUCTION OF A COLLECTIVE PROJECT
Palavras-Chave (EN):
DOCENT ACTION
HIGH SCHOOL
INTERDISCIPLINARITY
Resumo Original (EN):
INTERDISCIPLINARITY IS CURRENTLY A MATTER OF GREAT DEBATE WITHIN EDUCATIONAL SCOPE. THE OBJECTIVE OF THIS WORK WAS SEARCHING HOW TEACHERS OF HIGH SCHOOL IN A PUBLIC SCHOOL, PARTICIPANTS OF A PROJECT FOR IMPROVEMENT OF EDUCATIONAL QUALITY, HAVE ARTICULATED THEMSELVES TO DISCUSS AND DRAW UP A PROPOSAL FOR INTERDISCIPLINARY WORK, WHOSE CONTEXTUALIZING THEME IS THE CULTURE OF SUGAR CANE AND ITS IMPACTS: SOCIAL, ENVIRONMENTAL AND ECONOMIC. THE ANALYSIS OF THE OBSERVATIONS CARRIED THROUGH DURING THE MEETINGS SHOWED THAT TEACHERS POINTED DIFFICULTIES THAT CAN BE CLASSIFIED INTO TWO FOCI: IN THE FRAGMENTED AND NON CONTEXTUALIZED FORMATION OF PROFESSIONALS WHO WORK IN EDUCATION; AND IN WORKING CONDITIONS TO WHICH THEY ARE SUBMITTED ? SUCH AS LACK OF COMMON TIME AND SCHEDULE TO MEET WITH COLLEAGUES TO MAKE RESEARCHES, ELABORATE ACTIVITIES AND FOCUS ON READING; ABSENCE OF A PEDAGOGICAL COORDINATION; CURRICULA WITH TOO MANY DISCIPLINES AND A HUGE LIST OF CONTENTS IN EACH OF THEM; AND PROBLEMS RELATED TO INFRASTRUCTURE OF THE SCHOOL. MEANWHILE, TEACHERS DESIRE INTERDISCIPLINARITY, BECAUSE THEY BELIEVE THAT THE WORK COULD BE FACILITATED AND LEARNING COULD BE ENHANCED. THE TEACHERS OF THIS PROJECT ARE TRYING TO BUILD A PROPOSAL FOR INTERDISCIPLINARY WORK IN ACCORDANCE WITH REALITY AND WITHIN THE POSSIBILITIES. THEY HAVE CARRIED THROUGH READINGS, THEY REALIZED THE NECESSITY TO QUESTION THEIR OWN KNOWLEDGE AND TO STUDY MORE, THEY HAVE DRAWN UP CONCEPTUAL MAPS AND HAVE ESTABLISHED CONTENTS AND ACTIVITIES WHICH THEY INTEND TO WORK WITH IN 1ST GRADE OF HIGH SCHOOL.
Arquivo:
DIS_MEST20080520_SANTOS MARIA DE LOURDES DOS.pdf
Tamanho:
708 Kb (708825 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/10/2008 ÀS 10:25:57
Atualizado:
01/10/2008 ÀS 10:25:57
Visitas:
861
Última Visita em :
17/05/2024 ÀS 21:27:15
Downloads:
56
Último Download em :
28/08/2023 ÀS 16:49:25
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por