Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UMA APROXIMAO DIDTICA POR MEIO DA HISTRIA DO CONCEITO DE CIRCULAO SANGUNEA
Autor:
LIMA, SRGIO GUARDIANO
Email:
sergioglima@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CINCIAS
Orientador:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Banca Examinadora:
Dr. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. REBOLLO, REGINA ANDR
Data de Defesa:
29/02/2008
Palavras-Chave (PT):
CIRCULAO SANGUNEA
ENSINO DE CINCIAS
FILOSOFIA DA CINCIA
HISTRIA DA CINCIA
Resumo Original (PT):
MUITAS DAS VEZES, O ENSINO DE CINCIAS E BIOLOGIA NO APRESENTA OS DETERMINANTES E CONTEXTOS QUE ESTO ENVOLVIDOS NA CONSTRUO DE UM CONCEITO, MOSTRANDO-O DE MODO DOGMTICO E MEMORSTICO. A PERPETUAO DESTE MODELO DEVE-SE, PRINCIPALMENTE, AO PROCESSO DE FORMAO DOS ATUAIS PROFESSORES, E A FORMA COMO O CONTEDO PRESENTE NO MATERIAL DIDTICO UTILIZADO POR ESTES APRESENTADO. VISTO QUE OS CONCEITOS SO CONSTRUDOS DE FORMA LENTA, GRADUAL, COM AVANOS E RECUOS, POIS EXPRESSAM AS TENTATIVAS DE ARGUMENTAO ELABORADAS AO LONGO DA HISTRIA; OS FATORES NO ENSINO DE CINCIAS E BIOLOGIA ACIMA CITADOS TORNAM-SE OBSTCULOS PARA A INSERO DA HISTRIA DA CINCIA NO ENSINO DE CINCIAS E BIOLOGIA. O PROCESSO DE CONSTRUO DOS CONCEITOS SOBRE CIRCULAO SANGUNEA NO EXPRESSA TENTATIVA DE ENTENDIMENTO DO MOVIMENTO DO SANGUE NO CORPO HUMANO. ALM DISSO, O LEVANTAMENTO E PESQUISA BIBLIOGRFICA QUE REALIZAMOS CARACTERIZA DE FORMA EXEMPLAR, A CONSTRUO DE UMA EXPLICAO CIENTFICA E A INFLUNCIA DO CONTEXTO SOCIAL E RELIGIOSO NA PRODUO DE UM CONHECIMENTO CIENTFICO E, TAMBM, A RESISTNCIA S MUDANAS POR PARTE PRINCIPALMENTE DE INDIVDUOS RESPEITADOS DA POCA, EVIDENCIAM OS PERCALOS PELOS QUAIS A CINCIA PASSA. ENFRENTAMOS DIVERSAS DIFICULDADES AO REALIZAR ESSE LEVANTAMENTO E PESQUISA BIBLIOGRFICA. ENTRE ALGUMAS, PODEMOS CITAR A DIFICULDADE DE ACESSO S FONTES PRIMRIAS, BARREIRAS LINGSTICAS E PROBLEMAS NA INTERPRETAO DOS DETERMINANTES HISTRICOS. ESSAS BARREIRAS SO TAMBM ENFRENTADAS POR AUTORES DE LIVROS DIDTICOS E PROFESSORES QUE DESEJAM INSERIR A HISTRIA DA CINCIA, RESPECTIVAMENTE, NO MATERIAL DIDTICO E NA PRTICA DOCENTE. ASSIM, ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PRODUZIR UM TEXTO DIDTICO PARA O ENSINO, APONTANDO O DINAMISMO E A NO NEUTRALIDADE DA CINCIA E, COM ISSO, CONTRIBUI PARA MINIMIZAR ALGUMAS DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA INSERO DA HISTRIA DA CINCIA NO ENSINO DE CINCIAS E BIOLOGIA.
Título (EN):
A DIDACTIC APPROACH THROUGH THE HISTORY OF BLOOD CIRCULATION CONCEPT
Palavras-Chave (EN):
BLOOD FLOW
EDUCATION
HISTORY OF SCIENCE
PHILOSOPHY OF SCIENCE
SCIENCE
Resumo Original (EN):
FREQUENTLY, SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING DOES NOT PRESENT THE DETERMINANTS AND CONTEXTS INVOLVED IN THE BUILDING OF A CONCEPT, SHOWING IT SO DOGMATIC AND ROTE. THE PERPETUATION OF SUCH A MODEL IS DUE, MAINLY, TO THE PROCESS OF TRAINING OF CURRENT TEACHERS, AND HOW THE CONTENT IN THE TEACHING MATERIAL USED BY THEM IS PRESENTED. SINCE THE CONCEPTS ARE BUILT ON A SLOW, GRADUAL, WITH ADVANCES AND SETBACKS, BECAUSE ATTEMPTS TO EXPRESS THE ARGUMENTS MADE THROUGHOUT HISTORY, FACTORS IN THE TEACHING OF SCIENCE AND BIOLOGY MENTIONED ABOVE BECOME OBSTACLES TO THE INSERTION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE TEACHING OF SCIENCE AND BIOLOGY. THE PROCESS OF CONCEPTS CONSTRUCTION EXPRESSED ON BLOOD CIRCULATION DOES NOT ATTEMPT TO UNDERSTANDING THE MOVEMENT OF BLOOD IN THE HUMAN BODY. MOREOVER, THE LIFTING AND LITERATURE SEARCH CONDUCTED IN THIS STUDY FEATURES IN AN EXEMPLARY FASHION, THE CONSTRUCTION OF A SCIENTIFIC EXPLANATION AND THE INFLUENCE OF SOCIAL AND RELIGIOUS CONTEXT IN THE PRODUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE AND ALSO THE RESISTANCE TO CHANGE, MAINLY FROM RESPECTED INDIVIDUALS OF THE TIME , HIGHLIGHTING THE MISHAPS FACED BY SCIENCE. VARIOUS DIFFICULTIES WERE FACED TO ACHIEVE THIS SURVEY AND LITERATURE SEARCH. AMONG SOME, WE CAN CITE THE DIFFICULTY OF ACCESS TO PRIMARY SOURCES, LANGUAGE BARRIERS AND PROBLEMS IN THE INTERPRETATION OF HISTORICAL DETERMINANTS. THESE BARRIERS ARE ALSO FACED BY AUTHORS OF TEXTBOOKS AND TEACHERS WHO WISH TO ENTER THE HISTORY OF SCIENCE, RESPECTIVELY, IN THE EDUCATIONAL MATERIALS AND TEACHING PRACTICE. THUS, THIS WORK AIMS TO PRODUCE A TEACHING TEXT FOR TEACHING, INDICATING THE DYNAMISM AND NON-NEUTRALITY OF SCIENCE AND THEREBY, HELPING TO MINIMIZE SOME OF THE DIFFICULTIES FOUND IN INTEGRATING THE HISTORY OF SCIENCE IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING
Arquivo:
DIS_MEST20080229_LIMA SERGIO GUARDIANO.pdf
Tamanho:
1222 Kb (1222598 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/09/2008 ÀS 09:28:23
Atualizado:
23/09/2008 ÀS 09:28:23
Visitas:
13582
Última Visita em :
18/10/2019 ÀS 01:21:30
Downloads:
382
Último Download em :
18/10/2019 ÀS 01:21:41
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por