Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICA COLABORATIVA COM O USO DE COMPUTADORES
Autor:
GIANOTTO, DULCINÉIA ESTER PAGANI
Email:
mgianoto@teracom.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Drª. FREITAS, DENISE DE
Drª. FUSINATO, POLONIA ALTOÉ
Dr. JUNIOR, KLAUS SCHLÜNZEN
Data de Defesa:
06/06/2008
Palavras-Chave (PT):
BIOLOGIA - ENSINO
BIOLOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES
COMPUTADORES - USO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO - PRÁTICA COLABORATIVA
Resumo Original (PT):
ESTE ESTUDO ANALISA UM PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, PAUTADO NUMA METODOLOGIA COLABORATIVA PARA USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO, A PARTIR DA DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, REALIZADA EM 2006, NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA II, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM), COM UM GRUPO DE 16 (DEZESSEIS) ALUNOS-PROFESSORES (AP). A EXPERIÊNCIA FUNDAMENTA-SE NAS DIRETRIZES TEÓRICAS DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA (AC) E APÓIA-SE NA PERSPECTIVA DE QUE UMA MUDANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, MEDIANTE A ADOÇÃO DE ATITUDES COLABORATIVAS, PARTICIPAÇÃO ATIVA E CONSTRUÇÃO CONJUNTA DO CONHECIMENTO, ASSOCIADAS AO USO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL PODE PROVOCAR UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DOS AP, INFLUENCIANDO, SIGNIFICATIVAMENTE, A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. PARA TANTO, FOI ADOTADA A METODOLOGIA QUALITATIVA, VISTO QUE ESTA ABORDAGEM SUPÕE O CONTATO DIRETO E PROLONGADO DO PESQUISADOR COM O OBJETO DE ESTUDO, POSSIBILITANDO-LHE CAPTAR E COMPREENDER OS SIGNIFICADOS DAS PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS DA PESQUISA. A COLETA DE DADOS, CONSTITUÍDA BASICAMENTE DE TEXTOS E FALAS TRANSCRITAS DE QUESTIONÁRIOS E DOCUMENTOS, DEU-SE MEDIANTE O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS AÇÕES PEDAGÓGICAS. ESSAS AÇÕES PROPORCIONARAM AOS AP, ALÉM DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NECESSÁRIA, OPORTUNIDADES DE ESTABELECER UM DIÁLOGO COM A REALIDADE, QUANDO DA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE AULAS DE BIOLOGIA, COM O USO DAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS SOB A PERSPECTIVA COLABORATIVA, NUMA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO. A ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS EVIDÊNCIA QUE AO SEREM ESTIMULADOS A EMERGIREM NUM PROCESSO CRÍTICO-REFLEXIVO CONJUNTO, SOBRE O QUE FAZIAM, COMO FAZIAM E PORQUE FAZIAM, OS AP PARECEM TER CONSTRUÍDO, PARTICULARMENTE, UMA (NOVA?) IDENTIDADE DE PROFESSOR, APRENDENDO A SER PROFESSOR (ELABORANDO PENSAMENTOS CRÍTICOS E AUTÔNOMOS) E A FAZER COMO PROFESSOR (DESEMPENHANDO, COM COMPETÊNCIA E HABILIDADE, A FUNÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES), DESENVOLVENDO ELEMENTOS FORMATIVOS PARA A DOCÊNCIA, DESTACANDO-SE A ELABORAÇÃO E COMPREENSÃO DE NOVOS CONCEITOS DE ENSINAR E APRENDER E A ATRIBUIÇÃO DE NOVOS PAPÉIS AO PROFESSOR (ORGANIZADOR DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM) E AO ALUNO (AGENTE ATIVO NA PRODUÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS), IDENTIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AINDA, CONSTRUÍRAM SABER PEDAGÓGICO AO TRABALHAREM DE FORMA COLABORATIVA COM OS ALUNOS, DESENVOLVENDO DIVERSAS HABILIDADES/ATITUDES COLABORATIVAS (TRABALHAR EM GRUPO, SOLUCIONAR PROBLEMAS, RESPEITAR OPINIÕES ALHEIAS, DIVIDIR E ORGANIZAR TAREFAS, SABER COMUNICAR, ARGUMENTAR E CHEGAR A UM CONSENSO, COMPARTILHAR IDÉIAS E MATERIAIS, USAR O COMPUTADOR PEDAGOGICAMENTE, RESPONSABILIDADE, FLEXIBILIDADE, ACEITAÇÃO, DISPOSIÇÃO, INTERESSE, TOLERÂNCIA, PACIÊNCIA, HUMILDADE, DISCIPLINA, INTERESSE), RECONHECENDO A NECESSIDADE DE VALORIZAR O EMPREGO DA COLABORAÇÃO E DO USO DOS RECURSOS COMPUTACIONAIS, ASSIM COMO, DA ORGANIZAÇÃO PARA UM BOM PLANEJAMENTO DE AULAS E DA DISPOSIÇÃO E INTERESSE DO PROFESSOR PARA PROPOR NOVAS METODOLOGIAS E ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA.
Título (EN):
PRE-SERVICE EDUCATION OF BIOLOGY TEACHERS: ANALYSIS OF THE COLLABORATIVE PRACTICE WITH THE USE OF COMPUTER
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY - TEACHER EDUCATION
BIOLOGY - TEACHING
COMPUTERS - PEDAGOGICAL USE
EDUCATION - COLLABORATIVE PRACTICE
Resumo Original (EN):
THE PRESENT STUDY ANALYSES THE PROCESS OF PRE-SERVICE TEACHER EDUCATION BASED ON A COLLABORATIVE METHODOLOGY FOR THE USE OF THE COMPUTER AS A PEDAGOGICAL RESOURCE, THROUGH THE DESCRIPTION AND INTERPRETATION OF A DIDACTICAL EXPERIENCE OCCURRED IN 2006 IN THE II SCIENCE AND BIOLOGY EDUCATION PRACTICE SUBJECT OF MARINGA STATE UNIVERSITY (UEM), WITH A 16 STUDENT TEACHERS (AP) GROUP. THE EXPERIENCE IS BASED ON THE THEORETICAL DIRECTIVES OF COLLABORATIVE PRACTICE (AC) AND LEANS ON THE PERSPECTIVE THAT A CONCEPTUAL CHANGE IN THE PEDAGOGICAL PRACTICE, THROUGH THE ADOPTION OF COLLABORATIVE PRACTICES, ACTIVE PARTICIPATION AND GROUP KNOWLEDGE CONSTRUCTION, ASSOCIATED WITH THE USE OF COMPUTER TECHNOLOGIES MAY CAUSE A CHANGE IN THE BEHAVIOR OF THE STUDENT TEACHERS, INFLUENCING SIGNIFICANTLY THE QUALITY OF TEACHING E LEARNING IN BIOLOGY TEACHERS PRE SERVICE EDUCATION. A QUALITATIVE METHODOLOGY WAS ADOPTED CONSIDERING THAT THIS APPROACH SUPPOSES THE DIRECT AND PROLONGED CONTACT OF THE RESEARCHER WITH HIS OBJECT OF STUDY, MAKING POSSIBLE THE CAPTION AND COMPREHENSION OF THE PERCEPTIONS AND EXPERIENCES OF THE SUBJECTS OF RESEARCH. THE DATA COLLECTION, CONSTITUTED BASICALLY OF TEXTS AND TRANSCRIPTIONS OF QUESTIONNAIRES AND DOCUMENTS, WAS ORGANIZED THROUGH THE DEVELOPMENT OF SEVERAL PEDAGOGICAL ACTIONS. SUCH ACTIONS PROPORTIONATE TO THE STUDENT TEACHERS, BESIDES THE NECESSARY THEORY EXPLANATION, OPPORTUNITIES OF ESTABLISHING A DIALOGUE WITH THE REALITY WHEN OBSERVATING AND ANALYZING BIOLOGY CLASSES WITH THE USE OF COMPUTER SOURCES UNDER A COLLABORATIVE PRACTICE, IN A SCHOOL-BASED INTERNSHIP PROGRAM. THE ANALYSIS AND DISCUSSION OF THE RESULTS SHOWS UP THAT WHEN THE STUDENT TEACHERS ARE STIMULATED TO EMERGE, ALL TOGETHER, IN A CRITICAL-REFLEXIVE PEDAGOGICAL PROCESS ABOUT WHAT THEY WERE DOING, HOW THEY WERE DOING AND WHY THEY WERE DOING, THE STUDENT TEACHERS SEEMED TO HAVE BUILT, BY THEMSELVES, A (NEW?) TEACHER IDENTITY, LEARNING HOW TO BE A TEACHER (ELABORATING AUTONOMOUS AND CRITICAL THINKING) ACTING LIKE A TEACHER (ACTING WITH RESPONSIBILITY AND ABILITY AS A MEDIATOR), DEVELOPING FORMATIVE ELEMENTS TO TEACHING WHERE THE ELABORATION AND COMPREHENSION OF NEW TEACHING AND LEARNING CONCEPTS AS WELL AS THE ROLES OF TEACHERS (A PROMOTER OF LEARNING SITUATIONS) AND STUDENTS (AN ACTIVE AGENT IN THE PRODUCTION AND UNDERSTANDING OF LEARNING), AND IDENTIFYING THE IMPORTANCE OF MEDIATION IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS. YET THEY BUILT A PEDAGOGICAL KNOWLEDGE WHEN WORKING IN A COLLABORATIVE WAY WITH THE STUDENTS, DEVELOPING SEVERAL COLLABORATIVE SKILLS/ATTITUDES (WORKING IN GROUP, SOLVING PROBLEMS, RESPECTING ONE’S OPINION, SHARE AND ORGANIZE TASKS, LEARN HOW TO COMMUNICATE, ARGUE AND BUILD A CONSENSUS, SHARE IDEAS, USE THE COMPUTER PEDAGOGICALLY, RESPONSIBILITY, FLEXIBILITY, ACCEPTANCE, WILLINGNESS, INTEREST, TOLERANCE, PATIENCE, HUMILITY, DISCIPLINE), RECOGNIZING THE NECESSITY OF VALUING COLLABORATION AND THE USE OF COMPUTERS, AS WELL AS ORGANIZATION TO AN ADEQUATE CLASS PLANNING AND WILLINGNESS AND INTEREST OF THE TEACHER IN PROPOSING NEW METHODOLOGIES AND ALTERNATIVES TO BIOLOGY TEACHING.
Arquivo:
TES_DOUT20080606_GIANOTTO DULCINEIA ESTER PAGANI.pdf
Tamanho:
6775 Kb (6775495 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/09/2008 ÀS 09:16:36
Atualizado:
23/09/2008 ÀS 09:16:36
Visitas:
1302
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 07:59:33
Downloads:
102
Último Download em :
29/11/2022 ÀS 12:15:00
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por