DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
FORMADORES DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DE SEUS DISCURSOS E COMO PODEM INFLUENCIAR NA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS CURRÍCULOS |
Autor: |
CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRÊA |
Email: |
biacortela@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2008 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Dr. NARDI, ROBERTO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. BASTOS, FERNANDO ♠ Drª. ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO DE
|
Data de Defesa: |
30/06/2004 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ANÁLISE DO DISCURSO ♠ ESTUDO E ENSINO DE FÍSICA ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Resumo Original (PT): |
|
APRESENTAM-SE AQUI RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA COM DOCENTES
UNIVERSITÁRIOS QUE ATUAM COMO FORMADORES DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM
FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL. A FIM DE ATENDER ÀS
MUDANÇAS PREVISTAS PELA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, O CORPO DOCENTE VEM SE REUNINDO COM A
FINALIDADE DE REESTRUTURAR O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. BUSCANDO INTERPRETAR OS DISCURSOS
SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E COMO ESTES PODEM INFLUENCIAR NAS DECISÕES
SOBRE A REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR A SER PROPOSTA, ESTA PESQUISA BUSCOU VERIFICAR: 1) O
COMPROMETIMENTO DESSES DOCENTES COM O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO; 2) A FORMA COMO
ORGANIZAM E DESENVOLVEM SUA PRÁTICA DOCENTE; 3) SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES PROFISSIONAIS E
4) SUAS SUGESTÕES PARA A MELHORIA DO ENSINO E, CONSEQÜENTEMENTE, DO CURSO EM QUESTÃO. A
INTERPRETAÇÃO DOS DISCURSOS DOS DOCENTES ENTREVISTADOS MOSTRA QUE A MAIORIA DELES POSICIONASE
ENQUANTO BACHARÉIS NA ÁREA, ANALISANDO O PROCESSO ATRAVÉS DE CONCEPÇÕES DE ENSINO E DE
APRENDIZAGEM ORIUNDAS DO SENSO COMUM. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ DISCOURSE ANALYSIS. ♠ PHYSICS TEACHING UNDERGRADUATE PROGRAM CURRICULAR REFORM ♠ TEACHERS? EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
WE DESCRIBE HERE OUTCOMES OF A QUALITATIVE RESEARCH UNDERTAKEN AMONG UNIVERSITY PROFESSORS,
WHO TEACH PHYSICS IN A UNDERGRADUATE PROGRAM INTENDED TO FORM FUTURE HIGH SCHOOL TEACHERS
(CALLED LICENCIATURA) IN A PUBLIC UNIVERSITY OF SÃO PAULO STATE, BRAZIL. IN ORDER TO ATTEND THE
CHANGES FORESEEN BY THE NEW NATIONAL EDUCATIONAL LEGISLATION, THE FACULTY MEMBERS HAVE BEEN
STUDYING WAYS TO IMPROVE THE PEDAGOGICAL PROJECT OF THIS PROGRAM. TRYING TO INTERPRET THESE
PROFESSORS? DISCOURSES ON THE TEACHING AND LEARNING PROCESSES AND TO UNDERSTAND HOW THEY
CAN INFLUENCE THE DECISIONS ON THE CURRICULAR REFORM TO BE PROPOSED, THIS RESEARCH TRY TO
VERIFY: 1) THE COMMITMENT OF THESE PROFESSORS WITH THE REFORM IN THE PEDAGOGICAL AND
CURRICULAR STRUCTURE OF THE PROGRAM; 2) THE WAY THEY ORGANIZE AND DEVELOP THEIR TEACHING
PRACTICE; 3) THEIR MAIN PROFESSIONAL DIFFICULTIES; 4) THEIR SUGGESTIONS TO IMPROVE THE TEACHING
AND, CONSEQUENTLY, THE PROGRAM. THE INTERPRETATION OF THE INTERVIEWED PROFESSORS? DISCOURSES
SHOW THAT MOST OF THEM POSES LIKE BACHELORS IN PHYSICS, ANALYZING THE PROCESS THROUGH
TEACHING AND LEARNING CONCEPTIONS ARISING FROM THE COMMONSENSE. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20040630_CORTELA BEATRIZ SALEMME CORREA.pdf
|
Tamanho: |
2366 Kb (2366440 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
26/08/2008 ÀS 11:18:04 |
Atualizado: |
26/08/2008 ÀS 11:18:04 |
Visitas: |
1400 |
Última Visita em : |
19/04/2025 ÀS 02:01:38 |
Downloads: |
151 |
Último Download em : |
22/06/2024 ÀS 17:50:04 |