Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMADORES DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DE SEUS DISCURSOS E COMO PODEM INFLUENCIAR NA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS CURRÍCULOS
Autor:
CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRÊA
Email:
biacortela@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO DE
Data de Defesa:
30/06/2004
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO DISCURSO
ESTUDO E ENSINO DE FÍSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
APRESENTAM-SE AQUI RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS QUE ATUAM COMO FORMADORES DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL. A FIM DE ATENDER ÀS MUDANÇAS PREVISTAS PELA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, O CORPO DOCENTE VEM SE REUNINDO COM A FINALIDADE DE REESTRUTURAR O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. BUSCANDO INTERPRETAR OS DISCURSOS SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E COMO ESTES PODEM INFLUENCIAR NAS DECISÕES SOBRE A REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR A SER PROPOSTA, ESTA PESQUISA BUSCOU VERIFICAR: 1) O COMPROMETIMENTO DESSES DOCENTES COM O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO; 2) A FORMA COMO ORGANIZAM E DESENVOLVEM SUA PRÁTICA DOCENTE; 3) SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES PROFISSIONAIS E 4) SUAS SUGESTÕES PARA A MELHORIA DO ENSINO E, CONSEQÜENTEMENTE, DO CURSO EM QUESTÃO. A INTERPRETAÇÃO DOS DISCURSOS DOS DOCENTES ENTREVISTADOS MOSTRA QUE A MAIORIA DELES POSICIONASE ENQUANTO BACHARÉIS NA ÁREA, ANALISANDO O PROCESSO ATRAVÉS DE CONCEPÇÕES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ORIUNDAS DO SENSO COMUM.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
DISCOURSE ANALYSIS.
PHYSICS TEACHING UNDERGRADUATE PROGRAM CURRICULAR REFORM
TEACHERS? EDUCATION
Resumo Original (EN):
WE DESCRIBE HERE OUTCOMES OF A QUALITATIVE RESEARCH UNDERTAKEN AMONG UNIVERSITY PROFESSORS, WHO TEACH PHYSICS IN A UNDERGRADUATE PROGRAM INTENDED TO FORM FUTURE HIGH SCHOOL TEACHERS (CALLED LICENCIATURA) IN A PUBLIC UNIVERSITY OF SÃO PAULO STATE, BRAZIL. IN ORDER TO ATTEND THE CHANGES FORESEEN BY THE NEW NATIONAL EDUCATIONAL LEGISLATION, THE FACULTY MEMBERS HAVE BEEN STUDYING WAYS TO IMPROVE THE PEDAGOGICAL PROJECT OF THIS PROGRAM. TRYING TO INTERPRET THESE PROFESSORS? DISCOURSES ON THE TEACHING AND LEARNING PROCESSES AND TO UNDERSTAND HOW THEY CAN INFLUENCE THE DECISIONS ON THE CURRICULAR REFORM TO BE PROPOSED, THIS RESEARCH TRY TO VERIFY: 1) THE COMMITMENT OF THESE PROFESSORS WITH THE REFORM IN THE PEDAGOGICAL AND CURRICULAR STRUCTURE OF THE PROGRAM; 2) THE WAY THEY ORGANIZE AND DEVELOP THEIR TEACHING PRACTICE; 3) THEIR MAIN PROFESSIONAL DIFFICULTIES; 4) THEIR SUGGESTIONS TO IMPROVE THE TEACHING AND, CONSEQUENTLY, THE PROGRAM. THE INTERPRETATION OF THE INTERVIEWED PROFESSORS? DISCOURSES SHOW THAT MOST OF THEM POSES LIKE BACHELORS IN PHYSICS, ANALYZING THE PROCESS THROUGH TEACHING AND LEARNING CONCEPTIONS ARISING FROM THE COMMONSENSE.
Arquivo:
DIS_MEST20040630_CORTELA BEATRIZ SALEMME CORREA.pdf
Tamanho:
2366 Kb (2366440 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/08/2008 ÀS 11:18:04
Atualizado:
26/08/2008 ÀS 11:18:04
Visitas:
1289
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 23:22:45
Downloads:
150
Último Download em :
14/07/2023 ÀS 12:02:06
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por