TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
O ENSINO DA BOTÂNICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS |
Autor: |
SILVA, PATRÍCIA GOMES PINHEIRO DA |
Email: |
pgomes@fc.unesp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2008 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Orientador: |
Dr. CAVASSAN, OSMAR |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. BASTOS, FERNANDO ♠ Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI ♠ Drª. VARANDA, ELENICE MOURO ♠ Drª. OLIVEIRA, RENATA CARMO DE
|
Data de Defesa: |
28/03/2008 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ AMBIENTES NATURAIS ♠ BOTÂNICA ♠ CERRADOS ♠ CIÊNCIA ? ESTUDO E ENSINO
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ESTUDAR A SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO DE BOTÂNICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO-SE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS. PARA TANTO, QUATRO OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO APRESENTADOS, CADA QUAL COMPONDO UM CAPÍTULO DESTE TRABALHO. O PRIMEIRO CAPÍTULO DISCUTE AS SITUAÇÕES QUE CONTRIBUÍRAM PARA REFORÇAR A FALTA DE MOTIVAÇÃO EM SE ESTUDAR BOTÂNICA. PARA ISSO FEZ-SE UMA REVISÃO TEÓRICA E HISTÓRICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO DOS VEGETAIS. O SEGUNDO CAPÍTULO BUSCA, NAS IDÉIAS DE JOHN DEWEY, ORGANIZADAS A PARTIR DO CONCEITO DE EXPERIÊNCIA, UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ÀS DISCUSSÕES ATUAIS SOBRE O ENSINO DA BOTÂNICA E A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES NATURAIS NO ESTUDO DESTE TEMA. COM OS OBJETIVOS DE: AVALIAR ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO DESENVOLVIDAS EM UM FRAGMENTO DE CERRADO EXISTENTE NO CÂMPUS DE BAURU DA UNESP NO ESTUDO DE SUA BIODIVERSIDADE VEGETAL, A PARTIR DAS OPINIÕES DE PROFESSORES E ALUNOS; ANALISAR OS DIFERENTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS POR ESTES PROFESSORES AO TRABALHAR TEMAS RELACIONADOS À BIODIVERSIDADE VEGETAL DO CERRADO E COMPARAR A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO E TEÓRICAS EM SEQÜÊNCIAS DISTINTAS É QUE FOI ELABORADA A ATIVIDADE ?PASSEANDO E APRENDENDO NO CERRADO?, DESCRITA NO TERCEIRO CAPÍTULO DESTA TESE. O QUARTO E ÚLTIMO CAPÍTULO TRAZ DISCUSSÕES A RESPEITO DE TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA FRENTE ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS ATUAIS E AOS REFERENCIAIS PESQUISADOS. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ NONE
|
Resumo Original (EN): |
|
|
Arquivo: |
TES_DOUT20080328_SILVA PATRICIA GOMES PINHEIRO DA.pdf
|
Tamanho: |
1773 Kb (1773831 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
26/08/2008 ÀS 10:59:25 |
Atualizado: |
26/08/2008 ÀS 10:59:25 |
Visitas: |
2766 |
Última Visita em : |
05/07/2024 ÀS 05:50:08 |
Downloads: |
432 |
Último Download em : |
17/03/2024 ÀS 11:31:29 |