Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O ENSINO DA BOTÂNICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Autor:
SILVA, PATRÍCIA GOMES PINHEIRO DA
Email:
pgomes@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Drª. VARANDA, ELENICE MOURO
Drª. OLIVEIRA, RENATA CARMO DE
Data de Defesa:
28/03/2008
Palavras-Chave (PT):
AMBIENTES NATURAIS
BOTÂNICA
CERRADOS
CIÊNCIA ? ESTUDO E ENSINO
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ESTUDAR A SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO DE BOTÂNICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO-SE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS. PARA TANTO, QUATRO OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO APRESENTADOS, CADA QUAL COMPONDO UM CAPÍTULO DESTE TRABALHO. O PRIMEIRO CAPÍTULO DISCUTE AS SITUAÇÕES QUE CONTRIBUÍRAM PARA REFORÇAR A FALTA DE MOTIVAÇÃO EM SE ESTUDAR BOTÂNICA. PARA ISSO FEZ-SE UMA REVISÃO TEÓRICA E HISTÓRICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO DOS VEGETAIS. O SEGUNDO CAPÍTULO BUSCA, NAS IDÉIAS DE JOHN DEWEY, ORGANIZADAS A PARTIR DO CONCEITO DE EXPERIÊNCIA, UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ÀS DISCUSSÕES ATUAIS SOBRE O ENSINO DA BOTÂNICA E A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES NATURAIS NO ESTUDO DESTE TEMA. COM OS OBJETIVOS DE: AVALIAR ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO DESENVOLVIDAS EM UM FRAGMENTO DE CERRADO EXISTENTE NO CÂMPUS DE BAURU DA UNESP NO ESTUDO DE SUA BIODIVERSIDADE VEGETAL, A PARTIR DAS OPINIÕES DE PROFESSORES E ALUNOS; ANALISAR OS DIFERENTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS POR ESTES PROFESSORES AO TRABALHAR TEMAS RELACIONADOS À BIODIVERSIDADE VEGETAL DO CERRADO E COMPARAR A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO E TEÓRICAS EM SEQÜÊNCIAS DISTINTAS É QUE FOI ELABORADA A ATIVIDADE ?PASSEANDO E APRENDENDO NO CERRADO?, DESCRITA NO TERCEIRO CAPÍTULO DESTA TESE. O QUARTO E ÚLTIMO CAPÍTULO TRAZ DISCUSSÕES A RESPEITO DE TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA FRENTE ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS ATUAIS E AOS REFERENCIAIS PESQUISADOS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
NONE
Resumo Original (EN):
NONE
Arquivo:
TES_DOUT20080328_SILVA PATRICIA GOMES PINHEIRO DA.pdf
Tamanho:
1773 Kb (1773831 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/08/2008 ÀS 10:59:25
Atualizado:
26/08/2008 ÀS 10:59:25
Visitas:
2748
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 04:47:00
Downloads:
432
Último Download em :
17/03/2024 ÀS 11:31:29
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por