Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EFEITOS DE UM PROGRAMA PEDAGÓGICO-COMPORTAMENTAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
ROSSI, LIENE REGINA
Email:
lienerossi@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Banca Examinadora:
Drª. TABAQUIM, MARIA DE LOURDES MERIGHI
Drª. MELCHIORI, LÍGIA EBNER
Data de Defesa:
29/02/2008
Palavras-Chave (PT):
HIPERATIVIDADE
PROGRAMA PEDAGÓGICO-COMPORTAMENTAL.
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO
Resumo Original (PT):
O TDAH CONSTITUI UM DOS MAIS IMPORTANTES TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DENTRE OS PROBLEMAS QUE AFETAM AS CRIANÇAS EM SUAS RELAÇÕES COM SEU MEIO FAMILIAR, ESCOLAR E SOCIAL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR A EFICÁCIA DE UM PROGRAMA INTERVENTIVO PEDAGÓGICOCOMPORTAMENTAL SOBRE TDAH PARA PROFESSORES, A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA DEFINIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE SINTOMAS DO TRANSTORNO E, AINDA, DA INDICAÇÃO DE ALUNOS COMO POSSÍVEIS PORTADORES DO MESMO. ANALISOU-SE, TAMBÉM, O DESEMPENHO COGNITIVO E ESCOLAR DOS ALUNOS INDICADOS. PARA VERIFICAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS DOIS ESTUDOS FORAM CONDUZIDOS SENDO QUE O PRIMEIRO VERIFICOU O NÍVEL DE INFORMAÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE TDAH E O ÍNDICE DE INDICAÇÕES E, O SEGUNDO, ANALISOU OS EFEITOS DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO E DESCREVEU O DESEMPENHO ESCOLAR E INTELECTUAL DOS ALUNOS INDICADOS. PARTICIPARAM DO PRIMEIRO ESTUDO, 39 PROFESSORES E DO SEGUNDO, 15 DELES, 84 PAIS E 86 ALUNOS, DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS, DE UMA CIDADE DE PORTE PEQUENO, DO INTERIOR PAULISTA. PARA AVALIAR OS CONHECIMENTOS SOBRE TDAH DOS PROFESSORES TRÊS INSTRUMENTOS FORAM ELABORADOS PARA ESTE ESTUDO: INVENTÁRIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SINTOMAS DE TDAH, PROTOCOLO PARA DEFINIÇÃO DE TDAH E INDICAÇÃO DOS ALUNOS COM O TRANSTORNO E O PROTOCOLO PARA HIPÓTESE DIAGNÓSTICA DE TDAH ? VERSÃO PARA PROFESSORES E PARA PAIS. PARA AVALIAR O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS FOI UTILIZADO O TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR (TDE) E PARA AVALIAR O DESEMPENHO INTELECTUAL FOI UTILIZADO AS MATRIZES PROGRESSIVAS COLORIDAS DE RAVEN ? ESCALA ESPECIAL. OS RESULTADOS DO ESTUDO 1 REVELARAM QUE 75% DOS PROFESSORES ACERTARAM MENOS QUE 70% DO CONTEÚDO AVALIADO, ASSIM COMO, NÃO SABEM DEFINIR TDAH. MOSTRARAM, TAMBÉM, QUE 55% DOS PROFESSORES DA ESCOLA 1, MAIS EXPERIENTES, ACERTARAM MAIS DE 71% DAS QUESTÕES PROPOSTAS, RESULTADO SUPERIOR AOS DOS PROFESSORES DA ESCOLA 2, MAIS JOVENS E PARTICIPANTES DE MAIS CURSOS RÁPIDOS E ESPECIALIZAÇÕES. ESTES, INCLUSIVE, FORAM OS QUE INDICARAM MAIS ALUNOS (54% DELES) COM POSSIBILIDADE DE PORTAREM O TRANSTORNO. O ESTUDO 2 MOSTROU QUE, APÓS A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA 73% DOS PROFESSORES ACERTARAM MAIS QUESTÕES SOBRE TDAH. QUANTO À DEFINIÇÃO, PASSARAM A RELATAR 66% MAIS ACERTOS PARA TDAH DO QUE NA PRIMEIRA APLICAÇÃO (35%). QUANTO AS INDICAÇÕES, 100% DOS PROFESSORES DA ESCOLA 1 REDUZIRAM 55% DELAS E DA ESCOLA 2, 67% DOS PROFESSORES REDUZIRAM 21%. MENINOS SÃO MAIS INDICADOS QUE MENINAS E HOUVE A PREVALÊNCIA, EM AMBAS AS ESCOLAS, DE ALUNOS DA 3ª SÉRIE E DAS SALAS DE REFORÇO. COMPARANDO AS HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS PARA O TRANSTORNO SEGUNDO PAIS E PROFESSORES, OBSERVOU-SE QUE OS PROFESSORES DA ESCOLA 1 APRESENTARAM MAIOR ÍNDICE DE ACORDO (58%) COM OS PAIS PARA DIAGNÓSTICO DE TDAH DO QUE OS PROFESSORES DA ESCOLA 2 (28%). ANALISANDO O DESEMPENHO INTELECTUAL E ACADÊMICO DOS ALUNOS INDICADOS OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE 59% DOS ALUNOS APRESENTOU DESEMPENHO INTELECTUAL NA MÉDIA E ACIMA DELA; 85% DELES APRESENTOU RESULTADO NO TDE NA CLASSIFICAÇÃO INFERIOR E 52% FORAM CONSIDERADOS COM DESEMPENHO ESCOLAR ABAIXO DO ESPERADO POR SEUS PROFESSORES. O PROGRAMA PEDAGÓGICO-COMPORTAMENTAL SOBRE TDAH PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MOSTROU-SE EFETIVO AO ALTERAR ESTE QUADRO. PROFESSORES MELHORARAM SEU DESEMPENHO NAS REAVALIAÇÕES CONDUZIDAS, RECOMENDANDO ESTA INICIATIVA PARA FUTUROS PROJETOS VOLTADOS PARA TODOS OS PROFESSORES, INDEPENDENTE DA SÉRIE QUE LECIONAM, POIS O MESMO AUXILIA A PERCEPÇÃO E DOMÍNIO DO TEMA E POSTERIOR MANEJO ADEQUADO EM SALA DE AULA PARA QUE O ALUNO POSSA DESENVOLVER TODO O SEU POTENCIAL. DAS ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM TDAH, SUGERE-SE A UTILIZAÇÃO DE OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA A PARTIR DO PROTOCOLO PARA HIPÓTESE DIAGNÓSTICA COMO COMPLEMENTO AOS RELATOS DE PAIS E PROFESSORES.
Título (EN):
EFFECTS OF A PEDAGOGICAL-BEHAVIORAL PROGRAM ON ADHD TO ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS
Palavras-Chave (EN):
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
HYPERACTIVITY
PEDAGOGICAL-BEHAVIORAL PROGRAM
Resumo Original (EN):
ADHD IS ONE OF THE MOST IMPORTANT BEHAVIORAL DISORDERS AMONG PROBLEMS THAT AFFECT CHILDREN IN THEIR RELATIONSHIP WITH FAMILY, SCHOOL AND SOCIAL ENVIRONMENT. THIS STUDY AIMED AT ANALYZING THE EFFICACY OF AN INTERVENTIVE PEDAGOGICAL-BEHAVIORAL PROGRAM ON ADHD FOR TEACHERS, BASED ON THE EVALUATION OF DEFINITION AND IDENTIFICATION OF SYMPTOMS OF SUCH DISORDER, AS WELL AS OF THE INDICATION OF STUDENTS WHO WERE POSSIBLE CARRIERS OF ADHD. THE STUDY ALSO ANALYZED SUCH SUDENTS? COGNITIVE AND SCHOOL PERFORMANCE. IN ORDER TO CHECK THE AIMS PROPOSED TWO STUDIES WERE CONDUCTED. THE FIRST STUDY VERIFIED THE LEVEL OF INFORMATION OF THE TEACHERS ABOUT ADHD AND THE PERCENTAGE OF STUDENTS INDICATED AS ADHD CARRIERS, WHEREAS THE SECOND STUDY ANALYZED THE EFFECTS OF THE INTERVENTION PROGRAM AS WELL AS DESCRIBED SCHOOL AND INTELLECTUAL PERFORMANCE OF THE STUDENTS INDICATED. THE FIRST RESEARCH INVOLVED 39 TEACHERS AND THE SECOND ONE INVOLVED 15, 84 PARENTS AND 86 STUDENTS FROM TWO MUNICIPAL SCHOOLS OF A SMALL CITY IN THE COUNTRYSIDE OF SÃO PAULO STATE. THREE INSTRUMENTS WERE USED IN ORDER TO EVALUATE TEACHERS? KNOWLEDGE ABOUT ADHD: INVENTORY FOR THE IDENTIFICATION OF ADHD SYMPTOMS, PROTOCOL FOR THE DEFINITION OF ADHD AND THE INDICATION OF STUDENTS CARRIERS OF ADHD, AND PROTOCOL FOR THE ADHD DIAGNOSIS HYPOTHESIS ? VERSIONS FOR PARENTS AND FOR TEACHERS. IN ORDER TO EVALUATE STUDENTS? SCHOOL PERFORMANCE, ACADEMIC PERFORMANCE INDEX (API) WAS EMPLOYED, AND IN ORDER TO EVALUATE THEIR INTELECTUAL PERFORMANCE, RAVEN COLORED PROGRESSIVE MATRICES TEST- SPECIAL SCALE WAS USED. THE RESULTS OF THE FIRST RESEARCH SHOWED THAT 75% OF THE TEACHERS GOT RIGHT ANSWERS IN LESS THAN 70% OF THE CONTENT EVALUATED; THEY ALSO DO NOT KNOW HOW TO DEFINE ADHD. RESULTS ALSO SHOWED THAT 55% OF THE TEACHERS FROM SCHOOL 1, MORE EXPERIENCED, GOT RIGHT ANSWERS FOR MORE THAN 71% OF THE QUESTIONS PROPOSED, A HIGHER RESULT AS COMPARED TO TEACHERS FROM SCHOOL 2, YOUNGER AND TAKING PART IN FASTER COURSES AND SPECIALIZATIONS. IN FACT, THE LAST GROUP INDICATED MORE STUDENTS (54%) WITH POSSIBILITIES TO HAVE THE DISORDER. THE SECOND RESEARCH SHOWED THAT AFTER THE PARTICIPATION IN THE PROGRAM, 73% OF THE TEACHERS GOT MORE RIGHT ANSWERS ABOUT ADHD. AS FOR THE DEFINITION, 66% MORE RIGHT ANSWERS ABOUT ADHD WERE REPORTED AS COMPARED TO THE FIRST APPLICATION (35%). AS FOR THE INDICATIONS, 100% OF THE TEACHERS FROM SCHOOL 1 REDUCED 55% IN TERMS OF INDICATIONS, IN SCHOOL 2 67% OF THE TEACHERS REDUCED 21%. BOYS ARE MORE INDICATED THAN GIRLS, AND THERE WAS A PREVALENCE OF INDICATIONS OF STUDENTS FROM THE 3RD GRADE AND FROM SUPPORT CLASSES IN BOTH SCHOOLS. COMPARING THE DIAGNOSTIC HYPOTHESIS TO THE DISORDER ACCORDING TO PARENTS AND TEACHERS, IT WAS OBSERVED THAT TEACHERS FROM SCHOOL 1 PRESENTED A HIGHER PERCENTAGE OF AGREEMENT (58%) WITH PARENTS FOR ADHD DIAGNOSIS THAN TEACHERS FROM SCHOOL 2 (28%). THE ANALYSIS OF THE INTELLECTUAL AND ACADEMIC PERFORMANCE OF THE STUDENTS INDICATED AS CARRIERS SHOWED THAT 59% OF THE STUDENTS PRESENTED AVERAGE AND UPPER PERFORMANCE; 85% OF THEM SHOWED RESULT IN API IN THE INFERIOR CLASSIFICATION AND 52% WERE CONSIDERED WITH SCHOOL PERFORMANCE UNDER WHAT WAS EXPECTED BY THEIR TEACHERS. THE PEDAGOGICAL?BEHAVIORAL PROGRAM ABOUT ADHD TO TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL SHOWED TO BE EFFECTIVE BECAUSE IT MODIFIED THIS PICTURE. TEACHERS IMPROVED THEIR PERFORMANCE IN THE CONDUCTION OF REEVALUATIONS, RECOMMENDING THIS INITIATIVE TO FUTURE PROJECTS AIMED TO ALL TEACHERS, INDEPENDENTLY OF THE GRADE IN WHICH THEY TEACH, BECAUSE THE PROGRAM HELPS THE PERCEPTION AND DOMINATION OF THE TOPIC AND A CONSEQUENT APPROPRIATE MANAGEMENT IN THE CLASSROOM SO THAT STUDENTS MAY BE ABLE TO DEVELOP ALL THEIR POTENTIAL. FROM THE IMPLEMENTED STRATEGIES TO IDENTIFY STUDENTS WITH ADHD, IT IS SUGGESTED CHILDREN OBSERVATION BASED ON THE PROTOCOL FOR DIAGNOSTIC AS A COMPLEMENT TO PARENTS? AND TEACHERS? REPORTS.
Arquivo:
DIS_MEST20080229_ROSSI LIENE REGINA.pdf
Tamanho:
2332 Kb (2332927 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
13/08/2008 ÀS 10:58:39
Atualizado:
13/08/2008 ÀS 10:58:39
Visitas:
1790
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 07:41:47
Downloads:
141
Último Download em :
01/05/2024 ÀS 23:00:02
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por