Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SOBRE A INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA
Autor:
FIORATO, PAULO SÉRGIO
Email:
fiorato@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Drª. MION, REJANE AURORA
Data de Defesa:
29/09/2005
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo Original (PT):
ASSUMINDO O DESAFIO DE ESTABELECER CONDIÇÕES QUE LEVARIAM OS EDUCADORES À PERCEPÇÃO DA NECESSIDADE DE VINCULAR O TRABALHO QUE DESENVOLVEM NA ESCOLA COM O SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA, NESTA PESQUISA, BUSCAMOS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE UMA SÉRIE DE PROJETOS DESENVOLVIDOS EM UMA ESCOLA, PARA OS QUAIS ELES ERAM PERMANENTEMENTE CONVIDADOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA PARTICIPATIVA, UMA VEZ QUE ÉRAMOS TAMBÉM O PROFESSOR/MENTOR DOS REFERIDOS PROJETOS. UTILIZAMOS UM MÉTODO DE ENTREVISTA, DENOMINADO DE ?REFLEXIVO?, CARACTERIZADO PELA POSSIBILIDADE DE O PESQUISADOR COMPARTILHAR COM O ENTREVISTADO SUA COMPREENSÃO DOS DADOS. ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E DO PONTO DE VISTA DO PARADIGMA CRÍTICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NÓS PUDEMOS PERCEBER ALGUNS ASPECTOS DA SITUAÇÃO. POR UM LADO, OS PROJETOS APARECERAM PARA OS PROFESSORES COMO UMA VALOROSA OPORTUNIDADE PARA QUE OS ESTUDANTES RECONSTRUÍSSEM SEU ENVOLVIMENTO COM O ESTUDO E SUA FORMA DE CAMINHAR EM DIREÇÃO A OBJETIVOS PESSOAIS DE VIDA. POR OUTRO LADO, ESTES PROFESSORES NÃO PERCEBIAM A NECESSIDADE DE INTERLOCUÇÃO COM TEORIAS EDUCACIONAIS, IMPLÍCITAS NO TRABALHO DA DOCÊNCIA, DE MODO QUE, DURANTE AS ENTREVISTAS, O CONTRASTE DE NOSSA POSIÇÃO COM A DELES CONSISTIU NO FATO DE QUE ALMEJÁVAMOS ?TRAZER COLEGAS? PARA A REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. ATRIBUÍMOS ESSA DIFERENÇA À QUALIDADE DO ?CONVITE? QUE RECORRENTEMENTE FIZEMOS A ELES, DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS, QUE SE RESTRINGIU À PARTICIPAÇÃO DELES EM UM TRABALHO DE ?INVESTIGAÇÃO-AÇÃO PRÁTICA? E NÃO DE ?INVESTIGAÇÃOAÇÃO TEÓRICA-PRÁTICA?.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
SCIENCE TEACHING
Resumo Original (EN):
ASSUMING THE ENDEAVOR OF ESTABLISHING CONDITIONS THAT COULD LEAD EDUCATORS TO THE PERCEPTIONS OF A NECESSITY OF CONNECTING THEIR JOB IN THE SCHOOL WITH THEIR PROCESS OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT, IN THIS RESEARCH, WE SEEK OUT SCIENCE TEACHERS? REPRESENTATIONS ABOUT A SET OF PROJECTS DEVELOPED IN A SCHOOL, FOR WHAT THEY WERE PERMANENTLY INVITED. IN FACT, THAT IS A PARTICIPATIVE RESEARCH, SINCE WE WERE ALSO THE TEACHER/MENTOR OF THE REFERRED PROJECTS. WE MADE USE OF AN INTERVIEW METHOD, CALLED ?REFLEXIVE?, CHARACTERIZED BY THE POSSIBILITY FOR THE INTERVIEWER TO SHARE DATA COMPREHENSION WITH THE INTERVIEWED. THROUGH THE CONTENT ANALYSIS AND FROM CRITICAL PARADIGM POINT OF VIEW FOR TEACHER EDUCATION, WE GRASPED SOME ASPECTS OF THE SITUATION. BY ONE HAND, THE PROJECTS APPEARED TO THE TEACHERS AS A VALUABLE OPPORTUNITY FOR THE STUDENTS TO RECONSTRUCT BOTH THEIR OWN INVOLVEMENT IN THE STUDY PROCESS AND THEIR WAY OF PERSUADING PERSONAL OBJECTIVES OF LIFE. ON THE OTHER HAND, THESE TEACHERS DID NOT REALIZE THE NECESSITY OF MAINTAINING A INTERLOCUTION WITH EDUCATIONAL THEORIES, IMPLICIT IN TEACHING WORK, SO THAT, DURING THE INTERVIEWS, THERE WERE A CLEAR CONTRAST BETWEEN THEIR POSITION AND OURS, RESPECTING TO BRINGING COLLEAGUES TO A CRITICAL THINKING ON TEACHER DEVELOPMENT. WE ATTRIBUTED SUCH A DIFFERENCE TO THE QUALITY OF THE ?INVITATION?, WE DID TO THEM DURING THE PROJECTS, THAT WAS RESTRICTED TO PARTICIPATION IN A ?PRACTICAL INVESTIGATIONACTION? INSTEAD OF A ?THEORETICAL-PRACTICAL INVESTIGATION-ACTION?.
Arquivo:
DIS_MEST20050929_FIORATO PAULO SERGIO.pdf
Tamanho:
558 Kb (558792 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/02/2007 ÀS 10:16:08
Atualizado:
28/02/2007 ÀS 10:16:08
Visitas:
1348
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:06:00
Downloads:
68
Último Download em :
04/02/2020 ÀS 22:54:24
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por