Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONSTRUÇÃO DE SIGNOS ECOLÓGICOS NO PROJETO 'MEIO AMBIENTE E O PROCESSO EDUCACIONAL: OS ECOSSISTEMAS E A CULTURA DE ILHA COMPRIDA'
Autor:
FONSECA, GUSTAVO DA
Email:
fonseca_bio@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Drª. OBARA, ANA TIYOMI
Data de Defesa:
20/05/2008
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE ECOLOGIA
MATA ATLÂNTICA
SEMIÓTICA PEIRCEANA
Resumo Original (PT):
ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ACOMPANHAR O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS ENVOLVIDOS NO PROJETO DIDÁTICO ?MEIO AMBIENTE E O PROCESSO EDUCACIONAL: OS ECOSSISTEMAS E A CULTURA DE ILHA COMPRIDA?. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO DURANTE O ANO LETIVO DE 2007 NUMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO, NO MESMO MUNICÍPIO, COM PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS SÉRIES E PERÍODOS. NESTE INTERVALO DE TEMPO TRABALHAMOS OS CONCEITOS DE ECOLOGIA PREVISTOS PARA O ENSINO MÉDIO. A SEQÜÊNCIA DIDÁTICA APRESENTADA ENVOLVEU A APRESENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE FENÔMENOS NATURAIS. O TEMA GERADOR DO PROJETO FORAM OS ECOSSISTEMAS TERRESTRES DE ILHA COMPRIDA. POR SE TRATAR DE UMA ILHA DE RESTINGA APRESENTA DIVERSOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS DE MATA ATLÂNTICA COM CARACTERÍSTICAS SINGULARES. PRÓXIMOS ESPACIALMENTE, E LIMITADOS FISICAMENTE NA COSTA NOROESTE PELO MAR PEQUENO (ESTUÁRIO) E NA COSTA SUDESTE PELO OCEANO ATLÂNTICO. O MUNICÍPIO APRESENTA COBERTURA VEGETAL BEM CONSERVADA. TUDO ISTO TORNA ILHA COMPRIDA UM ÓTIMO ?LABORATÓRIO? DIDÁTICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE ECOLOGIA. FUNDAMENTAMOS O DESENVOLVIMENTO E A ANÁLISE DAS AÇÕES DIDÁTICAS E ANALÍTICAS, PELO REFERÊNCIAL TEÓRICO DA FILOSOFIA DE CHARLERS SANDERS PEIRCE (1839- 1914). SEGUNDO A TEORIA SEMIÓTICA PEIRCEANA O MODO DE APREENSÃO DE UM FENÔMENO APRESENTA TRÊS FACES, PRIMEIRIDADE, SECUNDIDADE E TERCEIRIDADE, DE MANEIRA QUE, O CONHECIMENTO SE FAZ MEDIANTE SIGNOS NO DECORRER DA EXPERIÊNCIA. OS NÍVEIS DIDÁTICOS PERCEBER/RELACIONAR/CONCEITUAR IDEALIZADOS A PARTIR DA TRÍADE PEIRCEANA DE INTERPRETANTES NORTEARAM A INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS ECOLÓGICOS PELOS ALUNOS. O UNIVERSO AMOSTRAL FOI UM GRUPO DE 10 ALUNOS DE UMA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, SELECIONADOS ALEATORIAMENTE POR SORTEIO DO GRUPO TOTAL DA SÉRIE. ESTES ALUNOS PARTICIPARAM DE TODAS AS FASES DO PROJETO. PODEMOS RESSALTAR, ENTRE OS PONTOS ANALISADOS, QUE A PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA DESENVOLVIDA PERMITIU AOS ALUNOS E EDUCADORES PRODUZIR INTERPRETANTES (EMOCIONAL, ENERGÉTICO E LÓGICO). DESSA MANEIRA, O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO (PERCEBER/RELACIONAR/CONCEITUAR) DO FENÔMENO FOI CONSTITUÍDO PELA ELABORAÇÃO E REFLEXÃO DAS INFERÊNCIAS DOS ALUNOS, QUE PUDERAM SER PERCEBIDOS NAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES HIPOTÉTICAS E INTERPRETATIVAS DOS OBJETOS ESTUDADOS
Título (EN):
CONSTRUCTING ECOLOGYCAL MEANINGS OF SYMBOLS IN THE PROJECT 'ENVIRONMENT AND THE EDUCATIONAL PROCESS: THE ECOSYSTEMS AND THE CULTURE OF ILHA COMPRIDA'
Palavras-Chave (EN):
ATLANTIC FOREST
ECOLOGY EDUCATION
PEIRCEAN SEMIOTICS
Resumo Original (EN):
THIS WORK HAD AS OBJECTIVE TO FOLLOW THE PROCESS OF MEANING OF ECOLOGICAL CONCEPTS DEVELOPED IN THE PROJECT ?ENVIRONMENT AND THE EDUCACIONAL PROCESS: THE ECOSYSTEMS AND THE CULTURE OF LONG ISLAND?. IN THE RELATED PROJECT THE TERRESTRIAL ECOSYSTEMS OF ITS CITY HAD BEEN WORKED THE CONCEPTS OF ECOLOGY FORESEEN FOR AVERAGE EDUCATION HAVING AS GENERATING SUBJECT, ILHA COMPRIDA. THAT FOR IF DEALING WITH AN ISLAND OF RESTINGA IT PRESENTS DIVERSE ECOSYSTEMS OF ATLANTIC FOREST WITH SINGULAR CHARACTERISTICS, WHERE DIVERSE ECOLOGICAL FACTORS ACT. MOREOVER THE CITY IS PRESENTED WITH ITS WELL CONSERVED NATURAL COVERING. THESE FACTORS BECOME THE CITY AN EXCELLENT ?LABORATORY? FOR EDUCATION ECOLOGY LEARNING. DURING THE DEVELOPMENT OF THE PROJECT THE CURRICULAR CONTENTS OF ECOLOGY HAD BEEN WORKED IN PRACTICAL AND THEORETICAL LESSONS. WE BASE THE DEVELOPMENT AND THE ANALYSIS OF THE LEARNING ACTIONS/PROFESSORS, FOR THE THEORETICAL REFERENCIAL OF THE PHILOSOPHY OF CHARLERS SANDERS PEIRCE (1839 - 1914). ACCORDING TO PEIRCEAN THEORY THE WAY OF APPREHENSION OF A PHENOMENON IF OF THE ONE OF TRIADIC FORM: PRIMEIRIDADE, SECUNDIDADE AND TERCEIRIDADE, THUS, THE KNOWLEDGE IF MAKES BY MEANS OF SIGNS IN ELAPSING OF THE EXPERIENCE. THE DIDACTIC LEVELS TO PERCEIVE/TO RELATE/TO APPRAISE IDEALISED FROM THE PEIRCEANA TRIAD OF INTERPRETERS HAD GUIDED THE INQUIRY OF THE PROCESS OF SIGNIFICAÇÃO OF THE ECOLOGICAL CONCEPTS FOR THE PUPILS. TO FOLLOW THE SIGNIFICAÇÃO PROCESS WE APPEAL TO THE ANALYSIS PEIRCEANA SEMIOTICS OF THE DATA COLLECTED IN A GROUP OF 10 PUPILS OF THE FIRST SERIES OF AVERAGE EDUCATION, CHOSEN TEAMS ALEATORIAMENTE FOR DRAWING, WHO HAD PARTICIPATED OF ALL THE PHASES OF THE PROJECT. WE CAN STAND OUT, BETWEEN THE ANALYSED POINTS, THAT THE PROPOSAL DIDACTIC-METODOLÓGICA DEVELOPED ALLOWED TO THE EDUCANDOS AND EDUCATORS TO PRODUCE INTERPRETERS (EMOTIONAL, ENERGY AND LOGICAL). IN THIS WAY, THE PROCESS OF SIGNIFICAÇÃO (TO PERCEIVE/TO RELATE/TO APPRAISE) OF THE PHENOMENON WAS CONSTITUTED BY THE ELABORATION AND REFLEXION OF THE INFERENCES OF THE PUPILS, WHO COULD HAVE BEEN PERCEIVED IN THE DIVERSE HYPOTHETICAL AND INTERPRETATIVAS MANIFESTATIONS OF STUDIED OBJECTS
Arquivo:
DIS_MEST20080520_FONSECA GUSTAVO DA.pdf
Tamanho:
9779 Kb (9779908 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/08/2008 ÀS 12:07:46
Atualizado:
08/08/2008 ÀS 12:07:46
Visitas:
1820
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 11:28:07
Downloads:
134
Último Download em :
05/04/2017 ÀS 23:13:09
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por