DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
APONTAMENTOS SOBRE A APROPRIAÇÃO DA TEORIA VIGOTSKIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROBLEMAS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DECORRENTES DO PLURALISMO METODOLÓGICO |
Autor: |
SPOSITO, SANDRA ELENA |
Email: |
sandrelena@uol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2007 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. MATTOS, CRISTIANO RODRIGUES DE ♠ Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO ♠ Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL ♠ Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA ♠ Drª. CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA DE ♠ Drª. FUSINATO, POLONIA ALTOÉ ♠ Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER ♠ Drª. AGUIAR, WANDA MARIA JUNQUEIRA DE
|
Data de Defesa: |
24/09/2007 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ FORMAÇÃO DE CONCEITOS ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES ♠ L. S. VIGOTSKI ♠ MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO ♠ PENSAMENTO E LINGUAGEM ♠ PLURALISMO METODOLÓGICO
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR UMA DAS APROPRIAÇÕES DA TEORIA VIGOTSKIANA NO
ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE E AVALIAR INADEQUAÇÕES CONCEITUAIS E
METODOLÓGICAS DECORRENTES DA VERTENTE DO PLURALISMO METODOLÓGICO. NESTE CASO, A PRODUÇÃO
ESCOLHIDA PARA SER ANALISADA FOI PROPOSTA POR EDUARDO FLEURY MORTIMER E COLABORADORES, NA
QUAL UTILIZAM OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DE L. S. VIGOSTSKI COMO APORTE PARA O
DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E METODOLOGIAS DE ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR. PARA PROCEDER
TAL ANÁLISE FOI REALIZADA UMA PESQUISA TEÓRICA QUE RESGATOU OS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS E
CONCEITUAIS DA TEORIA VIGOTSKIANA, OU SEJA, O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E O
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM, RESPECTIVAMENTE. E, ATRAVÉS DE UMA REVISÃO
DA OBRA DE MORTIMER A PARTIR DOS POSTULADOS ENCONTRADOS NA TEORIA VIGOTSKIANA FOI POSSÍVEL
CONSTATAR QUE HÁ APROPRIAÇÕES POUCO FIDEDIGNAS ÀS CONCEPÇÕES E CONCEITOS ORIGINAIS DE
VIGOTSKI, BEM COMO A FORMULAÇÃO DE UMA APROXIMAÇÃO EQUIVOCADA COM A CORRENTE
CONSTRUTIVISTA. TAIS MODOS DE APROPRIAÇÃO DO ESCOPO TEÓRICO DE VIGOTSKI SE RESPALDARAM NO
PLURALISMO METODOLÓGICO, QUE PROPÕE A INTERSECÇÃO DE DIFERENTES E ATÉ DIVERGENTES TEORIAS COM
A FINALIDADE DE APRESENTAR ALTERNATIVAS PARA A RESOLUÇÃO PRÁTICA DE PROBLEMÁTICAS NO ÂMBITO DO
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
|
Título (EN): |
NOTES ON THE APPROPRIATION OF VIGOTSKIAN THEORY FOR SCIENCE TEACHING: CONCEPTUAL AND METHODOLOGICAL PROBLEMS ARISEN FROM METHODOLOGICAL PLURALISM |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CONCEPT FORMATION ♠ CONTINUED FORMATION TEACHERS' ♠ DIALECTIC HISTORICAL MATERIALISM ♠ L. S. VIGOTSKI ♠ METHODOLOGICAL PLURALISM ♠ SCIENCE TEACHING ♠ TEACHING OF SCIENCES ♠ THOUGHT AND LANGUAGE
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS WORK AIMED TO ANALYZE ONE OF THE APPROPRIATIONS OF VIGOTSKIAN THEORY FOR SCIENCE
TEACHING NOWADAYS, AND TO EVALUATE CONCEPTUAL AND METHODOLOGICAL INADEQUACIES ARISEN FROM
METHODOLOGICAL PLURALISM. FOR THIS STUDY WE CHOSE TO ANALYZE THE PRODUCTION OF E. F.
MORTIMER ET ALI., IN WHICH THEY USE VIGOTSKIAN THEORY AS SUPPORT FOR THE DEVELOPMENT OF
CONCEPTS AND METHODOLOGIES OF ANALYSIS OF SCHOOL REALITY. IN ORDER TO CARRY OUT OUR STUDY WE
INVESTIGATED THE EPISTEMOLOGICAL AND CONCEPTUAL BASES OF VIGOTSKIAN THEORY, I.E., DIALECTIC
HISTORICAL MATERIALISM AND THE DEVELOPMENT OF BOTH THOUGHT AND LANGUAGE. THROUGH A REVISION
OF MORTIMER?S WORK USING THE BASES OF VIGOTSKIAN THEORY WE WERE ABLE TO DETECT THE EXISTENCE
OF APPROPRIATIONS THAT ARE NOT VERY TRUTHFUL TO VIGOTSKI?S ORIGINAL IDEAS AND CONCEPTS AS WELL AS
THE FORMULATION OF A WRONG APPROACH TO CONSTRUCTIVIST THEORY. SUCH MODES OF APPROACH TO
VIGOTSKIAN THEORY WERE BASED UPON METHODOLOGICAL PLURALISM, WHICH PURPOSES THE
INTERSECTION OF DIFFERENT, AND EVEN DIVERGENT, THEORIES IN ORDER TO PRESENT ALTERNATIVES FOR THE
PRACTICAL RESOLUTION OF PROBLEMS WITHIN THE CONTEXT OF THE TEACHING/LEARNING PROCESS |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20070924_SPOSITO SANDRA ELENA.pdf
|
Tamanho: |
969 Kb (969431 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
08/08/2008 ÀS 11:40:26 |
Atualizado: |
08/08/2008 ÀS 11:40:26 |
Visitas: |
1188 |
Última Visita em : |
11/07/2024 ÀS 09:41:01 |
Downloads: |
53 |
Último Download em : |
23/07/2018 ÀS 00:47:42 |