Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
APONTAMENTOS SOBRE A APROPRIAÇÃO DA TEORIA VIGOTSKIANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROBLEMAS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS DECORRENTES DO PLURALISMO METODOLÓGICO
Autor:
SPOSITO, SANDRA ELENA
Email:
sandrelena@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA
Banca Examinadora:
Dr. MATTOS, CRISTIANO RODRIGUES DE
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA
Drª. CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA DE
Drª. FUSINATO, POLONIA ALTOÉ
Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
Drª. AGUIAR, WANDA MARIA JUNQUEIRA DE
Data de Defesa:
24/09/2007
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO DE CONCEITOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
L. S. VIGOTSKI
MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO
PENSAMENTO E LINGUAGEM
PLURALISMO METODOLÓGICO
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR UMA DAS APROPRIAÇÕES DA TEORIA VIGOTSKIANA NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE E AVALIAR INADEQUAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS DECORRENTES DA VERTENTE DO PLURALISMO METODOLÓGICO. NESTE CASO, A PRODUÇÃO ESCOLHIDA PARA SER ANALISADA FOI PROPOSTA POR EDUARDO FLEURY MORTIMER E COLABORADORES, NA QUAL UTILIZAM OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DE L. S. VIGOSTSKI COMO APORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E METODOLOGIAS DE ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR. PARA PROCEDER TAL ANÁLISE FOI REALIZADA UMA PESQUISA TEÓRICA QUE RESGATOU OS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS E CONCEITUAIS DA TEORIA VIGOTSKIANA, OU SEJA, O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM, RESPECTIVAMENTE. E, ATRAVÉS DE UMA REVISÃO DA OBRA DE MORTIMER A PARTIR DOS POSTULADOS ENCONTRADOS NA TEORIA VIGOTSKIANA FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE HÁ APROPRIAÇÕES POUCO FIDEDIGNAS ÀS CONCEPÇÕES E CONCEITOS ORIGINAIS DE VIGOTSKI, BEM COMO A FORMULAÇÃO DE UMA APROXIMAÇÃO EQUIVOCADA COM A CORRENTE CONSTRUTIVISTA. TAIS MODOS DE APROPRIAÇÃO DO ESCOPO TEÓRICO DE VIGOTSKI SE RESPALDARAM NO PLURALISMO METODOLÓGICO, QUE PROPÕE A INTERSECÇÃO DE DIFERENTES E ATÉ DIVERGENTES TEORIAS COM A FINALIDADE DE APRESENTAR ALTERNATIVAS PARA A RESOLUÇÃO PRÁTICA DE PROBLEMÁTICAS NO ÂMBITO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Título (EN):
NOTES ON THE APPROPRIATION OF VIGOTSKIAN THEORY FOR SCIENCE TEACHING: CONCEPTUAL AND METHODOLOGICAL PROBLEMS ARISEN FROM METHODOLOGICAL PLURALISM
Palavras-Chave (EN):
CONCEPT FORMATION
CONTINUED FORMATION TEACHERS'
DIALECTIC HISTORICAL MATERIALISM
L. S. VIGOTSKI
METHODOLOGICAL PLURALISM
SCIENCE TEACHING
TEACHING OF SCIENCES
THOUGHT AND LANGUAGE
Resumo Original (EN):
THIS WORK AIMED TO ANALYZE ONE OF THE APPROPRIATIONS OF VIGOTSKIAN THEORY FOR SCIENCE TEACHING NOWADAYS, AND TO EVALUATE CONCEPTUAL AND METHODOLOGICAL INADEQUACIES ARISEN FROM METHODOLOGICAL PLURALISM. FOR THIS STUDY WE CHOSE TO ANALYZE THE PRODUCTION OF E. F. MORTIMER ET ALI., IN WHICH THEY USE VIGOTSKIAN THEORY AS SUPPORT FOR THE DEVELOPMENT OF CONCEPTS AND METHODOLOGIES OF ANALYSIS OF SCHOOL REALITY. IN ORDER TO CARRY OUT OUR STUDY WE INVESTIGATED THE EPISTEMOLOGICAL AND CONCEPTUAL BASES OF VIGOTSKIAN THEORY, I.E., DIALECTIC HISTORICAL MATERIALISM AND THE DEVELOPMENT OF BOTH THOUGHT AND LANGUAGE. THROUGH A REVISION OF MORTIMER?S WORK USING THE BASES OF VIGOTSKIAN THEORY WE WERE ABLE TO DETECT THE EXISTENCE OF APPROPRIATIONS THAT ARE NOT VERY TRUTHFUL TO VIGOTSKI?S ORIGINAL IDEAS AND CONCEPTS AS WELL AS THE FORMULATION OF A WRONG APPROACH TO CONSTRUCTIVIST THEORY. SUCH MODES OF APPROACH TO VIGOTSKIAN THEORY WERE BASED UPON METHODOLOGICAL PLURALISM, WHICH PURPOSES THE INTERSECTION OF DIFFERENT, AND EVEN DIVERGENT, THEORIES IN ORDER TO PRESENT ALTERNATIVES FOR THE PRACTICAL RESOLUTION OF PROBLEMS WITHIN THE CONTEXT OF THE TEACHING/LEARNING PROCESS
Arquivo:
DIS_MEST20070924_SPOSITO SANDRA ELENA.pdf
Tamanho:
969 Kb (969431 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/08/2008 ÀS 11:40:26
Atualizado:
08/08/2008 ÀS 11:40:26
Visitas:
1171
Última Visita em :
23/04/2024 ÀS 18:47:38
Downloads:
53
Último Download em :
23/07/2018 ÀS 00:47:42
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por