Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENDENDO DISCURSOS DE PROFESSORAS-ALUNAS DO CURSO PEDAGOGIA-CIDADÃ
Autor:
OLIVEIRA, ROSEMARY RODRIGUES DE
Email:
oliveirose@fcav.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. FREITAS, DENISE DE
Drª. ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO DE
Data de Defesa:
09/11/2007
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO DISCURSO
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SÉRIES INICIAIS
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU SABER QUAL O DISCURSO QUE SUSTENTA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELEVÂNCIA PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, ANALISANDO OS CONFLITOS, DIFICULDADES E ELEMENTOS ESTIMULADORES QUE APARECEM A ESSE PROFESSOR, RESSALTANDO A INTENCIONALIDADE EXISTENTE EM SUAS ESCOLHAS, EVIDENCIANDO OS FATORES SÓCIO-IDEOLÓGICOS QUE OPERAM NO TRABALHO DOCENTE, TORNANDO O PROFESSOR ORA RESISTENTE, ORA ABERTO A MUDANÇAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE DENTRE OS ELEMENTOS OBSERVADOS NAS ANÁLISES OS QUE MAIS SE DESTACAM RELACIONAM-SE AOS DISCURSOS PROFERIDOS PELAS PROFESSORAS EM SUAS FALAS E À RELAÇÃO DESTES COM O CONTEXTO HISTÓRICO-IDEOLÓGICO E A TENDÊNCIA, POR PARTE DO DOCENTE, A UMA MAIOR VALORIZAÇÃO DOS SABERES EXPERIENCIAIS. EM RELAÇÃO AOS FATORES HISTÓRICOS-IDEOLÓGICOS ALGUMAS MARCAS NOS DISCURSOS DOS SUJEITOS INVESTIGADOS INDICAM FATORES ?EXTERNOS? À SALA DE AULA COMO POSSÍVEIS FATORES INTERVENIENTES (ELEMENTOS ESTIMULADORES, CONFLITOS OU DIFICULDADES) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. NO QUE TANGE ÀS ORIENTAÇÕES PRESENTES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS, OBSERVA-SE QUE O DISCURSO DO PROFESSOR NÃO É NECESSARIAMENTE O DELE, SÃO VOZES OUTRAS QUE DIZEM DE UM OUTRO LUGAR E SE CAMUFLAM NAS DESTES SUJEITOS. CONSIDERA-SE AINDA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES, QUE OS SABERES DOCENTES SÃO FORTEMENTE INFLUENCIADOS PELA QUESTÃO DO TEMPO. O TEMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, BEM COMO A CAPACIDADE DE SE COLOCAR NESSE TEMPO COMO SUJEITO HISTÓRICO, ELABORANDO RESGATES E TECENDO COMPARAÇÕES É UM IMPORTANTE FATOR NA RESSIGNIFICAÇÃO DE SABERES, AINDA MAIS SE ALIADO A UMA PRÁTICA DE TRABALHO QUE PERMITA A INSTALAÇÃO DE UM PERMANENTE ESTADO DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA COTIDIANA. NÃO EXISTE UM SÓ SENTIDO OU VERDADES ABSOLUTAS, INVESTIGAÇÕES MAIS PROFUNDAS UTILIZANDO O REFERENCIAL DA ANÁLISE DO DISCURSO, PODEM SER ESTENDIDAS NO SENTIDO DE ANALISAR AS FALAS DOS PROFESSORES, NUM OUTRO RECORTE, AS FORMAÇÕES DISCURSIVAS E IDEOLÓGICAS PRESENTES EM SEUS DISCURSOS. OS FATORES HISTÓRICOS-IDEOLÓGICOS ATUAM DE MODO A GERAR NO PROFESSOR PREDISPOSIÇÃO EM DESENVOLVER OU NÃO MUDANÇAS EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ANALYSIS OF THE DISCOURSE
INITIAL SERIES
PEDAGOGICAL SPEECH
SCIENCE TEACHING
TEACHERS? FORMATION
Resumo Original (EN):
THE MAIN OBJECTIVE OF THIS STUDY IS INVESTIGATE WHAT IS THE DISCOURSE THAT SUSTAINS THE TEACHER?S PEDAGOGIC PRACTICAL OF BASIC EDUCATION?S INITIAL SERIES, AND ITS RELEVANCE TO THE PRACTICAL SCIENCE TEACHING, ANALYZING ITS CONFLICTS, DIFFICULTIES AND STIMULATORS ELEMENTS WHICH APPEARS TO THIS TEACHER, BESIDES THE INTENTIONALITY EXISTENT IN HIS CHOICES, SHOWING THE SOCIOIDEOLOGICAL FACTORS THAT BECOME TEACHER SOMETIMES RESISTANT, SOMETIMES OPEN TO CHANGE. THE RESULTS DECLARE THAT BETWEEN THE OBSERVED ELEMENTS IN ANALYSES THE MOST DISTINGUISHED RELATE TO PRONOUNCED SPEECHES FOR TEACHER?S SPEAKING AND ITS RELATIONS WITH THE HISTORIC-IDEOLOGICAL CONTEXT, FURTHER THE TREND OF EXPERIENCE KNOWING VALORIZATION. IN RELATION TO HISTORICIDEOLOGICAL FACTORS, SOME MARKS IN SPEECHES OF INVESTIGATED SUBJECTS INDICATE EXTERNS FACTORS TO CLASSROOM HOW POSSIBLE INTERVENIENT FACTORS (STIMULATING ELEMENTS, CONFLICTS OR DIFFICULTIES) IN PEDAGOGICAL PRACTICE. ABOUT THE ORIENTATION PRESENT IN OFFICIALS DOCUMENTS, IS DIGNIFY TO NOTE THAT TEACHER DISCOURSE IS NOT NECESSARILY HIS, BUT ANOTHER VOICES WHICH SAYS IN ANOTHER PLACE AND CONCEALED IN THIS SUBJECTS. IS ALSO CONSIDERED, THROUGH OF TEACHERS SPEECH ANALYZE, THAT THE KNOWING ARE STRONGLY INFLUENCED BY TIME?S QUESTION. THE TIME OF PROFESSIONAL ACTUATION, BESIDES THE CAPACITY TO PUT YOU INSIDE THIS TIME LIKE HISTORIC SUBJECT, DOING RESCUES AND COMPARISONS, IS AN IMPORTANT FACTOR TO LEARNING, UNTIL IF IT IS INCORPORATED TO A PRACTICAL OF WORK WHICH PERMITS AN INSTALLATION OF A CONSTANT REFLECTION?S WAY ABOUT DAILY. THERE IS NOT JUST ONE WAY OR ABSOLUTE TRUTH, INVESTIGATIONS MORE DEEP UTILIZING THE ANALYZE OF DISCOURSE REFERENTIAL, CAN BE PROLONGED TO ANALYZE IN THE TEACHER?S SPEAKING THE DISCURSIVE AND IDEOLOGICAL FORMATIONS, PRESENTS IN THEIR DISCOURSES. THE HISTORIC-IDEOLOGICAL FACTORS OPERATE IN ORDER TO GENERATE IN THE TEACHER PREDISPOSITION TO DEVELOP, OR NOT, CHANGES IN HIS PEDAGOGIC PRACTICAL
Arquivo:
TES_DOUT20071109_OLIVEIRA ROSEMARY RODRIGUES DE.pdf
Tamanho:
902 Kb (902257 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
05/08/2008 ÀS 16:16:02
Atualizado:
05/08/2008 ÀS 16:16:02
Visitas:
1336
Última Visita em :
17/04/2024 ÀS 04:09:44
Downloads:
86
Último Download em :
01/08/2021 ÀS 16:43:18
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por