TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
A CRÍTICA DO CONCEITO DE VERDADE NA FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE KARL POPPER E O ENSINO DE CIÊNCIAS |
Autor: |
RUFATTO, CARLOS ALBERTO |
Email: |
carufatto@uol.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2008 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Orientador: |
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE ♠ Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ ♠ Dr. SILVA, MARCOS RODRIGUES DA ♠ Dr. ALBERTUNI, CARLOS ALBERTO
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Data de Defesa: |
25/05/2008 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CONFLITO CONCEITUAL ♠ ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ EPISTEMOLOGIA DE POPPER ♠ FILOSOFIA DA CIÊNCIA ♠ RACIONALIDADE DA CIÊNCIA
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Resumo Original (PT): |
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O TRABALHO INICIA-SE COM A APRESENTAÇÃO DAS IDÉIAS SOBRE A VERDADE NAS TRADIÇÕES
RACIONALISTA E EMPIRISTA, COM A POSTERIOR AVALIAÇÃO DESSAS DUAS TRADIÇÕES POR
POPPER. EM SEGUIDA, ABORDA-SE O PROBLEMA DA INDUÇÃO DE DAVID HUME
(FUNDAMENTAL NO DEBATE SOBRE A VERDADE), E A SOLUÇÃO APRESENTADA POR POPPER. A
CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE POPPER É EXPLICADA, COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA O CARÁTER
PROVISÓRIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, SUA RACIONALIDADE E POTENCIAL DE PROGRESSO E A
IMPORTÂNCIA DO CRITÉRIO DE VEROSSIMILITUDE. A CONCEPÇÃO DE APRENDIZADO DE POPPER É
APRESENTADA A PARTIR DE SUAS CRÍTICAS DA TEORIA DO SENSO COMUM DO CONHECIMENTO, DA
TEORIA DOS TRÊS MUNDOS, DA IMPORTÂNCIA QUE ELE ATRIBUÍA AOS PROBLEMAS E DE SUAS
IDÉIAS SOBRE A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO, TENDO O EVOLUCIONISMO DE DARWIN COMO
MODELO. É FEITA UMA RETOMADA DOS ARGUMENTOS, TRABALHOS E AUTORES QUE
PESQUISARAM SOBRE A RELEVÂNCIA DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS,
PROCURANDO-SE IDENTIFICAR PONTOS IMPORTANTES DE INFLUÊNCIA. AO FINAL SE PROCURA
ESTABELECER A RELEVÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DE POPPER PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS,
IDENTIFICANDO-SE OS PONTOS FORTES DE SUA CONTRIBUIÇÃO. |
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Título (EN): |
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Palavras-Chave (EN): |
♠ CONCEPTUAL CONFLICT ♠ PHILOSOPHY OF SCIENCE ♠ POPPER´S EPISTEMOLOGY ♠ RATIONALITY OF SCIENCE ♠ TEACHING OF SCIENCE
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Resumo Original (EN): |
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THIS WORK BEGINS WITH A PRESENTATION OF IDEAS CONCERNING TRUTH ACCORDING TO RATIONALIST
AND EMPIRIC TRADITIONS, WITH A POSTERIOR EVALUATION OF BOTH TRADITIONS GIVEN BY POPPER.
FOLLOWING, IT DEALS WITH THE PROBLEM OF DAVID HUME´S INDUCTION (FUNDAMENTAL IN THE
DISCUSSION CONCERNING TRUTH) AND THE SOLUTION PRESENTED BY POPPER. POPPER´S
CONCEPTION OF SCIENCE IS EXPLAINED, GIVING SPECIAL ATTENTION TO THE TEMPORARY
CHARACTERISTIC OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE, ITS RATIONALITY AND ITS CAPABILITY OF PROGRESS AND
THE VALUE OF THE CRITERION VERISIMILITUDE. THE CONCEPT OF LEARNING CONCEIVED BY POPPER
IS PRESENTED COMMENCING WITH HIS CRITICAL INSIGHT OF THE THEORY OF COMMOM SENSE OF
KNOWLEDGE, THE THEORY OF THREE WORLDS, OF THE IMPORTANCE HE USED TO ATTRIBUTE TO
PROBLEMS AND HIS IDEAS CONCERNING EVOLUTION OF KNOWLEDGE, USING DARWIN´S EVOLUTION
THEORY AS A MODEL. A RETAKEN OF ARGUMENTS IS ACCOMPLISHED, WORKS AND AUTHORS WHO
CONDUCTED RESEARCH ABOUT THE RELEVANCE OF PHILOSOPHY OF SCIENCE FOR THE TEACHING OF
SCIENCE, ATTEMPTING TO IDENTIFY POINTS OF INFLUENCE. FINALLY ONE ATTEMPTS TO ESTABLISH
THE RELEVANCE OF POPPER´S CONTRIBUTION TO THE TEACHING OF SCIENCES, THUS IDENTIFYING
THE STRONG POINTS OF HIS CONTRIBUTION. |
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Arquivo: |
TES_DOUT20080525_RUFATTO CARLOS ALBERTO.pdf
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Tamanho: |
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Tempo Estimado Para Download: |
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Criado: |
05/08/2008 ÀS 10:24:59 |
Atualizado: |
05/08/2008 ÀS 10:24:59 |
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