Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A CRÍTICA DO CONCEITO DE VERDADE NA FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE KARL POPPER E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor:
RUFATTO, CARLOS ALBERTO
Email:
carufatto@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Titulação:
DOUTOR(A) EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Banca Examinadora:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Dr. SILVA, MARCOS RODRIGUES DA
Dr. ALBERTUNI, CARLOS ALBERTO
Data de Defesa:
25/05/2008
Palavras-Chave (PT):
CONFLITO CONCEITUAL
ENSINO DE CIÊNCIAS
EPISTEMOLOGIA DE POPPER
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
RACIONALIDADE DA CIÊNCIA
Resumo Original (PT):
O TRABALHO INICIA-SE COM A APRESENTAÇÃO DAS IDÉIAS SOBRE A VERDADE NAS TRADIÇÕES RACIONALISTA E EMPIRISTA, COM A POSTERIOR AVALIAÇÃO DESSAS DUAS TRADIÇÕES POR POPPER. EM SEGUIDA, ABORDA-SE O PROBLEMA DA INDUÇÃO DE DAVID HUME (FUNDAMENTAL NO DEBATE SOBRE A VERDADE), E A SOLUÇÃO APRESENTADA POR POPPER. A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE POPPER É EXPLICADA, COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA O CARÁTER PROVISÓRIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, SUA RACIONALIDADE E POTENCIAL DE PROGRESSO E A IMPORTÂNCIA DO CRITÉRIO DE VEROSSIMILITUDE. A CONCEPÇÃO DE APRENDIZADO DE POPPER É APRESENTADA A PARTIR DE SUAS CRÍTICAS DA TEORIA DO SENSO COMUM DO CONHECIMENTO, DA TEORIA DOS TRÊS MUNDOS, DA IMPORTÂNCIA QUE ELE ATRIBUÍA AOS PROBLEMAS E DE SUAS IDÉIAS SOBRE A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO, TENDO O EVOLUCIONISMO DE DARWIN COMO MODELO. É FEITA UMA RETOMADA DOS ARGUMENTOS, TRABALHOS E AUTORES QUE PESQUISARAM SOBRE A RELEVÂNCIA DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, PROCURANDO-SE IDENTIFICAR PONTOS IMPORTANTES DE INFLUÊNCIA. AO FINAL SE PROCURA ESTABELECER A RELEVÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DE POPPER PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, IDENTIFICANDO-SE OS PONTOS FORTES DE SUA CONTRIBUIÇÃO.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
CONCEPTUAL CONFLICT
PHILOSOPHY OF SCIENCE
POPPER´S EPISTEMOLOGY
RATIONALITY OF SCIENCE
TEACHING OF SCIENCE
Resumo Original (EN):
THIS WORK BEGINS WITH A PRESENTATION OF IDEAS CONCERNING TRUTH ACCORDING TO RATIONALIST AND EMPIRIC TRADITIONS, WITH A POSTERIOR EVALUATION OF BOTH TRADITIONS GIVEN BY POPPER. FOLLOWING, IT DEALS WITH THE PROBLEM OF DAVID HUME´S INDUCTION (FUNDAMENTAL IN THE DISCUSSION CONCERNING TRUTH) AND THE SOLUTION PRESENTED BY POPPER. POPPER´S CONCEPTION OF SCIENCE IS EXPLAINED, GIVING SPECIAL ATTENTION TO THE TEMPORARY CHARACTERISTIC OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE, ITS RATIONALITY AND ITS CAPABILITY OF PROGRESS AND THE VALUE OF THE CRITERION VERISIMILITUDE. THE CONCEPT OF LEARNING CONCEIVED BY POPPER IS PRESENTED COMMENCING WITH HIS CRITICAL INSIGHT OF THE THEORY OF COMMOM SENSE OF KNOWLEDGE, THE THEORY OF THREE WORLDS, OF THE IMPORTANCE HE USED TO ATTRIBUTE TO PROBLEMS AND HIS IDEAS CONCERNING EVOLUTION OF KNOWLEDGE, USING DARWIN´S EVOLUTION THEORY AS A MODEL. A RETAKEN OF ARGUMENTS IS ACCOMPLISHED, WORKS AND AUTHORS WHO CONDUCTED RESEARCH ABOUT THE RELEVANCE OF PHILOSOPHY OF SCIENCE FOR THE TEACHING OF SCIENCE, ATTEMPTING TO IDENTIFY POINTS OF INFLUENCE. FINALLY ONE ATTEMPTS TO ESTABLISH THE RELEVANCE OF POPPER´S CONTRIBUTION TO THE TEACHING OF SCIENCES, THUS IDENTIFYING THE STRONG POINTS OF HIS CONTRIBUTION.
Arquivo:
TES_DOUT20080525_RUFATTO CARLOS ALBERTO.pdf
Tamanho:
391 Kb (391924 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
05/08/2008 ÀS 10:24:59
Atualizado:
05/08/2008 ÀS 10:24:59
Visitas:
1702
Última Visita em :
03/05/2024 ÀS 20:57:11
Downloads:
156
Último Download em :
16/05/2023 ÀS 08:28:32
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por