Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UM PROJETO DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA COMO ESPAC¸O FORMATIVO PARA A DOCÊNCIA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Autor:
FREITAS, ZULIND LUZMARINA
Email:
zulind@mat.feis.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Dr. VILLANI, ALBERTO
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Drª. BAROLLI, ELISABETH
Data de Defesa:
05/05/2008
Palavras-Chave (PT):
PROFESSOR
UNIVERSIDADE
Resumo Original (PT):
NESTE TRABALHO, DIRIGIMO-NOS PARA A FORMAC¸ ?AO DO ACAD?EMICO QUE ATUA NAS LICENCIATURAS EM CI?ENCIAS E MATEM´ATICA, PROCURANDO COMPREEND?E-LA A PARTIR DE UMA SITUAC¸ ?AO EM QUE PESQUISADORES EM BIOLOGIA, F´ıSICA, QU´ıMICA, MATEM´ATICA E EDUCAC¸ ?AO CIENT´ıFICA PARTICIPAM DE UM PROJETO DE FORMAC¸ ?AO CONTINUADA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA P´UBLICA, NO QUAL COORDENAVAM GRUPOS DE TRABALHO E ASSUMIAM A ORIENTAC¸ ?AO DE PESQUISAS REALIZADAS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA. NOSSO OLHAR VOLTA-SE PARA A DUPLA INTERAC¸ ?AO, UMA, ENTRE ACAD?EMICOS QUE PESQUISAM NESSAS DIFERENTES ´AREAS DA CI?ENCIA, E OUTRA ENTRE ELES E OS PROFESSORES DA ESCOLA. DEFENDEMOS A TESE DE QUE SITUAC¸ ?OES CARACTERIZADAS PELO TRABALHO CONJUNTO ENTRE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE E PROFESSORES DA ESCOLA S?AO POTENCIALMENTE RICAS PARA QUE OS PRIMEIROS PRODUZAM CONHECIMENTO SOBRE OBJETOS RELACIONADOS `A DOC?ENCIA. CONSIDERAMOS QUE TAIS OBJETOS EST?AO, NA MAIORIA DOS CASOS, MUITO DISTANTES DO UNIVERSO DO ACAD?EMICO QUE ATUA NAS LICENCIATURAS E QUE SOMENTE PODEM SER CONSTITU ´ıDOS DENTRO DE UMA REDE DE RELAC¸ ?OES QUE ´E JUSTAMENTE PRODUTO DA INTERAC¸ ?AO ENTRE O UNIVERSO ACAD?EMICO E ESCOLA. OBRAS DE PAULO FREIRE E PIERRE BOURDIEU AJUDARAM-NOS A ABORDAR A FORMAC¸ ?AO NO SENTIDO DA ?TRANSFORMAC¸ ?AO?, QUANDO LEVAMOS EM CONTA QUE OS SUJEITOS/AGENTES EST?AO INSERIDOS EM ESTRUTURAS ESTRUTURANTES QUE PERPASSAM VALORES, OS QUAIS S?AO ASSUMIDOS ATRAV´ES DE SUAS REPRESENTAC¸ ?OES. ENQUANTO ACAD?EMICA PARTICIPANTE DO PROJETO, CONSTITU´ıMOS O CEN´ARIO DE NOSSA PESQUISA EM AMBIENTE NATURAL, ELEGENDO COMO DADOS TRANSCRIC¸ ?OES DE REGISTROS, EM ´AUDIO, DE REUNI?OES QUE OCORRERAM DURANTE O SEXTO ANO DE REALIZAC¸ ?AO DO PROJETO. ATRAV´ES DA AN´ALISE DE CONTE´UDO, PUDEMOS RECONHECER QUE OS PROP´OSITOS DA ?PESQUISA DO PROFESSOR? N?AO S?AO VEICULADOS APENAS PELAS BOAS INTENC¸ ?OES DOS QUE SE PROP?OEM A ORIENT´A-LAS, MAS TAMB´EM PELAS ESTRUTURAS A QUE ELES EST?AO SUJEITOS. NOSSOS RESULTADOS CAMINHAM DE MANEIRA A PRIVILEGIAR DIFERENC¸AS NO ESPAC¸O SOCIAL, ENTRE PESQUISADORES EM EDUCAC¸ ?AO CIENT´ıFICA COMPARADOS E PESQUISADORES EM ´AREAS ESPEC´ıFICAS E PROFESSORES DA ESCOLA, ENQUANTO POSSIBILIDADES EFETIVAS DE TRANSPOSIC¸ ?AO DAS BARREIRAS QUE SEPARAM ESSES ATORES, DESDE QUE ESPAC¸OS INTER-CAMPOS, N?AO CONSIDERADOS COMO NATURAIS, TAIS COMO AQUELE REPRESENTADO PELO PROJETO EM QUEST?AO, POSSAM SER CONSTITU´ıDOS, DE MANEIRA A POSSIBILITAR O DI´ALOGO EM UM CONTEXTO DE PESQUISA NO AMBIENTE ESCOLAR, PRIVILEGIANDO OS SABERES DOS PROFESSORES E DOS ACAD?EMICOS E O DOM´ıNIO CRESCENTE DE TEORIAS CIENT´ıFICO-EDUCACIONAIS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
PROFESSOR
UNIVERSITY
Resumo Original (EN):
IN THIS WORK, WE ADDRESS THE EDUCATION OF SCHOLARS WHO TEACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION PROGRAMS. WE APPROACH THIS SUBJECT THROUGH A SITUATION IN WHICH BIOLOGY, PHYSICS, CHEMISTRY, MATHEMATICS AND SCIENCE EDUCATION RESEARCHERS PARTICIPATE IN AN IN-SERVICE TEACHER EDUCATION PROJECT THAT TOOK PLACE IN A PUBLIC SCHOOL, BY COORDINATING WORK GROUPS AND ADVISING SCHOOL TEACHER RESEARCHES. WE FOCUSED ON A DOUBLE INTERACTION, AMONG SCHOLARS OF DIFFERENT AREAS OF SCIENCE AND MATHEMATICS, AND BETWEEN THEM AND THE SCHOOL TEACHERS. WE DEFEND THE THESIS THAT SITUATIONS CHARACTERIZED BY SCHOLARS AND SCHOOL TEACHERS COOPERATIVE WORK ARE POTENTIALLY RICH FOR THE FORMERS TO PRODUCE KNOWLEDGE ABOUT OBJECTS RELATED TO INSTRUCTION. WE BELIEVE BOTH THAT SUCH OBJECTS, IN MOST OF THE CASES, ARE TOO FAR FROM THE UNIVERSE OF SCHOLARS WHO TEACH IN TEACHER EDUCATION PROGRAMS AND THAT THEY ONLY CAN BE CONSTITUTED INSIDE A RELATION WEB PRODUCED DURING THE INTERACTION BETWEEN UNIVERSITY AND SCHOOL. WRITINGS BY PAULO FREIRE E PIERRE BOURDIEU HELPED US TO APPROACH EDUCATION IN THE SENSE OF ?TRANSFORMATION?, WHEN WE CONSIDERED THAT INDIVIDUALS/AGENTS WERE PLACED IN STRUCTURING STRUCTURES WHICH ENCLOSE VALUES, ASSUMED THROUGH THEIR REPRESENTATIONS. BY BEING ONE OF THE SCHOLARS WHO PARTICIPATED IN THE PROJECT, WE CONSTITUTED OUR RESEARCH SETTING IN A NATURAL ENVIRONMENT, BY ELECTING DATA FROM TRANSCRIPTIONS OF AUDIO-RECORDED MEETINGS THAT OCCURRED DURING THE SIXTH YEAR OF THE PROJECT. THROUGH CONTENT ANALYSIS, WE WERE ABLE TO RECOGNIZE THAT THE PURPOSES OF ?TEACHER RESEARCH? ARE NOT ACCOMPLISHED BY THE GOOD INTENTIONS OF THOSE WHO ARE WILLING TO ADVISE IT, BUT ALSO BY THE STRUCTURES THEY ARE SUBMITTED TO. OUR RESULTS GO INTO A WAY THAT PRIVILEGES DIFFERENCES IN SOCIAL SPACE, BETWEEN TEACHER EDUCATION RESEARCHERS AND SCIENCE AND MATHEMATICS RESEARCHERS, AS EFFECTIVE POSSIBILITIES TO CROSS BARRIERS THAT SEPARATE THOSE AGENTS, WHAT IT WILL BE POSSIBLE ONLY IF INTER-FIELD SPACES, CONSIDERED AS UNNATURAL, SUCH AS THOSE REPRESENTED BY OUR PROJECT, CAN BE CONSTITUTED, IN A WAY THAT IT MAKES IT POSSIBLE TO INTRODUCE DIALOGUE INTO A SCHOOL ENVIRONMENT RESEARCH SETTING, BY PRIVILEGING BOTH TEACHERS AND SCHOLARS UNDERSTANDING AND THE MASTERING OF SCIENTIFIC-EDUCATIONAL THEORIES.
Arquivo:
DIS_MEST20080505_FREITAS ZULIND LUZMARINA.pdf
Tamanho:
718 Kb (718765 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
05/08/2008 ÀS 10:14:09
Atualizado:
05/08/2008 ÀS 10:14:09
Visitas:
1398
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 17:33:17
Downloads:
107
Último Download em :
05/01/2024 ÀS 20:55:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por