Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O PAPEL DA METÁFORA/ANALOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
Autor:
TREVISAN, MARLON DANTAS
Email:
marloneanela@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Orientador:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. SILVEIRA, LAURO FREDERICO BARBOSA DA
Data de Defesa:
04/04/2008
Palavras-Chave (PT):
ANALOGIA
COGNIÇÃO
DOMÍNIO ALVO
DOMÍNIO FONTE
FENOMENOLOGIA
METÁFORA
PRAGMATISMO
SEMIÓTICA
SIGNO
TRICOTOMIAS
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA TEM COMO META INVESTIGAR O USO DA METÁFORA/ANALOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA TAL, ALICERÇAMO-NOS NO REFERENCIAL SEMIÓTICO PEIRCEANO, UMA VEZ QUE O MESMO CONSTITUI-SE SÓLIDA HERANÇA PARA OS ESTUDOS DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM. O DISCURSO CIENTÍFICO SEMPRE ABRIGOU UM PARADOXO: AO MESMO TEMPO EM QUE PROPÕE UM REGISTRO OBJETIVO, DENOTATIVO, COMUMENTE LANÇA MÃO DE METÁFORAS/ANALOGIAS, COMO RECURSO PARA TRANSMITIR E AUXILIAR A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. UM PROCEDIMENTO SECULAR, QUE APRESENTA AS MAIS DIVERSAS IMPLICAÇÕES PARA A CIÊNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS. A METÁFORA É UM SIGNO, POR CONSEGUINTE UM OPERADOR COGNITIVO. ESTE ASPECTO NORTEOU NOSSA ANÁLISE NOS ENUNCIADOS LINGÜÍSTICOS E NAS REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS (FEITAS EM MENOR QUANTIA). EM QUE PESE TUDO O QUE DESABONA A UTILIZAÇÃO DO EXPEDIENTE METAFÓRICO/ANALÓGICO, AS INFERÊNCIAS OBTIDAS NOS REVELARAM EM GRANDE MEDIDA O INESTIMÁVEL VALOR DESTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPECIALMENTE A BIOLOGIA, OBJETO DE NOSSA ANÁLISE EMPÍRICA. O OBJETIVO MAIOR, CREMO-LO ATINGIDO, É CONTRIBUIR VERDADEIRAMENTE, DE MODO DIRETO E SIMPLES, AOS ESTUDOS SOBRE O TEMA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ANALOGY
COGNITION
METAPHOR
PHENOMENOLOGY
PRAGMATISM
SEMIOTICS
SIGN
SOURCE DOMAIN
TARGET DOMAIN
TRICOTOMIES
Resumo Original (EN):
THE OBJECTIVE OF THIS SURVEY IS TO INVESTIGATE THE METAPHOR/ANALOGY USE IN SCIENCE EDUCATION. FOR THAT, WE BASED ON PEIRCEAN SEMIOTICS REFERENCE, BECAUSE IT IS A STRONG LEGACY TO LANGUAGE PHILOSOPHY STUDIES. THE SCIENTIFIC SPEECH HAS ALWAYS COMPRISED A PARADOX: AT THE SAME TIME THAT IT PROPOSES AN OBJECTIVE, DENOTATIVE TEXT, IT USUALLY EMPLOYS METAPHORS/ANALOGIES, AS A RESOURCE TO TRANSMIT AND HELP THE CONSTRUCTION OF CONCEPTS. A SECULAR PROCEDURE, WHICH PRESENTS SEVERAL CONSEQUENCES FOR SCIENCE AND SCIENCE EDUCATION. METAPHOR IS A SIGN, THEREFORE IT IS A COGNITIVE OPERATOR. THIS FEATURE HAS CONDUCTED OUR SURVEY THROUGH THE LINGUISTIC ENUNCIATION AND PICTORIAL REPRESENTATIONS (SMALLER AMOUNT). DESPITE ALL THE FACTS AGAINST THE METAPHORIC/ANALOGICAL USE, OUR FINDS REVEALED THE GREAT IMPORTANCE OF ITS USE FOR SCIENCE EDUCATION, ESPECIALLY BIOLOGY, WHICH IS OUR EMPIRIC SURVEY SUBJECT. THE MAJOR OBJECTIVE, WE BELIEVE IT WAS REACHED, IS TO CONTRIBUTE ACTIVELY, DIRECTLY AND IN A SIMPLE WAY, TO THE SURVEYS CONCERNING THIS SUBJECT.
Arquivo:
DIS_MEST20080404_TREVISAN MARLON DANTAS.pdf
Tamanho:
2456 Kb (2456441 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
05/08/2008 ÀS 09:59:05
Atualizado:
05/08/2008 ÀS 09:59:05
Visitas:
1138
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 15:51:06
Downloads:
80
Último Download em :
28/08/2023 ÀS 16:55:05
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por