Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA ELABORAÇÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANEJAMENTOS DE UNIDADES DIDÁTICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
Autor:
VERSUTI-STOQUE, FABIANA MARIS
Email:
fmvs@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. ZANOTTO, MARIA DE LOURDES BARA
Data de Defesa:
25/09/2006
Palavras-Chave (PT):
BEHAVIORISMO RADICAL
ENS E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO INICIAL
Resumo Original (PT):
NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ADVOGA-SE A PERTINÊNCIA DE DIFERENTES MODALIDADES DE CONHECIMENTOS OU DE SABERES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA. NESTA DISSERTAÇÃO CONCENTROU-SE ÊNFASE NOS SABERES PEDAGÓGICOS, SENDO O BEHAVIORISMO RADICAL ADOTADO COMO MEDIAÇÃO TEÓRICA NA INTERPRETAÇÃO DESSES SABERES COMO AÇÕES EDUCATIVAS INTENCIONALMENTE PLANEJADAS PELOS EDUCADORES. ESTUDOS ANTERIORES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS, EFETUADOS COM PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS, EVIDENCIARAM DIFICULDADES E RESTRIÇÕES NA MANIFESTAÇÃO DE SABERES DOCENTES DEFINIDOS PELO ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS CONSISTENTES ENTRE OBJETIVOS E PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS, BEM COMO NA DESCRIÇÃO DE MEDIDAS COMPORTAMENTAIS QUE PUDESSEM SUSTENTAR CORRESPONDÊNCIAS COM OS OBJETIVOS SELECIONADOS. ESTE ESTUDO INVESTIGOU, INICIALMENTE, SE A MANIFESTAÇÃO DE TAIS CARACTERÍSTICAS ESTARIA CIRCUNSCRITA ÀS DOCENTES EM EXERCÍCIO OU SE SERIAM IGUALMENTE REGISTRADAS NAS AÇÕES DE LICENCIANDAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA COM ÊNFASE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. AVALIOU-SE TAMBÉM SE INTERAÇÕES PLANEJADAS ENTRE A PESQUISADORA E TAIS LICENCIANDAS PODERIAM CONTRIBUIR PARA O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES MAIS CONSISTENTES E VISÍVEIS ENTRE OBJETIVOS DE ENSINO, ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO E MEDIDAS COMPORTAMENTAIS DA APRENDIZAGEM. CINCO LICENCIANDAS FORAM EXPOSTAS A UM PROCEDIMENTO DE INVESTIGAÇÃO CONSTITUÍDO POR SEIS ETAPAS. NA ETAPA 1, EM ENTREVISTAS, FORAM CARACTERIZADAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NA ETAPA 2, AS PARTICIPANTES APRESENTARAM UNIDADES DIDÁTICAS REFERENTES À ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS ELABORADAS ANTERIORMENTE EM ATIVIDADES CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO E DISCUTIRAM OS OBJETIVOS PRECONIZADOS PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. NA ETAPA 3 FOI ELABORADA UMA NOVA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA, CONSIDERANDO AS DISCUSSÕES EFETUADAS NA ETAPA ANTERIOR. NA ETAPA 4 FORAM DISCUTIDOS O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA SOBRE CIÊNCIAS EFETUADA POR UMA PROFESSORA DAS SÉRIES INICIAIS EM EXERCÍCIO. A ETAPA 5 OBJETIVOU A OBTENÇÃO DE MEDIDAS DA ATUAÇÃO DOCENTE DAS LICENCIANDAS EM SALA DE AULA. AS LICENCIANDAS DEVERIAM EXECUTAR A UNIDADE DIDÁTICA DISCUTIDA NA ETAPA 3, COM AS ALTERAÇÕES JULGADAS NECESSÁRIAS EM FUNÇÃO DA EXPOSIÇÃO À ETAPA 4. NA ETAPA 6 FORAM DADAS CONDIÇÕES PARA QUE AS PARTICIPANTES DO PROJETO RELACIONASSEM E AVALIASSEM OS DADOS DE OBSERVAÇÃO DA EXECUÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA (ETAPA 5) COM ASPECTOS PREVIAMENTE PLANEJADOS PARA A MESMA, ESPECIALMENTE, NAS ETAPAS 3 E 4. ATÉ A ETAPA 4 FORAM REGISTRADAS DIFERENÇAS ENTRE, DE UM LADO, A MANEIRA COMO AS LICENCIANDAS PLANEJAVAM UNIDADES DIDÁTICAS E, DE OUTRO, AS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS PELAS ATIVIDADES PREVISTAS NO PROCEDIMENTO ADOTADO. A PARTIR DE TAIS DIFERENÇAS, FORAM CONSTATADAS MODIFICAÇÕES NOS COMPORTAMENTOS VERBAIS DAS LICENCIANDAS NO PLANEJAMENTO DE CONDIÇÕES DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES. NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS, REGISTROU-SE O PREDOMÍNIO DE AÇÕES ORALISTAS MAIS SENSÍVEIS AOS PLANEJAMENTOS ANTERIORES DO QUE AOS EFEITOS PRODUZIDOS PELAS PRÁTICAS ADOTADAS SOBRE OS COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS. EM SEU CONJUNTO, TAIS RESULTADOS PARECEM SALIENTAR QUE O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE OBJETIVOS DE ENSINO E PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO COERENTES COM A OBTENÇÃO DE TAIS OBJETIVOS, BEM COMO A ESPECIFICAÇÃO DE MEDIDAS COMPORTAMENTAIS CONSISTENTES COM OS OBJETIVOS SELECIONADOS, DEFINEM COMPORTAMENTOS, CONHECIMENTOS OU SABERES QUE DEVEM SE CONSTITUIR EM OBJETO DE ENSINO NO CONTEXTO DAS FORMAÇÕES INICIAIS E CONTINUADA DE PROFESSORES, CONSIDERANDO-SE, PRINCIPALMENTE, OS COMPROMETIMENTOS DERIVADOS DA AUSÊNCIA DOS MESMOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES.
Título (EN):
SCIENCE TEACHING IN INITIAL GRADES: A BEHAVIORAL ANALYSIS OF THE ELABORATION AND THE IMPLEMENTATION OF DIDACTIC UNITIES PLANNING IN THE CONTEXT OF TEACHERS? INITIAL EDUCATION.
Palavras-Chave (EN):
INITIAL EDUCATION
RADICAL BEHAVIORISM
SCIENCE TEACHING-LEARNING
Resumo Original (EN):
IN THE EXTENT OF TEACHERS? EDUCATION IS ACKNOWLEDGED THE RELEVANCY OF DIFFERENT INSTRUCTION OR KNOWLEDGE MODALITIES FOR THE PROFESSIONAL PRACTICE OF TEACHING. THIS DISSERTATION HAS FOCUSED ITS EMPHASIS PEDAGOGICAL KNOWLEDGE, BEING THE RADICAL BEHAVIORISM ADOPTED AS A THEORETICAL MEDIATION IN THE INTERPRETATION OF THESE KNOWLEDGE WHICH ARE LIKE EDUCATIONAL ACTIONS INTENTIONALLY PLANNED BY EDUCATORS. PREVIOUS STUDIES ABOUT EDUCATIONAL ACTIONS IN NATURAL SCIENCE AREA, ACCOMPLISHED WITH TEACHERS FROM INITIAL GRADES HAVE EXPOSED INTRICACIES AND CONSTRAINTS RELATED TO THE MANIFESTATION OF TEACHER?S KNOWLEDGE DEFINED BY THE SETTING UP OF CONSISTENT ATTACHMENTS BETWEEN AIMS AND EVALUATION AND TEACHING PRACTICES OF PROCEDURE CONTENTS AS WELL AS TO DESCRIPTIONS OF BEHAVIORAL MEASURES THAT COULD SUPPORT BINDINGS TO THE SELECTED AIMS. INITIALLY, THIS STUDY HAS EXAMINED IF THE MANIFESTATION OF THESE FEATURES WOULD BE CIRCUMSCRIBED TO TEACHERS IN ACTION OR IF IT HAS EQUALLY BEEN REGISTERED IN THE UNDERGRADUATE STUDENT?S ACTIONS OF A PEDAGOGY COURSE WITH EMPHASIS ON A TEACHER?S EDUCATION PROGRAM FOR INITIAL GRADES OF BASIC EDUCATION. IT HAS ALSO EVALUATED IF THE PLANNED INTERACTIONS BETWEEN THE RESEARCHER AND SUCH UNDERGRADUATE STUDENTS WOULD CONTRIBUTE FOR THE ESTABLISHMENT OF MORE CONSISTENT AND VISIBLE RELATIONS BETWEEN TEACHING AIMS, EVALUATION AND TEACHING STRATEGIES AND BEHAVIORAL MEASURES OF LEARNING. SIX UNDERGRADUATE STUDENTS WERE EXPOSED TO A TEACHER?S KNOWLEDGE INVESTIGATIVE MODEL CONSTITUTED BY SIX STEPS. IN STEP 1, THROUGH INTERVIEWS, PRACTICES IN SCIENCE TEACHING WERE CHARACTERIZED. IN STEP 2 THE PARTICIPANTS HAVE PRESENTED DIDACTIC UNITIES REFERRED TO NATURAL SCIENCE AREA, PREVIOUSLY ELABORATED IN CURRICULAR ACTIVITIES IN THE UNDERGRADUATION COURSE AND HAVE DISCUSSED THE REFERENCED AIMS INTO THE NATIONAL CURRICULUM PARAMETERS. IN STEP 3, IT WAS ELABORATED A NEW PROPOSAL OF DIDACTIC UNITY, CONSIDERING THE ACCOMPLISHED DISCUSSIONS ON PREVIOUS STEP. IN STEP 4 WERE DISCUSSED THE PLANNING AND THE EXECUTION OF A DIDACTIC UNITY ABOUT SCIENCE MADE BY A TEACHER FROM AN INITIAL GRADE IN ACTION. STEP 5 HAS OBJECTIFIED THE OBTAINMENT OF UNDERGRADUATE STUDENTS? TEACHER ACTION MEASURES IN CLASSROOM. THEY SHOULD ACHIEVE THE DIDACTIC UNITY DISCUSSED IN STEP 3 WITH CHANGES JUDGED AS NECESSARY IN FUNCTION OF EXPOSURE TO STEP 4. IN STEP 6 IT WAS GIVEN CONDITIONS SO THAT THE PARTICIPANTS COULD RELATE AND EVALUATE THE OBSERVATION DATA OF THE PERFORMANCE FROM DIDACTIC UNITY (STEP 5) TO THE ASPECTS PREVIOUSLY PLANNED FOR IT, ESPECIALLY, IN STEPS 3 AND 4. UNTIL STEP 4 SOME DIFFERENCES WERE NOTICED, FROM ONE SIDE, IN RELATION TO THE WAY THAT THE UNDERGRADUATE STUDENTS USED PLANNED THE DIDACTIC UNITIES, AND FROM OTHER, RELATED TO IMPOSED EXIGENCIES BY FORESEEN ACTIVITIES IN THE ADOPTED PROCEED. FROM SUCH DIFFERENCES, CHANGES WERE VERIFIED IN THE VERBAL BEHAVIOR OF THE UNDERGRADUATE STUDENTS, IN THE PLANNING OF TEACHING CONDITIONS AND CURRICULAR CONTENT EVALUATIONS. IN THE EXECUTION OF THE PLANNED ACTIVITIES, IT HAS REGISTERED THE PREDOMINANCE OF MORE SENSITIVE ORAL ACTIONS TO PREVIOUS PLANNINGS THAN THE EFFECTS PRODUCED BY THE ADOPTED PRACTICES ABOUT STUDENTS BEHAVIOR. AS A WHOLE, THESE RESULTS SEEM TO POINT OUT THAT THE ESTABLISHMENT OF RELATIONS BETWEEN TEACHING AIMS AND TEACHING PRACTICES AND COHERENT EVALUATION WITH SUCH AIMS, AS WELL AS THE SPECIFICATION OF CONSISTENT BEHAVIORAL MEASURES IN CONNECTION TO THE SELECTED AIMS, DEFINE BEHAVIORS, KNOWLEDGE OR INSTRUCTION THAT MUST CONSTITUTE THE TEACHING AIM IN THE CONTEXT OF CONTINUOUS AND INITIAL TEACHERS? EDUCATION, MAINLY CONSIDERING THE COMMITMENT DERIVATIVE FROM THE ONE?S ABSENCE IN THE IMPLEMENTATION OF TEACHING PROPOSAL OF CURRICULAR CONTENTS.
Arquivo:
DIS_MEST20060925_VERSUTI STOQUE FABIANA MARIS.pdf
Tamanho:
737 Kb (737605 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/02/2007 ÀS 09:54:54
Atualizado:
28/02/2007 ÀS 09:54:54
Visitas:
4629
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 15:47:52
Downloads:
471
Último Download em :
30/10/2021 ÀS 08:36:24
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por