Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE PRÁTICAS DOCENTES NA ABORDAGEM METODOLÓGICA DAPEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor:
ZUQUIERI, RITA DE CÁSSIA BASTOS
Email:
rita.zuquieri@terra.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI
Banca Examinadora:
Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI
Dr. GIARDINETO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
Drª. MELLO, SUELY AMARAL DE
Data de Defesa:
27/06/2007
Palavras-Chave (PT):

Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA EFETIVOU-SE COM O OBJETIVO DE RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO:PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DOS PASSOS METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA,PROPICIAM UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUALIDADE PARA PROFESSORES E ALUNOS? DIANTE DA QUESTÃO PROPOSTA, ESCOLHEMOS PARA DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO A PESQUISA-AÇÃO, SEGUNDO THIOLLENT (2004), POR SER UM REFERENCIAL QUE PROPICIA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DO GRUPO E ENVOLVE A COMUNIDADE LOCAL COMO UM TODO, PROPÓSITO ESTE DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA INSPIRADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. A ETAPA DE DIAGNÓSTICO CONSTOU DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA NA ESCOLA E DE DUAS ENTREVISTAS INICIAIS COM AS PROFESSORAS PARTICIPANTES. A ETAPA DE INTERVENÇÃO TRATOU DA PRÁTICA SOCIAL INICIAL, PROBLEMATIZAÇÃO E INSTRUMENTALIZAÇÃO E A ETAPA DE AVALIAÇÃO DA CATARSE E DA PRÁTICA SOCIAL FINAL. OS PASSOS METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO ?CRÍTICA SE ARTICULAM ÀS ETAPAS DA PESQUISA ?AÇÃO, FORNECENDO CONDIÇÕES FAVORÁVEIS UM QUADRO ESTRUTURADO PARA A PESQUISA. O CONTEÚDO ESCOLHIDO PARA A INTERVENÇÃO FOI O ?LIXO?, ASSUNTO IMPORTANTE, QUE ENVOLVE DIRETAMENTE OS ALUNOS, AS FAMÍLIAS ,A ESCOLA E A COMUNIDADE. COMO RESULTADOS DA PESQUISA CONCLUÍMOS QUE A PRÁTICA DOCENTE À LUZ DA METODOLOGIA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EFETIVADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, EFETIVA ? SE NUM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUALIDADE SUPERIOR PARA PROFESSORES E ALUNOS.OS RELATÓRIOS E ENTREVISTAS ,BEM COMO A PRÓPRIA AÇÃO PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS PARTICIPANTES, ESCLARECEM TAL AFIRMAÇÃO JUNTAMENTE COM A PRÁTICA SOCIAL FINAL REALIZADA PELAS CRIANÇAS EM FORMA DE TEXTO E GARANTEM O RESULTADO RELEVANTE DA PESQUISA. OUTRO FATOR DE RELEVÂNCIA SE CONFIGURA NA FORMAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA QUE TEVE INÍCIO LOGO APÓS O TÉRMINO DA PESQUISA, SENDO SUBSIDIADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BAURU.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):

Resumo Original (EN):
TO PRESENT RESEARCH IT WAS EXECUTED WITH THE OBJECTIVE OF ANSWERING THE FOLLOWING SUBJECT : DONE EDUCATIONAL PRACTICES IN THE TEACHING OF SCIENCES IN THE INFANTILE . EDUCATION DEVELOP THROUGH THE METHODOLOGICAL STEPS OF THE PEDAGOGY HISTORICAL-CRITICIZE , TO PROPITIATE A TEACHING PROCESS AND LEARNING HIGH QUALITY TO TEACHERS AND STUDENTS ? BEFORE THE PROPOSED PROBLEM WE CHASE FOR METHODOLOGICAL DEVELOPMENT THE RESEARCH-ACTION ,SECOND .THIOLLENT (2004), TO BE A REFERENCE THAT PROPITIATES THE PARTICIPATION IT ACTIVATES OF THE GROUP IN INVOLVED THE LOCALITY COMMUNITY AS A WHOLE , PURPOSE THIS OF AN EDUCATION INSPIRED TO EMANCIPATE IN THE PEDAGOGY HISTORICAL- CRITIC . THE DIAGNOSIS STAGE CONSISTED OF THE PRESENTATION OF THE RESEARCH PROJECT IN THE SCHOOL AND OF YOUR INITIAL INTERVIEWS WITH THE PARTICIPANT TEACHERS . THE INTERVENTION STAGE TREATED OF THE PRACTICE SOCIAL INITIAL , PROBLEM AND INSTRUMENTALIZAÇÃO , AND THE ONE OF THE EVALUATION TRIALED OF THE CATHARSIS AND OF THE FINISH SOCIAL PRACTICE .THE METHODOLOGICAL STEPS OF THE PEDAGOGY HISTORICAL-CRITIC THEY ARTICULATE TO THE STAGES OF THE RESEARCH-ACTION, SUPPLY FAVORABLE CONDITIONS STRUCTURAL PICTURE FOR THE RESEARCH CHOSEN . THE CONTENT FOR THE INTERVENTION(RUBBISH) SUBJECT IMPORTANT , WHAT INVOLVE THE STUDENTS DIRECTLY, FAMILY, THE SCHOOL AND THE COMMUNITY. AS RESULTS OF THE RESEARCH CAN END THAT THE EDUCATIONAL PRACTICE TO THE LIGHT OF THE METHODOLOGY OF THE PEDAGOGY HISTORICAL-CRITIC, IN THE INFANTILE EDUCATION IN THE AMBIT OF THE TEACHING OF SCIENCES PRODUCES A TEACHING PROCESS AND LEARNING HIGH QUALITY FOR TEACHERS AND STUDENTS, BECAUSE THE REPORTS. AS WELL AS THE PARTICIPANT TEACHERS OWN PEDAGOGY ACTION CLEARS SUCH STATEMENT AND THE PRACTICE SOCIAL END ALSO ACCOMPLISHED BY THE CHILDREN IN TEXT FORM THEY GUARANTEE THE IMPORTANT RESULT OF THE RESEARCH. ANOTHER FACTOR OF IMPORTANCE FOR THE POSITIVE RESULT THE RESEARCH WAS THAT SOON AFTER THE END OF THE INTERVENTION .BEGAN SUBSIDIZED BY THE CLERKSHIP OF EDUCATION OF THE MUNICIPALS DISTRICT OF BAURU A GROUP OF STUDIES ON HER REFERRED PEDAGOGY, FACTOR THAT MOTIVATED MORE TEACHERS TO KWON HER THE METHODOLOGY IN SUBJECTS ,AND THEY PARTICIPATE OF CONGRESS IN THE AREA WITH WORKS ACCEPTED
Arquivo:
DIS_MEST20070627_ZUQUIERI RITA DE CASSIA BASTOS.pdf
Tamanho:
22443 Kb (22443920 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
7 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/07/2008 ÀS 17:38:09
Atualizado:
15/07/2008 ÀS 17:38:09
Visitas:
1304
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 08:22:18
Downloads:
109
Último Download em :
09/04/2024 ÀS 11:06:24
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por