Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DE SALA DE RECURSOS
Autor:
OLIVEIRA, MARILEIDE ANTUNES DE
Email:
marileide.antunes@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Banca Examinadora:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Drª. OLIVEIRA, ANNA AUGUSTA SAMPAIO DE
Drª. POKER, ROSIMAR BORTOLINI
Data de Defesa:
03/03/2008
Palavras-Chave (PT):
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
SALA DE RECURSOS
Resumo Original (PT):
NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEVEM SER GARANTIDOS A TODO E QUALQUER ALUNO O ACESSO E PERMANÊNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL POR MAIORES QUE SEJAM AS SUAS DIFERENÇAS. ASSIM, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO CARACTERIZAR O FUNCIONAMENTO DE UMA SALA DE RECURSOS E REALIZAR INTERVENÇÃO JUNTO A UMA EDUCADORA ESPECIALISTA PARA AUXILIÁ-LA NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS. A PESQUISA TEVE COMO PARTICIPANTE UMA PROFESSORA DE SALA DE RECURSOS LOTADA EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. O PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS CARACTERIZOU-SE POR CINCO FASES: 1) CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE POR ESTE ESTUDO INVESTIGADA, ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS QUANTO A HORÁRIO DE ATENDIMENTO, NÚMERO DE ALUNOS, CONDIÇÕES FÍSICAS DA SALA, EXISTÊNCIA E UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE APOIO PEDAGÓGICO, CARACTERÍSTICAS GERAIS DA POPULAÇÃO ATENDIDA, DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA E DAS ATIVIDADES REALIZADAS; 2) ANÁLISE DO PLANO DE ENSINO OU PROPOSTA PEDAGÓGICA UTILIZADA PELA PROFESSORA TOMANDO COMO BASE A EXISTÊNCIA DE ADAPTAÇÕES EM FUNÇÃO DAS NECESSIDADES DO ALUNO, EXISTÊNCIA DE METAS PARA O ALUNO NO ENSINO COMUM E EXISTÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE COLABORAÇÃO COM O RESPECTIVO PROFESSOR DO ENSINO COMUM; 3) APLICAÇÃO DE UM ROTEIRO NORTEADOR DE ENTREVISTA PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO PARA INVESTIGAR A COMPREENSÃO DA PROFESSORA ACERCA DO FUNCIONAMENTO DA SALA DE RECURSOS; 4) REALIZAÇÃO DE ENCONTROS PARA DISCUSSÃO TEÓRICA RELACIONADA À TEMÁTICA DO ENSINO INCLUSIVO; 5) REALIZAÇÃO DE ENCONTROS PARA O PREENCHIMENTO DO DOCUMENTO INDIVIDUAL DE ADAPTAÇÕES CURRICULARES E ACOMPANHAMENTO EM SALA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO MESMO. O PROCEDIMENTO DE ANÁLISE CONTOU DE: 1) A CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE INVESTIGADA, ATRAVÉS DE COMPARAÇÃO COM OS DISPOSTOS LEGAIS A RESPEITO DO FUNCIONAMENTO DA SALA DE RECURSOS; 2) ANÁLISE DAS ENTREVISTAS REALIZADAS ANTES E APÓS O PERÍODO DE INTERVENÇÃO E 3) ANÁLISE COMPARATIVA INTRAGRUPAL DOS DOCUMENTOS INDIVIDUAIS DE ADAPTAÇÕES CURRICULARES. COMO RESULTADOS O ESTUDO APONTA A EXISTÊNCIA DE DISCREPÂNCIAS ENTRE AS RECOMENDAÇÕES LEGAIS E O QUE SE TEM NA REALIDADE DA SALA DE RECURSOS INVESTIGADA. EMBORA A INTERVENÇÃO NÃO SE TENHA MOSTRADO PLENAMENTE SATISFATÓRIA NA VIABILIZAÇÃO DE AÇÕES INCLUSIVAS NA SALA DE RECURSOS, ESTA FOI IMPORTANTE PARA QUE A PROFESSORA ESPECIALISTA INICIASSE UMA REFLEXÃO SOBRE A SUA ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO A SEU ALUNADO.
Título (EN):
INCLUSIVE EDUCATION: A CRITICAL ANALYSIS OF THE TEACHING PRACTICES OF THE ROOM OF RESOURCES EDUCATOR
Palavras-Chave (EN):
CURRICULAR ADAPTATIONS
INCLUSIVE EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATIONAL POLICIES
ROOM OF RESOURCES
Resumo Original (EN):
IN THE CONTEXT OF THE EDUCATIONAL INCLUSION, THE ACCESS AND PERMANENCE IN THE EDUCATIONAL PROCESS MUST BE GUARANTEED TO ALL STUDENTS, EVEN THOUGH THE DIFFERENCES ARE EXTREMELY SIGNIFICANT. SO, THE GOAL OF THIS STUDY WAS TO ANALYZE THE CONTEXT OF ROOM OF RESOURCES AND REALIZE AN INTERVENTION WITH A SPECIAL EDUCATOR ON PROMOTING INCLUSIVE EDUCATIONAL PRACTICES. DATA WERE COLLECTED IN FIVE PHASES: 1) CHARACTERIZATION OF THE INVESTIGATED CONTEXT FOLLOWING SYSTEMATIC OBSERVATIONS ACCORDING TO PERIOD OF ATTENDANCE, NUMBER OF STUDENTS, PHYSICAL CONDITIONS OF THE CLASSROOM, EXISTENCE AND USE OF PEDAGOGICAL MATERIALS, MAIN CHARACTERISTICS OF THE POPULATION ATTENDED, THE PEDAGOGICAL PERFORMANCE AND TEACHING ACTIVITIES; 2) ANALYSIS OF THE PEDAGOGICAL PLAN OF THE ROOM OF RESOURCES BASED ON THE EXISTENCE OF ADAPTATIONS TO THE NEEDS OF THE STUDENTS, THE EXISTENCE OF GOALS FOR THE STUDENT IN THE COMMON CLASSROOM, AND THE EXISTENCE OF STRATEGIES OF CONTRIBUTION WITH THE RESPECTIVE TEACHER OF THE REGULAR CLASSROOM; 3) APPLICATION OF INTERVIEW BEFORE AND AFTER INTERVENTION TO INVESTIGATE THE COMPREHENSION OF THE EDUCATOR ABOUT THE FUNCTIONS OF THE ROOM OF RESOURCES; 4) THEORETICAL DISCUSSIONS FOLLOWING THE THEMATIC OF INCLUSIVE EDUCATION; 5) MEETINGS TO FULFILL THE INDIVIDUAL DOCUMENT OF CURRICULAR ADAPTATIONS AND IMPLEMENTATION OF THE DOCUMENTS. THE FOLLOWING ANALYSIS PROCEDURE WAS: 1) CHARACTERIZATION OF THE INVESTIGATED CONTEXT BASED ON THE COMPARISON WITH THE LEGAL DOCUMENTS REFERRED TO THE FUNCTIONING OF THE ROOM OF RESOURCES; 2) ANALYSIS OF THE INTERVIEWS REALIZED BEFORE AND AFTER THE PERIOD OF INTERVENTION AND 3) ANALYSIS OF INDIVIDUAL DOCUMENTS OF CURRICULAR ADAPTATIONS. AS RESULTS, THE STUDY SHOWED DIVERGENCES BETWEEN THE LAWS AND THE CONTEXT OF THE ROOM OF RESOURCES INVESTIGATED. INTERVENTION WAS NOT COMPLETELY SATISFACTORY IN THE IMPLEMENTATION OF INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES TO THE ROOM OF RESOURCES, NEVERTHELESS IT WAS IMPORTANT TO THE SPECIAL EDUCATOR INITIATE A REFLECTION ABOUT ITS PEDAGOGICAL PRACTICES ADOPTED IN ATTENDANCE OF THE STUDENTS.
Arquivo:
DIS_MEST20080303_OLIVEIRA MARILEIDE ANTUNES DE.pdf
Tamanho:
2444 Kb (2444887 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/06/2008 ÀS 10:09:28
Atualizado:
27/06/2008 ÀS 10:09:28
Visitas:
2175
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 06:02:17
Downloads:
147
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:34:57
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por