DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DE SALA DE RECURSOS |
Autor: |
OLIVEIRA, MARILEIDE ANTUNES DE |
Email: |
marileide.antunes@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2008 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM |
Titulação: |
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM |
Orientador: |
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA ♠ Drª. OLIVEIRA, ANNA AUGUSTA SAMPAIO DE ♠ Drª. POKER, ROSIMAR BORTOLINI
|
Data de Defesa: |
03/03/2008 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ADAPTAÇÕES CURRICULARES ♠ EDUCAÇÃO INCLUSIVA ♠ POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS ♠ SALA DE RECURSOS
|
Resumo Original (PT): |
|
NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEVEM SER GARANTIDOS A TODO E QUALQUER ALUNO O ACESSO E
PERMANÊNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL POR MAIORES QUE SEJAM AS SUAS DIFERENÇAS. ASSIM, ESTE
ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO CARACTERIZAR O FUNCIONAMENTO DE UMA SALA DE RECURSOS E REALIZAR
INTERVENÇÃO JUNTO A UMA EDUCADORA ESPECIALISTA PARA AUXILIÁ-LA NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES
EDUCACIONAIS INCLUSIVAS. A PESQUISA TEVE COMO PARTICIPANTE UMA PROFESSORA DE SALA DE
RECURSOS LOTADA EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. O PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS
CARACTERIZOU-SE POR CINCO FASES: 1) CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE POR ESTE ESTUDO INVESTIGADA,
ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS QUANTO A HORÁRIO DE ATENDIMENTO, NÚMERO DE ALUNOS,
CONDIÇÕES FÍSICAS DA SALA, EXISTÊNCIA E UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE APOIO PEDAGÓGICO,
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA POPULAÇÃO ATENDIDA, DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA E DAS ATIVIDADES
REALIZADAS; 2) ANÁLISE DO PLANO DE ENSINO OU PROPOSTA PEDAGÓGICA UTILIZADA PELA PROFESSORA
TOMANDO COMO BASE A EXISTÊNCIA DE ADAPTAÇÕES EM FUNÇÃO DAS NECESSIDADES DO ALUNO,
EXISTÊNCIA DE METAS PARA O ALUNO NO ENSINO COMUM E EXISTÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE COLABORAÇÃO
COM O RESPECTIVO PROFESSOR DO ENSINO COMUM; 3) APLICAÇÃO DE UM ROTEIRO NORTEADOR DE
ENTREVISTA PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO PARA INVESTIGAR A COMPREENSÃO DA PROFESSORA ACERCA DO
FUNCIONAMENTO DA SALA DE RECURSOS; 4) REALIZAÇÃO DE ENCONTROS PARA DISCUSSÃO TEÓRICA
RELACIONADA À TEMÁTICA DO ENSINO INCLUSIVO; 5) REALIZAÇÃO DE ENCONTROS PARA O PREENCHIMENTO
DO DOCUMENTO INDIVIDUAL DE ADAPTAÇÕES CURRICULARES E ACOMPANHAMENTO EM SALA PARA A
IMPLEMENTAÇÃO DO MESMO. O PROCEDIMENTO DE ANÁLISE CONTOU DE: 1) A CARACTERIZAÇÃO DA
REALIDADE INVESTIGADA, ATRAVÉS DE COMPARAÇÃO COM OS DISPOSTOS LEGAIS A RESPEITO DO FUNCIONAMENTO DA SALA DE RECURSOS; 2) ANÁLISE DAS ENTREVISTAS REALIZADAS ANTES E APÓS O PERÍODO
DE INTERVENÇÃO E 3) ANÁLISE COMPARATIVA INTRAGRUPAL DOS DOCUMENTOS INDIVIDUAIS DE
ADAPTAÇÕES CURRICULARES. COMO RESULTADOS O ESTUDO APONTA A EXISTÊNCIA DE DISCREPÂNCIAS ENTRE
AS RECOMENDAÇÕES LEGAIS E O QUE SE TEM NA REALIDADE DA SALA DE RECURSOS INVESTIGADA. EMBORA
A INTERVENÇÃO NÃO SE TENHA MOSTRADO PLENAMENTE SATISFATÓRIA NA VIABILIZAÇÃO DE AÇÕES
INCLUSIVAS NA SALA DE RECURSOS, ESTA FOI IMPORTANTE PARA QUE A PROFESSORA ESPECIALISTA INICIASSE
UMA REFLEXÃO SOBRE A SUA ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO A SEU ALUNADO. |
|
Título (EN): |
INCLUSIVE EDUCATION: A CRITICAL ANALYSIS OF THE TEACHING PRACTICES OF THE ROOM OF RESOURCES EDUCATOR |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CURRICULAR ADAPTATIONS ♠ INCLUSIVE EDUCATION ♠ INCLUSIVE EDUCATIONAL POLICIES ♠ ROOM OF RESOURCES
|
Resumo Original (EN): |
|
IN THE CONTEXT OF THE EDUCATIONAL INCLUSION, THE ACCESS AND PERMANENCE IN THE EDUCATIONAL
PROCESS MUST BE GUARANTEED TO ALL STUDENTS, EVEN THOUGH THE DIFFERENCES ARE EXTREMELY
SIGNIFICANT. SO, THE GOAL OF THIS STUDY WAS TO ANALYZE THE CONTEXT OF ROOM OF RESOURCES AND
REALIZE AN INTERVENTION WITH A SPECIAL EDUCATOR ON PROMOTING INCLUSIVE EDUCATIONAL PRACTICES.
DATA WERE COLLECTED IN FIVE PHASES: 1) CHARACTERIZATION OF THE INVESTIGATED CONTEXT FOLLOWING
SYSTEMATIC OBSERVATIONS ACCORDING TO PERIOD OF ATTENDANCE, NUMBER OF STUDENTS, PHYSICAL
CONDITIONS OF THE CLASSROOM, EXISTENCE AND USE OF PEDAGOGICAL MATERIALS, MAIN CHARACTERISTICS
OF THE POPULATION ATTENDED, THE PEDAGOGICAL PERFORMANCE AND TEACHING ACTIVITIES; 2) ANALYSIS OF
THE PEDAGOGICAL PLAN OF THE ROOM OF RESOURCES BASED ON THE EXISTENCE OF ADAPTATIONS TO THE
NEEDS OF THE STUDENTS, THE EXISTENCE OF GOALS FOR THE STUDENT IN THE COMMON CLASSROOM, AND THE
EXISTENCE OF STRATEGIES OF CONTRIBUTION WITH THE RESPECTIVE TEACHER OF THE REGULAR CLASSROOM; 3)
APPLICATION OF INTERVIEW BEFORE AND AFTER INTERVENTION TO INVESTIGATE THE COMPREHENSION OF THE
EDUCATOR ABOUT THE FUNCTIONS OF THE ROOM OF RESOURCES; 4) THEORETICAL DISCUSSIONS FOLLOWING THE
THEMATIC OF INCLUSIVE EDUCATION; 5) MEETINGS TO FULFILL THE INDIVIDUAL DOCUMENT OF CURRICULAR
ADAPTATIONS AND IMPLEMENTATION OF THE DOCUMENTS. THE FOLLOWING ANALYSIS PROCEDURE WAS: 1)
CHARACTERIZATION OF THE INVESTIGATED CONTEXT BASED ON THE COMPARISON WITH THE LEGAL DOCUMENTS
REFERRED TO THE FUNCTIONING OF THE ROOM OF RESOURCES; 2) ANALYSIS OF THE INTERVIEWS REALIZED
BEFORE AND AFTER THE PERIOD OF INTERVENTION AND 3) ANALYSIS OF INDIVIDUAL DOCUMENTS OF
CURRICULAR ADAPTATIONS. AS RESULTS, THE STUDY SHOWED DIVERGENCES BETWEEN THE LAWS AND THE
CONTEXT OF THE ROOM OF RESOURCES INVESTIGATED. INTERVENTION WAS NOT COMPLETELY SATISFACTORY IN
THE IMPLEMENTATION OF INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES TO THE ROOM OF RESOURCES, NEVERTHELESS IT WAS IMPORTANT TO THE SPECIAL EDUCATOR INITIATE A REFLECTION ABOUT ITS PEDAGOGICAL PRACTICES
ADOPTED IN ATTENDANCE OF THE STUDENTS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20080303_OLIVEIRA MARILEIDE ANTUNES DE.pdf
|
Tamanho: |
2444 Kb (2444887 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
27/06/2008 ÀS 10:09:28 |
Atualizado: |
27/06/2008 ÀS 10:09:28 |
Visitas: |
2190 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 08:14:24 |
Downloads: |
147 |
Último Download em : |
25/06/2021 ÀS 14:34:57 |