Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ORIENTAÇÃO SEXUAL: A SEXUALIDADE QUE ESTÁ SENDO ENSINADA NAS NOSSAS ESCOLAS
Autor:
MARIUZZO, TEREZINHA
Email:
tmariuzzo@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2003
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA
Banca Examinadora:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA
Drª. AGUIAR, WANDA MARIA JUNQUEIRA DE
Data de Defesa:
14/02/2003
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSOR
ORIENTAÇÃO SEXUAL
SEXUALIDADE NA ESCOLA E TEMAS TRANSVERSAIS
Resumo Original (PT):
A SEXUALIDADE HUMANA É DE NATUREZA SÓCIO-HISTÓRICA COMO QUALQUER ATIVIDADE HUMANA, DA QUAL TEMOS UM CONHECIMENTO ACUMULADO PELA HUMANIDADE AO LONGO DA SUA HISTÓRIA. APESAR DISSO, ELA É MUITAS VEZES, AINDA HOJE, TRATADA APENAS NA SUA DIMENSÃO BIOLÓGICA E/OU CARREGADA DE MORALISMO, TENDO DOS DOGMAS RELIGIOSOS GRANDE INTERFERÊNCIA. ATUALMENTE COM AS MUDANÇAS QUE ESTÃO OCORRENDO NO SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA, COM A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA E A IMPLANTAÇÃO EM NÍVEL MUNDIAL DA POLÍTICA NEOLIBERAL, OS PROBLEMAS LIGADOS À SEXUALIDADE HUMANA, TÊM SE INTENSIFICADO E COM ISSO, VÊM CAUSANDO SOFRIMENTO NAQUELES QUE POSSUEM FORMAÇÃO INCONSISTENTE ACERCA DO ASSUNTO. ENTRE OS ADOLESCENTES TÊM AUMENTADO A OCORRÊNCIA DAS DST´S, DA AIDS E DE GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA. DIANTE DESSA SITUAÇÃO, TORNOU-SE CONSENSO ENTRE PAIS E EDUCADORES QUE A ESCOLA É UM ESPAÇO QUE PODE E DEVE OFERECER FORMAÇÃO A RESPEITO DA TEMÁTICA. VISANDO SABER SE A ESCOLA ESTÁ OCUPANDO ESSE ESPAÇO E COMO O ESTÁ FAZENDO, A PRESENTE PESQUISA BUSCOU ATRAVÉS DE ENTREVISTAS ESTRUTURADAS COM OITO PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LOCALIZADA EM BAIRRO PERIFÉRICO NO MUNICÍPIO DE BAURU/SP, LEVANTAR: AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE SEXUALIDADE; SE ABORDAM EFETIVAMENTE O ASSUNTO E COMO O ESTÃO FAZENDO EM SUAS AULAS; SE O USO DO TEMA TRANSVERSAL DE ORIENTAÇÃO SEXUAL OCORRE E COMO O FAZEM; COM A PUBLICAÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E TEMA TRANSVERSAL EM ORIENTAÇÃO SEXUAL, SE O TRABALHO DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA MUDOU, E EVIDENCIAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES NA ABORDAGEM DE TEMAS SEXUAIS. OS RESULTADOS QUE OBTIVEMOS, EM SÍNTESE, FORAM QUE: QUANTO À CONCEPÇÃO SOBRE SEXUALIDADE, A MAIORIA DOS PROFESSORES TEM DIFICULDADES EM FALAR SOBRE A TEMÁTICA E O POUCO QUE FALAM É CARREGADO DE VERGONHA E MORALISMO, SALVO EXCEÇÃO. A MAIORIA ABORDA O ASSUNTO SE OS ALUNOS PERGUNTAREM OU SE FOR DETERMINADA PELOS SUPERIORES, DURANTE UMA SEMANA NO ANO, GERALMENTE VINCULANDO ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS, SALVO A PROFESSORA DE CIÊNCIAS QUE INSERE O TEMA AO FALAR SOBRE REPRODUÇÃO HUMANA E O PROFESSOR DE PSICOLOGIA QUE PLANEJA A TEMÁTICA EM SUA DISCIPLINA; O ESTÃO FAZENDO DE FORMA PRECÁRIA, FRAGMENTADA, MORALISTA, COM A PRESENÇA MARCANTE DE CONTEÚDOS DE SENSO COMUM. A MAIORIA NÃO CONHECE OS PCN E O TEMA TRANSVERSAL EM ORIENTAÇÃO SEXUAL E NÃO OS IMPLEMENTAM EM SUAS AULAS E O QUE MUDOU A PARTIR DELES É QUE OS ASSUNTOS RELATIVOS À SEXUALIDADE DEVEM SER ABORDADOS EM SUAS AULAS. A DIFICULDADE MAIOR APRESENTADA É A NÃO-FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE. FINALMENTE, CONSIDERANDO ESSES RESULTADOS, FIZEMOS ALGUMAS SUGESTÕES, PRINCIPALMENTE, NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR, DEIXANDO O TEMA ABERTO PARA PESQUISAS SUBSEQÜENTES CONGÊNERES.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
SCHOOL SEXUALITY AND TRANSVERSES THEMES
SEXUAL ORIENTATION
TEACHER'S FORMATION
Resumo Original (EN):
THE NATURE OF HUMAN SEXUALITY IS SOCIO-HISTORICAL AS ANY OTHER HUMAN ACTIVITY THAT WE HAVE AND ACCUMULATED KNOWLEDGE FOR THE HUMANITY ALONG THE HISTORY. IN SPITE OF THAT, THE HUMAN SEXUALITY IS STILL TODAY, JUST TREATED IN ITS BIOLOGICAL DIMENSION AND/OR LOADED OF MORALISM, TENDS OF THE DOGMAS GREAT RELIGIOUS INTERFERENCE. NOWADAYS WITH THE CHANGES THAT ARE HAPPENING IN THE CAPITALIST ECONOMICAL SYSTEM, WITH THE GLOBALIZATION OF THE ECONOMY AND THE IMPLANTATION IN ALL WORLD OF THE NEOLIBERAL POLITICS, THE LINKED PROBLEMS TO THE HUMAN SEXUALITY, HAVE INTENSIFIED ARE CAUSING SUFFERING IN THOSE THAT POSSESS INCONSISTENT FORMATION CONCERNING THE SUBJECT. AMONG THE ADOLESCENTS IT HAS BEEN INCREASING THE OCCURRENCE OF DST´S, OF AIDS AND OF NOT PLANNED PREGNANCY. DUE TO THAT SITUATION, IT BECAME A CONSENSUS BETWEEN PARENTS AND EDUCATORS THAT, THE SCHOOL IS A SPACE THAT CAN OFFER FORMATION REGARDING THE SEXUALITY THEME. SEEKING TO KNOW IF THE SCHOOL IS OCCUPYING THAT SPACE AND HOW THIS INSTITUTION IS MAKING IT, THIS RESEARCH LOOKED FOR THROUGH INTERVIEWS STRUCTURED WITH EIGHT TEACHERS OF STATE PUBLIC SCHOOL OF FUNDAMENTAL AND MEDIUM LEVEL, LOCATED IN OUTLYING NEIGHBORHOOD IN THE MUNICIPAL DISTRICT OF BAURU/SP, TO KNOW: THE TEACHER'S CONCEPTIONS ABOUT SEXUALITY; IF THEY APPROACH THE SUBJECT INDEED AND HOW THEY ARE MAKING IT, IN THEIR CLASSES; IF THE USE OF THE TRAVERSE THEME OF SEXUAL ORIENTATION HAPPENS AND HOW THEY MAKE IT; INVESTIGATE IF WITH THE PUBLICATION OF THE PARAMETERS NATIONAL CURRICULARES (PCN) AND TRAVERSE THEME IN SEXUAL ORIENTATION, THE TEACHERS' WORK IN CLASSROOM CHANGED, AND TO EVIDENCE THE TEACHERS' MAIN DIFFICULTIES IN THE APPROACH OF SEXUAL THEMES. THE RESULTS THAT WE OBTAINED, IN SYNTHESIS, WERE THAT: AS FOR THE CONCEPTION ABOUT SEXUALITY, MOST OF THE TEACHERS HAVE DIFFICULTIES IN TALKING ABOUT THE THEME AND THE LITTLE THAT THEY SPEAK IS LOADED OF SHAME AND MORALISM. MOST OF THEM APPROACH THE SUBJECT IF THE STUDENTS ASK OR IF IT IS CERTAIN FOR THE SUPERIORS, DURING ONE WEEK IN THE YEAR, USUALLY LINKING TO THE TRANSMISSIBLE DISEASES, EXCEPT FOR THE TEACHER OF SCIENCES THAT INSERTS THE THEME WHEN TALKING ABOUT HUMAN REPRODUCTION AND THE TEACHER OF PSYCHOLOGY THAT PLANS THE THEME IN HIS/HER DISCIPLINE; THEY ARE MAKING IT IN A PRECARIOUS WAY, FRAGMENTED, MORALIST, WITH THE OUTSTANDING PRESENCE OF CONTENTS OF COMMON SENSE. MOST OF THEM DON'T KNOW PCN AND THE TRAVERSE THEME IN SEXUAL ORIENTATION AND THEY DON'T IMPLEMENT THEM IN THEIR CLASSES. WE OBSERVED THAT WHAT HAS CHANGED STARTING FROM THEM IS THAT THE RELATIVE SUBJECTS TO THE SEXUALITY SHOULD BE APPROACHED IN THEIR CLASSES. THE PRESENTED LARGER DIFFICULTY IS THE NON-FORMATION IN SEXUALITY. FINALLY, CONSIDERING THOSE RESULTS, WE MADE SOME SUGGESTIONS, MAINLY, IN WHAT HE/SHE REFERS TO THE TEACHER'S FORMATION, LEAVING THE OPEN THEME FOR CONGENEROUS SUBSEQUENT RESEARCHES.
Arquivo:
DIS_MEST20030214_MARIUZZO TEREZINHA.pdf
Tamanho:
1284 Kb (1284792 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/06/2008 ÀS 10:50:15
Atualizado:
20/06/2008 ÀS 10:50:15
Visitas:
1332
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 15:13:31
Downloads:
112
Último Download em :
17/12/2018 ÀS 18:55:51
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por