Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA C/T/S/A VOLTADA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Autor:
MARIA, CAROLINA JOSÉ
Email:
cjosemaria@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. GALVÃO, VIVIANE SOUZA
Banca Examinadora:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. GALVÃO, VIVIANE SOUZA
Dr. MEGID NETO, JORGE
Data de Defesa:
28/02/2008
Palavras-Chave (PT):
CIÊNCIAS (PRIMEIRO GRAU)
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
ESTUDO E ENSINO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LIVRO DIDÁTICO ? POLÍTICA
Resumo Original (PT):
AO LONGO DO PERCURSO ESCOLAR, NO DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM, O LIVRO DIDÁTICO SURGE COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES E RECORRENTES FERRAMENTAS DE AUXÍLIO A ESSAS SITUAÇÕES, QUE ENVOLVEM PROFESSORES E ALUNOS NA SALA DE AULA. PORTANTO, UMA ANÁLISE CRITERIOSA DESTES MATERIAIS É INDISPENSÁVEL PARA SE COMPREENDER AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO TAL COMO HOJE SE PRECONIZA, VOLTADA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. A PRESENTE PESQUISA ANALISA AS PERSPECTIVAS DE ENSINO IMPLÍCITAS EM UMA AMOSTRA DE SEIS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS, APROVADOS E DISTRIBUÍDOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, E UTILIZADOS POR PROFESSORES QUE LECIONAM AS CIÊNCIAS EM NÍVEL FUNDAMENTAL DE ENSINO (3ª E 4ª SÉRIES). OS TÓPICOS ANALISADOS ENVOLVEM ASSUNTOS SOBRE SAÚDE - ALIMENTAÇÃO HUMANA. OS REFERENCIAIS DE ANÁLISE QUE UTILIZAMOS ENQUADRAM-SE NUMA NOVA VISÃO DE DIDÁTICA: A DIDÁTICA COMO UM RECURSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO HUMANA, DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À VIDA NA SOCIEDADE ATUAL. ANALISAM-SE, TAMBÉM, DOCUMENTOS OFICIAIS TAIS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS) E O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD), VISANDO COMPREENDER DE QUE FORMA CONTRIBUEM PARA UM CONSENSO FUNDAMENTADO DO QUE VENHAM A SER ENSINO/APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO CIENTÍFICA VOLTADAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA ATUALIDADE. OS LIVROS ANALISADOS APRESENTAM UM CONHECIMENTO EM DIDÁTICA DA CIÊNCIA POUCO EMBASADO NOS ATUAIS PRECEITOS DA DIDÁTICA E DA FORMAÇÃO HUMANA, INCOERÊNCIAS QUE PODEM SER DECORRENTES DA FALTA DE UM CONSENSO MAIS FUNDAMENTADO NUMA NOVA FILOSOFIA DE CIÊNCIA, DO QUE VENHA A SER CIÊNCIA, ENSINO/APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO CIENTÍFICA NA SOCIEDADE ATUAL. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES DOS DISCURSOS E PRÁTICAS POLÍTICAS OFICIAIS ENVOLVENDO O LIVRO DIDÁTICO TAMBÉM APONTAM NESTE MESMO SENTIDO, OU SEJA, A NECESSIDADE DE CONHECIMENTOS SOBRE AS CIÊNCIAS COMO UM PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
EDUCATION
FORMATION OF TEACHERS
SCIENCE (ELEMENTARY SCHOOL)
SCIENTIFIC EDUCATION
STUDY AND TEACHING OF
TEXTBOOKS - POLICY
Resumo Original (EN):
ALONG SCHOOL YEARS, IN THE DEVELOPMENT OF SEVERAL LEARNING SITUATIONS, THE TEXTBOOK APPEARS AS ONE OF THE MOST IMPORTANT AND RECURRING HELPING TOOLS TO THESE SITUATIONS WHICH INVOLVE TEACHERS AND STUDENTS IN THE CLASSROOM. THEREFORE, A CAREFUL ANALYSIS OF THIS MATERIAL IS ESSENTIAL TO UNDERSTAND ITS CONTRIBUTION TO EDUCATION AS SEEN TODAY, THAT IS, EDUCATION AIMED AT THE EXERCISE OF CITIZENSHIP. THE PRESENT RESEARCH ANALYSES THE IMPLICIT TEACHING PERSPECTIVES IN A SAMPLE OF SIX SCIENCE TEXTBOOKS APPROVED AND DISTRIBUTED BY THE MINISTRY OF EDUCATION, AND USED BY 3RD AND 4TH GRADE SCIENCE TEACHERS. THE TOPICS ANALYZED INVOLVE ISSUES ABOUT HEALTH ? HUMAN FEEDING. THE ANALYSIS REFERENTIAL USED FIT INTO A NEW PERSPECTIVE OF DIDACTIC: THE DIDACTIC AS A RESOURCE OF LEARNING AND HUMAN FORMATION, OF BUILDING OF KNOWLEDGE THAT IS NECESSARY FOR LIFE IN THE CURRENT SOCIETY. IT ALSO ANALYZES OFFICIAL DOCUMENTS SUCH AS THE NATIONAL CURRICULUM PARAMETERS AND THE NATIONAL DIDACTIC BOOK PROGRAM TO UNDERSTAND HOW THEY CONTRIBUTE TO A WELL-FOUNDED CONSENSUS OF WHAT TEACHING/LEARNING AS WELL AS CURRENT SCIENTIFIC FORMATION AIMED AT THE EXERCISE OF CITIZENSHIP ARE. THE BOOKS ANALYZED SHOW A KNOWLEDGE IN SCIENCE DIDACTIC THAT IS POORLY BASED ON CURRENT PRECEPTS OF DIDACTIC AND HUMAN FORMATION, INCOHERENCIES THAT MAY RESULT FROM A LACK OF CONSENSUS GROUNDED ON A NEW PHILOSOPHY OF SCIENCE, OF WHAT SCIENCE, TEACHING/LEARNING AS WELL AS SCIENTIFIC FORMATION IN CURRENT SOCIETY ARE. THE RESULTS OF THE ANALYSIS OF POLITICAL PRACTICES AND SPEECHES ABOUT THE TEXTBOOK ALSO POINTS IN THE SAME DIRECTION, THAT IS, THE NEED OF KNOWLEDGE OF THE SCIENCES AS A HUMAN FORMATION PROCESS.
Arquivo:
DIS_MEST20080228_MARIA CAROLINA JOSE.pdf
Tamanho:
3433 Kb (3433976 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/06/2008 ÀS 10:06:11
Atualizado:
19/06/2008 ÀS 10:06:11
Visitas:
1496
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 01:21:38
Downloads:
125
Último Download em :
13/11/2020 ÀS 11:15:05
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por