Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
MOREIRA, CLÁUDIO
Email:
gibimora@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Orientador:
Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI
Banca Examinadora:
Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. PIERSON, ALICE HELENA CAMPOS
Data de Defesa:
07/03/2008
Palavras-Chave (PT):
CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL) ? MODELOS DE ENSINO
PRÁTICA DOCENTE
PROFESSOR PESQUISADOR CRÍTICO-REFLEXIVO
PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL ? FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ENFOCAR AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ATUALIDADE, E OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS QUE AS EMBASAM, ASSIM COMO O NÍVEL DE ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES COM AS PROPOSTAS DE INOVAÇÕES E/OU REORGANIZAÇÕES CURRICULARES PARA TAL ENSINO. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEVE A PARTICIPAÇÃO DE CINCO PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM EM QUATRO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO. PARA A COLETA DE DADOS FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS, REALIZADAS ENTREVISTAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS, OBSERVADAS 25 (VINTE E CINCO) AULAS DESSES PROFESSORES E ANALISADOS SEUS PLANOS DE ENSINO E OS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS POR ELES. ATRAVÉS DESSES INSTRUMENTOS TENTOU-SE DESVENDAR O RETRATO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE E OS ENTRAVES QUE LIMITAM AS PRÁTICAS DOCENTES PARA COMPREENSÃO DO QUE FALTA PARA QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM OCORRAM DE MODO MAIS SATISFATÓRIO. ESTES ASPECTOS FORAM PRIORIZADOS POR SEREM RELEVANTES COMO PONTO DE PARTIDA PARA QUALQUER PROCESSO DE MUDANÇA NO ENSINO. CONCLUI-SE QUE, MUITO AINDA HÁ DE SER FEITO, PRINCIPALMENTE NO CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, VISTO QUE O ENSINO MINISTRADO CONSERVA OS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA TRADICIONAL, QUANDO O DESEJÁVEL SERIA O ENSINO ATIVO, PARA O ALCANCE DA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
HIGH SCHOOL TEACHERS ? CONTINUED INTENSIVE STUDIES
PRACTICAL TEACHING
RESEARCHER CRITICAL ? REFLEXIVE TEACHERS
SCIENCE (HIGH SCHOOLARIZATION) ? TEACHING MODELS
Resumo Original (EN):
THIS PAPER AIMS TO GIVE EMPHASIS ABOUT PRACTICAL TEACHING OF SCIENCE TEACHERS OF HIGH SCHOOL NOWADAYS, AS WELL TO CONCERN ABOUT THEORICAL EMBASAMENTS OF TEACHING AND LEARNING AND SO THEIR INVOLVEMENT WHEN FACING INNOVATION AND/OR REORGANIZATION PURPOSES RELATED TO THIS MATTER. THE RESEARCH BASED ON QUALITATIVE DATA HAD 05 SCIENCE TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS OF SÃO PAULO STATE AND THE DATA WERE GATHERED THROUGH 25 QUESTIONNAIRES, INDIVIDUAL AND GRUPAL INTERVIEWS AND 25 TIMES OBSERVATION OF CLASSES BY THESE TEACHERS WHEN DOING THAT. THEIR SCHEDULES (PLANS OF WORK), SCHOOL METHODS ADOPTED BY HIGH SCHOOLS WERE STILL SUBJECTED TO A STUDY. BY THOSE INSTRUMENTS THE PORTRAIT OF SCIENCE NOWADAYS WAS THE GOAL TO FACE PROBLEMS THAT THIS WORK CAN CAUSE TO EDUCATION PROCESS, IN ORDER TO BRING COMPREHENSION TO THE LACKS OF TEACHER?S PRACTICE TO MAKE THEM THE WAY TO A BETTER JOB IN EDUCATION (SATISFACTION WAYS OF DOING THIS). THESE POINTS OF VIEW WERE CONSIDERED INITIAL TO ANY CHANGE IN EDUCATION PROCESS. FINALLY, THERE ARE SO MUCH THINGS TO DO IN EDUCATION MAINLY ABOUT PROFESSIONAL CAREER, ABOUT ITS BEGINNING AND IN ITS CONTINUING OF SCIENCE TEACHERS, CAUSE THEIR JOB STILL HAS TRADITIONAL PEDAGOGIC PRACTICES AND THE IDEAL WAY TO WORK COULD BE ACTUALLY BEING ACTIVE WHEN TEACHING, IN ORDER TO REACH SCIENTIFIC ALPHABETIZATION IN EDUCATIONAL PROCESS.
Arquivo:
DIS_MEST20080307_MOREIRA CLAUDIO.pdf
Tamanho:
2270 Kb (2270027 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
10/06/2008 ÀS 11:37:57
Atualizado:
10/06/2008 ÀS 11:37:57
Visitas:
1440
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 08:22:08
Downloads:
78
Último Download em :
29/09/2015 ÀS 00:27:37
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por