Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CLADOGRAMAS E EVOLUO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Autor:
GUIMARES, MRCIO ANDREI
Email:
isapuntel@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. AMORIM, DALTON DE SOUZA
Data de Defesa:
29/09/2005
Palavras-Chave (PT):
CLADOGRAMAS
ENSINO DE BIOLOGIA
EVOLUO
SISTEMTICA FILOGENTICA
Resumo Original (PT):
NESSE TRABALHO, BUSCOU-SE ANALISAR AS CONTRIBUIES DA SISTEMTICA FILOGENTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA DE NVEL MDIO. PARA ATINGIR TAL OBJETIVO, FOI DESENVOLVIDO UM MINICURSO INTITULADO ?ENCONTRANDO PARENTESCO ENTRE OS SERES VIVOS?. NESSE MINICURSO FORAM ABORDADAS TEMAS RELATIVOS EVOLUO, SISTEMTICA FILOGENTICA E ZOOLOGIA. APESAR DE A RECONSTRUO FILOGENTICA NO SER ACESSVEL A TODOS OS ESTUDANTES, SUA INTERPRETAO FOI DE GRANDE VALOR NO LEVANTAMENTO DE QUESTES RELATIVAS EVOLUO HUMANA E MANIPULAO GENTICA EM SERES HUMANOS. BOA PARTE DAS DISCUSSES REVELOU QUE A AQUISIO DO CONHECIMENTO CIENTFICO DEPENDENTE DAS REPRESENTAES SOCIAIS DOS ESTUDANTES E INFLUENCIADA POR ELAS.
Título (EN):
CLADOGRAMS AND EVOLUTION IN THE BIOLOGY TEACHING
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY TEACHING
CLADOGRAMS
EVOLUTION
PHILOGENETICS SYSTEMATICS
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH FOCUSES THE USE OF CLADOGRAMS IN BIOLOGY TEACHING IN ORDER TO ESTABLISH SOME CONTRIBUTIONS OF THEM, MAINLY TO THE TEACHING OF EVOLUTION, FOR HIGH SCHOOL. TO REACH THIS INTENT A SHORT-TERM COURSE WAS PLANNED TO APPROACH EVOLUTION BY MEANS OF CLADOGRAMS SHOWING THE PHILOGENETICS RELATIONSHIPS OF MOST COMMON ANIMALS. AFTER THE END OF THE COURSE, THE STUDENTS WERE INTERVIEWED ABOUT THEIR CONCEPTIONS. BEYOND THE SCIENTIFIC CONCEPTS AS EVOLUTION AND ADAPTATION, CONCEPTS ABOUT ETHICS, SCIENCE AND RELIGION, WERE REVEALED AND MOST OF THEM WERE STRONGLY AFFECTED BY SOCIAL SCIENCE'S REPRESENTATIONS OF THE STUDENTS AND THUS INFLUENCED THEIR LEARNING OF THE SUBJECT.
Arquivo:
DIS_MEST20050929_GUIMARAES MARCIO ANDREI.pdf
Tamanho:
7268 Kb (7268901 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/02/2007 ÀS 10:49:48
Atualizado:
23/02/2007 ÀS 10:49:48
Visitas:
8531
Última Visita em :
21/04/2019 ÀS 16:23:35
Downloads:
1014
Último Download em :
17/04/2019 ÀS 17:22:30
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por