DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
CLADOGRAMAS E EVOLUÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA |
Autor: |
GUIMARÃES, MÁRCIO ANDREI |
Email: |
isapuntel@fc.unesp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2005 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. BASTOS, FERNANDO ♠ Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE ♠ Dr. AMORIM, DALTON DE SOUZA
|
Data de Defesa: |
29/09/2005 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CLADOGRAMAS ♠ ENSINO DE BIOLOGIA ♠ EVOLUÇÃO ♠ SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA
|
Resumo Original (PT): |
|
NESSE TRABALHO, BUSCOU-SE ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMÁTICA
FILOGENÉTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA DE NÍVEL MÉDIO. PARA ATINGIR TAL
OBJETIVO, FOI DESENVOLVIDO UM MINICURSO INTITULADO ?ENCONTRANDO
PARENTESCO ENTRE OS SERES VIVOS?. NESSE MINICURSO FORAM ABORDADAS TEMAS
RELATIVOS À EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA E ZOOLOGIA. APESAR DE A
RECONSTRUÇÃO FILOGENÉTICA NÃO SER ACESSÍVEL A TODOS OS ESTUDANTES, SUA
INTERPRETAÇÃO FOI DE GRANDE VALOR NO LEVANTAMENTO DE QUESTÕES RELATIVAS À
EVOLUÇÃO HUMANA E MANIPULAÇÃO GENÉTICA EM SERES HUMANOS. BOA PARTE DAS
DISCUSSÕES REVELOU QUE A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO É
DEPENDENTE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES E INFLUENCIADA POR
ELAS. |
|
Título (EN): |
CLADOGRAMS AND EVOLUTION IN THE BIOLOGY TEACHING |
Palavras-Chave (EN): |
♠ BIOLOGY TEACHING ♠ CLADOGRAMS ♠ EVOLUTION ♠ PHILOGENETICS SYSTEMATICS
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS RESEARCH FOCUSES THE USE OF CLADOGRAMS IN BIOLOGY TEACHING IN ORDER TO
ESTABLISH SOME CONTRIBUTIONS OF THEM, MAINLY TO THE TEACHING OF EVOLUTION,
FOR HIGH SCHOOL. TO REACH THIS INTENT A SHORT-TERM COURSE WAS PLANNED TO
APPROACH EVOLUTION BY MEANS OF CLADOGRAMS SHOWING THE PHILOGENETICS
RELATIONSHIPS OF MOST COMMON ANIMALS. AFTER THE END OF THE COURSE, THE
STUDENTS WERE INTERVIEWED ABOUT THEIR CONCEPTIONS. BEYOND THE SCIENTIFIC
CONCEPTS AS EVOLUTION AND ADAPTATION, CONCEPTS ABOUT ETHICS, SCIENCE AND
RELIGION, WERE REVEALED AND MOST OF THEM WERE STRONGLY AFFECTED BY SOCIAL
SCIENCE'S REPRESENTATIONS OF THE STUDENTS AND THUS INFLUENCED THEIR LEARNING
OF THE SUBJECT. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20050929_GUIMARAES MARCIO ANDREI.pdf
|
Tamanho: |
7268 Kb (7268901 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
23/02/2007 ÀS 10:49:48 |
Atualizado: |
23/02/2007 ÀS 10:49:48 |
Visitas: |
10206 |
Última Visita em : |
08/02/2025 ÀS 14:13:22 |
Downloads: |
1054 |
Último Download em : |
29/10/2024 ÀS 00:56:49 |