Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CLADOGRAMAS E EVOLUÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Autor:
GUIMARÃES, MÁRCIO ANDREI
Email:
isapuntel@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. AMORIM, DALTON DE SOUZA
Data de Defesa:
29/09/2005
Palavras-Chave (PT):
CLADOGRAMAS
ENSINO DE BIOLOGIA
EVOLUÇÃO
SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA
Resumo Original (PT):
NESSE TRABALHO, BUSCOU-SE ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA DE NÍVEL MÉDIO. PARA ATINGIR TAL OBJETIVO, FOI DESENVOLVIDO UM MINICURSO INTITULADO ?ENCONTRANDO PARENTESCO ENTRE OS SERES VIVOS?. NESSE MINICURSO FORAM ABORDADAS TEMAS RELATIVOS À EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA E ZOOLOGIA. APESAR DE A RECONSTRUÇÃO FILOGENÉTICA NÃO SER ACESSÍVEL A TODOS OS ESTUDANTES, SUA INTERPRETAÇÃO FOI DE GRANDE VALOR NO LEVANTAMENTO DE QUESTÕES RELATIVAS À EVOLUÇÃO HUMANA E MANIPULAÇÃO GENÉTICA EM SERES HUMANOS. BOA PARTE DAS DISCUSSÕES REVELOU QUE A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO É DEPENDENTE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES E INFLUENCIADA POR ELAS.
Título (EN):
CLADOGRAMS AND EVOLUTION IN THE BIOLOGY TEACHING
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY TEACHING
CLADOGRAMS
EVOLUTION
PHILOGENETICS SYSTEMATICS
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH FOCUSES THE USE OF CLADOGRAMS IN BIOLOGY TEACHING IN ORDER TO ESTABLISH SOME CONTRIBUTIONS OF THEM, MAINLY TO THE TEACHING OF EVOLUTION, FOR HIGH SCHOOL. TO REACH THIS INTENT A SHORT-TERM COURSE WAS PLANNED TO APPROACH EVOLUTION BY MEANS OF CLADOGRAMS SHOWING THE PHILOGENETICS RELATIONSHIPS OF MOST COMMON ANIMALS. AFTER THE END OF THE COURSE, THE STUDENTS WERE INTERVIEWED ABOUT THEIR CONCEPTIONS. BEYOND THE SCIENTIFIC CONCEPTS AS EVOLUTION AND ADAPTATION, CONCEPTS ABOUT ETHICS, SCIENCE AND RELIGION, WERE REVEALED AND MOST OF THEM WERE STRONGLY AFFECTED BY SOCIAL SCIENCE'S REPRESENTATIONS OF THE STUDENTS AND THUS INFLUENCED THEIR LEARNING OF THE SUBJECT.
Arquivo:
DIS_MEST20050929_GUIMARAES MARCIO ANDREI.pdf
Tamanho:
7268 Kb (7268901 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/02/2007 ÀS 10:49:48
Atualizado:
23/02/2007 ÀS 10:49:48
Visitas:
10013
Última Visita em :
26/03/2024 ÀS 10:20:59
Downloads:
1052
Último Download em :
14/10/2023 ÀS 16:37:23
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por