Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A FORMAÇÃO CONCEITUAL EM GEOMETRIA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Autor:
PROENÇA, MARCELO CARLOS DE
Email:
marceloproenca@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. VIANA, ODALEA APARECIDA
Drª. PAVANELLO, REGINA MARIA
Data de Defesa:
27/02/2008
Palavras-Chave (PT):
CONCEITOS GEOMÉTRICOS
ENSINO DE GEOMETRIA
FORMAÇÃO CONCEITUAL
POLÍGONOS E POLIEDROS
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O CONHECIMENTO DECLARATIVO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE POLÍGONOS E POLIEDROS EM TERMOS DE SEUS ATRIBUTOS DEFINIDORES, DAS RELAÇÕES SUBORDINADAS E SUPRA-ORDENADAS E DE SEUS EXEMPLOS E NÃO-EXEMPLOS. A CONCEPÇÃO TEÓRICA UTILIZADA FOI O MODELO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE KLAUSMEIER E GOODWIN (1977). OS PARTICIPANTES FORAM 253 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE OFICIAL PÚBLICA DE ENSINO DE BAURU, QUE RESPONDERAM, NA PRIMEIRA FASE, UM QUESTIONÁRIO, UMA PROVA MATEMÁTICA, UM TESTE DE ATRIBUTOS DEFINIDORES, UM TESTE DE EXEMPLOS E NÃO-EXEMPLOS E UM TESTE DE RELAÇÕES SUBORDINADAS E SUPRA-ORDENADAS. NA SEGUNDA FASE, FORAM SELECIONADOS, ALEATORIAMENTE, TRÊS ALUNOS COM MÉDIA ABAIXO DE CINCO PONTOS E TRÊS ALUNOS COM MÉDIA IGUAL OU SUPERIOR A CINCO PONTOS PARA PARTICIPAREM DE UMA ENTREVISTA. OS RESULTADOS COLETADOS NA PRIMEIRA FASE, ANALISADOS QUANTITATIVAMENTE, MOSTRARAM QUE NO TESTE DE ATRIBUTOS DEFINIDORES A NOTA MÉDIA FOI DE 6,03, SENDO QUE NÃO HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE AS SÉRIES (P = 0,084). NO TESTE DE EXEMPLOS E NÃO-EXEMPLOS A NOTA MÉDIA 5,59 REFLETIU O DESEMPENHO DOS PARTICIPANTES E NÃO FORAM ENCONTRADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE AS SÉRIES (P = 0,057). EM RELAÇÃO AO TESTE DE RELAÇÕES SUBORDINADAS E SUPRA-ORDENADAS A NOTA MÉDIA DOS PARTICIPANTES FOI 5,64, SENDO QUE A NOTA MÉDIA OBTIDA PELA PRIMEIRA SÉRIE DIFERIU SIGNIFICATIVAMENTE DA NOTA MÉDIA OBTIDA PELA TERCEIRA SÉRIE (P = 0,024). EM RELAÇÃO AOS DADOS DA SEGUNDA FASE, ANALISADOS QUALITATIVAMENTE, ALGUNS PARTICIPANTES PENSAVAM, DE MANEIRA EQUIVOCADA, SOBRE OS ATRIBUTOS DEFINIDORES DE POLÍGONOS E DE POLIEDROS. OS ATRIBUTOS IRRELEVANTES NÃO INTERFERIRAM NA IDENTIFICAÇÃO DA FIGURAS SELECIONADAS DO TESTE DE EXEMPLOS E NÃO-EXEMPLOS COMO EXEMPLOS DE POLÍGONOS. NA ANÁLISE DE ALGUMAS AFIRMAÇÕES DO TESTE DE RELAÇÕES SUBORDINADAS E SUPRA-ORDENADAS, OS PARTICIPANTES TIVERAM DIFICULDADES PARA EXPLICAR O ATRIBUTO COMUM ENTRE EXEMPLOS DE POLÍGONOS E DE POLIEDROS AS QUAIS ESTIVERAM RELACIONADAS À FALTA DE CONHECIMENTO DA PRÓPRIA FIGURA. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UM CONHECIMENTO DECLARATIVO DE POLÍGONOS E DE POLIEDROS LONGE DO DESEJÁVEL PARA ALUNOS QUE ESTÃO NO ENSINO MÉDIO.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
GEOMETRICAL CONCEPTS
GEOMETRY TEACHING
POLYGONS AND POLYHEDRONS
Resumo Original (EN):
THE OBJECTIVE OF THIS RESEACH WAS TO ANALYSE THE DECLARATIVE KNOWLEDGE OF STUDENTS FROM ELEMENTARY SCHOOL TEACHING ABOUT POLYGONS AND POLYHEDRONS IN TERMS OF THEIR DEFINING ATTRIBUTES, THE SUBORDINATE RELATIONS AND SUPRAORDINATE AND THEIR EXAMPLES AND NO-EXAMPLES. THE THEORETICAL CONCEPTION USED WAS THE MODEL OF FORMATION FROM KLAUSMEIER AND GOODWIN (1977)´S CONCEPTS. THE PARTICIPANTS WERE 253 STUDENTS FROM ELEMENTARY SCHOOL TEACHING OF ONE SCHOOL OF THE OFFICIAL PUBLIC NETWORK FROM BAURU, WHO ANSWERED, IN THE FIRST PHASE, ONE QUESTIONNAIRE, ONE MATH TEST, ONE TEST OF DEFINING ATTRIBUTES, ONE TEST OF EXAMPLES AND NOEXAMPLES AND ONE TEST OF SUBORDINATE RELATIONS AND SUPRAORDINATE. IN THE SECOND PHASE, THREE STUDENTS WERE RANDOMLY SELECTED WITH THE AVERAGE BELOW FIVE POINTS AND THREE STUDENTS WITH EQUAL AVERAGE OR HIGHER TO FIVE POINTS WHO PARTICIPATED IN AN INTERVIEW. THE COLLECTED RESULTS IN THE FIRST PHASE, QUANTITATIVELY ANALYSED, SHOWED THAT IN THE TEST OF DEFINING ATTRIBUTES, THE AVERAGE GRADE WAS 6,03, SO THERE WAS NO SIGNIFICATIVE DIFFERENCE AMONG THE SERIES (P=0,084). IN THE TEST OF EXAMPLES AND NO-EXAMPLES THE AVERAGE GRADE 5,59 REFLECTED THE PERFORMANCE OF THE PARTICIPANTS AND NO SIGNIFICATIVE DIFFERENCES WERE FOUND AMONG THE SERIES (P= 0,057). IN THE RELATION TO THE TEST OF SUBORDINATE RELATIONS AND SUPRAORDINATE THE AVERAGE GRADE OF THE PARTICIPANTS WAS 5,64, SO THE AVERAGE OBTAINED BY THE FIRST GRADE HAD NO SIGNIFICATIVE DIFFERENCE FROM THE AVERAGE OBTAINED BY THE THIRD GRADE (P= 0,024). IN RELATION TO THE DATA OF THE SECOND PHASE, QUALITATIVELY ANALYSED, SOME PARTICIPANTS THOUGHT WRONGLY ABOUT THE DEFINING ATTRIBUTES OF POLYGONS AND POLYHEDRONS. THE IRRELEVANT ATTRIBUTES DID NOT INTERFERE IN THE IDENTIFICATION OF THE SELECTED PICTURES OF THE TEST OF EXAMPLES AND NO-EXAMPLES AS POLYGONS EXAMPLES. IN THE ANALYSIS OF SOME STATEMENTS OF THE TEST OF SUBORDINATE RELATIONS AND SUPRAORDINATE, THE PARTICIPANTS HAD DIFFICULTIES TO EXPLAIN THE COMMON ATTRIBUTE AMONG THE POLYGONS AND POLYHEDRONS EXAMPLES WHICH WERE RELATED TO THE LACK OF KNOWLEDGE FROM THE PICTURE ITSELF. IN THE GENERAL WAY, THE RESULTS POINTED OUT TO ONE DECLARATIVE KNOWLEDGE OF POLYGONS AND POLYHEDRONS FAR FROM THE DESIRABLE FOR THE STUDENTS WHO ARE IN THE ELEMENTARY SCHOOL TEACHING.
Arquivo:
DIS_MEST20080227_PROENCA MARCELO CARLOS DE.pdf
Tamanho:
1736 Kb (1736140 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/05/2008 ÀS 15:24:17
Atualizado:
21/05/2008 ÀS 15:24:17
Visitas:
1835
Última Visita em :
28/04/2024 ÀS 14:15:54
Downloads:
157
Último Download em :
13/09/2022 ÀS 07:54:41
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por