Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CLASSES DE CORREÇÃO DE FLUXO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O OLHAR DOS ALUNOS, PROFESSORES E ASSISTENTE TÉCNICO PEDAGÓGICO
Autor:
BURANELLO, LUCIANA VANESSA DE ALMEIDA
Email:
lucianaburanello@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, DIONE LUCCHESI DE
Drª. LEPRE, RITA MELISSA
Data de Defesa:
10/09/2007
Palavras-Chave (PT):
CLASSES DE CORREÇÃO DE FLUXO
FRACASSO ESCOLAR.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES QUE AS CLASSES DE CORREÇÃO DE FLUXO PROPORCIONARAM AOS ALUNOS EM TERMOS DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, SOB A VISÃO DE ALUNOS, PROFESSORES E ATP. PARA TANTO FORAM INVESTIGADOS: ALUNOS EGRESSOS DAS CLASSES DE CORREÇÃO DE FLUXO, ALUNOS QUE FREQÜENTARAM APENAS CLASSES REGULARES, PROFESSORAS QUE LECIONARAM NO PROJETO EM QUESTÃO E QUE HOJE TRABALHAM COM OS ALUNOS EGRESSOS E O ASSISTENTE TÉCNICO PEDAGÓGICO QUE REALIZOU AS CAPACITAÇÕES DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. TRATA-SE DE UMA AMOSTRA POR CONVENIÊNCIA. FOI POSSÍVEL CONSTATAR ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA QUE O PROJETO CORREÇÃO DE FLUXO NÃO CONSEGUIU ATINGIR SEUS OBJETIVOS, OU SEJA, NÃO PROMOVEU A INCLUSÃO DOS ALUNOS QUE DELE FIZERAM PARTE, POIS OS MESMOS NÃO RESOLVEM PROBLEMAS BÁSICOS ENVOLVENDO OS NÚMEROS INTEIROS. FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A EXCLUSÃO DESTES ALUNOS APENAS FOI ADIADA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR INVESTIGADA. TAIS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE MELHORIAS EM TERMOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, ASSIM COMO DE SUAS MEDIDAS OPERACIONAIS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
CLASSES OF FLOW CORRECTION
SCHOOL FAILUNE
SOLUTION OF MATHEMATICAL PROBLEMS
Resumo Original (EN):
THE OBJETIVE OF THE PRESENT STUDY WAS INVESTIGATE THE CONTRIBUTIONS THAT THE CLASSES OF CORRECTION OF FLOW PROVIDED TO THE STUDENTS IN TERNS OF SOLUTION OF MATHEMATICAL PROBLEMS, UNDER THE STUDENT`S VISION, TEACHER AND TPA. FOR SO MUCH WHE INVESTIGATED: REGRESSOR STUDENTS OF THE CLASSES OF ?FLOW CORRECTION?, STUDENTS THAT JUST FREQUENTED REGULAR CLASSES, TEACHERS THAT TAUGHT IN THE PROJECT IN SUBJECT AND THAT TODAY WORK WITH THE EGRESSOR STUDENTS AND THE PEDAGOGIA TECHNICAL ASSISTANT THAT REALIZED THE TRAININGS DURING THE DEVELOPMENT OF THE PROJECT. IT IS A SAMPLE FOR CONVENIENCE. IT WAS POSSIBIBLE TO VERIFY THROUGH A FENOMENOLOGIC ANALYSIS THAT THE PROJECT ?FLOW CORRECTION? DIDN?T GET TO REACH ITS OBJECTIVES, THAT IS TO SAY, IT DIDN?T PROMOTE THE STUDENT?S INCLUSION THAT TOOK PAST OF ITS, BECAUSE THE SAME ONES DON?T SOLVE BASIC PROBLEMS, INVOLVING THE WHOLE NUMBERS. IT WAS POSSIBLE TO VERIFY THAT THESE STUDENT?S EXCLUSION WAS JUST POSTPONED IN THE INVESTIGATED SCHOOL INSTITUTION. SUCH RESULTS POINT FOR THE NEED OF IMPROVEMENTS IN TENNS OF EDUCATIONAL PUBLIC POLITICS, AS WELE AS FOR THEIR OPERATIONAL MEASURES.
Arquivo:
DIS_MEST20070910_BURANELLO LUCIANA VANESSA DE ALMEIDA.pdf
Tamanho:
1080 Kb (1080172 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/05/2008 ÀS 15:08:52
Atualizado:
21/05/2008 ÀS 15:08:52
Visitas:
1390
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 15:13:35
Downloads:
75
Último Download em :
05/04/2018 ÀS 18:12:49
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por