DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
CLASSES DE CORREÇÃO DE FLUXO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O OLHAR DOS ALUNOS, PROFESSORES E ASSISTENTE TÉCNICO PEDAGÓGICO |
Autor: |
BURANELLO, LUCIANA VANESSA DE ALMEIDA |
Email: |
lucianaburanello@ig.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2007 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CARVALHO, DIONE LUCCHESI DE ♠ Drª. LEPRE, RITA MELISSA
|
Data de Defesa: |
10/09/2007 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CLASSES DE CORREÇÃO DE FLUXO ♠ FRACASSO ESCOLAR. ♠ SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
|
Resumo Original (PT): |
|
O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES QUE AS CLASSES DE
CORREÇÃO DE FLUXO PROPORCIONARAM AOS ALUNOS EM TERMOS DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
MATEMÁTICOS, SOB A VISÃO DE ALUNOS, PROFESSORES E ATP. PARA TANTO FORAM INVESTIGADOS: ALUNOS
EGRESSOS DAS CLASSES DE CORREÇÃO DE FLUXO, ALUNOS QUE FREQÜENTARAM APENAS CLASSES REGULARES,
PROFESSORAS QUE LECIONARAM NO PROJETO EM QUESTÃO E QUE HOJE TRABALHAM COM OS ALUNOS
EGRESSOS E O ASSISTENTE TÉCNICO PEDAGÓGICO QUE REALIZOU AS CAPACITAÇÕES DURANTE O
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. TRATA-SE DE UMA AMOSTRA POR CONVENIÊNCIA. FOI POSSÍVEL
CONSTATAR ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA QUE O PROJETO CORREÇÃO DE FLUXO NÃO
CONSEGUIU ATINGIR SEUS OBJETIVOS, OU SEJA, NÃO PROMOVEU A INCLUSÃO DOS ALUNOS QUE DELE
FIZERAM PARTE, POIS OS MESMOS NÃO RESOLVEM PROBLEMAS BÁSICOS ENVOLVENDO OS NÚMEROS
INTEIROS. FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A EXCLUSÃO DESTES ALUNOS APENAS FOI ADIADA NA INSTITUIÇÃO
ESCOLAR INVESTIGADA. TAIS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE MELHORIAS EM TERMOS DE
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, ASSIM COMO DE SUAS MEDIDAS OPERACIONAIS. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ CLASSES OF FLOW CORRECTION ♠ SCHOOL FAILUNE ♠ SOLUTION OF MATHEMATICAL PROBLEMS
|
Resumo Original (EN): |
|
THE OBJETIVE OF THE PRESENT STUDY WAS INVESTIGATE THE CONTRIBUTIONS THAT THE CLASSES OF
CORRECTION OF FLOW PROVIDED TO THE STUDENTS IN TERNS OF SOLUTION OF MATHEMATICAL PROBLEMS,
UNDER THE STUDENT`S VISION, TEACHER AND TPA. FOR SO MUCH WHE INVESTIGATED: REGRESSOR STUDENTS
OF THE CLASSES OF ?FLOW CORRECTION?, STUDENTS THAT JUST FREQUENTED REGULAR CLASSES, TEACHERS THAT
TAUGHT IN THE PROJECT IN SUBJECT AND THAT TODAY WORK WITH THE EGRESSOR STUDENTS AND THE
PEDAGOGIA TECHNICAL ASSISTANT THAT REALIZED THE TRAININGS DURING THE DEVELOPMENT OF THE PROJECT.
IT IS A SAMPLE FOR CONVENIENCE. IT WAS POSSIBIBLE TO VERIFY THROUGH A FENOMENOLOGIC ANALYSIS
THAT THE PROJECT ?FLOW CORRECTION? DIDN?T GET TO REACH ITS OBJECTIVES, THAT IS TO SAY, IT DIDN?T
PROMOTE THE STUDENT?S INCLUSION THAT TOOK PAST OF ITS, BECAUSE THE SAME ONES DON?T SOLVE BASIC
PROBLEMS, INVOLVING THE WHOLE NUMBERS. IT WAS POSSIBLE TO VERIFY THAT THESE STUDENT?S
EXCLUSION WAS JUST POSTPONED IN THE INVESTIGATED SCHOOL INSTITUTION. SUCH RESULTS POINT FOR THE
NEED OF IMPROVEMENTS IN TENNS OF EDUCATIONAL PUBLIC POLITICS, AS WELE AS FOR THEIR OPERATIONAL
MEASURES. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20070910_BURANELLO LUCIANA VANESSA DE ALMEIDA.pdf
|
Tamanho: |
1080 Kb (1080172 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
21/05/2008 ÀS 15:08:52 |
Atualizado: |
21/05/2008 ÀS 15:08:52 |
Visitas: |
1390 |
Última Visita em : |
26/04/2024 ÀS 15:13:35 |
Downloads: |
75 |
Último Download em : |
05/04/2018 ÀS 18:12:49 |