Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL E NUTRICIONAL COM CRIANÇAS EM CONDIÇÃO DE SOBREPESO E OBESIDADE
Autor:
MELLO, LUCINÉIA CREPALDI DE
Email:
lcrepaldi@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Dr. CARAMASCHI, SANDRO
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Dr. CARAMASCHI, SANDRO
Drª. FORNAZARI, SÍLVIA APARECIDA
Data de Defesa:
27/02/2008
Palavras-Chave (PT):
AUTO-ESTIMA
BULLYING
CRIANÇA
DIÁLOGO
HABILIDADES SOCIAIS
HÁBITOS ALIMENTARES
OBESIDADE
STRESS
Resumo Original (PT):
A OBESIDADE É UM DISTÚRBIO COMPLEXO, COM ORIGENS AMBIENTAIS, GENÉTICAS E DE DESENVOLVIMENTO E COM CONSEQÜÊNCIAS MÉDICAS, PSICOSSOCIAIS E ECONÔMICAS. AS CONSEQÜÊNCIAS DA OBESIDADE, QUANTO ÀS QUESTÕES EMOCIONAIS E DE IDENTIDADE, PRINCIPALMENTE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DEPENDERÁ, EM PARTES, DE SUAS HABILIDADES SOCIAIS, DO MONTANTE DE STRESS GERADO POR COBRANÇAS SOCIAIS, PRECONCEITOS E EXPERIÊNCIAS DE BULLYING QUE SOFREM, BEM COMO DA MANEIRA COMO FAZEM O ENFRENTAMENTO DESTAS EXPERIÊNCIAS. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVOS CONHECER ASPECTOS NUTRICIONAIS E PSICOSSOCIAIS DA VIDA DE CRIANÇAS EM CONDIÇÃO DE SOBREPESO E OBESIDADE E CONTRIBUIR PARA A GARANTIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS MESMAS E PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PSICOLÓGICOS PARA O ENFRENTAMENTO DAS IMPLICAÇÕES DE SUA CONDIÇÃO. PARTICIPARAM DO ESTUDO QUINZE CRIANÇAS DE SETE A ONZE ANOS EM CONDIÇÃO DE SOBREPESO / OBESIDADE, SENDO NOVE MENINAS E SEIS MENINOS. INICIALMENTE, FORAM CONDUZIDAS ENTREVISTAS COM AS CRIANÇAS E COM OS PAIS E APLICADOS O SISTEMA MULTIMÍDIA DE HABILIDADES SOCIAIS DE CRIANÇAS E A ESCALA DE STRESS INFANTIL, VISANDO LEVANTAR DADOS ACERCA DA VIDA DAS CRIANÇAS REFERENTES A: HÁBITOS ALIMENTARES, PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS, ASPECTOS SÓCIO-EMOCIONAIS, HABILIDADES SOCIAIS, NÍVEL DE STRESS E CONVIVÊNCIA ESCOLAR. APÓS ESSE PROCESSO DE AVALIAÇÃO INICIAL, FOI CRIADO E REALIZADO O PACEP (PROGRAMA DE ATENÇÃO A CRIANÇAS COM EXCESSO DE PESO) ONDE FORAM ABORDADOS, NO GERAL: HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS; IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS; DISCUSSÃO SOBRE ASPECTOS ESTRESSOGÊNICOS VIVENCIADOS NO COTIDIANO E ENFRENTAMENTO DOS MESMOS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE HABILIDADES SOCIAIS; FAVORECIMENTO À AUTO-ACEITAÇÃO E À AUTO-ESTIMA. CONCLUÍDO O PACEP, AS CRIANÇAS E OS PAIS PASSARAM POR NOVA ENTREVISTA, COM A FINALIDADE DE AVALIAR AS MUDANÇAS DE VIDA INFANTIS OCORRIDAS APÓS A CONCLUSÃO DO PROGRAMA. OS RELATOS DA ENTREVISTA APRESENTADOS PELAS CRIANÇAS E PAIS NA AVALIAÇÃO INICIAL, REVELOU QUE A MAIOR PARTE DOS PARTICIPANTES APRESENTAVAM HÁBITOS ALIMENTARES INADEQUADOS (POR EXEMPLO, EXCESSO DE CONSUMO DE DOCES, MASSAS E GORDUROSOS); VIDA SEDENTÁRIA; VITIMIZAÇÃO PELO BULLYING EM CONTEXTO ESCOLAR; IRRITABILIDADE E REAÇÕES SOCIAIS NÃO-HABILIDOSAS QUANDO VÍTIMAS DO BULLYING; AUTO-IMAGEM NEGATIVA RELACIONADA AO ASPECTO FÍSICO FORA DOS PADRÕES CULTURALMENTE DETERMINADOS. OS RESULTADOS DA ESCALA DE STRESS INFANTIL REVELARAM QUE 87% DAS CRIANÇAS APRESENTARAM-SE EM FASE DE ALERTA EM PELO MENOS UMA DAS QUATRO REAÇÕES AVALIADAS; 27% DELAS APRESENTARAM-SE EM FASE DE RESISTÊNCIA EM PELO MENOS UMA REAÇÃO E 7% DELAS APRESENTARAM-SE EM FASE DE STRESS EM UMA REAÇÃO AVALIADA. QUANTO AO SISTEMA MULTIMÍDIA DE HABILIDADES SOCIAIS DE CRIANÇAS, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE 60% DAS CRIANÇAS REVELARAM-SE SOCIALMENTE HABILIDOSAS E 40% REVELARAM CARACTERÍSTICAS NÃO-HABILIDOSAS SOCIALMENTE. O PACEP PARECE TER COLABORADO PARA MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NOS HÁBITOS DE VIDA DAS CRIANÇAS RELATIVAS À ALIMENTAÇÃO. DE ACORDO COM RELATOS DA SEGUNDA ENTREVISTA CONDUZIDA COM OS PAIS E COM AS CRIANÇAS, APÓS A INTERVENÇÃO, PASSOU A HAVER MAIOR INGESTÃO DE ALIMENTOS DO GRUPO VITAMINAS E MINERAIS EM DETRIMENTO DE DOCES, MASSAS E GORDUROSOS. HOUVE RELATO DE MELHORA NA CONVIVÊNCIA DAS CRIANÇAS COM OS COLEGAS, DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS (COMO A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS PELO DIÁLOGO, EM SITUAÇÕES ENVOLVENDO O BULLYING) E DE AUTO-IMAGEM MAIS FAVORÁVEL.
Título (EN):
PSYCHO SOCIAL AND INTERVENTION TO OVERWEIGHED A AND CHILDREN
Palavras-Chave (EN):
BULLYING
CHILDREN
DIALOGO
FEEDING HABITS
OBESITY
SELF ? IMAGE
SOCIAL ABILITIES
STRESS
Resumo Original (EN):
THE OBESITY IS A COMPLEX DISTURB, OF ENVIRONMENTAL, GENETIC AND DEVELOPMENT ORIGINS, WITH MEDICAL, PSYCHOSOCIAL AND ECONOMICAL CONSEQUENCES. THE CONSEQUENCES OF OBESITY, IN REGARD TO THE EMOTIONAL AND SELF IDENTITY ISSUES, MAINLY ON CHILDREN AND TEENAGERS, DEPEND, IN PART, ON THEIR SOCIAL ABILITIES AND SKILLS, OF THE AMOUNT OF STRESS GENERATED BY CHARGING OF THE SOCIETY, PREJUDICE AND BULLYING EXPERIENCES THEY?VE PASSED THROUGH, AS WELL THE WAY THEY FACE THESE EXPERIENCES. THE WORK HAD AS OBJECTIVE TO CONTRIBUTE TO THE GUARANTEE OF THE QUALITY OF LIFE OF CHILDREN IN CONDITION OF OVERWEIGHT AND HELP THEM IN THE (RE)CONSTRUCTION OF PSYCHOLOGICAL RESOURCES IMPORTANT TO THE WAY THEY FACE THE PSYCHOSOCIAL IMPLICATIONS OF ITS CONDITION. TOOK PART IN THIS STUDY FIFTEEN CHILDREN FROM 7 TO 11 YEARS OLD IN OVERWEIGHT CONDITION, BEING 9 GIRLS AND 6 BOYS. THERE WAS A INITIAL INTERVIEW WITH CHILDREN AND THEIR PARENTS AND APPLIED THE MULTIMEDIA SYSTEM OF CHILDREN SOCIAL ABILITIES AND THE SCALE OF CHILDISH STRESS IN ORDER TO COLLECT DATA ABOUT THE CHILDREN?S LIFE REFERRED TO: HEALTHY FEEDING HABITS, PRACTICE OF PHYSICAL EXERCISES, SOCIO-ECONOMICAL ASPECTS, SOCIAL ABILITIES, STRESS LEVEL AND SCHOOL LIFE. AFTER THIS INITIAL TRIAL, AN INTERVENTIVE PROGRAM TOOK PLACE, PACEP ( PROGRAM OF ATTENTION TO OVERWEIGHT CHILDREN), AND THE MAIN ISSUE WAS WHETHER THEY HAVE HEALTHY FEEDING HABITS, THE IMPORTANCE OF DOING GYM, DISCUSSION ON THE STRESSING ASPECTS LIVES DAY BY DAY AND THE WAY THEY FACE IT THROUGH SOCIAL ABILITIES TECHNIQUES IMPROVING SELF LOVE. AS THE PROGRAM WAS IN NEW INTERVIEW, WITH THE PURPOSE OF EVALUATING THE CHILDREN?S LIVES CHANGES OCCURRED AFTER THE PROGRAM CONCLUSION. THE RESULTS OF THE INITIAL TRIAL REVEALED THAT MOST OF THE PARTICIPANTS DISPLAYED WRONG FEEDING HABITS(INVOLVING, FOR EXAMPLE, CANDIES AND FATTY FOOD); SEDENTARY LIFE; VICTIMIZATION BY BULLYING AT SCHOOL CONTEXT; IRRITATION AND NO-SKILLED SOCIAL REACTIONS WHEN VICTIMS OF BULLYING; NEGATIVE SELF-IMAGE RELATED TO THE PHYSICAL ASPECT OUT OF CULTURAL PATTERN THE SOCIETY DETERMINES. THE RESULTS OF THE SCALE OF CHILDISH STRESS REVEALED THAT 87% OF THE CHILDREN SHOWED IN A STATE OF ALERT IN AT LEAST ONE OF THE FOUR EVALUATED REACTIONS; 27% SHOWED IN STATE OF RESISTANCE IN AT LEAST ONE REACTION AND 7% SHOWED IN STATE OF STRESS IN ONE EVALUATED REACTION. FOR THE MULTIMEDIA SYSTEM OF CHILDREN SOCIAL ABILITIES , THE RESULTS SHOWED THAT 60% OF THE CHILDREN REVEALED SOCIALLY SKILLED AND 40% REVEALED SOCIALLY NON-SKILLED CHARACTERISTICS. THE PROGRAM SEEMS TO HAVE COLLABORATED TO MEANINGFUL CHANGES ON CHILDREN?S WAY OF LIFE CONCERNING THE FEEDING HABITS. ACCORDING TO DATA FROM THE SECOND INTERVIEW WITH PARENT AND CHILDREN, THEY STARTED TO EAT MORE FOOD FROM THE MINERAL AND VITAMIN GROUPS AND NOT CANDIES, PASTA AND GREASY FOOD. THERE WAS A REPORT OF IMPROVEMENT TO THE CHILDREN?S HANGOUT WITH THEIR CLASSMATES AND THE ACQUISITION OF SOCIAL SKILLS (SUCH AS EXPRESSION OF THEIR OWN FEELING THROUGH TALKING, FACING BULLYING SITUATIONS) AND MORE FAVORABLE SELF-IMAGE.
Arquivo:
DIS_MEST20080227_MELLO LUCINEIA CREPALDI DE.pdf
Tamanho:
1858 Kb (1858590 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/05/2008 ÀS 14:45:43
Atualizado:
21/05/2008 ÀS 14:45:43
Visitas:
1144
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 17:14:27
Downloads:
111
Último Download em :
20/03/2024 ÀS 04:22:34
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por