Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EFEITOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE AVALIAÇÃO NOS COMPORTAMENTOS DE AVALIAR DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Autor:
BODONI, PATRÍCIA SOARES BALTAZAR
Email:
patbodoni@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Drª. GIL, MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA
Data de Defesa:
05/03/2008
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
ENSINO E APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL INICIAL ? AVALIAÇÃO
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI INVESTIGAR OS COMPORTAMENTOS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE AVALIAR O REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL INICIAL DOS ALUNOS. COM BASE NOS RESULTADOS DESTA INVESTIGAÇÃO BUSCOUSE TESTAR UM CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE COMPORTAMENTOS DE AVALIAR REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL INICIAL, QUE POSSIBILITASSE À PROFESSORA A APRENDIZAGEM DE COMPORTAMENTOS E PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO INICIAL DO REPERTÓRIO DOS ALUNOS NA ÁREA DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM TRÊS ETAPAS: ETAPA 1 (FASE 1 - ENTREVISTA I; FASE 2 - FILMAGENS DA INTERAÇÃO PROFESSORA E ALUNOS). ETAPA 2, (CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE COMPORTAMENTOS DE AVALIAR REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL INICIAL) E ETAPA 3 (FASE1 - FILMAGENS DA INTERAÇÃO PROFESSORA E ALUNOS E FASE 2 - ENTREVISTA II). VERIFICOU-SE NA ETAPA 1 DA COLETA DE DADOS QUE A PROFESSORA EMITIU VÁRIOS COMPORTAMENTOS DE AVALIAR, NO ENTANTO, ESTES PARECIAM OCORRER INDEPENDENTEMENTE DOS COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS. OBSERVOU-SE TAMBÉM CERTA DISCREPÂNCIA ENTRE O RELATO VERBAL DA PROFESSORA SOBRE CONCEITOS RELACIONADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E A ANÁLISE DAS SUAS PRÁTICAS, EVIDENCIANDO ALGUMAS LACUNAS NO REPERTÓRIO DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS SOBRE O ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL. O CURSO FOI ELABORADO A PARTIR DO REPERTÓRIO INICIAL DA PROFESSORA OBSERVADOS NA ETAPA 1 (FASE 1 E 2) E CONSISTIU EM 10 ENCONTROS DE 3H CADA, PERFAZENDO UM TOTAL DE 30H, CUJO OBJETIVO FOI ENSINAR A PROFESSORA A REALIZAR A AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL INICIAL DOS ALUNOS NA ÁREA DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. PARA O DESENVOLVIMENTO DO CURSO FORAM SELECIONADOS ALGUNS TEMAS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO COMO: MODELAGEM, MODELAÇÃO, APRESENTAÇÃO DE INSTRUÇÕES, DENTRE OUTROS. DURANTE O CURSO FOI POSSÍVEL VERIFICAR MUDANÇAS NAS FALAS DA PROFESSORA SOBRE OS TEMAS SELECIONADOS E SOBRE SUAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL INICIAL DOS ALUNOS. VERIFICOU-SE NOS DADOS COLETADOS NA ETAPA 3 (APÓS O CURSO DE FORMAÇÃO) EFEITOS DO CURSO DE FORMAÇÃO NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DA PROFESSORA. CONSTATOU-SE QUE A PROFESSORA AMPLIOU SEU REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL TANTO NO QUE SE REFERE À EMISSÃO DE UMA VARIEDADE DE COMPORTAMENTOS DE AVALIAR COMO TAMBÉM NA UTILIZAÇÃO DE CONSEQÜÊNCIAS POSITIVAS CONTINGENTES AOS COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
EVALUATION OF THE INITIAL BEHAVIORAL REPERTORY
FORMATION OF TEACHERS
PRESCHOOL EDUCATION
TEACHING AND LEARNING PROCESS AND LEARNING
Resumo Original (EN):
THE PURPOSE OF THIS STUDY WAS TO INVESTIGATE THE BEHAVIORS OF A PRESCHOOL TEACHER TO EVALUATE THE INITIAL BEHAVIORAL REPERTORY OF THE STUDENTS. ON THE BASIS OF THESE RESEARCH RESULTS, WE HAVE INVESTIGATED TO TRY A FORMATION COURSE ABOUT BEHAVIORS TO EVALUATE INITIAL BEHAVIORAL REPERTORY, WHICH COULD ENABLE THE TEACHER TO THE LEARNING OF BEHAVIORS AND IMPORTANT PROCEDURES TO THE ACCOMPLISHMENT OF THE INITIAL EVALUATION OF THE REPERTORY OF THE STUDENTS IN THE ORAL AND WRITING LANGUAGE AREA. THE DATA COLLECTION WAS ACCOMPLISHED IN THREE STAGES: STAGE 1 (PHASE 1 - INTERVIEW I; PHASE 2 ? FILMING OF THE TEACHERS AND STUDENTS INTERACTION). STAGE 2 (FORMATION COURSE ABOUT BEHAVIORS TO EVALUATE INITIAL BEHAVIORAL REPERTORY) AND STAGE 3 (PHASE 1 - FILMING OF THE TEACHERS AND STUDENTS INTERACTION, AND PHASE 2 ? INTERVIEW II). IN THE STAGE 1 OF THE DATA COLLECTION, WE COULD VERIFY THAT A TEACHER DEMONSTRATED MANY BEHAVIORS OF EVALUATION, HOWEVER, THESE BEHAVIORS SEEMED TO HAPPEN INDEPENDENTLY OF THE BEHAVIORS OF THE STUDENTS. WE ALSO COULD OBSERVE A CERTAIN DISCREPANCY BETWEEN THE VERBAL REPORT ABOUT CONCEPTS RELATED TO THE PROCESS OF THE TEACHING AND LEARNING, AND THE ANALYSES OF THE PRACTICES OF THE TEACHER. THUS, IT BECAME EVIDENT THAT THERE WERE SOME OMISSIONS IN HER REPERTORY OF THEORETICAL KNOWLEDGE ABOUT THE TEACHING IN PRESCHOOL EDUCATION. THE COURSE WAS ELABORATED FROM THE INITIAL REPERTORY OF THE TEACHER OBSERVED IN STAGE 1 (PHASE I AND II) AND IT CONSISTED IN TEN MEETINGS WITH THREE HOURS EACH, TOTALIZING 30 HOURS, WHICH THE PURPOSE WAS TO TRAIN THE TEACHER TO ACCOMPLISH THE EVALUATION OF THE INITIAL BEHAVIORAL REPERTORY OF THE STUDENTS IN THE ORAL AND WRITING LANGUAGE AREA. TO DEVELOP THE COURSE, WE SELECTED SOME THEMES AND PROCEDURES OF TEACHING, SUCH AS: MODELING, MODULATION, PRESENTATION OF INSTRUCTIONS, AND OTHER SIMILAR THINGS. DURING THE COURSE, IT WAS POSSIBLE TO VERIFY THE CHANGING IN THE SPEECH OF THE TEACHER ABOUT THE SELECTED THEMES AND HER PRACTICES OF THE EVALUATION OF THE INITIAL BEHAVIORAL REPERTORY OF THE STUDENTS. IN THE STAGE 3 OF THE DATA COLLECTION (AFTER THE FORMATION COURSE), WE COULD VERIFY THE EFFECTS OF THE FORMATION COURSE IN THE EVALUATED PRACTICES OF THE TEACHER, AND THE RAISE OF HER BEHAVIORAL REPERTORY, AS IN THE EMISSION OF A BEHAVIORAL VARIETY TO EVALUATE AS IN THE UTILIZATION OF THE POSITIVE CONSEQUENCES, WHICH ARE CONTINGENT TO THE STUDENTS BEHAVIOR.
Arquivo:
DIS_MEST20080305_BODONI PATRICIA SOARES BALTAZAR.pdf
Tamanho:
1627 Kb (1627566 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
13/05/2008 ÀS 16:46:34
Atualizado:
13/05/2008 ÀS 16:46:34
Visitas:
1538
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 15:36:02
Downloads:
141
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:35:19
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por