Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PRTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CINCIAS NAS SRIES INICIAIS: UMA ANLISE A PARTIR DAS ORIENTAES DIDTICAS DOS PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Autor:
COSTA, GIOVANA GALVANIN DA
Email:
ggcosta@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. ABREU, MARA ALICE FERNANDES DE
Dr. CIRINO, SERGIO DIAS
Data de Defesa:
08/04/2005
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CINCIAS
ENSINO FUNDAMENTAL
PRTICAS EDUCATIVAS
SRIES INICIAIS
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO CONSISTIU EM CARACTERIZAR AS PRTICAS EDUCATIVAS DE QUATRO PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REA DE CINCIAS NATURAIS E RELACION-LAS COM AS ORIENTAES DIDTICAS DOS PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS ATRAVS DE TRS ESTUDOS. DUAS PROFESSORAS (PROF1 E PROF2) PARTICIPARAM DO ESTUDO 1. NO ESTUDO 1 FORAM REALIZADOS, EM SEQNCIA, OBSERVAES DAS AULAS DE CINCIAS NATURAIS MINISTRADAS PELAS PROFESSORAS, UMA ENTREVISTA SOBRE AS PRTICAS EDUCATIVAS ADOTADAS POR ESSAS PROFESSORAS, A INTERAO DAS PROFESSORAS COM UM APLICATIVO SOBRE APRENDIZAGEM DE RELAES CONDICIONAIS ARBITRRIAS E TRANSFERNCIA DE FUNES ENTRE ESTMULOS E O CONTATO DAS PROFESSORAS COM OS DADOS OBTIDOS NAS OBSERVAES DAS AULAS DE CINCIAS NATURAIS PARA POSSVEIS DISCUSSES OU ALTERAES. O ESTUDO 2, REALIZADO COM OUTRAS DUAS PROFESSORAS (PROF3 E PROF4), APRESENTOU AS MESMAS FASES DO ESTUDO 1, MAS COM UMA ALTERAO NA SEQNCIA DO PROCEDIMENTO. AO INVS DE COMEAR PELAS OBSERVAES DAS AULAS DE CINCIAS NATURAIS, PRIMEIRO FEZ-SE A ENTREVISTA SOBRE AS PRTICAS DAS PROFESSORAS. NA SEQNCIA, AS PROFESSORAS INTERAGIRAM COM O APLICATIVO, SUAS AULAS FORAM OBSERVADAS E OCORREU O CONTATO COM OS DADOS DAS OBSERVAES DAS AULAS MINISTRADAS. O ESTUDO 3, PROF1, PROF2 E PROF3 FORAM EXPOSTAS A SEIS FASES NA SEGUINTE SEQNCIA: ENTREVISTA COM CADA PROFESSORA ACERCA DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECFICOS DE CICLO DOS PCNS, NOVA INTERAO COM O APLICATIVO UTILIZADO NOS ESTUDOS 1 E 2, APRESENTAO DAS FILMAGENS DAS AULAS OBSERVADAS NO ESTUDO 1, CONTATO DAS PROFESSORAS COM OS DADOS DA ENTREVISTA REALIZADA SOBRE OS OBJETIVOS GERAIS E ESPECFICOS DOS PCNS (FASE 1) PARA DISCUSSO E POSSVEIS ALTERAES, O PLANEJAMENTO DE UMA UNIDADE DIDTICA COM OS CONTEDOS 7 CONCEITUAIS DE CINCIAS NATURAIS ESCOLHIDOS PELAS PROFESSORAS E EXECUO E OBSERVAO DESSA UNIDADE DIDTICA. OS PRINCIPAIS DADOS APONTAM CARACTERSTICAS CONSISTENTES NOS TRS ESTUDOS: A) AS PROFESSORAS APRESENTAM PRTICAS DIDTICAS COMPROMETIDAS COM A TRANSMISSO DE INFORMAES; B) ESTRATGIAS DE AVALIAO BASEADAS NA REPRODUO DE INFORMAES DIRETAMENTE ENSINADAS, C) PRTICAS QUE PERMITEM A PARTICIPAO E COLETA DE INFORMAES DOS ALUNOS SOBRE O TEMA ABORDADO, MAS ESSAS INFORMAES NO SO UTILIZADAS NO PLANEJAMENTO, TAMPOUCO NA EXECUO DAS ATIVIDADES DE ENSINO. FORAM IDENTIFICADAS NTIDAS DIFICULDADES NO ESTABELECIMENTO DE CORRESPONDNCIAS ENTRE: A) MEDIDAS COMPORTAMENTAIS DE APRENDIZAGEM E A ESPECIFICAO DAS CARACTERSTICAS DAS CONDIES DE ENSINO NAS QUAIS AS MESMAS SO OBSERVADAS; B) MEDIDAS DE APRENDIZAGEM E AS CAPACIDADES EXPRESSAS NOS OBJETIVOS DE ENSINO PROPOSTOS NOS RESPECTIVOS PCNS. ESSES RESULTADOS DEMARCAM DISTNCIAS ENTRE AS ORIENTAES DIDTICAS DOS PCNS PARA CINCIAS NATURAIS, FUNDAMENTADAS NO ENSINO CENTRADO NO ALUNO E VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES E AS PRTICAS EFETIVAMENTE CONSTATADAS EM CONTEXTO ESCOLAR. ALM DISSO, SUGEREM QUE UMA EFETIVA IMPLANTAO DAS ORIENTAES DIDTICAS DOS PCNS PARA A EDUCAO CIENTFICA NESTE NVEL DA EDUCAO BSICA OBRIGATRIA NO PODE PRESCINDIR DE INVESTIGAES SOBRE AS CONDIES DAS PROFESSORAS PARA INTERPRETAR MEDIDAS DE APRENDIZAGEM E VINCUL-LAS COM CAPACIDADES EXPRESSAS EM OBJETIVOS DE ENSINO.
Título (EN):
EDUCATIONAL PRACTICES IN SCIENCE TEACHING TO INITIAL SERIES: AN ANALYSIS FROM DIDACTIC ORIENTATIONS OF NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK
Palavras-Chave (EN):
EDUCATIONAL PRACTICES
INITIAL SERIES
NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK
SCIENCE EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE AIM OF THIS RESEARCH WAS TO CHARACTERIZE THE EDUCATIONAL PRACTICES OF FOUR TEACHERS OF THE INITIAL SERIES FROM PUBLIC ELEMENTARY BASIC TEACHING IN THE AREA OF NATURAL SCIENCES AND TO RELATE THESE PRACTICES WITH THE DIDACTIC ORIENTATIONS OF THE NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK (NCFS). TWO TEACHERS (PROF1 E PROF2) PARTICIPATED IN STUDY 1. IN THE STUDY 1 WERE CARRIED OUT, IN SEQUENCE, OBSERVATIONS (VIDEO RECORDED) OF THE SCIENCE CLASSES ABOUT NATURAL SCIENCES MINISTERED BY TEACHERS, AN INTERVIEW ABOUT THE EDUCATIONAL PRACTICES ADOPTED BY THEM, THE INTERACTION OF THEM WITH A SOFTWARE ABOUT LEARNING OF ARBITRARY CONDITIONAL RELATIONS AND TRANSFERENCE OF FUNCTIONS BETWEEN STIMULI AND THE CONTACT OF THE TEACHERS WITH THE INFORMATIONS OBTAINED IN THE OBSERVATIONS OF SCIENCE CLASSES FOR POSSIBLE ARGUMENTS OR ALTERATIONS. THE STUDY 2, EXECUTED WITH ANOTHER TWO TEACHERS (PROF3 E PROF4), PRESENTED THE SAME PHASES OF THE STUDY 1, ALTHOUGH IN A DIFFERENT SEQUENCE: FIRST OCCURRED THE INTERVIEW ABOUT THE EDUCATIONAL PRACTICES OF THE TEACHERS; IN THE SEQUENCE, THE TEACHERS SAW THE SOFTWARE, HIS CLASSES WERE OBSERVED AND OCCURRED THE CONTACT WITH THE INFORMATIONS ABOUT THE OBSERVATIONS OF THE SCIENCE CLASSES MINISTERED AND VIDEO RECORDED. IN THE STUDY 3, TEACHERS PROF1, PROF2 AND PROF3 WERE EXPOSED TO SIX PHASES IN THE FOLLOWING SEQUENCE: INTERVIEW WITH EACH TEACHER ABOUT THE SPECIFIC AND GENERAL OBJECTIVES OF THE NCFS, NEW INTERACTION WITH THE SOFTWARE UTILIZED IN THE STUDIES 1 AND 2, PRESENTATION OF THE RECORDED TAPES ABOUT THE CLASSES OBSERVED IN THE STUDY 1, CONTACT OF THE TEACHERS WITH THE CONTENDS OF INTERVIEW CARRIED OUT ABOUT OBJECTIVES OF THE NCFS (PHASE 1) TO DISCUSSION AND POSSIBLE ALTERATIONS. FOLLOWING THIS, TWO DIDACTIC TEACHING UNITS ABOUT NATURAL SCIENCES TOPICS WERE DEVELOPED BY EACH 9 TEACHER IN DISCUSSION WITH THE RESEARCHER. FINALLY, THESE UNITS WERE MINISTERED AND OBSERVATIONS ABOUT THEM WERE DISCUSSED. THE MAIN RESULTS SHOWED CONSISTENT CHARACTERISTICS IN THE THREE STUDIES: A) EDUCATIONAL PRACTICES BASED ON A TEACHER-DRIVEN COLLECTION OF FACTS; B) STRATEGIES OF EVALUATION BASED ON THE REPRODUCTION OF INFORMATION STRAIGHTLY TAUGHT; C) PRACTICES THAT PERMIT CHILDREN?S PARTICIPATION AND APPROACH TO CHILDRENS CONCEPTIONS, BUT THESE INFORMATIONS WERE NOT INSTRUCTIVE TO PLANNING, NEITHER TO EXECUTION OF THE TEACHING AND EVALUATING PRACTICES. SALIENT DIFFICULTIES WERE RECORDED IN THE ESTABLISHMENT OF CORRESPONDENCE BETWEEN: A) BEHAVIORAL MEASURES OF LEARNING AND THE SPECIFICATION OF THE TEACHING CONDITIONS IN WHICH THEM WERE OBSERVED;. B) THE MEASURES OF LEARNING AND THE CAPACITIES INDICATED BY THE EDUCATIONAL OBJECTIVES PROPOSED ON THE NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK . IN ACCORDANCE WITH LITERATURE, THESE STUDIES PROVIDED EVIDENCE ABOUT DISTANCE BETWEEN THE DIDACTIC ORIENTATIONS OF THE NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK FOR NATURAL SCIENCES (BASED ON THE EDUCATION CENTERED IN THE STUDENT AND IN THE EDUCATION FOR THE DEVELOPMENT OF CAPACITIES ? CURRICULUM CONTENTS) AND THE PRACTICES EFFECTIVELY ESTABLISHED IN SCIENCE CLASSES. NEVERTHELESS, THE RESULTS OBTAINED IN THESE STUDIES AND THAT DEFINE THESE DISTANCE SUGGESTS THAT AN EFFECTIVE IMPLANTATION OF THE DIDACTIC ORIENTATIONS OF THE NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK FOR THE SCIENTIFIC EDUCATION TO CREATE QUALITY TEACHING AND LEARNING OPPORTUNITIES IN ELEMENTARY BASIC EDUCATION CANNOT DISPENSE THE INQUIRIES ABOUT THE DEVELOPMENT OF TEACHERS COMPETENCES TO INTERPRET LEARNING MEASURES AND MAKE CONSISTENT AND INSTRUCTIONAL CORRESPONDENCES BETWEEN THEM AND THE CAPACITIES INDICATED IN EDUCATIONAL OBJECTIVES, AND, ON THE ORDER HAND, TEACHING CONDITIONS
Arquivo:
DIS_MEST20050408_COSTA GIOVANA GALVANIN DA.pdf
Tamanho:
844 Kb (844305 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/02/2007 ÀS 10:18:48
Atualizado:
23/02/2007 ÀS 10:18:48
Visitas:
8262
Última Visita em :
18/08/2019 ÀS 22:23:47
Downloads:
748
Último Download em :
13/07/2019 ÀS 18:54:48
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por