Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Autor:
COSTA, GIOVANA GALVANIN DA
Email:
ggcosta@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. ABREU, MARA ALICE FERNANDES DE
Dr. CIRINO, SERGIO DIAS
Data de Defesa:
08/04/2005
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁTICAS EDUCATIVAS
SÉRIES INICIAIS
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO CONSISTIU EM CARACTERIZAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE QUATRO PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E RELACIONÁ-LAS COM AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ATRAVÉS DE TRÊS ESTUDOS. DUAS PROFESSORAS (PROF1 E PROF2) PARTICIPARAM DO ESTUDO 1. NO ESTUDO 1 FORAM REALIZADOS, EM SEQÜÊNCIA, OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS MINISTRADAS PELAS PROFESSORAS, UMA ENTREVISTA SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ADOTADAS POR ESSAS PROFESSORAS, A INTERAÇÃO DAS PROFESSORAS COM UM APLICATIVO SOBRE APRENDIZAGEM DE RELAÇÕES CONDICIONAIS ARBITRÁRIAS E TRANSFERÊNCIA DE FUNÇÕES ENTRE ESTÍMULOS E O CONTATO DAS PROFESSORAS COM OS DADOS OBTIDOS NAS OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA POSSÍVEIS DISCUSSÕES OU ALTERAÇÕES. O ESTUDO 2, REALIZADO COM OUTRAS DUAS PROFESSORAS (PROF3 E PROF4), APRESENTOU AS MESMAS FASES DO ESTUDO 1, MAS COM UMA ALTERAÇÃO NA SEQÜÊNCIA DO PROCEDIMENTO. AO INVÉS DE COMEÇAR PELAS OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS, PRIMEIRO FEZ-SE A ENTREVISTA SOBRE AS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS. NA SEQÜÊNCIA, AS PROFESSORAS INTERAGIRAM COM O APLICATIVO, SUAS AULAS FORAM OBSERVADAS E OCORREU O CONTATO COM OS DADOS DAS OBSERVAÇÕES DAS AULAS MINISTRADAS. O ESTUDO 3, PROF1, PROF2 E PROF3 FORAM EXPOSTAS A SEIS FASES NA SEGUINTE SEQÜÊNCIA: ENTREVISTA COM CADA PROFESSORA ACERCA DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DE CICLO DOS PCNS, NOVA INTERAÇÃO COM O APLICATIVO UTILIZADO NOS ESTUDOS 1 E 2, APRESENTAÇÃO DAS FILMAGENS DAS AULAS OBSERVADAS NO ESTUDO 1, CONTATO DAS PROFESSORAS COM OS DADOS DA ENTREVISTA REALIZADA SOBRE OS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DOS PCNS (FASE 1) PARA DISCUSSÃO E POSSÍVEIS ALTERAÇÕES, O PLANEJAMENTO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA COM OS CONTEÚDOS 7 CONCEITUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS ESCOLHIDOS PELAS PROFESSORAS E EXECUÇÃO E OBSERVAÇÃO DESSA UNIDADE DIDÁTICA. OS PRINCIPAIS DADOS APONTAM CARACTERÍSTICAS CONSISTENTES NOS TRÊS ESTUDOS: A) AS PROFESSORAS APRESENTAM PRÁTICAS DIDÁTICAS COMPROMETIDAS COM A TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES; B) ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO BASEADAS NA REPRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES DIRETAMENTE ENSINADAS, C) PRÁTICAS QUE PERMITEM A PARTICIPAÇÃO E COLETA DE INFORMAÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O TEMA ABORDADO, MAS ESSAS INFORMAÇÕES NÃO SÃO UTILIZADAS NO PLANEJAMENTO, TAMPOUCO NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO. FORAM IDENTIFICADAS NÍTIDAS DIFICULDADES NO ESTABELECIMENTO DE CORRESPONDÊNCIAS ENTRE: A) MEDIDAS COMPORTAMENTAIS DE APRENDIZAGEM E A ESPECIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS CONDIÇÕES DE ENSINO NAS QUAIS AS MESMAS SÃO OBSERVADAS; B) MEDIDAS DE APRENDIZAGEM E AS CAPACIDADES EXPRESSAS NOS OBJETIVOS DE ENSINO PROPOSTOS NOS RESPECTIVOS PCNS. ESSES RESULTADOS DEMARCAM DISTÂNCIAS ENTRE AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DOS PCNS PARA CIÊNCIAS NATURAIS, FUNDAMENTADAS NO ENSINO CENTRADO NO ALUNO E VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES E AS PRÁTICAS EFETIVAMENTE CONSTATADAS EM CONTEXTO ESCOLAR. ALÉM DISSO, SUGEREM QUE UMA EFETIVA IMPLANTAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DOS PCNS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NESTE NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA OBRIGATÓRIA NÃO PODE PRESCINDIR DE INVESTIGAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DAS PROFESSORAS PARA INTERPRETAR MEDIDAS DE APRENDIZAGEM E VINCULÁ-LAS COM CAPACIDADES EXPRESSAS EM OBJETIVOS DE ENSINO.
Título (EN):
EDUCATIONAL PRACTICES IN SCIENCE TEACHING TO INITIAL SERIES: AN ANALYSIS FROM DIDACTIC ORIENTATIONS OF NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK
Palavras-Chave (EN):
EDUCATIONAL PRACTICES
INITIAL SERIES
NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK
SCIENCE EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE AIM OF THIS RESEARCH WAS TO CHARACTERIZE THE EDUCATIONAL PRACTICES OF FOUR TEACHERS OF THE INITIAL SERIES FROM PUBLIC ELEMENTARY BASIC TEACHING IN THE AREA OF NATURAL SCIENCES AND TO RELATE THESE PRACTICES WITH THE DIDACTIC ORIENTATIONS OF THE NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK (NCFS). TWO TEACHERS (PROF1 E PROF2) PARTICIPATED IN STUDY 1. IN THE STUDY 1 WERE CARRIED OUT, IN SEQUENCE, OBSERVATIONS (VIDEO RECORDED) OF THE SCIENCE CLASSES ABOUT NATURAL SCIENCES MINISTERED BY TEACHERS, AN INTERVIEW ABOUT THE EDUCATIONAL PRACTICES ADOPTED BY THEM, THE INTERACTION OF THEM WITH A SOFTWARE ABOUT LEARNING OF ARBITRARY CONDITIONAL RELATIONS AND TRANSFERENCE OF FUNCTIONS BETWEEN STIMULI AND THE CONTACT OF THE TEACHERS WITH THE INFORMATIONS OBTAINED IN THE OBSERVATIONS OF SCIENCE CLASSES FOR POSSIBLE ARGUMENTS OR ALTERATIONS. THE STUDY 2, EXECUTED WITH ANOTHER TWO TEACHERS (PROF3 E PROF4), PRESENTED THE SAME PHASES OF THE STUDY 1, ALTHOUGH IN A DIFFERENT SEQUENCE: FIRST OCCURRED THE INTERVIEW ABOUT THE EDUCATIONAL PRACTICES OF THE TEACHERS; IN THE SEQUENCE, THE TEACHERS SAW THE SOFTWARE, HIS CLASSES WERE OBSERVED AND OCCURRED THE CONTACT WITH THE INFORMATIONS ABOUT THE OBSERVATIONS OF THE SCIENCE CLASSES MINISTERED AND VIDEO RECORDED. IN THE STUDY 3, TEACHERS PROF1, PROF2 AND PROF3 WERE EXPOSED TO SIX PHASES IN THE FOLLOWING SEQUENCE: INTERVIEW WITH EACH TEACHER ABOUT THE SPECIFIC AND GENERAL OBJECTIVES OF THE NCFS, NEW INTERACTION WITH THE SOFTWARE UTILIZED IN THE STUDIES 1 AND 2, PRESENTATION OF THE RECORDED TAPES ABOUT THE CLASSES OBSERVED IN THE STUDY 1, CONTACT OF THE TEACHERS WITH THE CONTENDS OF INTERVIEW CARRIED OUT ABOUT OBJECTIVES OF THE NCFS (PHASE 1) TO DISCUSSION AND POSSIBLE ALTERATIONS. FOLLOWING THIS, TWO DIDACTIC TEACHING UNITS ABOUT NATURAL SCIENCES TOPICS WERE DEVELOPED BY EACH 9 TEACHER IN DISCUSSION WITH THE RESEARCHER. FINALLY, THESE UNITS WERE MINISTERED AND OBSERVATIONS ABOUT THEM WERE DISCUSSED. THE MAIN RESULTS SHOWED CONSISTENT CHARACTERISTICS IN THE THREE STUDIES: A) EDUCATIONAL PRACTICES BASED ON A TEACHER-DRIVEN COLLECTION OF FACTS; B) STRATEGIES OF EVALUATION BASED ON THE REPRODUCTION OF INFORMATION STRAIGHTLY TAUGHT; C) PRACTICES THAT PERMIT CHILDREN?S PARTICIPATION AND APPROACH TO CHILDREN´S CONCEPTIONS, BUT THESE INFORMATIONS WERE NOT INSTRUCTIVE TO PLANNING, NEITHER TO EXECUTION OF THE TEACHING AND EVALUATING PRACTICES. SALIENT DIFFICULTIES WERE RECORDED IN THE ESTABLISHMENT OF CORRESPONDENCE BETWEEN: A) BEHAVIORAL MEASURES OF LEARNING AND THE SPECIFICATION OF THE TEACHING CONDITIONS IN WHICH THEM WERE OBSERVED;. B) THE MEASURES OF LEARNING AND THE CAPACITIES INDICATED BY THE EDUCATIONAL OBJECTIVES PROPOSED ON THE NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK . IN ACCORDANCE WITH LITERATURE, THESE STUDIES PROVIDED EVIDENCE ABOUT DISTANCE BETWEEN THE DIDACTIC ORIENTATIONS OF THE NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK FOR NATURAL SCIENCES (BASED ON THE EDUCATION CENTERED IN THE STUDENT AND IN THE EDUCATION FOR THE DEVELOPMENT OF CAPACITIES ? CURRICULUM CONTENTS) AND THE PRACTICES EFFECTIVELY ESTABLISHED IN SCIENCE CLASSES. NEVERTHELESS, THE RESULTS OBTAINED IN THESE STUDIES AND THAT DEFINE THESE DISTANCE SUGGESTS THAT AN EFFECTIVE IMPLANTATION OF THE DIDACTIC ORIENTATIONS OF THE NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK FOR THE SCIENTIFIC EDUCATION TO CREATE QUALITY TEACHING AND LEARNING OPPORTUNITIES IN ELEMENTARY BASIC EDUCATION CANNOT DISPENSE THE INQUIRIES ABOUT THE DEVELOPMENT OF TEACHER´S COMPETENCES TO INTERPRET LEARNING MEASURES AND MAKE CONSISTENT AND INSTRUCTIONAL CORRESPONDENCES BETWEEN THEM AND THE CAPACITIES INDICATED IN EDUCATIONAL OBJECTIVES, AND, ON THE ORDER HAND, TEACHING CONDITIONS
Arquivo:
DIS_MEST20050408_COSTA GIOVANA GALVANIN DA.pdf
Tamanho:
844 Kb (844305 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/02/2007 ÀS 10:18:48
Atualizado:
23/02/2007 ÀS 10:18:48
Visitas:
10706
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 02:26:39
Downloads:
770
Último Download em :
25/09/2023 ÀS 21:59:32
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por