Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
RECURSOS INTERPRETATIVOS FUNCIONAIS COMO SUBSÍDIO METODOLÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DAS SÉRIES INICIAIS
Autor:
FONSECA, ANA PAULA ARAÚJO
Email:
anapaulafonseca@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. GIMENIZ-PASCHOAL, SANDRA REGINA
Drª. GIL, MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA
Data de Defesa:
05/03/2008
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE FUNCIONAL - COMPORTAMENTO
BEHAVIORISMO (PSICOLOGIA)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES - SÉRIES INICIAIS
LÍNGUA PORTUGUESA ? PROFESSORES ? FORMAÇÃO
Resumo Original (PT):
O BEHAVIORISMO RADICAL E A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO TÊM CONTRIBUIÇÕES A OFERECER AO CAMPO DA EDUCAÇÃO E, MAIS PRECISAMENTE, À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ESTUDOS ANTERIORES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DEMONSTRARAM RESTRIÇÕES DE REPERTÓRIO DESCRITIVO DOS PROFESSORES QUANTO ÀS PROPRIEDADES DAS CONTINGÊNCIAS DE ENSINO DISPOSTAS DURANTE SEU TRABALHO E DIFICULDADES RECORRENTES EM TER SEU COMPORTAMENTO DE ENSINAR CONTEÚDOS CURRICULARES SOB CONTROLE DAS AÇÕES DE SEUS ALUNOS. ESTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR SE REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAIS QUE DEFINEM A ANÁLISE E A AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE RELAÇÕES ENTRE PRÁTICAS EDUCATIVAS E MEDIDAS DE DESEMPENHO PODERIAM SE CONSTITUIR EM RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA PROFESSORES DE 4ª SÉRIE, NO CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA. FORAM REALIZADOS DOIS ESTUDOS COM QUATRO PROFESSORES (ESTUDO 1, PROFESSORES P1 E P2; ESTUDO 2, PROFESSORES P3 E P4). OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS NOS DOIS ESTUDOS CONSTARAM DE TRÊS ETAPAS. NA ETAPA 1, OCORREU: A) REGISTRO DE AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA MINISTRADAS PELOS PROFESSORES SOBRE DUAS UNIDADES DIDÁTICAS (UD1 E UD2); B) EXPOSIÇÃO DOS PROFESSORES A ENTREVISTAS SOBRE AS AULAS DA UD1, NA AUSÊNCIA E NA PRESENÇA DO VÍDEO DAS MESMAS. A ETAPA 2 CONSTOU DA: A) EXPOSIÇÃO DOS PROFESSORES A MODELOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL ELABORADOS PELA PESQUISADORA, COM BASE NOS REGISTROS DAS AULAS DA UD1; B) EXPOSIÇÃO DOS PROFESSORES À TAREFA DE ELABORAÇÃO DE INTERPRETAÇÕES FUNCIONAIS SOBRE REGISTROS DAS AULAS DA UD2; C) EXPOSIÇÃO DOS PROFESSORES À MODELOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL DOS REGISTROS DAS AULAS DA UD2 EFETUADOS PELA PESQUISADORA. NA ETAPA 3, OCORREU: A) REGISTRO AUDIOVISUAL DE NOVAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (UD3); B) EXPOSIÇÃO DOS PROFESSORES À TAREFA DE ELABORAÇÃO DE INTERPRETAÇÕES FUNCIONAIS DESTAS AULAS. A DIFERENÇA ENTRE OS ESTUDOS RESIDIU NA METODOLOGIA UTILIZADA NA SELEÇÃO E NA APRESENTAÇÃO DOS REGISTROS AUDIOVISUAIS EXPOSTOS AO PROFESSOR. NO ESTUDO 1 A EXIBIÇÃO DOS VÍDEOS NA ÍNTEGRA FOI INTERCALADA COM EPISÓDIOS EXTRAÍDOS DE TAIS REGISTROS. NO ESTUDO 2, FORAM EXIBIDOS SOMENTE EPISÓDIOS DOS REGISTROS. NO ESTUDO 1, APÓS CONTATO COM OS MODELOS DE ANÁLISE FUNCIONAL DA PESQUISADORA, P2 EMITIU DUAS CLASSES DE RESPOSTAS DE ENSINO: 1) REPERTÓRIOS COMPATÍVEIS COM AS INTERPRETAÇÕES FUNCIONAIS DISCUTIDAS, PORÉM, COM RESTRIÇÕES DE REPERTÓRIO DESCRITIVO A RESPEITO DAS MESMAS; E 2) REPERTÓRIOS INDICATIVOS DE CONTROLE PELAS SUGESTÕES DA PESQUISADORA E NÃO PELAS AÇÕES DOS ALUNOS. NO ESTUDO 2, OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM QUE P3 E P4, APÓS CONTATO COM OS MODELOS DE ANÁLISE FUNCIONAL, ALTERARAM SUAS PRÁTICAS DE ENSINO NA UD3. NO ENTANTO, P3, DIANTE DOS NOVOS REPERTÓRIOS DOS ALUNOS, EXIBIDOS EM FUNÇÃO DE ALTERAÇÕES EM SUAS PRÁTICAS DE ENSINO, VOLTOU A EMITIR REPERTÓRIOS REGISTRADOS ANTERIORMENTE. COM P4, AS PRÁTICAS DE ENSINO EXIBIDAS NA UD3 SUGERIRAM CONTROLE PELOS EFEITOS DESTAS INTERAÇÕES. TAIS RESULTADOS AMPLIARAM DEMONSTRAÇÕES FAVORÁVEIS DO ENSINO DE ANÁLISE FUNCIONAL: NA MODALIDADE DESCRITIVA E NO CONTEXTO DO ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES. TODAVIA, TAL AMPLIAÇÃO NÃO SE MOSTROU ISENTA DAS CONDIÇÕES METODOLÓGICAS NAS QUAIS OS REPERTÓRIOS DOS PROFESSORES FORAM INVESTIGADOS. ASSIM, FOI RESSALTADA A NECESSIDADE DE PROGRAMAS DE PESQUISA QUE PERMITAM IDENTIFICAR E COMPREENDER CONDIÇÕES MAIS FAVORÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DE INTERPRETAÇÃO FUNCIONAL NO ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
ELEMENTARY SCHOOL
FUNCTIONAL BEHAVIOR ANALYSIS
RADICAL BEHAVIORISM
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE RADICAL BEHAVIORISM AND BEHAVIOR ANALYSIS HAVE CONTRIBUTIONS TO OFFER TO THE FIELD OF EDUCATION AND, MORE SPECIFICALLY, FOR TEACHERS? EDUCATION. PREVIOUS STUDIES ABOUT EDUCATIONAL PRACTICES IN THE ELEMENTARY SCHOOL, DEMONSTRATED RESTRICTIONS OF TEACHERS? DESCRIPTIVE REPERTOIRE ABOUT CONTINGENCIES? PROPERTIES OF TEACHING PRESENTS DURING THEM WORK AND DIFFICULTIES RECURRENTS TO HAVE THEIR BEHAVIOR TO TEACH CURRICULAR CONTENT UNDER CONTROL OF THEIR STUDENTS? ACTIONS. THIS STUDY AIMED TO ASSESS WHETHER BEHAVIORAL REPERTOIRES THAT DEFINE FUNCTIONAL ANALYSIS AND EVALUATION OF RELATIONSHIPS BETWEEN EDUCATIONAL PRACTICES AND PERFORMANCE? MEASURES COULD BE TEACHING RESOURCES FOR TEACHERS OF 4TH GRADES, IN PORTUGUESE LANGUAGE? CONTENT. TWO STUDIES HAD BEEN PRODUCED, WITH FOUR TEACHERS (STUDY 1, TEACHERS P1 AND P2; STUDY 2, TEACHERS P3 AND P4). THE PROCEDURES ADOPTED IN THESE TWO STUDIES CONSISTED OF THREE STEPS. IN STEP 1, OCCURRED: A) REGISTRATION OF PORTUGUESE? CLASSES TAUGHT BY TEACHERS ON TWO DIDACTIC UNITS (UD1 AND UD2) B) EXPOSURE OF TEACHERS TO INTERVIEWS ABOUT UD1? LESSONS, IN THE ABSENCE AND PRESENCE OF THEIR LESSONS? VIDEO RECORDED. THE STEP 2 CONSISTED OF: A) EXPOSURE OF TEACHERS TO MODELS OF FUNCTIONAL INTERPRETATION PREPARED BY THE RESEARCHER, BASED ON RECORDS UD1? LESSONS B) EXPOSURE OF TEACHERS TO TASK OF MAKING FUNCTIONAL INTERPRETATIONS ABOUT RECORDS UD2? LESSONS C) EXPOSURE OF TEACHERS TO FUNCTIONAL INTERPRETATION MODELS OF THE RECORDS UD2? LESSONS PREPARED BY THE RESEARCHER. IN STEP 3, OCCURRED: A) REGISTRATION IN VIDEO OF NEW PORTUGUESE? CLASSES (UD3) B) EXPOSURE OF TEACHERS TO TASK OF MAKING FUNCTIONAL INTERPRETATIONS OF UD3? CLASSES. THE DIFFERENCE BETWEEN THE STUDIES RESIDED IN THE METHODOLOGY USED IN THE SELECTION AND PRESENTATION OF THE RECORDS IN VIDEO EXPOSED TO THE TEACHER. IN STUDY 1 THE VIDEOS? EXHIBITION ENTIRETY WAS INTERSPERSED WITH EPISODES EXTRACTED FROM SUCH RECORDS. IN STUDY 2, WERE SHOWN ONLY EPISODES OF THE RECORDS. IN STUDY 1, AFTER CONTACT WITH THE MODELS OF FUNCTIONAL ANALYSIS OF THE RESEARCHER, P2 EMITTED TWO CLASSES OF ANSWERS OF TEACHING: 1) REPERTOIRES COMPATIBLE WITH FUNCTIONAL INTERPRETATIONS DISCUSSED, BUT WITH RESTRICTIONS OF REPERTOIRE DESCRIPTIVE ABOUT THE SAME, AND 2) REPERTOIRES INDICATIVE OF CONTROL BY SUGGESTIONS OF THE RESEARCHER AND NOT BY ACTIONS OF THE STUDENTS. IN STUDY 2, THE MAIN RESULTS SHOWED THAT P3 AND P4, AFTER CONTACT WITH THE MODELS OF FUNCTIONAL ANALYSIS OF THE RESEARCHER, CHANGED ITS PRACTICE OF TEACHING IN UD3? CLASSES. HOWEVER, BEFORE THE NEW STUDENTS? REPERTOIRES PRESENTED IN FUNCTION OF CHANGES IN P3? TEACHING PRACTICE, SHE EMITTED REPERTOIRES REGISTERED IN UD1 AND UD2 CLASSES AGAIN. WITH P4, THE TEACHING PRACTICES EMITTED IN UD3? CLASSES SUGGESTED CONTROL BY EFFECTS OF THESE INTERACTIONS. THESE RESULTS WIDENED THE DEMONSTRATIONS IN FAVOR OF TEACHING OF FUNCTIONAL ANALYSIS: BOTH IN FORM DESCRIPTIVE AND IN CONTEXT OF TEACHING CURRICULAR CONTENT. HOWEVER, THIS EXPANSION WAS NOT EXEMPT FROM THE CONDITIONS METHODOLOGICAL IN WHICH TEACHERS? REPERTOIRE WERE INVESTIGATED. THEREFORE NECESSITIES HAD BEEN POINTED OF DEVELOPMENT OF PROGRAMS OF RESEARCH TO IDENTIFY AND UNDERSTAND CONDITIONS MORE FAVORABLE FOR THE DEVELOPMENT OF RESOURCES FOR FUNCTIONAL INTERPRETATION IN THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE? CURRICULAR CONTENT.
Arquivo:
DIS_MEST20080305_FONSECA ANA PAULA ARAUJO.pdf
Tamanho:
672 Kb (672746 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/04/2008 ÀS 17:09:17
Atualizado:
08/04/2008 ÀS 17:09:17
Visitas:
2015
Última Visita em :
30/04/2024 ÀS 07:22:19
Downloads:
135
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:35:11
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por