DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DAS INSTRUÇÕES UTILIZADAS POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SALA DE AULA INCLUSIVA |
Autor: |
SASSO, ELAINE CRISTINA |
Email: |
elainecsasso@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2007 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM |
Titulação: |
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM |
Orientador: |
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. LOPES JUNIOR, JAIR ♠ Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA ♠ Drª. ANDERY, MARIA AMALIA PIE ABIB
|
Data de Defesa: |
30/07/2007 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS ♠ EDUCAÇÃO INCLUSIVA ♠ ENSINO E APRENDIZAGEM ♠ INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO ♠ PROCEDIMENTOS INSTRUCIONAIS
|
Resumo Original (PT): |
|
A EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA DEVE CONSIDERAR A DIVERSIDADE INERENTE À ESPÉCIE HUMANA E
GARANTIR A TODOS OS ALUNOS O ACESSO AOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA HUMANIDADE, BEM
COMO O SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL. PARA A PROMOÇÃO DAS APRENDIZAGENS, A PRÁTICA
PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DEVE SER CONSTITUÍDA POR UMA VARIEDADE DE PROCEDIMENTOS DE
ENSINO A SEREM EXECUTADOS EM FUNÇÃO DO REPERTÓRIO DOS ALUNOS. NA LITERATURA DA ANÁLISE
EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO AS INSTRUÇÕES TÊM SE MOSTRADO PROCEDIMENTOS EFICAZES NO
ENSINO DE NOVOS COMPORTAMENTOS E NAS SITUAÇÕES EM QUE AS CONSEQÜÊNCIAS PARA O RESPONDER
SÃO REMOTAS. ESTE ESTUDO INVESTIGOU AS INSTRUÇÕES, COMO PROCEDIMENTO DE ENSINO, APRESENTADAS
POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ALUNOS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E PARA OS
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DURANTE AS ATIVIDADES DE ROTINA E NO ENSINO
DOS CONTEÚDOS DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (LOE), REALIZADAS EM SALA DE AULA. OS DADOS
FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE FILMAGEM DAS INTERAÇÕES DA PROFESSORA COM DOIS ALUNOS COM
DESENVOLVIMENTO TÍPICO E COM DOIS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS ? UM COM
DIAGNÓSTICO FORMAL DE MIELOMENINGOCELI ASSOCIADA À HIDROCEFALIA E OUTRO COM DIAGNÓSTICO
INFORMAL DE DEFICIÊNCIA MENTAL. CONSTATOU-SE QUE A PROFESSORA UTILIZOU-SE DAS INSTRUÇÕES,
COMO PROCEDIMENTO DE ENSINO, PARA TODOS OS ALUNOS TANTO DURANTE AS ATIVIDADES DE ROTINA COMO
NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE LOE. ESSAS INSTRUÇÕES, NA MAIORIA DAS SITUAÇÕES, DESCREVIAM
APENAS AS CLASSES DE RESPOSTAS A SEREM EMITIDAS PELOS ALUNOS E ESSES AS SEGUIAM EXATAMENTE DA
FORMA COMO HAVIAM SIDO DESCRITAS PELA PROFESSORA. VERIFICOU-SE, EM ALGUMAS SITUAÇÕES, QUE A
PROFESSORA IDENTIFICAVA ALGUMAS DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS COM NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS E UTILIZAVA UMA SÉRIE DE PROCEDIMENTOS QUE FACILITAVAM A REALIZAÇÃO DA
ATIVIDADE DE FORMA MAIS ADEQUADA, QUER REFORMULANDO INSTRUÇÕES OU UTILIZANDO DICAS. NO
ENTANTO, HOUVE MOMENTOS EM QUE O ALUNO SEGUIA CORRETAMENTE A INSTRUÇÃO E A PROFESSORA
IGNORAVA O SEU DESEMPENHO. A ANÁLISE DOS RESULTADOS DESTE TRABALHO FORNECE INDÍCIOS DE QUE
INEXISTIAM DIFERENÇAS NOS PROCEDIMENTOS DE ENSINO UTILIZADOS PELA PROFESSORA PARA OS ALUNOS
COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ CHILDREN EDUCATION ♠ INCLUSIVE EDUCATION ♠ INSTRUCTIONAL PROCEEDINGS ♠ PROFESSOR-PUPIL INTERACTION ♠ TEACH AND LEARN
|
Resumo Original (EN): |
|
THE INCLUSIVE INFANTILE EDUCATION MUST CONSIDER THE INHERENT DIVERSITY TO THE HUMAN SPECIE
BEING AND GUARANTEE TO ALL PUPILS THE ACCESS TO THE KNOWLEDGE PRODUCED BY THE HUMANITY, AS
WELL AS ITS PERSONAL DEVELOPMENT. TO PROMOTE THE LEARNINGS, PROFESSOR?S PEDAGOGICAL PRACTICE
MUST BE CONSTITUTED BY A VARIETY OF EDUCATIONAL PROCEDURES TO BE EXECUTED IN FUNCTION OF THE
REPERTOIRE OF THE PUPILS. IN THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF THE BEHAVIOR LITERATURE THE
INSTRUCTIONS HAVE SHOWN EFFICIENT PROCEDURES IN THE EDUCATION OF NEW BEHAVIORS AND IN THE
SITUATIONS WHERE THE CONSEQUENCES OF ANSWER IT ARE REMOTE. THIS STUDY INVESTIGATED THE
INSTRUCTIONS, AS EDUCATIONAL PROCEDURE, PRESENTED BY A TEACHER OF INFANTILE EDUCATION TO THE
PUPILS WITH TYPICAL DEVELOPMENT AND FOR THE PUPILS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NECESSITIES DURING
THE ROUTINE ACTIVITIES AND IN THE EDUCATION OF THE CONTENTS OF VERBAL AND WRITTEN LANGUAGE
(VWL) OCCURRED IN THE CLASSROOM. DATA HAD BEEN COLLECTED BY FILMING THE INTERACTIONS OF THE
TEACHER WITH TWO PUPILS WITH TYPICAL DEVELOPMENT AND TWO PUPILS WITH SPECIAL EDUCATIONAL
NECESSITIES - ONE WITH FORMAL DIAGNOSIS OF MIELOMENINGOCELI ASSOCIATED TO HIDROCEFALIA AND
ANOTHER ONE WITH INFORMAL DIAGNOSIS TO MENTAL DEFICIENCY. IT WAS VERIFIED THAT THE TEACHER
USED THE INSTRUCTIONS, AS EDUCATIONAL PROCEDURE, TO ALL THE PUPILS IN SUCH A WAY DURING THE
ROUTINE ACTIVITIES IN VWL CONTENTS TEACHINGS. THESE INSTRUCTIONS, IN THE MAJORITY OF THE
SITUATIONS, DESCRIBED ONLY ANSWERS CLASSES TO BE EMITTED BY THE PUPILS AND THEY FOLLOWED
ACCURATELY IN THE WAY THEY HAD BEEN DESCRIBED BY THE TEACHER. IT WAS VERIFIED, IN SOME
SITUATIONS, THAT THE TEACHER IDENTIFIED SOME OF THE DIFFICULTIES PRESENTED BY THE PUPILS WITH
SPECIAL EDUCATIONAL NECESSITIES AND SHE USED A SERIES OF PROCEDURES TO FACILITATED THE
ACCOMPLISHMENT OF THE ACTIVITY OF ADJUSTED FORM, REFORMULATING INSTRUCTIONS OR USING TIPS.
HOWEVER, THERE WERE MOMENTS THAT THE PUPILS FOLLOW THE INSTRUCTION IN A CORRECT WAY AND THE
TEACHER IGNORED ITS PERFORMANCE. THE ANALYSIS OF THE RESULTS OF THIS RESEARCH SUPPLIES
INDICATIONS THAT DID NOT EXISTS DIFFERENCES IN THE PROCEDURES OF EDUCATION USED BY THE TEACHER TO
THE PUPILS WITH TYPICAL DEVELOPMENT AND TO THE PUPILS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NECESSITIES.
KEY-WORDS: |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20070730_SASSO ELAINE CRISTINA.pdf
|
Tamanho: |
925 Kb (925307 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
02/04/2008 ÀS 09:43:25 |
Atualizado: |
02/04/2008 ÀS 09:43:25 |
Visitas: |
1474 |
Última Visita em : |
16/07/2024 ÀS 10:27:07 |
Downloads: |
86 |
Último Download em : |
25/06/2021 ÀS 14:41:27 |