Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DAS INSTRUÇÕES UTILIZADAS POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SALA DE AULA INCLUSIVA
Autor:
SASSO, ELAINE CRISTINA
Email:
elainecsasso@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Drª. ANDERY, MARIA AMALIA PIE ABIB
Data de Defesa:
30/07/2007
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ENSINO E APRENDIZAGEM
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
PROCEDIMENTOS INSTRUCIONAIS
Resumo Original (PT):
A EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA DEVE CONSIDERAR A DIVERSIDADE INERENTE À ESPÉCIE HUMANA E GARANTIR A TODOS OS ALUNOS O ACESSO AOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA HUMANIDADE, BEM COMO O SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL. PARA A PROMOÇÃO DAS APRENDIZAGENS, A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DEVE SER CONSTITUÍDA POR UMA VARIEDADE DE PROCEDIMENTOS DE ENSINO A SEREM EXECUTADOS EM FUNÇÃO DO REPERTÓRIO DOS ALUNOS. NA LITERATURA DA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO AS INSTRUÇÕES TÊM SE MOSTRADO PROCEDIMENTOS EFICAZES NO ENSINO DE NOVOS COMPORTAMENTOS E NAS SITUAÇÕES EM QUE AS CONSEQÜÊNCIAS PARA O RESPONDER SÃO REMOTAS. ESTE ESTUDO INVESTIGOU AS INSTRUÇÕES, COMO PROCEDIMENTO DE ENSINO, APRESENTADAS POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ALUNOS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DURANTE AS ATIVIDADES DE ROTINA E NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (LOE), REALIZADAS EM SALA DE AULA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE FILMAGEM DAS INTERAÇÕES DA PROFESSORA COM DOIS ALUNOS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E COM DOIS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS ? UM COM DIAGNÓSTICO FORMAL DE MIELOMENINGOCELI ASSOCIADA À HIDROCEFALIA E OUTRO COM DIAGNÓSTICO INFORMAL DE DEFICIÊNCIA MENTAL. CONSTATOU-SE QUE A PROFESSORA UTILIZOU-SE DAS INSTRUÇÕES, COMO PROCEDIMENTO DE ENSINO, PARA TODOS OS ALUNOS TANTO DURANTE AS ATIVIDADES DE ROTINA COMO NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE LOE. ESSAS INSTRUÇÕES, NA MAIORIA DAS SITUAÇÕES, DESCREVIAM APENAS AS CLASSES DE RESPOSTAS A SEREM EMITIDAS PELOS ALUNOS E ESSES AS SEGUIAM EXATAMENTE DA FORMA COMO HAVIAM SIDO DESCRITAS PELA PROFESSORA. VERIFICOU-SE, EM ALGUMAS SITUAÇÕES, QUE A PROFESSORA IDENTIFICAVA ALGUMAS DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E UTILIZAVA UMA SÉRIE DE PROCEDIMENTOS QUE FACILITAVAM A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE FORMA MAIS ADEQUADA, QUER REFORMULANDO INSTRUÇÕES OU UTILIZANDO DICAS. NO ENTANTO, HOUVE MOMENTOS EM QUE O ALUNO SEGUIA CORRETAMENTE A INSTRUÇÃO E A PROFESSORA IGNORAVA O SEU DESEMPENHO. A ANÁLISE DOS RESULTADOS DESTE TRABALHO FORNECE INDÍCIOS DE QUE INEXISTIAM DIFERENÇAS NOS PROCEDIMENTOS DE ENSINO UTILIZADOS PELA PROFESSORA PARA OS ALUNOS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
CHILDREN EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
INSTRUCTIONAL PROCEEDINGS
PROFESSOR-PUPIL INTERACTION
TEACH AND LEARN
Resumo Original (EN):
THE INCLUSIVE INFANTILE EDUCATION MUST CONSIDER THE INHERENT DIVERSITY TO THE HUMAN SPECIE BEING AND GUARANTEE TO ALL PUPILS THE ACCESS TO THE KNOWLEDGE PRODUCED BY THE HUMANITY, AS WELL AS ITS PERSONAL DEVELOPMENT. TO PROMOTE THE LEARNINGS, PROFESSOR?S PEDAGOGICAL PRACTICE MUST BE CONSTITUTED BY A VARIETY OF EDUCATIONAL PROCEDURES TO BE EXECUTED IN FUNCTION OF THE REPERTOIRE OF THE PUPILS. IN THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF THE BEHAVIOR LITERATURE THE INSTRUCTIONS HAVE SHOWN EFFICIENT PROCEDURES IN THE EDUCATION OF NEW BEHAVIORS AND IN THE SITUATIONS WHERE THE CONSEQUENCES OF ANSWER IT ARE REMOTE. THIS STUDY INVESTIGATED THE INSTRUCTIONS, AS EDUCATIONAL PROCEDURE, PRESENTED BY A TEACHER OF INFANTILE EDUCATION TO THE PUPILS WITH TYPICAL DEVELOPMENT AND FOR THE PUPILS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NECESSITIES DURING THE ROUTINE ACTIVITIES AND IN THE EDUCATION OF THE CONTENTS OF VERBAL AND WRITTEN LANGUAGE (VWL) OCCURRED IN THE CLASSROOM. DATA HAD BEEN COLLECTED BY FILMING THE INTERACTIONS OF THE TEACHER WITH TWO PUPILS WITH TYPICAL DEVELOPMENT AND TWO PUPILS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NECESSITIES - ONE WITH FORMAL DIAGNOSIS OF MIELOMENINGOCELI ASSOCIATED TO HIDROCEFALIA AND ANOTHER ONE WITH INFORMAL DIAGNOSIS TO MENTAL DEFICIENCY. IT WAS VERIFIED THAT THE TEACHER USED THE INSTRUCTIONS, AS EDUCATIONAL PROCEDURE, TO ALL THE PUPILS IN SUCH A WAY DURING THE ROUTINE ACTIVITIES IN VWL CONTENTS TEACHINGS. THESE INSTRUCTIONS, IN THE MAJORITY OF THE SITUATIONS, DESCRIBED ONLY ANSWERS CLASSES TO BE EMITTED BY THE PUPILS AND THEY FOLLOWED ACCURATELY IN THE WAY THEY HAD BEEN DESCRIBED BY THE TEACHER. IT WAS VERIFIED, IN SOME SITUATIONS, THAT THE TEACHER IDENTIFIED SOME OF THE DIFFICULTIES PRESENTED BY THE PUPILS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NECESSITIES AND SHE USED A SERIES OF PROCEDURES TO FACILITATED THE ACCOMPLISHMENT OF THE ACTIVITY OF ADJUSTED FORM, REFORMULATING INSTRUCTIONS OR USING TIPS. HOWEVER, THERE WERE MOMENTS THAT THE PUPILS FOLLOW THE INSTRUCTION IN A CORRECT WAY AND THE TEACHER IGNORED ITS PERFORMANCE. THE ANALYSIS OF THE RESULTS OF THIS RESEARCH SUPPLIES INDICATIONS THAT DID NOT EXISTS DIFFERENCES IN THE PROCEDURES OF EDUCATION USED BY THE TEACHER TO THE PUPILS WITH TYPICAL DEVELOPMENT AND TO THE PUPILS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NECESSITIES. KEY-WORDS:
Arquivo:
DIS_MEST20070730_SASSO ELAINE CRISTINA.pdf
Tamanho:
925 Kb (925307 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/04/2008 ÀS 09:43:25
Atualizado:
02/04/2008 ÀS 09:43:25
Visitas:
1449
Última Visita em :
16/04/2024 ÀS 13:01:49
Downloads:
86
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:41:27
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por