Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
RELAÇÕES FAMILIARES E HABILIDADES SOCIAIS DE IRMÃOS DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO: ESTUDO COMPARATIVO
Autor:
FELTRIN, ALINE BEATRIZ SILVA
Email:
abfeltrin@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. SIGOLO, SILVIA REGINA RICCO LUCATO
Drª. AIELLO, ANA LÚCIA ROSSITO
Data de Defesa:
30/07/2007
Palavras-Chave (PT):
HABILIDADES SOCIAIS
IRMÃOS
RELACIONAMENTO FAMILIAR
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO
Resumo Original (PT):
POR MEIO DO CONVÍVIO DIÁRIO, OS IRMÃOS PODEM ADQUIRIR HABILIDADES SOCIAIS E COGNITIVAS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL SAUDÁVEL. AS CONTINGÊNCIAS QUE CONFIGURAM ESTAS RELAÇÕES PODEM SER DIFERENTES DAQUELAS A QUE ESTÃO SUBMETIDOS IRMÃOS DE CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO NORMAL OU IRMÃOS DE INDIVÍDUOS COM OUTROS TIPOS DE DEFICIÊNCIA, O QUE JUSTIFICA ESTUDOS ENVOLVENDO INTERAÇÕES ENTRE IRMÃOS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO (TEA). O ACERVO DE INVESTIGAÇÕES DESENVOLVIDAS NA ÁREA, APESAR DE MOSTRAR INCONSISTÊNCIA DE RESULTADOS, DESTACOU, TAMBÉM, A RELEVÂNCIA ATRIBUÍDA AOS ESTUDOS ENVOLVENDO INTERAÇÕES ENTRE IRMÃOS DE CRIANÇAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA. O OBJETIVO PRECÍPUO DESTE ESTUDO CONSISTIU EM AVALIAR, ATRAVÉS DE RELATO VERBAL, AS HABILIDADES SOCIAIS E AS INTERAÇÕES FAMILIARES DE CRIANÇAS QUE POSSUEM UM IRMÃO COM TEA, BUSCANDO INVESTIGAR A INFLUÊNCIA DO CONVÍVIO COM UM IRMÃO ESPECIAL, COMPARANDO COM CRIANÇAS QUE POSSUEM UM IRMÃO COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO. PARTICIPARAM DO TRABALHO 10 CRIANÇAS COM IDADES ENTRE SETE E 12 ANOS, DE AMBOS OS SEXOS, AS QUAIS FORAM DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS: 1) INDIVÍDUOS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO QUE TÊM UM IRMÃO COM TEA E, 2) INDIVÍDUOS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO QUE TÊM IRMÃOS SEM NENHUMA DEFICIÊNCIA DIAGNOSTICADA. PARA A COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS: FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA, FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES SOBRE O IRMÃO COM TEA (GOMES, 2003), INVENTÁRIO DE REDE DE RELAÇÕES (SCHWERTZ, 1994) E IMHSC (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2005). OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE TANTO AS CRIANÇAS DO GRUPO 1 QUANTO AS DO GRUPO 2 ERAM HABILIDOSAS SOCIALMENTE QUANDO COMPARADAS À MÉDIA GERAL DA POPULAÇÃO, EMBORA O GRUPO 2 TENHA APRESENTADO ESCORES UM POUCO MAIS ALTO DO QUE O GRUPO 1. OS DADOS REFERENTES AO INVENTÁRIO DE REDE DE RELAÇÕES MOSTROU QUE AS CRIANÇAS DE AMBOS OS GRUPOS IDENTIFICAVAM MAIS ASPECTOS POSITIVOS DO QUE NEGATIVOS NOS SEUS RELACIONAMENTOS COM OS MEMBROS FAMILIARES, NÃO HAVENDO DIFERENÇA ESTATÍSTICA SIGNIFICATIVA ENTRE OS DOIS GRUPOS. ASSIM, PÔDE-SE CONCLUIR QUE O BOM RELACIONAMENTO FAMILIAR DOS IRMÃOS DO GRUPO 1 E DO GRUPO 2 PODE ESTAR RELACIONADO AO ALTO ÍNDICE DE HABILIDADES SOCIAIS ENCONTRADAS NOS SEUS REPERTÓRIOS. DESTARTE, NÃO FORAM IDENTIFICADOS PREJUÍZOS NA ÁREA DAS HABILIDADES SOCIAIS, NEM TAMPOUCO NA REDE DE RELAÇÕES FAMILIARES NOS IRMÃOS DE INDIVÍDUOS COM TEA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
AUTISM SPECTRUM DISORDERS
FAMILIAR RELATIONSHIP
SIBLINGS
SOCIAL SKILLS
Resumo Original (EN):
THROUGH DAILY LIVING SIBLINGS MAY ACQUIRE SOCIAL AND COGNITIVE SKILLS THAT ARE ESSENTIAL TO A HEALTHY SOCIAL DEVELOPMENT. THE CONTINGENCIES THAT CONSTITUTE THESE RELATIONS MAY BE DIFFERENT FROM THOSE THAT SIBLINGS OF CHILDREN WITH NORMAL DEVELOPMENT OR SIBLINGS OF INDIVIDUALS WITH OTHER TYPES DEFICIENCIES ARE SUBMITTED TO, WHAT JUSTIFIES STUDIES INVOLVING INTERACTIONS AMONG SIBLINGS OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDERS (ASD). THE LOT OF INVESTIGATION DEVELOPED IN THE AREA, DESPITE SHOWING INCONSISTENCY OF RESULTS, ALSO HIGHLIGHTS THE RELEVANCE GIVEN TO STUDIES INVOLVING INTERACTIONS AMONG SIBLINGS OF CHILDREN WITH SOME TYPE OF DEFICIENCY. THE MAIN PURPOSE OF THIS STUDY IS TO EVALUATE, THROUGH ORAL DESCRIPTION, THE SOCIAL SKILLS OF CHILDREN THAT HAVE A SIBLING WITH ASD, TRYING TO INVESTIGATE WHETHER THE LIVING WITH SUCH CHILD INTERFERES IN THE ACQUISITION OF THEIR SOCIAL SKILLS. 10 CHILDREN RANGING FROM SEVEN TO 12 YEARS-OLD, OF BOTH SEXES, HAVE TAKEN PART IN THE STUDY; THEY WERE DIVIDED IN TWO GROUPS: 1) INDIVIDUALS WITH TYPICAL DEVELOPMENT THAT HAVE A SIBLING WITH ASD AND, 2) INDIVIDUALS WITH TYPICAL DEVELOPMENT THAT HAVE SIBLINGS WITHOUT ANY DIAGNOSED DEFICIENCY. FOR DATA COLLECTION THE FOLLOWING WAS USED: FORM OF INFORMATION ABOUT THE FAMILY, FORM OF INFORMATION ABOUT THE SIBLING WITH AUTISM SPECTRUM DISORDERS (GOMES, 2003), NETWORK OF RELATIONSHIP INVENTORY (SCHWERTZ, 1994) AND MULTIMEDIA LIST OF CHILDREN SOCIAL SKILLS ? DEL PRETTE ? SMHSC (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2005). THE RESULTS DISCLOSED THAT BOTH CHILDREN IN GROUP 1 AND IN GROUP 2 WERE SOCIALLY SKILLED IF COMPARED TO THE GENERAL AVERAGE OF THE POPULATION, THOUGH GROUP 2 HAS PRESENTED LITTLE HIGHER SCORES THAN GROUP 1. THE DATA REFERRING TO THE NETWORK OF RELATIONSHIP INVENTORY HAVE DISCLOSED THAT CHILDREN OF BOTH GROUPS COULD IDENTIFY MORE POSITIVE THAN NEGATIVE ASPECTS IN THEIR RELATIONSHIP WITH FAMILY MEMBERS. THEREFORE, IT IS LIKELY TO CONCLUDE THAT THE GOOD FAMILIAR RELATIONSHIP OF BOTH CHILDREN IN GROUP 1 AND GROUP 2 MAY BE RELATED TO A HIGH RATE OF SOCIAL SKILLS FOUND IN THESE SIBLINGS? COMPILATION. THUS, NEITHER LOSS IN THE AREA OF SOCIAL SKILLS, NOR IN THE FAMILY RELATIONSHIP NETWORK OF SIBLINGS OF INDIVIDUALS WITH ASD WAS IDENTIFIED.
Arquivo:
DIS_MEST20070730_FELTRIN ALINE BEATRIZ SILVA.pdf
Tamanho:
560 Kb (560284 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/04/2008 ÀS 09:25:07
Atualizado:
02/04/2008 ÀS 09:25:07
Visitas:
1323
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 14:26:45
Downloads:
40
Último Download em :
05/10/2023 ÀS 11:20:02
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por