DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS |
Autor: |
GOUVÊA, GISELI RENATA |
Email: |
giseligouvea@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2007 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM |
Titulação: |
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM |
Orientador: |
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. LOPES JUNIOR, JAIR ♠ Drª. PEREIRA, MARIA ELIZA MAZZILLI ♠ Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
|
Data de Defesa: |
27/07/2007 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ANÁLISE COMPORTAMENTAL ♠ LÍNGUA PORTUGUESA ♠ SÉRIES INICIAIS
|
Resumo Original (PT): |
|
ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS ADVOGAM PROPOSTAS CENTRADAS NO
DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES PELO ALUNO COMPROMETIDAS COM A CONSTRUÇÃO DE
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, A PARTIR DE UMA EXPANSÃO NA ACEPÇÃO DO CONCEITO DE CONTEÚDO
CURRICULAR. ADMITE-SE QUE A CONCRETIZAÇÃO DESSAS ORIENTAÇÕES EXIGE O DESENVOLVIMENTO DE
HABILIDADES ESPECÍFICAS. O GRUPO DE PESQUISA AO QUAL O PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA ESTÁ
VINCULADO TEM OBTIDO OS SEGUINTES RESULTADOS EM ESTUDOS SOBRE INCIDÊNCIAS DESSAS ORIENTAÇÕES
NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS: A) RESTRIÇÕES DE REPERTÓRIOS DOS DOCENTES QUE
DESCREVEM AS HABILIDADES EXIGIDAS POR DETERMINADAS PRÁTICAS DE ENSINO; B) DIFICULDADES NA
INTERPRETAÇÃO DE MEDIDAS COMPORTAMENTAIS QUE SE MOSTRARIAM COMPATÍVEIS COM AS
CAPACIDADES MENCIONADAS PELOS OBJETIVOS DE ENSINO; C) AO VINCULAR PRÁTICAS DE ENSINO E DE
AVALIAÇÃO COM DETERMINADOS OBJETIVOS DE ENSINO, PREDOMINAM PROPOSTAS NAS QUAIS UMA DADA
ATIVIDADE DIDÁTICA MOSTRAR-SE-IA CONSISTENTE COM A TENTATIVA DE OBTENÇÃO DE UM CONJUNTO DE
OBJETIVOS DISTINTOS. EM CONSIDERAÇÃO A ESSES RESULTADOS E À IMPORTÂNCIA INCONTESTE DA ÁREA DE
LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA: 1) IDENTIFICAR, DESCREVER E
ANALISAR REPERTÓRIOS OPERANTES DAS PROFESSORAS NO ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE LÍNGUA
PORTUGUESA; 2) AVALIAR E CARACTERIZAR POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO CONJUNTO ENTRE
PESQUISADORA E PROFESSORA DE UNIDADES DIDÁTICAS DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE LÍNGUA
PORTUGUESA. A ÊNFASE RECAIU EM INVESTIGAR SE ESTE PLANEJAMENTO CONJUNTO, FUNDAMENTADO EM
CONCEITOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, MOSTRAR-SE-IA FUNCIONALMENTE RELACIONADO COM A
MANUTENÇÃO OU COM MUDANÇAS EM PROPRIEDADES DOS REPERTÓRIOS DAS PROFESSORAS REGISTRADOS
ANTERIORMENTE. PARTICIPARAM DA PESQUISA TRÊS PROFESSORAS DA 4ª SÉRIE DA REDE ESTADUAL (P1, P2 E
P3). NO PROCEDIMENTO DA FASE 1, OCORRERAM REGISTROS, EM VÍDEO, DE UMA UNIDADE DIDÁTICA E A
REALIZAÇÃO DE UMA ENTREVISTA NA QUAL CADA PROFESSORA DEVERIA RELACIONAR SUAS PRÁTICAS DE
ENSINO E DE AVALIAÇÃO COM OS OBJETIVOS E AS MEDIDAS COMPORTAMENTAIS DE APRENDIZAGEM. NA
FASE 2, OCORRERAM DISCUSSÕES SOBRE O PLANEJAMENTO CONJUNTO, ENTRE PESQUISADORA E CADA
PROFESSORA SEPARADAMENTE, DA SEGUNDA UNIDADE DIDÁTICA. NA FASE 3, REPLICOU-SE O
PROCEDIMENTO DA FASE 1, PORÉM, COM RELAÇÃO À SEGUNDA UNIDADE DIDÁTICA PLANEJADA EM
CONJUNTO NA FASE 2. OS PRINCIPAIS RESULTADOS COLETADOS, TANTO EM TERMOS DAS AÇÕES DIDÁTICAS
QUANTO DOS REPERTÓRIOS VERBAIS DAS PROFESSORAS EM RELAÇÃO AS SUAS PRÁTICAS, DEMONSTRARAM
ALTERAÇÕES EM TERMOS DA SENSIBILIDADE AOS EFEITOS DAS INTERVENÇÕES PLANEJADAS. EM SÍNTESE,
CONCLUIU-SE QUE OS PROCEDIMENTOS DAS FASES 2 E 3 DESTA PESQUISA PARECEM TER SE CONSTITUÍDO
EM CONDIÇÕES FACILITADORAS PARA A IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DE PROPRIEDADES RELEVANTES DA
INTERAÇÃO ENTRE PRÁTICAS OU ESTRATÉGIAS DISPONIBILIZADAS PELAS PROFESSORAS E AS MEDIDAS DE
DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE TEMAS CURRICULARES DA ÁREA DE LÍNGUA
PORTUGUESA. |
|
Título (EN): |
BEHAVIORAL ANALYSIS OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES CONSIDERING PORTUGUESE LANGUAGE CURRICULAR CONTENT FOR PRIMARY SCHOOL |
Palavras-Chave (EN): |
♠ BEHAVIOR ANALYSIS ♠ INITIAL GRADE ♠ PORTUGUESE LANGUAGE ♠ TEACHING AND LEARNING
|
Resumo Original (EN): |
|
EDUCATIONAL REFORMS FOR INITIAL SERIES FROM PUBLIC ELEMENTARY LEVEL PUT DISTINCT REQUIREMENTS IN
TERMS OF DIDACTIC STRATEGIES AND PRACTICES FOR IMPROVING CHILDREN´S ACADEMIC PERFORMANCE.
THIS RESEARCH EXPLORED WHETHER BEHAVIOR ANALYTIC RESOURCES, DERIVED FROM PRINCIPLES AND
RESEARCH IN BEHAVIOR ANALYSIS, COULD MAKE RELEVANT IMPROVEMENT IN THE ACQUISITION AND
DEVELOPMENT OF TEACHING STRATEGIES ABOUT PORTUGUESE LANGUAGE TO STUDENTS ON THE 4º GRADE OF
ELEMENTARY PUBLIC SCHOOL. THE AIMS OF THIS RESEARCH WERE: A) IDENTIFY, DESCRIBE, AND ANALYZE
TEACHER´S OPERANT BEHAVIOR DURING PORTUGUESE LANGUAGE´S CLASSES; B) EVALUATE AND CHARACTERIZE
POSSIBLE AND EFFECTIVE SUPPORTS OF THE INTERACTION BETWEEN TEACHERS AND RESEARCHER IN THE
PLANNING DIDACTIC UNITS. THIS PLANNED ACTIVITIES WERE BASED IN CONCEPTS AND PRINCIPLES FROM
BEHAVIOR ANALYSIS. THREE TEACHERS PARTICIPATED. IN PHASE 1 WERE CARRIED OUT OBSERVATIONS
(VIDEO RECORDED) OF PORTUGUESE LANGUAGE´S CLASSES AND AN INTERVIEW ABOUT TEACHING STRATEGIES,
TEACHING AIMS, AND BEHAVIORAL MEASURES OF LEARNING CURRICULAR CONTENTS. IN PHASE 2 WERE
FOLLOWED INTERVIEWS ABOUT TEACHING OBJECTIVES FROM NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK AND
ABOUT TEACHING PRACTICES AND STRATEGIES TO BE TAKEN ON THE DIDACTIC UNIT 2 DURING THE NEXT PHASE.
THE PROCEDURE OF PHASE 1 WAS REPEATED IN PHASE 3. THE MAIN RESULTS OF PHASE 1 SHOWED: A)
EDUCATIONAL PRACTICES BASED ON TEACHER DRIVEN COLLECTION OF FACTS AND PREVALENCE OF ECHOIC
VERBALIZATIONS; B) STRATEGIES OF LEARNING EVALUATION BASED ON THE REPRODUCTION OF INFORMATION
STRAIGHTLY TAUGHT; C) PRACTICES THAT PERMIT CHILDREN´S PARTICIPATION AND APPROACH TO CHILDREN´S
CONCEPTIONS ABOUT CURRICULAR CONTENTS, BUT THESE INFORMATIONS WERE NOT INSTRUCTIVE TO PLANNING
NEITHER TO EXECUTION OF TEACHING AND EVALUATING PRACTICES ADJUSTED TO STUDENTS´S REPERTORIES. IN
PHASES 2 AND 3 THERE WAS POSSIBLE TO IDENTIFY CHANGES ON TEACHERS´S TEACHING STRATEGIES BASED
ON THE EFFECTS OF PLANNED INTERVENTION. TEACHERS IDENTIFIED DIMENSIONS OF STUDENTS´S BEHAVIOR
FUNCTIONALLY RELATED WITH PROPERTIES OF TEACHERS´S TEACHING BEHAVIOR. BESIDES IT WAS POSSIBLE TO
OUTLINE SOME PRACTICES AND ACTIVITIES FOR THE NEXT PORTUGUESE LANGUAGE´S CLASSES (PHASE 3)
ACCORDING A BEHAVIOR ANALYTIC UNDERSTANDING OF STUDENT-TEACHER INTERACTION. THESE RESULTS
PROVIDED EMPIRICAL DEMONSTRATION FOR RELEVANT SUPPORT THAT BEHAVIOR ANALYSIS CAN SUPPLY TO
IMPROVEMENT OF COMPREHENSION ABOUT TEACHING AND LEARNING CURRICULAR CONTENTS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20070727_GOUVEA GISELI RENATA.pdf
|
Tamanho: |
790 Kb (790654 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
02/04/2008 ÀS 09:13:08 |
Atualizado: |
02/04/2008 ÀS 09:13:08 |
Visitas: |
1396 |
Última Visita em : |
16/07/2024 ÀS 03:05:42 |
Downloads: |
72 |
Último Download em : |
05/10/2023 ÀS 11:17:38 |