Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS
Autor:
GOUVÊA, GISELI RENATA
Email:
giseligouvea@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. PEREIRA, MARIA ELIZA MAZZILLI
Drª. CAVALCANTE, MARIA REGINA
Data de Defesa:
27/07/2007
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE COMPORTAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIES INICIAIS
Resumo Original (PT):
ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS ADVOGAM PROPOSTAS CENTRADAS NO DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES PELO ALUNO COMPROMETIDAS COM A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, A PARTIR DE UMA EXPANSÃO NA ACEPÇÃO DO CONCEITO DE CONTEÚDO CURRICULAR. ADMITE-SE QUE A CONCRETIZAÇÃO DESSAS ORIENTAÇÕES EXIGE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESPECÍFICAS. O GRUPO DE PESQUISA AO QUAL O PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA ESTÁ VINCULADO TEM OBTIDO OS SEGUINTES RESULTADOS EM ESTUDOS SOBRE INCIDÊNCIAS DESSAS ORIENTAÇÕES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS: A) RESTRIÇÕES DE REPERTÓRIOS DOS DOCENTES QUE DESCREVEM AS HABILIDADES EXIGIDAS POR DETERMINADAS PRÁTICAS DE ENSINO; B) DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO DE MEDIDAS COMPORTAMENTAIS QUE SE MOSTRARIAM COMPATÍVEIS COM AS CAPACIDADES MENCIONADAS PELOS OBJETIVOS DE ENSINO; C) AO VINCULAR PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO COM DETERMINADOS OBJETIVOS DE ENSINO, PREDOMINAM PROPOSTAS NAS QUAIS UMA DADA ATIVIDADE DIDÁTICA MOSTRAR-SE-IA CONSISTENTE COM A TENTATIVA DE OBTENÇÃO DE UM CONJUNTO DE OBJETIVOS DISTINTOS. EM CONSIDERAÇÃO A ESSES RESULTADOS E À IMPORTÂNCIA INCONTESTE DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA: 1) IDENTIFICAR, DESCREVER E ANALISAR REPERTÓRIOS OPERANTES DAS PROFESSORAS NO ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA; 2) AVALIAR E CARACTERIZAR POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO CONJUNTO ENTRE PESQUISADORA E PROFESSORA DE UNIDADES DIDÁTICAS DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA. A ÊNFASE RECAIU EM INVESTIGAR SE ESTE PLANEJAMENTO CONJUNTO, FUNDAMENTADO EM CONCEITOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, MOSTRAR-SE-IA FUNCIONALMENTE RELACIONADO COM A MANUTENÇÃO OU COM MUDANÇAS EM PROPRIEDADES DOS REPERTÓRIOS DAS PROFESSORAS REGISTRADOS ANTERIORMENTE. PARTICIPARAM DA PESQUISA TRÊS PROFESSORAS DA 4ª SÉRIE DA REDE ESTADUAL (P1, P2 E P3). NO PROCEDIMENTO DA FASE 1, OCORRERAM REGISTROS, EM VÍDEO, DE UMA UNIDADE DIDÁTICA E A REALIZAÇÃO DE UMA ENTREVISTA NA QUAL CADA PROFESSORA DEVERIA RELACIONAR SUAS PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO COM OS OBJETIVOS E AS MEDIDAS COMPORTAMENTAIS DE APRENDIZAGEM. NA FASE 2, OCORRERAM DISCUSSÕES SOBRE O PLANEJAMENTO CONJUNTO, ENTRE PESQUISADORA E CADA PROFESSORA SEPARADAMENTE, DA SEGUNDA UNIDADE DIDÁTICA. NA FASE 3, REPLICOU-SE O PROCEDIMENTO DA FASE 1, PORÉM, COM RELAÇÃO À SEGUNDA UNIDADE DIDÁTICA PLANEJADA EM CONJUNTO NA FASE 2. OS PRINCIPAIS RESULTADOS COLETADOS, TANTO EM TERMOS DAS AÇÕES DIDÁTICAS QUANTO DOS REPERTÓRIOS VERBAIS DAS PROFESSORAS EM RELAÇÃO AS SUAS PRÁTICAS, DEMONSTRARAM ALTERAÇÕES EM TERMOS DA SENSIBILIDADE AOS EFEITOS DAS INTERVENÇÕES PLANEJADAS. EM SÍNTESE, CONCLUIU-SE QUE OS PROCEDIMENTOS DAS FASES 2 E 3 DESTA PESQUISA PARECEM TER SE CONSTITUÍDO EM CONDIÇÕES FACILITADORAS PARA A IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DE PROPRIEDADES RELEVANTES DA INTERAÇÃO ENTRE PRÁTICAS OU ESTRATÉGIAS DISPONIBILIZADAS PELAS PROFESSORAS E AS MEDIDAS DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE TEMAS CURRICULARES DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Título (EN):
BEHAVIORAL ANALYSIS OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES CONSIDERING PORTUGUESE LANGUAGE CURRICULAR CONTENT FOR PRIMARY SCHOOL
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR ANALYSIS
INITIAL GRADE
PORTUGUESE LANGUAGE
TEACHING AND LEARNING
Resumo Original (EN):
EDUCATIONAL REFORMS FOR INITIAL SERIES FROM PUBLIC ELEMENTARY LEVEL PUT DISTINCT REQUIREMENTS IN TERMS OF DIDACTIC STRATEGIES AND PRACTICES FOR IMPROVING CHILDREN´S ACADEMIC PERFORMANCE. THIS RESEARCH EXPLORED WHETHER BEHAVIOR ANALYTIC RESOURCES, DERIVED FROM PRINCIPLES AND RESEARCH IN BEHAVIOR ANALYSIS, COULD MAKE RELEVANT IMPROVEMENT IN THE ACQUISITION AND DEVELOPMENT OF TEACHING STRATEGIES ABOUT PORTUGUESE LANGUAGE TO STUDENTS ON THE 4º GRADE OF ELEMENTARY PUBLIC SCHOOL. THE AIMS OF THIS RESEARCH WERE: A) IDENTIFY, DESCRIBE, AND ANALYZE TEACHER´S OPERANT BEHAVIOR DURING PORTUGUESE LANGUAGE´S CLASSES; B) EVALUATE AND CHARACTERIZE POSSIBLE AND EFFECTIVE SUPPORTS OF THE INTERACTION BETWEEN TEACHERS AND RESEARCHER IN THE PLANNING DIDACTIC UNITS. THIS PLANNED ACTIVITIES WERE BASED IN CONCEPTS AND PRINCIPLES FROM BEHAVIOR ANALYSIS. THREE TEACHERS PARTICIPATED. IN PHASE 1 WERE CARRIED OUT OBSERVATIONS (VIDEO RECORDED) OF PORTUGUESE LANGUAGE´S CLASSES AND AN INTERVIEW ABOUT TEACHING STRATEGIES, TEACHING AIMS, AND BEHAVIORAL MEASURES OF LEARNING CURRICULAR CONTENTS. IN PHASE 2 WERE FOLLOWED INTERVIEWS ABOUT TEACHING OBJECTIVES FROM NATIONAL CURRICULUM FRAMEWORK AND ABOUT TEACHING PRACTICES AND STRATEGIES TO BE TAKEN ON THE DIDACTIC UNIT 2 DURING THE NEXT PHASE. THE PROCEDURE OF PHASE 1 WAS REPEATED IN PHASE 3. THE MAIN RESULTS OF PHASE 1 SHOWED: A) EDUCATIONAL PRACTICES BASED ON TEACHER DRIVEN COLLECTION OF FACTS AND PREVALENCE OF ECHOIC VERBALIZATIONS; B) STRATEGIES OF LEARNING EVALUATION BASED ON THE REPRODUCTION OF INFORMATION STRAIGHTLY TAUGHT; C) PRACTICES THAT PERMIT CHILDREN´S PARTICIPATION AND APPROACH TO CHILDREN´S CONCEPTIONS ABOUT CURRICULAR CONTENTS, BUT THESE INFORMATIONS WERE NOT INSTRUCTIVE TO PLANNING NEITHER TO EXECUTION OF TEACHING AND EVALUATING PRACTICES ADJUSTED TO STUDENTS´S REPERTORIES. IN PHASES 2 AND 3 THERE WAS POSSIBLE TO IDENTIFY CHANGES ON TEACHERS´S TEACHING STRATEGIES BASED ON THE EFFECTS OF PLANNED INTERVENTION. TEACHERS IDENTIFIED DIMENSIONS OF STUDENTS´S BEHAVIOR FUNCTIONALLY RELATED WITH PROPERTIES OF TEACHERS´S TEACHING BEHAVIOR. BESIDES IT WAS POSSIBLE TO OUTLINE SOME PRACTICES AND ACTIVITIES FOR THE NEXT PORTUGUESE LANGUAGE´S CLASSES (PHASE 3) ACCORDING A BEHAVIOR ANALYTIC UNDERSTANDING OF STUDENT-TEACHER INTERACTION. THESE RESULTS PROVIDED EMPIRICAL DEMONSTRATION FOR RELEVANT SUPPORT THAT BEHAVIOR ANALYSIS CAN SUPPLY TO IMPROVEMENT OF COMPREHENSION ABOUT TEACHING AND LEARNING CURRICULAR CONTENTS.
Arquivo:
DIS_MEST20070727_GOUVEA GISELI RENATA.pdf
Tamanho:
790 Kb (790654 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/04/2008 ÀS 09:13:08
Atualizado:
02/04/2008 ÀS 09:13:08
Visitas:
1374
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 12:36:39
Downloads:
72
Último Download em :
05/10/2023 ÀS 11:17:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por