Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
MANEJO DE STRESS, COPING E RESILIÊNCIA EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANO
Autor:
ZANELATO, LUCIANA SILVA
Email:
transpsico@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. CALAIS, SANDRA LEAL
Banca Examinadora:
Drª. CALAIS, SANDRA LEAL
Drª. NEME, CARMEN MARIA BUENO
Drª. BENEVIDES-PEREIRA, ANA MARIA TERESA
Data de Defesa:
17/01/2008
Palavras-Chave (PT):
ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
MOTORISTA DE ÔNIBUS
RESILIÊNCIA
STRESS OCUPACIONAL
Resumo Original (PT):
A PROFISSÃO DE MOTORISTA DE ÔNIBUS URBANO APRESENTA EFEITOS NEGATIVOS CAUSADOS PELO STRESS, DEVIDO À EXPOSIÇÃO A VÁRIOS ESTRESSORES COMO CONDIÇÕES DAS VIAS DE TRÂNSITO, VEÍCULO, CONTEXTO DE TRABALHO, CLIMA, RELACIONAMENTO COM OS PASSAGEIROS, ALÉM DA FUNÇÃO DE COBRADOR. A PERSISTÊNCIA DESSES ESTRESSORES E A FALTA DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO EFICAZES PODEM OCASIONAR PROBLEMAS DE SAÚDE E BAIXO DESEMPENHO PROFISSIONAL. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE MANEJO DO STRESS RELACIONADA A COPING E RESILIÊNCIA. PARTICIPARAM DO ESTUDO 38 MOTORISTAS, DIVIDIDOS EM GRUPO EXPERIMENTAL (GE) E GRUPO CONTROLE (GC) DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO DO INTERIOR PAULISTA. O PROGRAMA FOI DESENVOLVIDO EM OITO SESSÕES DE DUAS HORAS SEMANAIS, COM TEMÁTICAS SOBRE STRESS; SÍNDROME DE BURNOUT; ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO; TÉCNICAS DE MANEJOS DO STRESS COMO RELAXAMENTO, ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIO FÍSICO E AUTOCONTROLE; ASSERTIVIDADE E RESILIÊNCIA. FORAM APLICADOS O INVENTÁRIO DE SINTOMAS DE STRESS DE LIPP, INVENTÁRIO DE ESTRATÉGIAS DE COPING E QUESTIONÁRIO DO ÍNDICE DE RESILIÊNCIA, NO PRÉ E PÓS-TESTE. EM ANÁLISES ESTATÍSTICAS INTER E INTRAGRUPOS, OS RESULTADOS MOSTRARAM-SE SIGNIFICATIVOS QUANTO À REDUÇÃO DO NÍVEL DE STRESS E ESCORES DE COPING NO GE. EM RELAÇÃO À VARIÁVEL RESILIÊNCIA, EM AMBOS OS GRUPOS NÃO HOUVE ALTERAÇÃO. OS DADOS APONTARAM QUE O MANEJO DE STRESS POSSUI IMPLICAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO DE COPING, MAS NÃO NO DE RESILIÊNCIA, O QUE PODE SER EXPLICADO PELO CARÁTER SITUACIONAL DO PRIMEIRO, ENQUANTO QUE O SEGUNDO FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE APRENDIZAGEM. OBSERVA-SE QUE À MEDIDA QUE SE ALTERA O COPING VERIFICAM-SE MUDANÇAS NO NÍVEL DE STRESS. PARA QUE O PROGRAMA TENHA MAIOR EFETIVIDADE, SUGEREM-SE AÇÕES INSTITUCIONAIS, OU SEJA, AS EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO NECESSITAM CRIAR MODELOS DE GESTÃO QUE PROPICIEM MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, ALÉM DAS AÇÕES INDIVIDUAIS DOS MOTORISTAS APRESENTANDO MAIORES CUIDADOS COM A SAÚDE E BUSCANDO RECURSOS QUE ALIVIEM SEU NÍVEL DE STRESS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
COPING
DRIVER OF BUS
RESILIENCE
STRESS OCCUPATIONAL
Resumo Original (EN):
THE PROFESSION OF DRIVER OF URBAN BUS PRESENTS NEGATIVE EFFECT CAUSED BY STRESS DUE TO EXPOSITION TO SOME THINGS STRESSFUL AS CONDITIONS OF THE TRANSIT WAYS, VEHICLE, CONTEXT OF WORK, CLIMATE, RELATIONSHIP WITH THE PASSENGERS, BEYOND THE COLLECTOR FUNCTION. THE PERSISTENCE OF THESE THINGS STRESSFUL AND THE LACK OF EFFICIENT STRATEGIES OF CONFRONTATION CAN CAUSE TO PROBLEMS OF HEALTH AND PROFESSIONAL OVERHEAD. THE PRESENT STUDY IT OBJECTIFIED TO ANALYZE THE EFFECTIVENESS OF A PROGRAM OF HANDLING OF STRESS RELATED A COPING AND RESILIENCE. 38 DRIVERS, DIVIDED IN EXPERIMENTAL GROUP (GE) AND CONTROL GROUP (GC) OF A COMPANY OF URBAN TRANSPORT OF A SÃO PAULO?S CITY HAD PARTICIPATED OF THE STUDY. THE PROGRAM WAS DEVELOPED IN EIGHT SESSIONS OF TWO WEEKLY HOURS, WITH THEMATIC ON STRESS; SYNDROME OF BURNOUT; CONFRONTATION STRATEGIES; TECHNIQUES OF HANDLE OF STRESS AS RELAXATION, FEEDING, PHYSICAL EXERCISE AND SELF-CONTROL; ASSERTIVITY AND RESILIENCE. THE INVENTORY SYMPTOMS STRESS OF LIPP, INVENTORY OF STRATEGIES OF COPING, AND QUESTIONNAIRE OF THE INDEX OF RESILIENCE IN THE DAILY PAY AND AFTER-TEST HAD BEEN APPLIED. IN STATISTICAL ANALYSES INTER AND INTRAGROUPS, THE RESULTS HAD REVEALED SIGNIFICANT HOW MUCH TO THE REDUCTION OF THE LEVEL OF STRESS AND PROP UP OF COPING IN GE. IN RELATION TO THE CHANGEABLE RESILIENCE, IN BOTH THE GROUPS DID NOT HAVE SIGNIFICANT ALTERATION. THE DATA HAD POINTED THAT THE HANDLING OF STRESS POSSESSS SIGNIFICANT IMPLICATIONS IN THE PROCESS OF COPING, BUT NOT IN THE ONE OF RESILIENCE, WHAT CAN BE EXPLAINED BY THE SITUACIONAL CHARACTER OF THE FIRST ONE, WHILE THAT AS IS PART OF THE LEARNING HISTORY. IT IS OBSERVED THAT TO THE MEASURE THAT IF MODIFIES COPING, CHANGES IN THE LEVEL OF STRESS ARE VERIFIED. SO THAT THE PROGRAM HAS GREATER EFFECTIVENESS, ACTIONS ARE SUGGESTED INSTITUTIONAL, OR EITHER, THE COMPANIES OF COLLECTIVE TRANSPORT NEED TO CREATE MANAGEMENT MODELS THAT PROPITIATE IMPROVEMENTS IN THE WORK CONDITIONS, BEYOND THE INDIVIDUAL ACTIONS OF THE DRIVERS, PRESENTING TAKEN CARE OF MORE WITH THE HEALTH AND BEING SEARCHED RESOURCES THAT ALLEVIATE ITS LEVEL OF STRESS.
Arquivo:
DIS_MEST20080117_ZANELATO LUCIANA SILVA.pdf
Tamanho:
673 Kb (673657 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/04/2008 ÀS 17:54:46
Atualizado:
01/04/2008 ÀS 17:54:46
Visitas:
3269
Última Visita em :
30/04/2024 ÀS 16:02:52
Downloads:
378
Último Download em :
24/03/2024 ÀS 18:43:52
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por