Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CONTAMINADAS POR CHUMBO
Autor:
TROIJO, MARIA ALICE FERRAZ
Email:
alicebauru@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Drª. CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO
Data de Defesa:
26/07/2007
Palavras-Chave (PT):
CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
ESCOLARIDADE INFANTIL
INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO
Resumo Original (PT):
A CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO É UMA VARIÁVEL AMBIENTAL PREJUDICIAL QUE PODE GERAR PROBLEMAS DE SAÚDE E AFETAR O DESENVOLVIMENTO ADEQUADO DE CRIANÇAS EM TODAS AS SUAS NUANCES, POR SER MAIS VULNERÁVEL AOS SEUS EFEITOS. A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) CONSIDERA ACEITÁVEL A CONCENTRAÇÃO DE CHUMBO NO SANGUE INFERIOR A 10 μG/DL PARA CRIANÇAS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS EFEITOS DA CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO E A FREQÜÊNCIA À ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO GERAL E ÁREAS ESPECÍFICAS, EM CRIANÇAS COM PLUMBEMIA ACIMA DE 10 μG/DL, COMPARANDO-O COM CRIANÇAS COM NÍVEL DE CHUMBO ABAIXO DE 5μG/DL, FREQÜENTANDO ESCOLA, ORIUNDAS DE CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS SEMELHANTES. PARTICIPARAM 49 CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE QUATRO A CINCO ANOS, DIVIDIDAS EM CONTAMINADAS (GCC) E NÃO CONTAMINADAS (GCNC) E, COM RELAÇÃO À FREQÜÊNCIA A ESCOLA (GCC1), CRIANÇAS CONTAMINADAS COM ESCOLA E, (GCC2), CONTAMINADAS SEM ESCOLA. SEU DESENVOLVIMENTO FOI AVALIADO PELO INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO (IPO) GERAL E NAS ÁREAS ESPECÍFICAS (DESENVOLVIMENTO MOTOR, LINGUAGEM, AUTOCUIDADO, SOCIALIZAÇÃO E COGNIÇÃO). OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O DESENVOLVIMENTO GERAL DO GCC E DO GCNC ESTÁ PRÓXIMO DO ESPERADO, TANTO PARA OS MENINOS QUANTO PARA AS MENINAS. TODAVIA, CONSIDERANDO AS ÁREAS ESPECÍFICAS DO DESENVOLVIMENTO, OBSERVOU-SE QUE, EM COGNIÇÃO, O DESEMPENHO FOI ABAIXO DO ESPERADO PARA OS DOIS GRUPOS, PORÉM, SIGNIFICATIVAMENTE MAIS BAIXO PARA AS CRIANÇAS DO GCC. QUANTO À ESCOLARIDADE, COMPARANDO AS CRIANÇAS DO GCC (GCC1 E GCC2) OBSERVARAMSE DIFERENÇAS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVAS (P<0,05) EM TODAS AS ÁREAS ESPECÍFICAS DE DESENVOLVIMENTO, INCLUSIVE NO DESENVOLVIMENTO GERAL MÉDIO. COMPARANDO O DESEMPENHO DE GCC1 COM GCNC, CONSTATOU-SE QUE OS DESEMPENHOS FORAM SEMELHANTES, INDICANDO QUE A FREQÜÊNCIA À ESCOLA MINIMIZOU OS EFEITOS DA CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO. COMPARANDO O DESEMPENHO DO GCC2 COM O GCNC, CONSTATARAM-SE DIFERENÇAS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVAS (P<0,05) EM TODAS AS ÁREAS ESPECÍFICAS, INCLUSIVE NO DESENVOLVIMENTO GERAL MÉDIO. ANALISANDO OS EFEITOS DE VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS, OS RESULTADOS INDICARAM QUE A ESCOLARIDADE MATERNA INFLUENCIOU O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, NA MAIORIA DAS ÁREAS, PARA OS DOIS GRUPOS (GCC E GCNC). DOS PAIS, A BAIXA ESCOLARIDADE (ANALFABETOS) APARECEU ASSOCIADA AO PIOR DESEMPENHO EM TODAS AS ÁREAS PARA O GCC. O TRABALHO EXTERNO MATERNO PARECEU FAVORECER ALGUMAS ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO PARA OS DOIS GRUPOS. QUANTO ÀS CONDIÇÕES DAS CRIANÇAS OBSERVOU-SE QUE, EM SAÚDE, CONSIDERANDO AS OCORRÊNCIAS TANTO NO CURSO DO DESENVOLVIMENTO QUANTO ATUAL, O GCC APRESENTOU MAIS PROBLEMAS DE SAÚDE E OS PARTICIPANTES REVELARAM DECRÉSCIMO MAIOR NAS ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO AVALIADAS. CONSIDERANDO PROBLEMAS DE LINGUAGEM, NA AQUISIÇÃO OU ATUAIS, OBSERVOU-SE QUE OS PARTICIPANTES DO GCC DEMONSTRARAM DESEMPENHO ABAIXO DO ESPERADO, PRINCIPALMENTE EM COGNIÇÃO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE OS GRUPOS DE CRIANÇAS CONTAMINADAS E NÃO CONTAMINADAS, INDICANDO OS EFEITOS DO CHUMBO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. PORÉM, CONSTATOU-SE QUE A ESCOLA EXERCE UM PAPEL PREPONDERANTE NA MINIMIZAÇÃO DESTES EFEITOS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
CHILD DEVELOPMENT
CHILDREN?S EDUCATIONAL LEVEL
LEAD CONTAMINATION
OPERATIONALIZED PORTAGE INVENTORY
Resumo Original (EN):
LEAD CONTAMINATION IS A HARMFUL ENVIRONMENTAL VARIABLE WHICH MIGHT CAUSE HEALTH PROBLEMS AND AFFECT THE PROPER DEVELOPMENT OF CHILDREN AT ALL LEVELS, SINCE THEY ARE MORE VULNERABLE TO ITS EFFECTS. THE WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO) CONSIDERS AS ACCEPTABLE A BLOOD CONCENTRATION BELOW 10μG/DL FOR CHILDREN. THE PRESENT STUDY AIMED AT ANALYZING THE EFFECTS OF LEAD AND SCHOOL ATTENDANCE ON GENERAL DEVELOPMENT AND IN SPECIFIC AREAS, IN CHILDREN WITH LEAD LEVELS ABOVE 10μG/DL COMPARED TO CHILDREN WITH LEAD LEVELS BELOW 5μG/DL WHO ATTEND SCHOOL, WITH SIMILAR SOCIOECONOMIC CONDITIONS. THE STUDY ANALYZED 49 SUBJECTS, AGES RANGING FROM FOUR TO FIVE YEARS OLD, DIVIDED INTO CONTAMINATED (GCC) AND NON-CONTAMINATED (GCNC), AND IN TERMS OF SCHOOL ATTENDANCE, THEY WERE DIVIDED INTO CONTAMINATED AT SCHOOL (GCC1) AND CONTAMINATED, NOT AT SCHOOL (GCC2). THEIR DEVELOPMENT WAS EVALUATED BY THE OPERATIONALIZED PORTAGE INVENTORY (OPI) IN GENERAL AND SPECIFIC AREAS (MOTOR DEVELOPMENT, LANGUAGE, SELF-CARE, SOCIALIZATION, AND COGNITION). THE RESULTS SHOWED THAT THE GENERAL DEVELOPMENT OF GCC AND GCNC IS CLOSE TO WHAT WAS EXPECTED, FOR BOTH BOYS AND GIRLS. HOWEVER, CONSIDERING THE SPECIFIC AREAS, WE OBSERVED THAT WHEN IT COMES TO COGNITION, THE PERFORMANCE WAS BELOW THE EXPECTATIONS FOR BOTH GROUPS, AND SIGNIFICANTLY LOWER FOR THE GCC GROUP. AS FOR THE EDUCATIONAL LEVEL, COMPARING CHILDREN FROM THE GCC GROUP (GCC1 AND GCC2), WE OBSERVED STATISTICALLY SIGNIFICANT DIFFERENCES (P<0,05) IN ALL DEVELOPMENT SPECIFIC AREAS, INCLUDING AVERAGE GENERAL DEVELOPMENT. AFTER COMPARING THE PERFORMANCES OF GCC1 WITH GCNC, WE FOUND THAT THEY WERE SIMILAR, INDICATING THE MINIMIZING EFFECT OF SCHOOL ON LEAD CONTAMINATION RESULTS. AFTER COMPARING THE PERFORMANCES OF GCC2 WITH GCNC, WE OBSERVED STATISTICALLY SIGNIFICANT DIFFERENCES (P<0,05) IN ALL SPECIFIC AREAS, INCLUDING THE AVERAGE GENERAL DEVELOPMENT. CONSIDERING THE EFFECTS OF DEMOGRAPHIC VARIABLES, THE RESULTS SHOWED THAT MATERNAL EDUCATIONAL LEVEL INFLUENCES THE CHILD DEVELOPMENT IN MOST AREAS FOR BOTH GROUPS (GCC AND GCNC). WHEN CONSIDERING THE PARENTS, LOW EDUCATIONAL LEVEL WAS ASSOCIATED WITH THE WORST PERFORMANCE IN ALL AREAS FOR GCC. MATERNAL EXTERNAL WORK SEEMS TO HELP SOME DEVELOPMENT AREAS IN BOTH GROUPS. AS FOR THE CHILDREN?S ASPECTS, WE OBSERVED THAT WHEN IT COMES TO HEALTH, BOTH IN DEVELOPMENTAL AND CURRENT MATTERS, THE GCC PRESENTED MORE HEALTH PROBLEMS AND THESE PRESENTED LARGER DECREASE IN THE EVALUATED DEVELOPMENT AREAS. CONSIDERING CURRENT LANGUAGE OR ACQUISITION PROBLEMS, WE OBSERVED THAT GCC PRESENTED, FOR THIS SAMPLE, PERFORMANCE BELOW THE EXPECTATIONS, ESPECIALLY IN COGNITION. THE RESULTS SHOW SIGNIFICANT DIFFERENCES BETWEEN CONTAMINATED AND NON-CONTAMINATED GROUPS, INDICATING THE LEAD EFFECTS ON CHILD DEVELOPMENT. HOWEVER, WE FOUND THAT THE SCHOOL PLAYS A PREVALENT ROLE IN MINIMIZING THESE EFFECTS.
Arquivo:
DIS_MEST20070726_TROIJO MARIA ALICE FERRAZ.pdf
Tamanho:
588 Kb (588720 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/04/2008 ÀS 17:41:48
Atualizado:
01/04/2008 ÀS 17:41:48
Visitas:
1486
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 17:30:02
Downloads:
63
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:40:46
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por