Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ESTUDO LONGITUDINAL DA CAPACIDADE INTELECTUAL DE CRIANÇAS CONTAMINADAS POR CHUMBO
Autor:
RIBEIRO, TELMA MARIA
Email:
telmari@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. NEME, CARMEN MARIA BUENO
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. TABAQUIM, MARIA DE LOURDES MERIGHI
Drª. NEME, CARMEN MARIA BUENO
Data de Defesa:
25/07/2007
Palavras-Chave (PT):
CAPACIDADES COGNITIVAS
CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO
CRIANÇAS
WISC-III
Resumo Original (PT):
O CHUMBO, UTILIZADO EM LARGA ESCALA EM PROCESSOS INDUSTRIAIS, É UM DOS PRINCIPAIS POLUENTES AMBIENTAIS DO PLANETA. OS EFEITOS DE SUA EXPOSIÇÃO VEM SE TORNANDO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, COM DESCOBERTAS SOBRE DANOS COGNITIVOS EM NÍVEIS DE CONTAMINAÇÃO CADA VEZ MAIS BAIXOS. EM BAURU, EM 2002, UMA FÁBRICA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS PROVOCOU UM ACIDENTE AMBIENTAL EM QUE FORAM CONTAMINADAS 314 CRIANÇAS DE ZERO A 12 ANOS DE IDADE, O QUE UNIU PROFISSIONAIS DE DIVERSOS SEGMENTOS PARA DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTOS MULTIPROFISSIONAIS ESPECÍFICOS. O SETOR DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) FORMOU UM GRUPO DE PESQUISA, CUJO PROJETO INICIAL DENOMINADO "ATENDIMENTO EMERGENCIAL À CRIANÇAS DE ZERO A 12 ANOS DE IDADE CONTAMINADAS POR CHUMBO", VEM GERANDO SUB-PROJETOS E PESQUISAS, DENTRE AS QUAIS A PRESENTE. TRATA-SE DE UM ESTUDO LONGITUDINAL, QUE COMPARA QUANTITATIVA, QUALITATIVA E ESTATISTICAMENTE, RESULTADOS DE AVALIAÇÃO INTELECTUAL DE CRIANÇAS CONTAMINADAS POR CHUMBO, COM PLUMBEMIA ENTRE 15.40μG/DL E 30μG/DL NA AVALIAÇÃO E ENTRE 10.30 μG/DL A 21.90 μG/DL, NA REAVALIAÇÃO. O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI O WISC-III, ADAPTADO E PADRONIZADO PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. FORAM REAVALIADOS 10 PARTICIPANTES DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADES ENTRE 7A 5 M A 9A 9M NA AVALIAÇÃO E 11A 8M A 13A 8M NA REAVALIAÇÃO; COM ESCOLARIDADE ENTRE 1A E 3A SÉRIE NA AVALIAÇÃO E 5A E 7A SÉRIE NA REAVALIAÇÃO, CUJO CRITÉRIO DE SELEÇÃO ERA TER SIDO AVALIADO ATRAVÉS DO WISC-III EM 2002 E PERMANECIDO COM PBS >10μG/DL ATÉ 2004. OS RESULTADOS DO GRUPO MOSTRARAM DECRÉSCIMOS NOS QI'S, ÍNDICES FATORIAIS E SUBTESTES, QUE, INDIVIDUALMENTE, VARIARAM EM MAGNITUDE. OS QI'S ESTAVAM NA FAIXA MÉDIA INFERIOR DA POPULAÇÃO NA AVALIAÇÃO, COM DECRÉSCIMOS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVOS NA ESCALA VERBAL (P = 0,068), NA ESCALA DE EXECUÇÃO (P = 0.0045) E NA ESCALA COMPLETA (P = 0.005), NA REAVALIAÇÃO, INDICANDO MAIORES PREJUÍZOS NA ÁREA EXECUTIVA DO QUE NA VERBAL. NOS ÍNDICES FATORIAIS, OS DECRÉSCIMOS ENTRE AS AVALIAÇÕES FORAM SIGNIFICATIVOS NOS FATORES II (P = 0.048), III (P = 0.046) E IV (P = 0.010). NOS 12 SUBTESTES UTILIZADOS, A MÉDIA DOS PONTOS DO GRUPO ESTAVA ABAIXO DA MÉDIA DOS PONTOS DO TESTE, MOSTRANDO DESEMPENHO ABAIXO DA POPULAÇÃO PARA A IDADE, NAS DUAS AVALIAÇÕES. A DIFERENÇA ESTATÍSTICA SIGNIFICATIVA NOS SUBTESTES FOI EM INFORMAÇÃO (P = 0.01); ARITMÉTICA (P = 0.04); COMPLETAR FIGURAS (P = 0.02), CÓDIGO (P = 0.03) E PROCURAR SÍMBOLOS (P = 0.008), INDICANDO PREJUÍZO NAS FUNÇÕES CORTICAIS ATENÇÃO, MEMÓRIA, CONCENTRAÇÃO, PERCEPÇÃO, FLEXIBILIDADE COGNITIVA, COORDENAÇÃO VISUO-MOTORA, ORGANIZAÇÃO TEMPORAL, COMPREENSÃO, ASSOCIAÇÃO, RACIOCÍNIO. QUANTO AO GÊNERO, AS MENINAS APRESENTARAM DESEMPENHO INFERIOR AO DOS MENINOS. APESAR DO DÉFICIT CONSTATADO NO GRUPO DE 6,6 PONTOS NA EV; 8 PONTOS NA EE E 8,1 PONTOS NA EC, VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS E SÓCIO-ECONÔMICAS NÃO FORAM AVALIADAS, IMPOSSIBILITANDO O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DE INFLUÊNCIA ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS E A CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO. SUGERE-SE OUTRAS PESQUISAS COM CONTROLE DE OUTRAS VARIÁVEIS POSSIVELMENTE RELACIONADAS ÀS CAPACIDADES COGNITIVAS ESPECÍFICAS E DESEMPENHO INTELECTUAL GERAL E COMPARAÇÃO COM GRUPO-CONTROLE, PARA SE ESTABELECER RELAÇÃO DE INFLUÊNCIA ENTRE AS CAPACIDADES COGNITIVAS E CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO, EM DIFERENTES NÍVEIS DE PLUMBEMIA.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
CHILDREN
COGNITIVE ABILITIES
CONTAMINATION BY LEAD
WISC-III
Resumo Original (EN):
LEAD, WHICH IS BROADLY USED IN INDUSTRIAL PROCESSES, IS ONE OF THE MAIN ENVIRONMENTAL POLLUTANTS OF THE PLANET. THE EFFECTS OF BEING EXPOSED TO LEAD, IS BECOMING A PUBLIC HEALTH PROBLEM, CONSIDERING THAT IT WAS FOUND SOME COGNITIVE DAMAGE EVEN IN LEVELS OF CONTAMINATION RELATIVELY LOW. IN BAURU, IN 2002, AN AUTOMOTIVE BATTERY PLANT CAUSED AN ENVIRONMENTAL ACCIDENT IN WHICH 314 CHILDREN, FROM 0 TO 12 YEARS OF AGE WERE CONTAMINATED . THIS FACT REUNITED PROFESSIONALS OF SEVERAL AREAS FOR SPECIFIC TREATMENT. THE PSYCHOLOGY DEPARTMENT OF SÃO PAULO STATE UNIVERSITY (UNESP), FORMED A RESEARCH TEAM DENOMINATED ?EMERGY ATTENDANCE FOR CHILDREN FROM 0 TO 12 YEARS, CONTAMINATED BY LEAD?, WHICH HAS BEEN ARISING SUB-PROJECTS AND RESEARCHES, INCLUDING THE PRESENT ONE. THIS IS A LONGITUDINAL STUDY, WHICH COMPARES QUANTITATIVE, QUALITATIVE AND STATISTICAL OUTCOMES OF THE INTELLECTUAL ASSESSMENT OF BPB CHILDREN, RANGING FROM 15.40μG/DL AND 30μG/DL ON THE EVALUATION AND RANGING FROM 10.30 μG/DL TO 21.90μG/DL ON THE REEVALUATION. THE INSTRUMENT APPLIED WAS WISC-III, WHICH WAS ADAPTED AND STANDARDIZED FOR THE BRAZILIAN PEOPLE. TEN SUBJECTS FROM BOTH SEXES WERE EVALUATED; THEIR AGES RANGED FROM 7 YEARS AND 5 MONTHS TO 9 YEARS AND 9 MONTHS; WHEN THEY WERE REVALUATED THEIR AGES RANGED FROM 11 YEARS AND MONTHS TO 13 YEARS AND 8 MONTHS. DURING THE EVALUATION PERIOD THESE CHILDREN WERE ATTENDING FROM FIRST TO THIRD GRADES AND ON THE REEVALUATION THEY WERE ATTENDING FROM 5TH TO 7TH GRADES, IN WHICH THE SELECTION CRITERIA WAS THE ASSESSMENT APPLYING WISC ?III IN 2002 REMAINING WITH PBS>10μG/DL UNTIL 2004. THE OUTCOMES OF THE GROUP SHOWED A DECREASE ON THE IQS, FACTORIAL INDEXES AND SUB-TESTS, WHICH HAVE RANGED INDIVIDUALLY IN MAGNITUDE. THE IQS WERE RANKED BELOW THE AVERAGE OF THE POPULATION, ON THE EVALUATION, PRESENTING STATISTICALLY SIGNIFICANT DECREASES ON THE VERBAL SCALE (P = 0,068), EXECUTION SCALE (P = 0.0045) AND COMPLETE SCALE (P= 0.005), ON THE REEVALUATION PRESENTING MORE IMPAIRMENTS ON THE EXECUTIVE AREA THAN ON THE VERBAL. ON THE FACTORIAL INDEXES, THE DECREASES AMONG THE EVALUATIONS WERE SIGNIFICANT ON FACTORS II (P = 0.048), III (P = 0.046) AND I (P = 0.010). ON THE 12 SUB-TESTS APPLIED, THE AVERAGE SCORE OF THE GROUP WAS UNDER THE AVERAGE SCORE OF THE TEST, SHOWING A PERFORMANCE WHICH WAS CONSIDERED UNDER THE MEDIUM FOR THE PEOPLE OF THAT AGE, ON BOTH EVALUATIONS. THE SIGNIFICANT STATISTICAL DIFFERENCE ON THE SUB-TESTS WERE: INFORMATION (P = 0.01) , ARITHMETIC (P = 0.04) , COMPLETE FIGURES (P = 0.02), CODE (P = 0.03) AND FIND SYMBOLS (P = 0.008), SHOWING DECREASE ON THE CORTICAL FUNCTIONS: ATTENTION, MEMORY, CONCENTRATION, PERCEPTION, COGNITIVE FLEXIBILITY, COORDINATION, ISUAL AND MOTOR COORDINATION, TEMPORAL ORGANIZATION AND REASONING. ABOUT THE GENDER, THE GIRLS PRESENTED A LOWER PERFORMANCE THAN THE BOYS. ALTHOUGH THE DEFICIT OF 6.6 POINTS OBSERVED ON THE PEOPLE FOR THE VERBAL SCALE; 8 POINTS FOR EXECUTION SCALE AND 8.1 POINTS FOR COMPLETE SCALE, PSYCHOLOGICAL AND SOCIAL-ECONOMIC VARIABLES WERE NOT EVALUATED, TURNING IT IMPOSSIBLE TO ESTABLISH INFLUENCE CONNECTIONS AMONG THE OUTCOMES AND BLOOD CONTAMINATION BY LEAD. MORE RESEARCH IS NECESSARY, COMPRISING OTHER VARIABLES RELATED TO SPECIFIC COGNITIVE ABILITIES AND GENERAL INTELLECTUAL PERFORMANCE, COMPARED TO A CONTROL GROUP, IN ORDER TO ESTABLISH AN INFLUENCE CONNECTION AMONG THE COGNITIVE ABILITIES AND CONTAMINATION BY LEAD IN DIFFERENT LEVELS.
Arquivo:
DIS_MEST20070725_RIBEIRO TELMA MARIA.pdf
Tamanho:
9345 Kb (9345481 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/04/2008 ÀS 17:27:42
Atualizado:
01/04/2008 ÀS 17:27:42
Visitas:
1176
Última Visita em :
19/04/2024 ÀS 02:29:34
Downloads:
19
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:40:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por