Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
COMPORTAMENTO INFANTIL, SEPARAÇÃO CONJUGAL E HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS
Autor:
BOAS, ANA CAROLINA VILLARES BARRAL VILLAS
Email:
villares_ana@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Drª. MARTURANO, EDNA MARIA
Data de Defesa:
20/07/2007
Palavras-Chave (PT):
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS
SEPARAÇÃO CONJUGAL
Resumo Original (PT):
A LITERATURA SOBRE A SEPARAÇÃO CONJUGAL TEM DOCUMENTADO UMA SÉRIE DE CONSEQÜÊNCIAS NEGATIVAS DA SEPARAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS, COMO A EMERGÊNCIA DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. PORÉM, AS PESQUISAS TAMBÉM EVIDENCIAM QUE NEM TODAS AS CRIANÇAS SÃO IGUALMENTE AFETADAS PELA SEPARAÇÃO DOS PAIS E QUE NÃO É A SEPARAÇÃO EM SI QUE PODE TRAZER CONSEQÜÊNCIAS NEGATIVAS, MAS OUTRAS VARIÁVEIS A ELA RELACIONADAS, COMO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS. PESQUISADORES SUGEREM QUE, QUANDO OS PAIS QUE TÊM A GUARDA DA CRIANÇA SÃO CAPAZES DE PROVER UM AMBIENTE DE CUIDADO POSITIVO, PODEM PREVENIR O SURGIMENTO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DE UM REPERTÓRIO SOCIALMENTE HABILIDOSO, SUGERINDO QUE MUITO DO QUE A CRIANÇA APRENDE ESTÁ RELACIONADO ÀS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS (HSE-P). ESSE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO: A) DESCREVER O COMPORTAMENTO DE FILHOS DE PAIS SEPARADOS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR QUANTO À EXISTÊNCIA DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DE COMPORTAMENTOS SOCIALMENTE HABILIDOSOS; B) DESCREVER AS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS E INVESTIGAR POSSÍVEIS RELAÇÕES COM O COMPORTAMENTO INFANTIL; C) CARACTERIZAR O RELACIONAMENTO DA FAMÍLIA COM O PAI DA CRIANÇA, APÓS A SEPARAÇÃO CONJUGAL. PARTICIPARAM DA PESQUISA 43 MÃES SEPARADAS COM CRIANÇAS DE AMBOS OS SEXOS (26 MENINOS E 17 MENINAS), NA FAIXA ETÁRIA ENTRE QUATRO E SEIS ANOS. AS MÃES RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO, A UMA ENTREVISTA SOBRE AS HSE-P E SOBRE A RELAÇÃO COM O EX-CÔNJUGE, À ESCALA COMPORTAMENTAL INFANTIL A2 DE RUTTER E AO QUESTIONÁRIO DE RESPOSTAS SOCIALMENTE HABILIDOSAS - PAIS. OBSERVOU-SE QUE A MAIORIA DAS CRIANÇAS APRESENTOU INDICATIVOS DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, EMBORA TAMBÉM APRESENTASSEM UM REPERTÓRIO SOCIALMENTE HABILIDOSO. QUANTO ÀS HSE-P RELACIONADAS À EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS NEGATIVOS, IDENTIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS DE QUE AS MÃES NÃO GOSTAVAM E AO ESTABELECIMENTO DE LIMITES, AS PARTICIPANTES RELATARAM UTILIZAR, PRINCIPALMENTE, ESTRATÉGIAS COERCITIVAS E AS CRIANÇAS APRESENTAVAM PREDOMINANTEMENTE COMPORTAMENTOS INDICATIVOS DE PROBLEMAS. POR OUTRO LADO, MÃES E FILHOS MANTINHAM TROCAS POSITIVAS EM SITUAÇÕES QUE ENVOLVIAM EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS POSITIVOS E CARINHO, BRINCADEIRAS E A IDENTIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS DAS CRIANÇAS DE QUE AS MÃES GOSTAVAM, QUANDO ENTÃO AS CRIANÇAS REAGIAM DE MANEIRA MAIS SOCIALMENTE HABILIDOSA. A ANÁLISE DAS CORRELAÇÕES MOSTROU QUE COMPORTAMENTOS SOCIALMENTE HABILIDOSOS DAS CRIANÇAS ESTIVERAM POSITIVAMENTE ASSOCIADOS A HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS ENVOLVIDAS EM CATEGORIAS COMO COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS E ENFRENTAMENTO. CONTRARIAMENTE, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO ESTIVERAM NEGATIVAMENTE RELACIONADOS, POR EXEMPLO, À CONSISTÊNCIA NA PRÁTICA EDUCATIVA. A RESPEITO DA RELAÇÃO COM O PAI APÓS A SEPARAÇÃO, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A MAIORIA DAS FAMÍLIAS TINHA POUCO CONTATO COM O PAI E QUE, PARA AS MÃES, A RELAÇÃO COM O EX-CÔNJUGE VARIOU DE BOA A RUIM. ALÉM DISSO, TAMBÉM SE OBSERVOU QUE A RELAÇÃO ENTRE O PAI E A CRIANÇA ESTEVE RELACIONADA À RELAÇÃO ENTRE A MÃE E O EX-CÔNJUGE. OS RESULTADOS CORROBORAM A HIPÓTESE DE QUE O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS ESTÁ ASSOCIADO ÀS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARENTAIS, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAS QUE INVESTIGUEM VARIÁVEIS PROXIMAIS QUE POSSAM INFLUENCIAR O COMPORTAMENTO DE FILHOS DE PAIS SEPARADOS.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
CHILD DEVELOPMENT
MARITAL SEPARATION
PARENTAL SOCIAL EDUCATIONAL SKILLS
Resumo Original (EN):
STUDIES ABOUT MARITAL SEPARATION HAVE DOCUMENTED SEVERAL NEGATIVE CONSEQUENCES OF SEPARATION TO CHILD?S DEVELOPMENT, SUCH AS BEHAVIOR PROBLEMS. HOWEVER, RESEARCHERS ALSO HAVE FOUND EVIDENCE THAT NOT ALL CHILDREN ARE AFFECTED BY PARENTAL SEPARATION, AND THAT IT?S NOT THE SEPARATION ITSELF THAT PRODUCES DELETERIOUS EFFECTS, BUT OTHERS VARIABLES AS PARENTAL PRACTICES. RESEARCHERS SUGGEST THAT WHEN A CUSTODIAL PARENT CAN PROVIDE A POSITIVE PARENTING ENVIRONMENT THEY CAN PREVENT BEHAVIOR PROBLEMS AND CONTRIBUTE TO THE DEVELOPMENT OF SOCIAL SKILLS, LINKING CHILD?S BEHAVIOR TO PARENTAL SOCIAL EDUCATIONAL SKILLS (HSE-P). THE PRESENT STUDY AIMED TO DESCRIBE PRESCHOOL CHILDREN?S BEHAVIOR PROBLEMS AND SOCIAL SKILLS AFTER THEIRS PARENTS? SEPARATION, MATERNAL HSE-P AND ITS RELATIONS TO CHILD?S BEHAVIOR, AND CHARACTERIZE NONRESIDENT FATHERS? RELATIONSHIP WITH THE FAMILY. THE SAMPLE INCLUDED 43 SEPARATED MOTHERS AND THEIR PRESCHOOL CHILDREN AGED 4-6. MOTHERS ANSWERED A SOCIAL-DEMOGRAPHIC QUESTIONNAIRE, AN INTERVIEW ABOUT THE HSE-P, AND ABOUT THE RELATIONSHIP WITH THE EX-PARTNER, RUTTER?S ECI A2 AND A SOCIAL SKILLS RESPONSES QUESTIONNAIRE. RESULTS DEMONSTRATED THAT MOST CHILDREN PRESENTED EVIDENCE OF BEHAVIOR PROBLEMS BUT ALSO OF SOCIAL SKILLS. MOTHERS REPORTED THE FREQUENT USE OF COERCION TO EXPRESS NEGATIVE FEELINGS, PROMOTE CONSEQUENCES FOR UNDESIRABLE BEHAVIORS AND ESTABLISH RULES TO THEIR CHILDREN, WHICH IN TURN REACTED PRESENTING MOSTLY BEHAVIORS PROBLEMS. DESPITE COERCIVE INTERACTIONS, MOTHERS AND CHILDREN ALSO ENGAGED IN POSITIVE EXCHANGES DURING THE EXPRESSION OF FEELINGS AND AFFECTION, PLAYS AND IDENTIFICATION OF DESIRABLE BEHAVIORS OF THE CHILDREN, WHICH RESPONDED MOSTLY WITH SOCIAL SKILLS. CORRELATIONS ANALYSES DEMONSTRATED THAT CHILD?S SOCIAL SKILLS WERE POSITIVE ASSOCIATED WITH THE HSE-P INVOLVED IN CATEGORIES SUCH AS COMMUNICATION AND EXPRESSION OF FEELINGS. ON THE OTHER HAND, BEHAVIOR PROBLEMS WERE NEGATIVE ASSOCIATED WITH MOTHERS SOCIAL EDUCATIONAL SKILLS RELATED TO CONSISTENCE IN DISCIPLINE. IN RESPECT TO THE RELATIONSHIP WITH CHILD?S FATHER, MOST OF THE MOTHERS REPORTED THAT THEY HAD FEW CONTACT AND THERE WERE VARIABILITY IN THEIR RELATION. IT WAS ALSO OBSERVED THAT PARENTAL RELATION WAS ASSOCIATED TO CHILD AND FATHER RELATION. RESULTS SUPPORT THE IDEA THAT CHILD?S BEHAVIOR IS RELATED TO MOTHERS HSE-P AFTER SEPARATION, WHAT SHED LIGHT ON THE IMPORTANCE OF RESEARCHES THAT INVESTIGATE PROXIMAL VARIABLES THAT MAY AFFECT CHILDREN?S BEHAVIOR IN SEPARATED FAMILIES.
Arquivo:
DIS_MEST20070720_BOAS ANA CAROLINA VILLARES BARRAL VILLAS.pdf
Tamanho:
817 Kb (817481 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/04/2008 ÀS 17:20:16
Atualizado:
01/04/2008 ÀS 17:20:16
Visitas:
3017
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 16:08:47
Downloads:
282
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:40:32
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por