Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
RECURSO INTERPRETATIVO FUNCIONAL COMO SABER DOCENTE NO ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA
Autor:
SPARVOLI, DEISE APARECIDA PERALTA
Email:
deiseperalta@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2008
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Dr. REALI, ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES
Data de Defesa:
20/02/2008
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE FUNCIONAL DESCRITIVA
COMPORTAMENTO - AVALIAÇÃO
MATEMÁTICA ? ESTUDO E ENSINO
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
A LITERATURA ADMITE A RELEVÂNCIA DE DIFERENTES MODALIDADES DE SABERES OU DE CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA. NESTA PESQUISA ADMITE-SE QUE REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAIS QUE DEFINEM A EXECUÇÃO DE ANÁLISE FUNCIONAL DESCRITIVA SE CONSTITUIRIAM EM EXEMPLOS DE SABERES DOCENTES. ESTA PESQUISA AVALIA A AQUISIÇÃO DESTA MODALIDADE DE SABER DOCENTE POR PROFESSORAS COM DISTINTAS FORMAÇÕES PEDAGÓGICAS E QUE MINISTRAM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. PARTICIPARAM 2 PROFESSORAS: P1, LICENCIADA EM MATEMÁTICA (8ª. SÉRIE) E P2, EM PEDAGOGIA (4ª. SÉRIE). O PROCEDIMENTO FOI DIVIDIDO EM 3 ETAPAS. NA ETAPA 1, OCORRERAM: A) ENTREVISTA INICIAL, B) REGISTROS, EM VÍDEO, DE AULAS REFERENTES A DUAS UNIDADES DIDÁTICAS (UD1 E UD2), C) ENTREVISTA NA AUSÊNCIA DE EPISÓDIOS DAS AULAS GRAVADAS DA UD1 E D) ENTREVISTA NA PRESENÇA DE EPISÓDIOS DE VÍDEO DAS AULAS DA UD1. NA ETAPA 2, OCORRERAM: A) APRESENTAÇÃO DE UM MODELO DE ANÁLISE FUNCIONAL DESCRITIVA PELA PESQUISADORA SOBRE OS EPISÓDIOS EXIBIDOS DAS AULAS DA UD1; B) EXIBIÇÃO DE EPISÓDIOS DAS AULAS DA UD2; C) SOLICITAÇÃO DA ELABORAÇÃO DE ANÁLISE FUNCIONAL DESCRITIVA PELA PROFESSORA; E D) APRESENTAÇÃO DO MODELO DE ANÁLISE FUNCIONAL DA PESQUISADORA SOBRE ESSES EPISÓDIOS. NA ETAPA 3, HOUVE: A) REGISTRO, EM VÍDEO, DAS AULAS DA UD3; E DIANTE DOS EPISÓDIOS DAS AULAS DA UD3, B) SOLICITAÇÃO DE ELABORAÇÃO DE ANÁLISE FUNCIONAL DESCRITIVA E , C) SOLICITAÇÃO DE ELABORAÇÃO DE ANÁLISES COMPARATIVAS ENTRE AS INTERPRETAÇÕES DAS AULAS DAS UDS 2 E 3. VERIFICOU-SE, NAS ETAPAS 1 E 2, CONSISTÊNCIAS ENTRE AS AÇÕES REGISTRADAS EM VÍDEO (PRÁTICAS TRANSMISSIVAS E A LIBERAÇÃO DE REFORÇOS INDEPENDENTE DA MANIFESTAÇÃO DAS RELAÇÕES DE CONTROLE DE ESTÍMULO PREVISTAS) E OS RELATOS DAS PROFESSORAS (ÊNFASE NA OBTENÇÃO DA RESPOSTA CORRETA, DESVINCULADAS DAS CONDIÇÕES NAS QUAIS FORAM EMITIDAS). AS CARACTERÍSTICAS FORAM REGISTRADAS, TANTO NA PRESENÇA, QUANTO NA AUSÊNCIA DOS EPISÓDIOS DAS AULAS DA UD1 E MOSTRARAM-SE DISTANTES DAQUELAS QUE DEFINEM A ANÁLISE FUNCIONAL DESCRITIVA. NA ETAPA 2, PROPRIEDADES DOS DESEMPENHOS DOS ALUNOS FORAM RELACIONADAS COM PROPRIEDADES DAS PRÁTICAS ADOTADAS. NA ETAPA3, P1 EVIDENCIOU REINCIDÊNCIA DE PRÁTICAS DE ENSINO REGISTRADAS NAS UD 1 E UD 2, MUITO EMBORA COM RELATO VERBAL COMPATÍVEL COM PROPOSTA DE ANÁLISE FUNCIONAL. P2 REGISTROU TAL COMPATIBILIDADE NAS PRÁTICAS DE ENSINO E NOS RELATOS POSTERIORES. TAIS RESULTADOS SUGEREM DUAS EXPANSÕES NO ÂMBITO DAS INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO DE ANÁLISE FUNCIONAL: A) O ENSINO DE RECURSO INTERPRETATIVO DESCRITIVO; B) O ENSINO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DOCUMENTAM POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA ORIENTAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE SALIENTAM O DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
Título (EN):
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR - ASSESSMENT
DESCRIPTIVE FUNCTIONAL ANALYSIS
MATHEMATICS - STUDY AND EDUCATION
TEACHING KNOWLEDGE
Resumo Original (EN):
THE LITERATURE ADMITS THE IMPORTANCE OF DIFFERENT KNOWLEDGE MODELS OR CONCEPTS IN LEARN PROCESS OF PROFESSIONAL TEACHER. THIS RESEARCH IS BASED IN BEHAVIOR CONCEPTS THAT DEFINE THE EXECUTION OF DESCRIPTIVE FUNCTIONAL ANALYSIS ARE BASED IN SAMPLES OF TEACHER KNOWLEDGE. THIS RESEARCH EVALUATES THE ACQUISITION OF TEACHER KNOWLEDGE MODEL BY TEACHERS WITH DISTINCTIVE PEDAGOGIC FORMATION AND TO MINISTER MATHEMATICS CONTENTS IN ELEMENTARY SCHOOL. TWO TEACHERS ARE STUDIED: P1, MATHEMATICS FORMATION (8ªGRADE) AND P2, PEDAGOGIC FORMATION (4ª GRADE). THE EXPERIMENT HAD THREE STEPS. STEP 1: A) INITIAL REPORT; B) RECORD, IN TAPE, OF CLASS ABOUT TWO DIDACTIC UNITS (UD1 E UD2); C) ABSENT REPORT; E D) REPORT IN PRESENCE OF CLASS TAPES IN UD1. STEP 2: A) EXPOSITION OF A DESCRIPTIVE FUNCTIONAL ANALYZE MODEL BY RESEARCH ABOUT EPISODE SHOW IN UD1 CLASS; B) EXHIBITION OF EPISODE IN UD2 CLASS; C) SOLICITATION OF DESCRIPTIVE FUNCTIONAL ANALYZE WORK BY TEACHER; E D) RESEARCH EXPOSITION OF A DESCRIPTIVE FUNCTIONAL ANALYSIS MODEL ABOUT THIS EPISODES. STEP 3: A) RECORD, IN TAPE, OF UD3 CLASS; AND IN FRONT OF THE UD3 CLASS EPISODES, B) SOLICITATION OF DESCRIPTIVE FUNCTIONAL ANALYZE WORK AND, C) SOLICITATION OF COMPARATIVE WORK ANALYSIS BETWEEN THE 2 AND 3 UDS CLASS INTERPRETATION. IN STEPS 1 AND 2 ARE FOUNDED CONSISTENCIES BETWEEN THE ACTIONS RECORDS IN TAPE (TRANSMISSION PRACTICES AND LIBERATION OF REINFORCEMENTS INDEPENDENT OF THE RELATIONS OF CONTROL MANIFESTATION OF PREVIEW STIMULUS) AND TEACHERS? REPORTS (EMPHASIS IN CORRECT ANSWER, INDEPENDENT OF CONDITION THAT SHE WAS EMITTED). THE CHARACTERISTICS WERE RECORDED, AS IN PRESENCE, AS IN ABSENCE OF UD1 CLASS AND SHOW DISTANCE OF THE DEFINITION OF THE DESCRIPTIVE FUNCTIONAL ANALYZE. IN STEP 2, PROPERTIES OF STUDENT PERFORMANCE WERE RELATED WITH THE PROPERTIES OF ADOPTED PRACTICES. IN STEP 3, P1 EVIDENCED RE-INCIDENCE OF RECORD TEACH PRACTICES IN UD 1 AND UD 2, BUT THE VERBAL RECORD WAS COMPATIBLE WITH THE FUNCTIONAL ANALYSIS SUPPOSED. P2 RECORD THE COMPATIBILITY IN RESEARCH PRACTICES AND THE AFTER REPORTS. THESE RESULTS SUGGEST TWO ADDITION IN RESEARCH ABOUT THE TEACH FUNCTIONAL ANALYSIS: A) THE TEACH OF DESCRIPTIVE INTERPRETATIVE RESOURCE; B) THE TEACH OF MATHEMATICS CURRICULAR CONCEPTS. THE RESULTS DOCUMENT POSSIBLE CONCEPTUAL AND METHODOLOGY CONTRIBUTIONS OF BEHAVIOR ANALYSIS TO EPISTEMOLOGICAL ORIENTATIONS THAT DESCRIBE THE DEVELOPMENT OF TEACH KNOWLEDGE IN PROFESSIONAL FORMATION PROCESS.
Arquivo:
DIS_MEST20080220_SPARVOLI DEISE APARECIDA PERALTA.pdf
Tamanho:
1687 Kb (1687369 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/04/2008 ÀS 17:01:37
Atualizado:
01/04/2008 ÀS 17:01:37
Visitas:
1524
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 17:28:17
Downloads:
151
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 14:34:25
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por