Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ENFOQUE EM RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Autor:
DINARDI, AILTON JESUS
Email:
dinardi@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. SAMPAIO, ALOISIO COSTA
Banca Examinadora:
Dr. SAMPAIO, ALOISIO COSTA
Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO
Drª. CUNHA, ANA MARIA DE OLIVEIRA
Data de Defesa:
15/02/2005
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Resumo Original (PT):
OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO INVESTIGAR A ADEQUAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA O ENSINO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU), NUMA VERTENTE CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA). SEGUINDO OS CINCO PASSOS PROPOSTOS POR SAVIANI (2000), EM SUA OBRA ?ESCOLA E DEMOCRACIA?, BUSCOU-SE PRIMEIRAMENTE CONHECER A PRÁTICA SOCIAL DE UM GRUPO DE ALUNOS DE 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS (PÚBLICA E PRIVADA); A PROBLEMATIZAÇÃO DO ASSUNTO OCORREU APÓS A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS, UTILIZADOS NA COLETA DOS DADOS, ONDE VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DA BUSCA DE NOVOS INSTRUMENTOS EDUCATIVOS, DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE ERROS CONCEITUAIS E A FALTA DE CONHECIMENTOS DOS PROBLEMAS GERADOS PELOS RSU PRINCIPALMENTE A NÍVEL LOCAL; NA FASE DE INSTRUMENTALIZAÇÃO, OS GRUPOS DE ALUNOS FORAM LEVADOS A CONHECER MAIS DE PERTO OS PROBLEMAS GERADOS PELOS RSU; COMO CATARSE/INCORPORAÇÃO OU MESMO ASCENSÃO A UM NOVO NÍVEL DE CONHECIMENTOS, OS ALUNOS EM GRUPOS EXPRESSARAM AS SUAS IDÉIAS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS QUE VIESSEM DE ENCONTRO AO SANEAMENTO DOS PROBLEMAS GERADOS PELO LIXO; O RETORNO À PRÁTICA SOCIAL, OCORREU COM A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TANTO NA ESCOLA PÚBLICA COMO NA ESCOLA PARTICULAR. DENTRE AS ATIVIDADES PROPOSTAS E DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS, PODE-SE DESTACAR: COLETA SELETIVA DE LIXO NOS BAIRROS, COLETA SELETIVA DE LIXO NA ESCOLA, ELABORAÇÃO DE PANFLETOS EDUCATIVOS E SACOLINHAS DE CÂMBIO DE CARRO, PEÇA TEATRAL E REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET E CAIXINHAS DE LEITE LONGA VIDA PARA A CONFECÇÃO DE EMBALAGENS PARA PRESENTE E BRINQUEDOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODE-SE CONCLUIR QUE: HÁ NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAR MELHOR A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E QUE DEVEMOS BUSCAR OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE O TEMA, VISTO QUE OS LIVROS DIDÁTICOS CONTÊM UMA SÉRIE DE ASPECTOS NEGATIVOS. QUANTO À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO ESTA CUMPRIU PLENAMENTE SEU PAPEL NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM, POIS OS ALUNOS ATINGIRAM AO FINAL DESTE PROCESSO DE ENSINO, UM OUTRO NÍVEL DE CONHECIMENTO COM RELAÇÃO AO TEMA, TORNANDO-SE AGENTES EDUCATIVOS EM UMA EDUCAÇÃO FORA DOS MUROS DA ESCOLA, DITA NÃO-FORMAL.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
ENVIRONMENTAL EDUCATION
HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY
URBAN SOLID WASTE
Resumo Original (EN):
IN THIS PAPER IS ANALYZED THE ADEQUACY OF HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY AS A THEORETIC REFERENCE TO THE TEACHING OF THE URBAN SOLID WASTE (RSU ? RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS), IN A CONTEMPORARY CONCEPTION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION. BY FOLLOWING THE FIVE STAGES PROPOSED BY SAVIANI (2000) ON HIS BOOK ?ESCOLA E DEMOCRACIA?, WE HAVE TRIED TO KNOW THE SOCIAL PRACTICE OF A GROUP OF SEVENTH GRADE JUNIOR HIGH SCHOOL STUDENTS IN TWO DIFFERENT SCHOOLS (PUBLIC AND PRIVATE); THE PROBLEMIZING ON THE SUBJECT OCCURRED AFTER THE ANALYZES OF QUESTIONNAIRES, USED DURING DATA COLLECTING AND WE HAVE FOUND OUT THE NEED FOR NEW EDUCATIONAL TOOLS DUE TO THE GREAT NUMBER OF CONCEPTUAL MISTAKES AND THE LACK OF INFORMATION KNOWLEDGE ABOUT THE PROBLEMS GENERATED BY THE RSU SPECIALLY LOCALLY; DURING THE INSTRUMENTAL STAGE, THE GROUPS OF STUDENTS CAME TO KNOW ABOUT PROBLEMS GENERATED BY THE RSU; ON THE OTHER STAGE ? THE CATHARSIS/INCORPORATION OR GOING TO ANOTHER LEVEL OF KNOWLEDGE, THE STUDENTS EXPRESSED THEIR IDEAS ABOUT THE EDUCATIONAL ACTIVITIES WHICH COULD HELP SOLVE THE PROBLEMS GENERATED BY THE WASTE, THEN AGAIN THE SOCIAL PRACTICE WAS PERFORMED BY DOING THE ENVIRONMENTAL EDUCATION ACTIVITIES, IN BOTH THE PUBLIC AND THE PRIVATE SCHOOL. AMONG THE ACTIVITIES PERFORMED AND DEVELOPED BY THE STUDENTS WE MAY DISTINGUISH: SELECTIVE COLLECTION OF WASTE IN THE NEIGHBORHOODS, SELECTIVE COLLECTION OF WASTE IN SCHOOLS, PREPARATION OF EDUCATIONAL BROCHURES AND SPECIAL BAGS TO BE USED IN CARS, A THEATER SKETCH AND THE RE-USE OF PLASTIC BOTTLES (PET) AND MILK CARTONS TO MAKE GIFT PACKAGES AND TOYS. WITH THE RESULTS OBTAINED, WE MAY CONCLUDE THAT: THERE IS A NEED TO BETTER CONTEXTUALIZE THE ISSUE OF THE SOLID URBAN WASTE IN ELEMENTARY SCHOOLS AND WE SHOULD SEARCH FOR OTHER PEDAGOGICAL MATERIALS ABOUT THE MATTER ONCE THE ACTUAL PEDAGOGICAL BOOKS BRING NEGATIVE ASPECTS ABOUT IT. THE HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY AS AN ABSTRACT REFERENCE WAS SUCCESSFUL ON THE TEACHING-LEARNING PROCESS BECAUSE THE STUDENTS LEARNED NEW ASPECTS ABOUT THE ISSUE AT THE END OF THE RESEARCH AND BECAME EDUCATIONAL AGENTS NOT ONLY IN SCHOOL BUT ALSO OUT OF IT, WHICH WE CALL NON-FORMAL EDUCATION.
Arquivo:
DIS_MEST20050215_DINARDI AILTON JESUS.pdf
Tamanho:
1062 Kb (1062502 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/02/2007 ÀS 11:19:59
Atualizado:
16/02/2007 ÀS 11:19:59
Visitas:
4203
Última Visita em :
23/04/2024 ÀS 22:04:25
Downloads:
302
Último Download em :
08/03/2024 ÀS 01:10:18
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por