Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


ERRO = Communications link failure The last packet sent successfully to the server was 0 milliseconds ago. The driver has not received any packets from the server.
DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INCLUSO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICINCIA: AS (IM)POSSIBILIDADES ATRAVS DO OLHAR DE QUATRO PROFESSORES DE CINCIAS
Autor:
ANJOS, PAOLA TRAMA ALVES DOS
Email:
paolatrama@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
CINCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAO
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. CAMARGO, DER PIRES DE
Dr. MASINI, ELCIE APARECIDA FORTES SALZANO
Data de Defesa:
26/04/2012
Palavras-Chave (PT):
DEFICINCIA VISUAL
EDUCAO INCLUSIVA
ENSINO DE CINCIAS
REPRESENTAES SOCIAIS
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CONHECER AS CONCEPES DE PROFESSORES DE CINCIAS SOBRE A INCLUSO DE ALUNOS CEGOS EM AULAS DE ASTRONOMIA E DE QUE FORMA ESTAS CONCEPES RELACIONAM-SE COM A MOBILIZAO DE DIFERENTES SABERES DOCENTES PARA A ADAPTAO DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO ASSUNTO PARA ESSES ALUNOS. PARA TAL, INICIALMENTE TRAAMOS UM PANORAMA DA EDUCAO INCLUSIVA COM AS MODIFICAES DOS CONCEITOS E TERMINOLOGIAS, AS LEGISLAES NACIONAIS E INICIATIVAS INTERNACIONAIS QUE INFLUENCIAM NAS DISCUSSES DESSE TEMA E UM LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA LTIMA DCADA REFERENTES AO ENSINO DE FSICA PARA ALUNOS COM DEFICINCIA VISUAL. NA SEQUNCIA BUSCAMOS COMPREENDER AS CONCEPES SOBRE INCLUSO DOS PROFESSORES LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAES SOCIAIS QUE, DE ACORDO COM MOSCOVICI, PODE SER ENTENDIDA COMO TEORIA DO SENSO COMUM (OU CONHECIMENTO PRTICO), CUJA FUNO ORIENTAR O COMPORTAMENTO E A COMUNICAO DOS INDIVDUOS E CONSTRUDA NA SOCIEDADE, DE FORMA COLETIVA. POR FIM, COM RELAO AOS SABERES DOCENTES, ORIENTAMOS NOSSAS DISCUSSES A PARTIR DAS CLASSIFICAES PROPOSTAS POR GAUTHIER E OUTROS, PIMENTA E TARDIF. PARA A CONSTITUIO DOS DADOS, UTILIZAMOS UM QUESTIONRIO INICIAL COM RESPOSTAS DISSERTATIVAS, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E UMA ATIVIDADE PROPOSTA NO CADERNO DO PROFESSOR, DA 7 SRIE (8 ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO CURRCULO DO ESTADO DE SO PAULO, COM 4 PROFESSORES DE PERFIS DIFERENTES. APS A ANLISE DOS DADOS, POR MEIO DE ANLISE DE CONTEDO, PUDEMOS INFERIR QUE NECESSRIA UMA REFORMULAO NOS CURSOS DE GRADUAO E DE FORMAO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE CINCIAS, PARA QUE ESSES PROFESSORES POSSAM REPENSAR SUAS CONCEPES ACERCA DA INCLUSO E MOBILIZAR NOVOS SABERES NESTE CONTEXTO INCLUSIVO. INDICAMOS QUE OS PROFESSORES ENTREVISTADOS AINDA NO POSSUEM UMA VISO CLARA DAS POSSIBILIDADES DA INCLUSO DE ALUNOS CEGOS NAS AULAS DE ASTRONOMIA E NECESSRIO UM OLHAR CUIDADOSO DO PODER PBLICO PARA COM A FORMAO DOS PROFESSORES DE MODO A PERMITIR UM RECONHECIMENTO DAS POSSIBILIDADES DAS PESSOAS CEGAS, DO PAPEL DA EDUCAO/ESCOLA E PROFESSOR PARA ESSAS PESSOAS ASSIM COMO PARA AS PESSOAS COM OUTRAS DEFICINCIAS E SEM DEFICINCIA E, DESSA FORMA, ASSEGURAR UM APRENDIZADO EFETIVO PARA TODOS OS ALUNOS.
Título (EN):
NO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
INCLUSIVE EDUCATION
SCIENCE TEACHING
SOCIAL REPRESENTATIONS
TEACHERS KNOWLEDGE
VISUAL IMPAIRMENT
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMED TO IDENTIFY THE CONCEPTIONS OF SCIENCE TEACHERS ON THE INCLUSION OF BLIND STUDENTS IN ASTRONOMY CLASSES AND HOW THESE CONCEPTS RELATE TO THE MOBILIZATION OF DIFFERENT TEACHER KNOWLEDGE FOR ADAPTATION ACTIVITIES RELATED WITH THE THEME FOR THOSE STUDENTS. TO DO THIS, FIRST WE DRAW A OVERVIEW OF INCLUSIVE EDUCATION WITH THE MODIFICATIONS OF THE CONCEPTS AND TERMINOLOGY, NATIONAL LAWS AND INTERNATIONAL INITIATIVES THAT INFLUENCE THE DISCUSSIONS OF THIS TOPIC AND A SURVEY OF THE PAPERS PRESENTED IN THE LAST DECADE FOR THE TEACHING OF PHYSICS FOR STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENTS. FOLLOWING WE SEEK TO UNDERSTAND THE CONCEPTS OF INCLUSION OF TEACHERS TO THE THEORY OF SOCIAL REPRESENTATIONS THAT, ACCORDING TO MOSCOVICI, CAN BE UNDERSTOOD AS A THEORY OF COMMON SENSE (OR KNOWLEDGE), WHOSE FUNCTION IS TO GUIDE THE BEHAVIOR AND THE COMMUNICATION OF INDIVIDUALS AND IT IS CONSTRUCTED IN SOCIETY, COLLECTIVELY. FINALLY, WITH RESPECT TO TEACHER KNOWLEDGE, WE GUIDE OUR DISCUSSIONS FROM THE CLASSIFICATIONS PROPOSED BY GAUTHIER AND OTHERS, PIMENTA AND TARDIF. FOR THE CONSTITUTION OF THE DATA WE USED AN INITIAL QUESTIONNAIRE WITH ESSAY RESPONSES, SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS AND A PROPOSED ACTIVITY IN THE ?CADERNO DO PROFESSOR?, 7TH GRADE OF THE ELEMENTARY SCHOOL CURRICULUM OF THE STATE OF SO PAULO, WITH FOUR TEACHERS OF DIFFERENT PROFILES. AFTER ANALYZING THE DATA THROUGH CONTENT ANALYSIS, WE INFERED THAT AN OVERHAUL IS NEEDED IN GRADUATE AND CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS, FOR THESE TEACHERS TO RETHINK THEIR VIEWS ABOUT INCLUSION AND MOBILIZE NEW KNOWLEDGE IN THIS CONTEXT INCLUSIVE. WE INDICATED THAT INTERVIEWED TEACHERS DO NOT YET HAVE A CLEAR VISION OF THE POSSIBILITIES OF INCLUSION OF BLIND STUDENTS IN ASTRONOMY CLASSES AND IT TAKES A CAREFUL LOOK AT THE GOVERNMENT TOWARDS THE TRAINING OF TEACHERS TO ENABLE RECOGNITION OF THE POSSIBILITIES FOR BLIND PEOPLE , THE ROLE OF EDUCATION / SCHOOL AND TEACHER TO THESE PEOPLE AS WELL AS PEOPLE WITH OTHER DISABILITIES AND WITHOUT DISABILITIES, AND THEREBY ENSURE EFFECTIVE LEARNING FOR ALL STUDENTS. KEYWORDS: . . . .
Arquivo:
DIS_MEST20120426_ANJOS PAOLA TRAMA ALVES DOS.pdf
Tamanho:
2841 Kb (2841542 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/03/2019 ÀS 18:11:31
Atualizado:
26/03/2019 ÀS 18:11:31
Visitas:
242
Última Visita em :
13/08/2020 ÀS 00:10:56
Downloads:
12
Último Download em :
23/04/2020 ÀS 15:37:01
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por