Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
LIVRO-TEXTO NA LICENCIATURA EM FSICA: INVESTIGAO DE SEU PAPEL NOS PROCESSOS DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO
Autor:
GALBIATTI, DOUGLAS AUGUSTO
Email:
galbiattid@yahoo.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2018
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. CAMARGO, DER PIRES DE
Banca Examinadora:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Dr. CAMARGO, DER PIRES DE
Dr. RAMOS, EUGENIO MARIA DE FRANA
Dr. VERASZTO, ESTFANO VIZCONDE
Dr. LEODORO, MARCOS PIRES
Data de Defesa:
15/02/2018
Palavras-Chave (PT):
ATIVIDADE
ENSINO DE FSICA
LIVROS-TEXTO
PARCEIRO MAIS CAPAZ
Resumo Original (PT):
FAZ-SE NESTA TESE O ESTUDO DA UTILIZAO DOS LIVROS-TEXTO POR ESTUDANTES E PROFESSORES DE UM CURSO DE GRADUAO EM LICENCIATURA EM FSICA DE UMA UNIVERSIDADE PBLICA BRASILEIRA. ATRAVS DOS REFERENCIAIS DA TEORIA HISTRICO-CULTURAL E DA TEORIA DA ATIVIDADE, MAIS ESPECIFICAMENTE DOS CONCEITOS DE PARCEIRO MAIS CAPAZ E DE ATIVIDADE, ANALISAMOS OS DADOS CONSTITUDOS EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS REALIZADAS COM OS SUJEITOS DE PESQUISA. OS CONCEITOS MENCIONADOS PERMITIRAM, SOB O MTODO DA ANLISE TEXTUAL DISCURSIVA, ANALISAR AS CARACTERSTICAS E A FORMA DA ATUAO DOS ESTUDANTES COM OS LIVROS-TEXTO DE FSICA, POSSIBILITANDO-NOS RESPONDER S SEGUINTES QUESTES DE PESQUISA: QUAL O PAPEL DOS LIVROS-TEXTO NA RELAO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM FSICA, A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE DOCENTES E DISCENTES? O QUE OS LIVROS-TEXTO REPRESENTAM, NO QUE TANGE EFETIVAO DA RELAO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PARA PROFESSORES E ALUNOS E DE QUE FORMA ESSES SUJEITOS COMPREENDEM O USO QUE FAZEM DESSES MATERIAIS? DAS ANLISES DAS ENTREVISTAS CONCLUMOS QUE APESAR DA CARACTERIZAO DOS LIVROS-TEXTO COMO PARCEIRO MAIS CAPAZ POR DOCENTES E DISCENTES, ESTES LTIMOS ACABAM POR DESEMPENHAR, EM ALGUNS MOMENTOS DO PROCESSO FORMATIVO, AES ALIENADAS COM OS LIVROS DEVIDO S EXIGNCIAS E COBRANAS EXISTENTES NO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS, O QUE DESFAVORECE A APROPRIAO DO CONHECIMENTO. POR ISSO, FAZ-SE NECESSRIA A REFLEXO CRTICA DOS DOCENTES ACERCA DA CONDUO DAS DISCIPLINAS E DA ORIENTAO DA ATUAO DOS DISCENTES COM OS LIVROS-TEXTO, PARA UMA POSSVEL TOMADA DE DECISO EM RESPOSTA S DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DISCENTES NO DECORRER DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Título (EN):
NO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ACTIVITY
MORE CAPABLE PARTNER
PHYSICS TEACHING
TEXTBOOKS
Resumo Original (EN):
THIS THESIS IS THE STUDY OF THE USE OF TEXTBOOKS BY STUDENTS AND PROFESSORS OF A UNDERGRADUATE DEGREE IN PHYSICS FROM A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITY. THROUGH THE KNOWLEDGE OF HISTORICAL-CULTURAL THEORY AND ACTIVITY THEORY, MORE SPECIFICALLY OF THE CONCEPTS OF MORE CAPABLE PARTNER AND ACTIVITY, WE ANALYZE THE DATA CONSTITUTED IN SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS WITH THE SUBJECTS OF SEARCH. THE CONCEPTS MENTIONED ALLOWED, UNDER THE METHOD OF DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS, TO ANALYZE THE CHARACTERISTICS AND THE FORM OF INTERACTION BETWEEN STUDENTS AND TEXTBOOKS, ENABLING US TO ANSWER THE FOLLOWING RESEARCH QUESTIONS: WHAT IS THE ROLE OF THE TEXTBOOKS IN THE TEACHING AND LEARNING IN THE DEGREE COURSE IN PHYSICS, ACCORDING TO THE POINT OF VIEW OF PROFESSORS AND STUDENTS? WHAT DO THE TEXTBOOKS REPRESENT, REGARDING THE EFFECTIVENESS OF THE TEACHING AND LEARNING RELATIONSHIP, FOR PROFESSORS AND STUDENTS AND HOW DO THESE SUBJECTS UNDERSTAND THEIR USE OF THESE MATERIALS? FROM THE ANALYSIS OF THE INTERVIEWS WE CONCLUDE THAT DESPITE THE CHARACTERIZATION OF TEXTBOOKS AS A MORE CAPABLE PARTNER FOR PROFESSORS AND STUDENTS, THE LATTER END UP PERFORMING, AT SOME POINT IN THE FORMATIVE PROCESS, ACTIONS ALIENATED WITH THE BOOKS DUE TO DEMANDS AND CHARGES EXISTING IN THE CONTEXT OF THE DISCIPLINES, WHICH DETRACTS FROM THE STUDENTS APPROPRIATION OF KNOWLEDGE. FOR THIS REASON, THE CRITICAL REFLECTION OF THE PROFESSORS ABOUT THE CONDUCT OF THE COLLEGE SUBJECTS AND THE ORIENTATION OF THE STUDENTS? PERFORMANCE WITH THE TEXTBOOKS IS NECESSARY, FOR A POSSIBLE DECISION IN RESPONSE TO THE DIFFICULTIES ENCOUNTERED BY THE STUDENTS DURING THE TEACHING AND LEARNING PROCESS.
Arquivo:
TES_DOUT20180215_GALBIATTI DOUGLAS AUGUSTO.pdf
Tamanho:
1984 Kb (1984433 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/04/2018 ÀS 14:59:04
Atualizado:
06/04/2018 ÀS 14:59:04
Visitas:
519
Última Visita em :
14/10/2019 ÀS 14:27:38
Downloads:
13
Último Download em :
02/10/2019 ÀS 13:51:42
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por