Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
SABERES DOCENTES E A PRTICA NOS ESTGIOS: POSSIBILIDADES NA FORMAO DO FUTURO PROFESSOR DE QUMICA
Autor:
STANZANI, ENIO DE LORENA
Email:
enio.stanzani@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2018
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. BOZELLI, FERNANDA CTIA
Dr. MARTORANO, SIMONE ALVES DE ASSIS
Dr. PASSOS, MARINEZ MENEGHELLO
Dr. BROIETTI, FABIELE CRISTIANE DIAS
Data de Defesa:
28/02/2018
Palavras-Chave (PT):
ESTGIOS SUPERVISIONADOS
FORMAO INICIAL DE PROFESSORES DE QUMICA
PROCESSO DE REFLEXO ORIENTADA
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
CONSIDERANDO-SE A CONSTITUIO DE SABERES DOCENTES COMO UMA ATIVIDADE COMPLEXA, QUE PERPASSA NO SOMENTE A FORMAO ACADMICA, MAS TAMBM A CONSTITUIO DE CRENAS E VALORES PESSOAIS, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR QUAIS SABERES DOCENTES OS LICENCIANDOS MOBILIZAM AO INICIAREM AS PRTICAS NOS ESTGIOS CURRICULARES E SE TAIS SABERES SO REELABORADOS A PARTIR DE UM PROCESSO DE REFLEXO ORIENTADA, O QUAL FUNDAMENTOU-SE, PRINCIPALMENTE, NOS REFERENCIAIS ACERCA DA SITUAO DE ESTUDO E DA ABORDAGEM HISTRICA DOS CONCEITOS. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA DESENVOLVEU-SE NAS DISCIPLINAS DE ESTGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA DA UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN (UTFPR ? CAMPUS APUCARANA), COM A PARTICIPAO INICIAL DE NOVE ESTUDANTES. AS ATIVIDADES PROPOSTAS FUNDAMENTARAM-SE NAS IDEIAS DO PROCESSO DE REFLEXO ORIENTADA (PRO) E A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 6 ETAPAS ? (1) ENTREVISTA INICIAL COLETIVA, A QUAL TEVE COMO OBJETIVO LEVANTAR AS IDEIAS PRVIAS REFERENTES AO PLANEJAMENTO E AES DOCENTES; (2) AULAS DESENVOLVIDAS PELOS LICENCIANDOS E APRESENTADAS AOS COLEGAS DE CURSO; (3) REUNIES DE ORIENTAO E REFLEXO SOBRE A PRTICA; (4) ENTREVISTA COLETIVA COM O PROPSITO DE REFLETIR ACERCA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS ESTGIOS; (5) ACOMPANHAMENTO DOS LICENCIANDOS NO CAMPO DE ESTGIO; (6) ENTREVISTAS INDIVIDUAIS/DUPLAS COM OS ESTAGIRIOS SOBRE OS SABERES MOBILIZADOS E RECONSTRUDOS AO LONGO DOS ESTGIOS. OS DADOS FORAM REGISTRADOS POR MEIO DE GRAVAES EM UDIO E VDEO, RELATRIOS E NOTAS DE CAMPO CONSTRUDAS PELO PESQUISADOR AO LONGO DAS ETAPAS CITADAS ANTERIORMENTE, PORM, DEVIDO QUANTIDADE EXCESSIVA DE DADOS, FORAM ANALISADAS APENAS AS ENTREVISTAS (ETAPAS 1, 4 E 6) E, DENTRE OS SEIS LICENCIANDOS QUE PARTICIPARAM DE TODOS OS ESTGIOS DA PESQUISA, SELECIONAMOS, DE MANEIRA ALEATRIA, TRS SUJEITOS. COMO REFERENCIAL METODOLGICO PARA ORGANIZAO, ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS, ADOTAMOS OS PRESSUPOSTOS DA ANLISE TEXTUAL DISCURSIVA, UTILIZANDO OS SABERES DISCIPLINARES, PEDAGGICOS, CURRICULARES E EXPERIENCIAIS COMO CATEGORIAS A PRIORI. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS LICENCIANDOS, APESAR DE POSSUREM IDEIAS ESPONTNEAS MUITO SLIDAS SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE, PASSAM A REVISIT-LAS A PARTIR DE UM MOVIMENTO DE FORMAO QUE PROMOVE ESPAOS DE DISCUSSO E REFLEXO REALIZADAS A PARTIR DOS REFERENCIAIS TERICOS DA REA E DA TROCA DE EXPERINCIAS NOS ESTGIOS, SUSTENTANDO SEUS PLANEJAMENTOS, SUAS AES EM SALA DE AULA E, PRINCIPALMENTE, REELABORANDO SEUS SABERES DOCENTES. ESSE MOVIMENTO DE ANLISE PERMITIU, POR FIM, CONSTRUIR SUBCATEGORIAS PARA CADA UM DOS SABERES DOCENTES, AS QUAIS PODEM INDICAR CAMINHOS QUE ORIENTEM OS PROFESSORES FORMADORES NA CONSTRUO DE ESPAOS FORMATIVOS QUE REALMENTE DEEM CONTA DA COMPLEXIDADE DO TRABALHO DOCENTE, VISANDO CONTRIBUIR COM O MOVIMENTO DE PROFISSIONALIZAO DEFENDIDO PELAS PESQUISAS DA REA.
Título (EN):
TEACHING KNOWLEDGE AND PRACTICE THROUGHOUT INTERNSHIPS: POSSIBILITIES IN THE FORMATION OF THE FUTURE CHEMISTRY TEACHER
Palavras-Chave (EN):
INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS
ORIENTED REFLECTION PROCESS
SUPERVISED INTERNSHIPS
TEACHING KNOWLEDGE
Resumo Original (EN):
CONSIDERING THE CONSTITUTION OF TEACHING KNOWLEDGE AS A COMPLEX ACTIVITY, WHICH PERVADES NOT ONLY THE ACADEMIC FORMATION, BUT ALSO THE CONSTITUTION OF PERSONAL BELIEFS AND VALUES, THE PRESENT WORK AIMS TO ANALYSE WHICH PIECES OF TEACHING KNOWLEDGE TRAINEE TEACHERS MOBILISE WHEN THEY INITIATE THE PRACTICES IN THE STAGES CURRICULAR AND IF SUCH KNOWLEDGE IS RE-ELABORATED FROM A PROCESS OF ORIENTED REFLECTION, WHICH WAS BASED, MAINLY, ON THE REFERENCES ABOUT THE STUDY SITUATION AND THE HISTORICAL APPROACH OF THE CONCEPTS. IN THIS PERSPECTIVE, THE RESEARCH WAS DEVELOPED IN THE SUBJECTS OF SUPERVISED INTERNSHIP OF THE CHEMISTRY DEGREE COURSE OF THE FEDERAL TECHNOLOGICAL UNIVERSITY OF PARAN (UTFPR - CAMPUS APUCARANA), WITH THE INITIAL PARTICIPATION OF NINE STUDENTS. THE PROPOSED ACTIVITIES WERE BASED ON THE IDEAS OF THE PROCESS OF ORIENTED REFLECTION (PRO) AND THE DATA COLLECTION TOOK PLACE IN 6 STAGES - (1) INITIAL COLLECTIVE INTERVIEW, WHICH HAD THE OBJECTIVE OF RAISING THE PREVIOUS IDEAS REGARDING PLANNING AND TEACHING ACTION; (2) CLASSES DEVELOPED BY THE GRADUATES AND PRESENTED TO CLASSMATES; (3) ORIENTATION AND REFLECTION MEETINGS ON THE PRACTICE; (4) A PRESS CONFERENCE WITH THE PURPOSE OF REFLECTING ON THE ACTIVITIES CARRIED OUT IN THE STAGES; (5) MONITORING OF THE GRADUATES IN THE FIELD OF TRAINING; (6) INDIVIDUAL / DOUBLE INTERVIEWS WITH THE TRAINEES ON THE KNOWLEDGE MOBILISED AND RECONSTRUCTED THROUGHOUT THE STAGES. THE DATA WERE RECORDED THROUGH AUDIO AND VIDEO RECORDINGS, REPORTS AND FIELD NOTES CONSTRUCTED BY THE RESEARCHER DURING THE AFOREMENTIONED STEPS; HOWEVER, DUE TO THE EXCESSIVE AMOUNT OF DATA, ONLY THE INTERVIEWS WERE ANALYSED (STEPS 1, 4 AND 6) AND, AMONG THE SIX GRADUATES WHO PARTICIPATED IN EVERY RESEARCH STAGE, WE RANDOMLY SELECTED THREE OF THEM. AS A METHODOLOGICAL REFERENCE FOR ORGANISING, ANALYSING AND INTERPRETING DATA, WE ADOPTED THE ASSUMPTIONS OF TEXTUAL DISCOURSE ANALYSIS, USING THE DISCIPLINARY, PEDAGOGICAL, CURRICULAR AND EXPERIENTIAL KNOWLEDGE AS A PRIORI CATEGORIES. THE RESULTS SHOW THAT GRADUATES, DESPITE HAVING VERY SOLID SPONTANEOUS IDEAS ABOUT THE TEACHING ACTIVITY, BEGIN TO REVISIT THEM FROM A TRAINING ENVIRONMENT WHERE DISCUSSIONS AND REFLECTION ARE PROMOTED BOTH FROM THEORETICAL REFERENCES AND EXCHANGES OF EXPERIENCES THROUGHOUT THE INTERNSHIP. SUCH CONTRIBUTIONS HELP GRADUATES SUPPORT THEIR PLANNING, THEIR ACTIONS IN THE CLASSROOM AND, ABOVE ALL, REBUILT THEIR TEACHING KNOWLEDGE. THIS ANALYSIS DEVELOPMENT PROCESS HAS FINALLY ALLOWED US TO CONSTRUCT SUBCATEGORIES FOR EACH OF THE TEACHERS' KNOWLEDGE, WHICH MAY INDICATE WAYS TO GUIDE TEACHER TRAINERS IN THE CONSTRUCTION OF TRAINING SPACES THAT REALLY TAKE INTO ACCOUNT THE COMPLEXITY OF TEACHING WORK, AIMING TO CONTRIBUTE TO THE MOVEMENT OF PROFESSIONALISATION ADVOCATED BY AREA RESEARCH.
Arquivo:
TES_DOUT20180228_STANZANI ENIO DE LORENA.pdf
Tamanho:
2271 Kb (2271507 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/04/2018 ÀS 14:37:24
Atualizado:
06/04/2018 ÀS 14:37:24
Visitas:
543
Última Visita em :
17/08/2019 ÀS 20:37:13
Downloads:
27
Último Download em :
21/06/2019 ÀS 17:52:53
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por