Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO SOCIAL DE GÊNERO: SIGNIFICADOS SOCIAIS E SENTIDOS PARA PROFESSORAS DE CIÊNCIAS
Autor:
SOUZA, DIANNE CASSIANO DE
Email:
diannecassiano.dcs@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2018
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. LUNARDI CAMPOS, LUCIANA MARIA
Banca Examinadora:
Drª. LUNARDI CAMPOS, LUCIANA MARIA
Drª. PINHEIRO, BÁRBARA CARINE SOARES
Drª. MARTIN, SUELI TEREZINHA FERRERO
Data de Defesa:
19/02/2018
Palavras-Chave (PT):
CIÊNCIAS
NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO
RELAÇÕES SOCIAIS DE SEXO
Resumo Original (PT):
MUITOS DOS SIGNIFICADOS TRANSMITIDOS PELOS PROFESSORES, PRINCIPALMENTE OS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, SOBRE AS TEMÁTICAS QUE ENVOLVEM SEXUALIDADE E GÊNERO PODEM ESTAR CARREGADOS DE INFLUÊNCIAS BIOLOGICISTAS E NATURALIZANTES, SEM A PRESENÇA DE CONTEÚDOS HISTÓRICOS REFERENTES À CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS GÊNEROS OU MESMO DA EXPRESSÃO DA SEXUALIDADE. ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE, NO ENSINO DE CIÊNCIAS E TENDO COMO REFERÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO É COMPREENDER QUAIS OS SENTIDOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE E OS SIGNIFICADOS SOCIAIS TRANSMITIDOS AOS ESTUDANTES, SOB A LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. ENTREVISTAMOS TRÊS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DO SÉTIMO, OITAVO E NONO ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA A PARTIR DOS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO, PROPOSTOS POR AGUIAR E OZELLA. BUSCANDO A SUPERAÇÃO DA IMEDIATICIDADE DOS FENÔMENOS OBSERVADOS, NOSSA PROPOSTA FOI ANALISAR COMO SE EXPRESSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AS RELAÇÕES SOCIAIS DE SEXO, A PARTIR DOS SIGNIFICADOS E SENTIDOS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS CONCEITOS DE GÊNERO E À SEXUALIDADE. AS ANÁLISES REVELAM FALTA DE DOMÍNIO DE CONCEITOS COMO GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL OU AINDA TRANSEXUALIDADE NOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS IDENTIFICADOS A PARTIR DOS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO BEM COMO A PREDOMINÂNCIA DO TRATAMENTO BIOLOGICISTA E NATURALIZANTE DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A NÃO FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O TRATAMENTO DO TEMA, CORROBORANDO COM ALGUNS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
NUCLEI OF SIGNIFICATION
SCIENCES
SOCIAL RELATIONS OF SEX
Resumo Original (EN):
MANY OF THE MEANINGS TRANSMITTED BY TEACHERS, ESPECIALLY THOSE OF SCIENCE AND BIOLOGY, ON THE THEMES THAT INVOLVE SEXUALITY AND GENDER MAY BE MARKED BY BIOLOGICAL AND NATURALIZING INFLUENCES, WITHOUT THE PRESENCE OF HISTORICAL CONTENTS RELATED TO THE SOCIAL CONSTRUCTION OF THE GENDER OR EVEN THE SEXUALITY EXPRESSION. CONSIDERING THE IMPORTANCE OF CONCEPTS OF GENDER AND SEXUALITY, IN SCIENCE TEACHING, AND HAVING AS THEORETICAL-METHODOLOGICAL REFERENCE THE HISTORICAL-DIALECTICAL MATERIALISM, THE OBJECTIVE OF THIS STUDY IS TO UNDERSTAND THE SENSES OF SCIENCE TEACHERS ABOUT GENDER AND SEXUALITY AND THE SOCIAL MEANINGS TRANSMITTED TO THE STUDENTS, IN THE LIGHT OF THE HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE. WE INTERVIEWED THREE SCIENCE TEACHERS FROM THE SEVENTH, EIGHTH AND NINTH-YEAR OF PUBLIC SCHOOLS IN ONE CITY IN THE INTERIOR OF SÃO PAULO. THE INSTRUMENT USED FOR THE DATA COLLECTION WAS A SEMI STRUCTURED INTERVIEW AND THE ANALYSIS OF THESE DATA WAS MADE FROM THE NUCLEI OF MEANINGS, PROPOSED BY AGUIAR AND OZELLA. SEEKING TO OVERCOME THE IMMEDIACY OF OBSERVED PHENOMENA, OUR PROPOSAL WAS TO ANALYZE HOW IT IS EXPRESSED IN SCIENCE TEACHING THE SOCIAL RELATIONS OF SEX, FROM THE MEANINGS AND SENSES OF SCIENCE TEACHERS OF GENDER CONCEPTS AND SEXUALITY. THE ANALYSIS REVEALS A LACK OF MASTERY OF CONCEPTS SUCH AS GENDER, SEXUAL ORIENTATION OR EVEN TRANSSEXUALITY IN THE SENSES AND MEANINGS IDENTIFIED FROM THE NUCLEI OF MEANINGS AS WELL AS THE PREDOMINANCE OF BIOLOGICAL AND NATURALIZING TREATMENT OF GENDER AND SEXUALITY ISSUES, IN THE SCIENCE TEACHING AND A NON-FORMATION OF TEACHERS FOR THE THEME?S TREATMENT, CORROBORATING WITH SOME STUDIES ON THE THEMATIC.
Arquivo:
DIS_MEST20180219_SOUZA DIANNE CASSIANO DE.pdf
Tamanho:
1252 Kb (1252378 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
05/04/2018 ÀS 10:40:01
Atualizado:
05/04/2018 ÀS 10:40:01
Visitas:
1431
Última Visita em :
26/03/2024 ÀS 10:22:18
Downloads:
30
Último Download em :
22/07/2022 ÀS 15:46:23
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por