Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A CONSTRUO HISTRICO SOCIAL DE GNERO: SIGNIFICADOS SOCIAIS E SENTIDOS PARA PROFESSORAS DE CINCIAS
Autor:
SOUZA, DIANNE CASSIANO DE
Email:
diannecassiano.dcs@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2018
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. LUNARDI CAMPOS, LUCIANA MARIA
Banca Examinadora:
Dr. LUNARDI CAMPOS, LUCIANA MARIA
Dr. PINHEIRO, BRBARA CARINE SOARES
Dr. MARTIN, SUELI TEREZINHA FERRERO
Data de Defesa:
19/02/2018
Palavras-Chave (PT):
CINCIAS
NCLEOS DE SIGNIFICAO
RELAES SOCIAIS DE SEXO
Resumo Original (PT):
MUITOS DOS SIGNIFICADOS TRANSMITIDOS PELOS PROFESSORES, PRINCIPALMENTE OS DE CINCIAS E BIOLOGIA, SOBRE AS TEMTICAS QUE ENVOLVEM SEXUALIDADE E GNERO PODEM ESTAR CARREGADOS DE INFLUNCIAS BIOLOGICISTAS E NATURALIZANTES, SEM A PRESENA DE CONTEDOS HISTRICOS REFERENTES CONSTRUO SOCIAL DOS GNEROS OU MESMO DA EXPRESSO DA SEXUALIDADE. ENTENDENDO A IMPORTNCIA DOS CONCEITOS DE GNERO E SEXUALIDADE, NO ENSINO DE CINCIAS E TENDO COMO REFERNCIA TERICO-METODOLGICA O MATERIALISMO HISTRICO-DIALTICO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO COMPREENDER QUAIS OS SENTIDOS DE PROFESSORES DE CINCIAS SOBRE GNERO E SEXUALIDADE E OS SIGNIFICADOS SOCIAIS TRANSMITIDOS AOS ESTUDANTES, SOB A LUZ DA PERSPECTIVA HISTRICO-CULTURAL. ENTREVISTAMOS TRS PROFESSORAS DE CINCIAS DO STIMO, OITAVO E NONO ANO DE ESCOLAS PBLICAS DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E A ANLISE DOS DADOS FOI FEITA A PARTIR DOS NCLEOS DE SIGNIFICAO, PROPOSTOS POR AGUIAR E OZELLA. BUSCANDO A SUPERAO DA IMEDIATICIDADE DOS FENMENOS OBSERVADOS, NOSSA PROPOSTA FOI ANALISAR COMO SE EXPRESSA NO ENSINO DE CINCIAS AS RELAES SOCIAIS DE SEXO, A PARTIR DOS SIGNIFICADOS E SENTIDOS DOS PROFESSORES DE CINCIAS DOS CONCEITOS DE GNERO E SEXUALIDADE. AS ANLISES REVELAM FALTA DE DOMNIO DE CONCEITOS COMO GNERO, ORIENTAO SEXUAL OU AINDA TRANSEXUALIDADE NOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS IDENTIFICADOS A PARTIR DOS NCLEOS DE SIGNIFICAO BEM COMO A PREDOMINNCIA DO TRATAMENTO BIOLOGICISTA E NATURALIZANTE DAS QUESTES DE GNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CINCIAS E A NO FORMAO DOS PROFESSORES PARA O TRATAMENTO DO TEMA, CORROBORANDO COM ALGUNS ESTUDOS SOBRE A TEMTICA.
Título (EN):
NO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
NUCLEI OF SIGNIFICATION
SCIENCES
SOCIAL RELATIONS OF SEX
Resumo Original (EN):
MANY OF THE MEANINGS TRANSMITTED BY TEACHERS, ESPECIALLY THOSE OF SCIENCE AND BIOLOGY, ON THE THEMES THAT INVOLVE SEXUALITY AND GENDER MAY BE MARKED BY BIOLOGICAL AND NATURALIZING INFLUENCES, WITHOUT THE PRESENCE OF HISTORICAL CONTENTS RELATED TO THE SOCIAL CONSTRUCTION OF THE GENDER OR EVEN THE SEXUALITY EXPRESSION. CONSIDERING THE IMPORTANCE OF CONCEPTS OF GENDER AND SEXUALITY, IN SCIENCE TEACHING, AND HAVING AS THEORETICAL-METHODOLOGICAL REFERENCE THE HISTORICAL-DIALECTICAL MATERIALISM, THE OBJECTIVE OF THIS STUDY IS TO UNDERSTAND THE SENSES OF SCIENCE TEACHERS ABOUT GENDER AND SEXUALITY AND THE SOCIAL MEANINGS TRANSMITTED TO THE STUDENTS, IN THE LIGHT OF THE HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE. WE INTERVIEWED THREE SCIENCE TEACHERS FROM THE SEVENTH, EIGHTH AND NINTH-YEAR OF PUBLIC SCHOOLS IN ONE CITY IN THE INTERIOR OF SO PAULO. THE INSTRUMENT USED FOR THE DATA COLLECTION WAS A SEMI STRUCTURED INTERVIEW AND THE ANALYSIS OF THESE DATA WAS MADE FROM THE NUCLEI OF MEANINGS, PROPOSED BY AGUIAR AND OZELLA. SEEKING TO OVERCOME THE IMMEDIACY OF OBSERVED PHENOMENA, OUR PROPOSAL WAS TO ANALYZE HOW IT IS EXPRESSED IN SCIENCE TEACHING THE SOCIAL RELATIONS OF SEX, FROM THE MEANINGS AND SENSES OF SCIENCE TEACHERS OF GENDER CONCEPTS AND SEXUALITY. THE ANALYSIS REVEALS A LACK OF MASTERY OF CONCEPTS SUCH AS GENDER, SEXUAL ORIENTATION OR EVEN TRANSSEXUALITY IN THE SENSES AND MEANINGS IDENTIFIED FROM THE NUCLEI OF MEANINGS AS WELL AS THE PREDOMINANCE OF BIOLOGICAL AND NATURALIZING TREATMENT OF GENDER AND SEXUALITY ISSUES, IN THE SCIENCE TEACHING AND A NON-FORMATION OF TEACHERS FOR THE THEME?S TREATMENT, CORROBORATING WITH SOME STUDIES ON THE THEMATIC.
Arquivo:
DIS_MEST20180219_SOUZA DIANNE CASSIANO DE.pdf
Tamanho:
1252 Kb (1252378 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
05/04/2018 ÀS 10:40:01
Atualizado:
05/04/2018 ÀS 10:40:01
Visitas:
500
Última Visita em :
17/10/2019 ÀS 13:10:33
Downloads:
23
Último Download em :
14/08/2019 ÀS 20:46:42
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por