Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESTILOS PARENTAIS E O DESEMPENHO INTELECTUAL DE CRIANÇAS COM ALTA E BAIXA PLUMBEMIA
Autor:
DASCANIO, DENISE
Email:
psicode21@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Orientador:
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Banca Examinadora:
Drª. TABAQUIM, MARIA DE LOURDES MERIGHI
Dr. ANGERAMI, JOSÉ GUALBERTO TUGA MARTINS
Data de Defesa:
21/09/2007
Palavras-Chave (PT):
CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO
DESEMPENHO INTELECTUAL
ESTILOS PARENTAIS
Resumo Original (PT):
A INTOXICAÇÃO POR CHUMBO É PREJUDICIAL AO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, SENDO POTENCIALIZADA POR OUTRAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS E SOCIAIS COMO: ALIMENTAÇÃO INADEQUADA, POBREZA, BAIXA RENDA E QUALIDADE DA ESTIMULAÇÃO E INTERAÇÃO FORNECIDAS PELOS PAIS E ESCOLA. ISSO POSTO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO GERAL COMPARAR O DESEMPENHO INTELECTUAL DE CRIANÇAS COM ALTA E BAIXA PLUMBEMIA COM OS ESTILOS PARENTAIS NAS RESPECTIVAS INTERAÇÕES COM OS FILHOS. PARA ISSO, FOI UTILIZADA A ESCALA WECHSLER DE INTELIGÊNCIA ? WISC-III; ROTEIRO DE ANAMNESE E O IEP (INVENTÁRIO DE ESTILOS PARENTAIS). ESTE ESTUDO FOI REALIZADO COM 80 PARTICIPANTES - 40 CRIANÇAS, DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADES ENTRE 7 E 13 ANOS; E 40 PAIS (PAI OU MÃE), TODOS MORADORES DA ÁREA DE RISCO PRÓXIMO AO LOCAL DE CONTAMINAÇÃO. AS CRIANÇAS FORAM DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS: G1 ? 20 CRIANÇAS COM ALTA PLUMBEMIA (SUPERIOR A 10μG/DL); E G2 - 20 CRIANÇAS COM BAIXA PLUMBEMIA (INFERIOR A 10 μG/DL). COM AS INFORMAÇÕES COLETADAS, PROCEDEU-SE A ANÁLISE ESTATÍSTICA COM TESTE DO MANN WHITNEY, COM 5% DE SIGNIFICÂNCIA. OS RESULTADOS FORAM APRESENTADOS DE FORMA A CONTEMPLAR CINCO CONJUNTOS DE DADOS: I) CARACTERIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM ALTA PLUMBEMIA; II) DADOS ANAMNÉSICOS; III) WISC-III; IV) IEP ? INVENTÁRIO DE ESTILOS PARENTAIS E V) COMPARAÇÃO ENTRE O WISC-III COM O IEP. A ANÁLISE DOS DADOS APONTOU REDUÇÃO DA PLUMBEMIA NAS CRIANÇAS ENTRE OS ANOS DE 2002 E 2005. PARA AS CRIANÇAS COM ALTA PLUMBEMIA OS PAIS RELATARAM MAIOR NÚMERO DE QUEIXA ESCOLAR, PROBLEMAS DE SAÚDE, SOCIALIZAÇÃO E MOTOR, EMBORA SEM SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA ENTRE OS GRUPOS. NOS ITENS AVALIADOS PELO WISC-III, O DESEMPENHO DO GRUPO 1 FOI MENOR QUE O DO GRUPO 2. NA ESCALA DE EXECUÇÃO O DESEMPENHO DOS DOIS GRUPOS FOI MENOR QUE PARA A ESCALA VERBAL, COM DIFERENÇA ESTATÍSTICA ENTRE OS GRUPOS EM: QIE (0,001) E QIOP (0,04). EM RELAÇÃO AOS ESTILOS PARENTAIS NOTOU-SE, PARA A PRÁTICA DISCIPLINA RELAXADA (E), UMA TENDÊNCIA (0,06) DE QUE ESTA FOSSE MAIS UTILIZADA COM AS CRIANÇAS PLUMBÍMICAS. CONTINUANDO A INVESTIGAÇÃO, EFETUOU-SE A ANÁLISE ESTATÍSTICA ENTRE OS DESEMPENHOS NO WISC-III E O RESULTADO DO IEP - AO COMPARAR O GRUPO1, OBSERVOU-SE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ALGUMAS ESCALAS DO WISC-III E O IEP, COMO: QIV, QIE, QIT, QICV E QIVP E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS POSITIVAS. PARA G2 FOI IDENTIFICADA CORRELAÇÃO ENTRE QIE E COMPORTAMENTO MORAL. NO GERAL, OS RESULTADOS APONTARAM PREJUÍZOS NO WISC-III PARA AS CRIANÇAS COM PB-S MAIOR QUE 10 μG/DL E PREDOMÍNIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NEGATIVAS FOI ENCONTRADO EM AMBOS OS GRUPOS. INÚMERAS VARIÁVEIS PODEM INFLUENCIAR O DESEMPENHO INTELECTUAL DE UMA CRIANÇA, SENDO ELAS: PLUMBEMIA, PRÁTICAS PARENTAIS, SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA, DIFICULTANDO ESTABELECER UMA RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO ENTRE PLUMBEMIA E DESEMPENHO INTELECTUAL. PORÉM, UM AMBIENTE ESTIMULATÓRIO PODE MINIMIZAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELA CONTAMINAÇÃO, SENDO QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PAIS PODERIAM CONTRIBUIR, TENDO UMA INFLUÊNCIA MODULADORA DOS EFEITOS DO CHUMBO.
Título (EN):
COMPARATIVE STUDY AMONG PARENTING STYLES AND CHILDREN?S INTELLECTUAL DEVELOPMENT WITH HIGH AND LOW BLOOD LEAD LEVEL
Palavras-Chave (EN):
INTELLECTUAL DEVELOPMENT
LEAD POISONING
PARENTING STYLES
Resumo Original (EN):
THE LEAD POISONING CAUSE IMPAIRMENT TO THE CHILDREN?S DEVELOPMENT, BEING STRENGHTEN BY OTHER ENVIRONMENTAL AND SOCIAL VARIABLES, AS INADEQUATE FEEDING, POVERTY, LOW INCOME AND QUALITY OF THE STIMULATION AND INTERACTION SUPPLIED BY THE PARENTS AND SCHOOL. THE AIM OF THE PRESENT STUDY IS TO EVALUATE THE CHILDREN?S INTELLECTUAL DEVELOPMENT WITH HIGH AND LOW BLOOD LEAD LEVEL WITH THE PARENTING STYLES IN THE RESPECTIVE INTERACTIONS WITH THESE CHILDREN. IN ORDER TO ACCOMPLISH THIS STUDY WERE USED - WISC-III; ANAMNESE?S SCRIPT AND IEP (PARENTING STYLES?S INVENTORY), IN WHICH ALL OF THE 80 PARTICIPANTS - 40 CHILDREN, OF BOTH SEXES, WITH AGES AMONG 7 TO 13 YEARS OLD, AND 40 PARENTS (FATHER OR MOTHER), LIVED IN THE RISK?S AREA, NEXT TO THE CONTAMINATION PLACE. THE CHILDREN WERE DIVIDED INTO TWO GROUPS: G1 - 20 CHILDREN WITH BLOOD LEAD LEVEL ABOVE 10μG/DL; AND G2 - 20 CHILDREN WITH BLOOD LEAD LEVEL LOWER THAN 10μG/DL. WITH THE COLLECTED INFORMATION, THE STATISTICAL ANALYSIS WAS PRECEDED WITH MANN WHITNEY'S TEST, WITH 5%. THE RESULTS WERE PRESENTED IN WAY TO CONTEMPLATE FIVE GROUPS OF DATA: I) THE CHILDREN'S CHARACTERIZATION WITH PLUMBEMIA; II) ANAMNESE'S SCRIPT DATE; III) WISC-III; IV) IEP - PARENTING STYLES'S INVENTORYI AND V) COMPARISON BETWEEN WISC-III WITH IEP. THE ANALYZED DATA?S SHOWED A REDUCTION OF THE BLOOD LEAD LEVEL IN CHILDREN BETWEEN 2002 AND 2005. FOR THE CHILDREN WITH BLOOD LEAD LEVEL THE PARENTS RELATED A LARGER NUMBER OF SCHOOL COMPLAINTS, HEALTH PROBLEMS, SOCIALIZATION AND LESS MOTOR DEVELOPMENT, ALTHOUGH WITHOUT STATISTICAL DIFFERENCE BETWEEN THE GROUPS. IN THE ITEMS EVALUATED BY WISC-III, THE DEVELOPMENT OF GROUP 1 WAS SMALLER THAN GROUP 2. IN THE SCALE OF EXECUTION THE DEVELOPMENT FOR BOTH GROUPS WERE LOWER THAN THE VERBAL SCALE, WITH STATISTICAL DIFFERENCE BETWEEN THE GROUPS IN: QIE (0,001) AND QIOP (0,04). IN THE PARENTING STYLES, THERE WAS A TENDENCY (0,06) OF A FREQUENT USE OF THE RELAXED DISCIPLINES (E) PRACTICE ON CHILDREN WITH BLOOD LEAD LEVEL. CONTINUING THE INVESTIGATION, THE STATISTICAL ANALYSIS? MADE BETWEEN THE DEVELOPMENT IN WISC-III AND IEPS - WHEN COMPARED, GRUPO1, PRESENTED A POSITIVE CORRELATION IN SOME SCALES OF WISC-III AND IEP, SUCH AS: QIV, QIE, QIT, QICV AND QIVP AND IN THE POSITIVE EDUCATIVE PRACTICES. FOR G2 WAS IDENTIFIED A CORRELATION BETWEEN QIE AND MORAL BEHAVIOR. IN THE GENERAL THE RESULTS AIMED DAMAGES IN WISC-III FOR THE CHILDREN WITH LARGER PB-S THAN 10μG/DL AND PREVALENCE OF PRACTICES EDUCATIONAL NEGATIVES WERE FOUND IN BOTH GROUPS. COUNTLESS VARIABLES CAN INFLUENCE THE CHILD?S INTELLECTUAL DEVELOPMENT, BEING THEM: BLOOD LEAD LEVEL, PARENT?S EDUCATIVE PRACTICAL, ECONOMIC SITUATION, AND LITERACY LEVEL, MAKING IT DIFFICULT TO ESTABLISH THE RELATIONSHIP BETWEEN BLOOD LEAD LEVEL AND INTELLECTUAL DEVELOPMENT. THE ENVIRONMENTAL STIMULATION CAN MINIMIZE THE DAMAGES CAUSED BY THE LEAD POISONING, AND THE PARENT?S POSITIVE EDUCATIVE PRACTICE CAN CONTRIBUTE AS MODULATOR OF THE LEAD?S EFFECT.
Arquivo:
DIS_MEST20070921_DASCANIO DENISE.pdf
Tamanho:
831 Kb (831263 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/03/2008 ÀS 09:51:22
Atualizado:
19/03/2008 ÀS 09:51:22
Visitas:
1918
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 02:23:37
Downloads:
103
Último Download em :
22/03/2024 ÀS 09:29:48
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por