Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMAO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO: UMA DISSONNCIA ENTRE CONTEXTOS
Autor:
DOS ANJOS, ALEXANDE GONZAGA
Email:
a.gonzaga@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2018
Área:
CINCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. RONDINI, CARINA ALEXANDRA
Banca Examinadora:
Dr. CAPELLINI, VERA LCIA MESSIAS FIALHO
Dr. RONDINI, CARINA ALEXANDRA
Dr. SHIMIZU, ALESSANDRA DE MORAIS
Data de Defesa:
16/02/2018
Palavras-Chave (PT):
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO
EDUCAO ESPECIAL
FORMAO CONTINUADA
Resumo Original (PT):
DIANTE DE UM ATENDIMENTO TO DEFICITRIO DESTINADO AOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO (AH/SD), OS DOCENTES SO FOCALIZADOS, POIS SO ESTES OS PRINCIPAIS AGENTES ENCARREGADOS DO DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO DOS ESTUDANTES. REQUISITA-SE A FORMAO CONTINUADA COMO O MEIO RESPONSVEL DE PROMOVER NOS PROFESSORES J EM SERVIO, A APREENSO DOS CONHECIMENTOS CIENTFICOS E LEGAIS PARA QUE SE POSSA TRANSFORMAR SABERES E PRTICAS DOCENTES, TORNANDO-OS APTOS A LIDAREM COM A INCLUSO DESTES ESTUDANTES. CONTUDO, PESQUISADORES VOLTADOS FORMAO DE PROFESSORES VM ALERTANDO SOBRE A IMPORTNCIA DE QUE SE CONHEA O QUE A FORMAO CONTINUADA PODE REALMENTE FAZER PELAS TRANSFORMAES EDUCATIVAS SOB A PENA DE RESPONSABILIZAR A ELA E AOS AGENTES EDUCACIONAIS ENVOLVIDOS POR TRANSFORMAES QUE REQUEREM MUDANAS ESTRUTURAIS DE ORDEM EXTERNAS AO CONTEXTO ESCOLAR, PERMANECENDO CAMUFLADOS OUTROS FATORES QUE EXERCEM IGUAL OU MAIOR INFLUNCIA NA REALIDADE EDUCATIVA. AO SE INSERIR NESTE CAMPO RELACIONAL ENTRE A EDUCAO DISPENSADA AO ESTUDANTE COM SUPERDOTAO E A FORMAO DOCENTE CONTINUADA, ESTE TRABALHO ELENCA COMO PROBLEMA DE PESQUISA: QUE PRTICAS VOLTADAS AOS ESTUDANTES COM SUPERDOTAO, APRESENTADAS NUM CURSO DE FORMAO CONTINUADA, SO CONCRETIZADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL? ASSIM, ASSUME COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER A RELAO ESTABELECIDA PELOS PROFESSORES QUE CURSARAM O PROGRAMA DE FORMAO CONTINUADA REDEFOR AH/SD COM OS CONHECIMENTOS TRABALHADOS E QUAL O PAPEL QUE ESTES CONHECIMENTOS/SABERES PASSARAM A DESEMPENHAR NAS PRTICAS DOCENTES. PARA TAL FINALIDADE ESTE ESTUDO SE DESENVOLVEU NO FORMATO DE PESQUISA QUALITATIVA/QUANTITATIVA DE CUNHO DESCRITIVO COM DELINEAMENTOS DOCUMENTAL E SURVEY ONLINE. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 96 PROFESSORES DA EDUCAO BSICA VINCULADOS SEE-SP QUE CURSARAM O PROGRAMA DE FORMAO CONTINUADA REDEFOR AH/SD DESTINADO A PREPARAR DOCENTES PARA O TRABALHAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO. TRS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAO FORAM SUBMETIDAS ANLISE DE CONTEDO A FIM DE RECONHECER A RELAO ESTABELECIDA ENTRE OS CURSISTAS E OS SABERES TRABALHADOS NA FORMAO CONTINUADA; UM QUESTIONRIO ONLINE SOBRE PRTICAS VOLTADAS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO FOI ELABORADO A FIM DE RECONHECER QUAIS AES FORAM EFETIVADAS NAS ESCOLAS QUE ATUAM OS CURSISTAS. OS DADOS OBTIDOS INDICAM QUE NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM PROMOVIDO PELA FORMAO CONTINUADA, A DESPEITO DO TEOR DE NOVIDADE QUE A TEMTICA TENHA SE APRESENTADO EM VRIOS MOMENTOS, OS DOCENTES SE SENSIBILIZARAM PARA A EDUCAO DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAO, SE ALINHANDO AS CONCEPES CIENTFICAS DE SUPERDOTAO, SALIENTANDO A NECESSIDADE DE PRTICAS ARTICULADAS E SISTEMTICAS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DESTES ESTUDANTES BEM COMO RECONHECENDO OS ASPECTOS LEGAIS MAIS PERTINENTES; COMPREENDERAM ASPECTOS IMPORTANTES DA REALIDADE EDUCACIONAL DO ATENDIMENTO VOLTADO A ESTE PBLICO DA EDUCAO ESPECIAL E REFLETIRAM SOBRE AS SUAS VIVNCIAS RELACIONADAS A INCLUSO. O CONTEXTO PRTICO REVELADO PELA AMOSTRA DE 21 RESPONDENTES AO QUESTIONRIO EVIDENCIOU QUE O ATENDIMENTO VOLTADO A ESTES ESTUDANTES PERMANECE INCIPIENTE, COM POUCAS E ASSISTEMTICAS AES DESENVOLVIDAS PARA A MAIOR PARTE DA AMOSTRA. TEVE PESO DECISIVO NESTA DISSONNCIA ENTRE OS CONTEXTOS O FATO DE QUE, DENTRE OS PARTICIPANTES, NENHUM ENCONTRA-SE COMO PROFESSOR ESPECIALISTA EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO ATUANDO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
Título (EN):
NO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CONTINUING EDUCATION
HIGH ABILITIES / GIFTEDNESS
SPECIAL EDUCATION
Resumo Original (EN):
BY VISUALIZING SUCH A DEFICIENT ATTENDANCE FOR STUDENTS WITH HIGH ABILITIES/GIFTEDNESS, THE TEACHERS ARE FOCUSED, SINCE THESE ARE THE MAIN AGENTS IN CHARGE OF THE EDUCATIONAL DEVELOPMENT OF THE STUDENTS. CONTINUING EDUCATION IS REQUIRED AS THE RESPONSIBLE MEANS OF PROMOTING ALREADY-IN-SERVICE TEACHERS, APPREHENDING SCIENTIFIC AND LEGAL KNOWLEDGE SO THAT THEY CAN TRANSFORM KNOWLEDGE AND TEACHING PRACTICES, MAKING THEM ABLE TO DEAL WITH THE INCLUSION OF THESE STUDENTS. HOWEVER, RESEARCHERS FOCUSED ON TEACHER EDUCATION HAVE WARNED ABOUT THE IMPORTANCE OF KNOWING WHAT CONTINUING EDUCATION CAN ACTUALLY DO FOR EDUCATIONAL TRANSFORMATIONS, UNDER THE PENALTY OF MAKING IT AND EDUCATIONAL AGENTS INVOLVED IN TRANSFORMATIONS THAT REQUIRE STRUCTURAL CHANGES OF ORDER EXTERNAL TO IN THE SCHOOL CONTEXT, OTHER FACTORS THAT HAVE AN EQUAL OR GREATER INFLUENCE ON THE EDUCATIONAL REALITY REMAIN HIDDEN. WHEN ENTERING INTO THIS RELATIONAL FIELD BETWEEN THE EDUCATION GIVEN TO THE STUDENT WITH GIFTEDNESS AND THE CONTINUING TEACHER FORMATION, THIS WORK ELATES AS A RESEARCH PROBLEM: WHICH PRACTICES AIMED AT STUDENTS WITH GIFTEDNESS, PRESENTED IN A COURSE OF CONTINUING EDUCATION, ARE CONCRETIZED IN THE EDUCATIONAL CONTEXT? THUS, THE GENERAL OBJECTIVE IS TO UNDERSTAND THE RELATIONSHIP ESTABLISHED BY THE TEACHERS WHO ATTENDED THE CONTINUING TRAINING PROGRAM REDEFOR AH / SD WITH THE KNOWLEDGES STUDIED AND WHAT ROLE THESE KNOWLEDGES BEGAN TO PLAY IN TEACHING PRACTICES. FOR THIS PURPOSE, THIS STUDY WAS DEVELOPED IN A DESCRIPTIVE QUALITATIVE / QUANTITATIVE RESEARCH FORMAT WITH DOCUMENTARY DELINEATIONS AND ONLINE SURVEY. NINETY-SIX PRIMARY EDUCATION TEACHERS LINKED TO THE SEE-SP WHO ATTENDED THE CONTINUING EDUCATION PROGRAM REDEFOR AH / SD TO PREPARE TEACHERS TO WORK IN THE SPECIALIZED EDUCATIONAL ATTENDANCE OF STUDENTS WITH HIGH ABILITIES / GIFTEDNESS PARTICIPATED IN THIS STUDY. THREE ACTIVITIES DEVELOPED DURING THE TRAINING WERE SUBMITTED TO CONTENT ANALYSIS IN ORDER TO RECOGNIZE THE RELATIONSHIP ESTABLISHED BETWEEN THE TRAINEES AND THE KNOWLEDGE WORKED IN THE CONTINUING FORMATION; AN ONLINE QUESTIONNAIRE ON PRACTICES AIMED AT STUDENTS WITH HIGH ABILITIES / GIFTEDNESS WAS ELABORATED IN ORDER TO RECOGNIZE WHICH ACTIONS WERE CARRIED OUT IN THE SCHOOLS THAT THE STUDENTS ATTEND. THE DATA OBTAINED INDICATE THAT IN THE CONTEXT OF LEARNING PROMOTED BY CONTINUING EDUCATION, IN SPITE OF THE NOVELTY CONTENT THAT THE THEME HAS BEEN PRESENTED AT VARIOUS TIMES, TEACHERS ARE SENSITIZED TO THE EDUCATION OF STUDENTS WITH HIGH ABILITIES, ALIGNING THE SCIENTIFIC CONCEPTIONS OF EMPHASIZING THE NEED FOR ARTICULATED AND SYSTEMATIC PRACTICES AIMED AT THE DEVELOPMENT OF THESE STUDENTS AS WELL AS RECOGNIZING THE MOST PERTINENT LEGAL ASPECTS; UNDERSTOOD IMPORTANT ASPECTS OF THE EDUCATIONAL REALITY OF THE CARE GIVEN TO THIS PUBLIC OF SPECIAL EDUCATION AND REFLECTED ON THEIR EXPERIENCES RELATED TO INCLUSION. THE PRACTICAL CONTEXT REVEALED BY THE SAMPLE OF 21 WHO ANSWERED THE QUESTIONNAIRE SHOWED THAT THE ATTENDANCE TO THESE STUDENTS REMAINS INCIPIENT, WITH FEW AND UNSYSTEMATIC ACTIONS DEVELOPED IN MOST OF THE REALITIES OF THE SAMPLE. THERE WAS DECISIVE WEIGHT IN THIS DISSONANCE BETWEEN THE CONTEXTS OF THE FACT THAT THERE IS NO EXPERT TEACHER IN HIGH ABILITIES ACTING IN THE SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE FOR THE MOST PART THE REALITIES OF THE SAMPLE.
Arquivo:
DIS_MEST20180216_DOS ANJOS ALEXANDE GONZAGA.pdf
Tamanho:
119 Kb (119668 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
05/04/2018 ÀS 08:41:56
Atualizado:
05/04/2018 ÀS 08:41:56
Visitas:
762
Última Visita em :
18/10/2019 ÀS 04:48:38
Downloads:
9
Último Download em :
08/07/2019 ÀS 23:19:26
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por