Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PERCEPÇÃO DO SUPORTE SOCIAL E TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Autor:
OLIVATI, ANA GABRIELA
Email:
anaolivati@outlook.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Banca Examinadora:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Drª. ORRÚ, SÍLVIA ESTER
Drª. MISQUIATTI, ANDREA REGINA NUNES
Data de Defesa:
10/10/2017
Palavras-Chave (PT):
BARREIRAS ATITUDINAIS
DESENVOLVIMENTO ATÍPICO
ENSINO SUPERIOR
INCLUSÃO EDUCACIONAL
SUPORTE SOCIAL
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA OBJETIVOU DESCREVER E ANALISAR COMO ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) PERCEBEM SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA, NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. PARTICIPARAM DA INVESTIGAÇÃO SEIS ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, QUE SE AUTODECLARARAM COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA NO ATO DA REMATRÍCULA NO SISTEMA ELETRÔNICO DE GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO. PARA A COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADA A ESCALA DE PERCEPÇÃO DO SUPORTE SOCIAL ? EPSS, A ESCALA DE AVALIAÇÃO DE TRAÇOS AUTÍSTICOS - ATA E UM ROTEIRO NORTEADOR DE ENTREVISTA. OS DADOS EXTRAÍDOS COM A APLICAÇÃO DO ROTEIRO DE ENTREVISTA FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE, DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO DE NÚCLEO DE SIGNIFICAÇÃO, DESCRITO POR AGUIAR E OZELLA (2006). OS DADOS OBTIDOS POR MEIO DA CORREÇÃO DA ?ESCALA DE PERCEPÇÃO DO SUPORTE SOCIAL? E DA ?ESCALA DE TRAÇOS AUTÍSTICOS? FORAM ANALISADOS QUANTITATIVAMENTE. A MÉDIA DOS ESCORES OBTIDOS COM A EPSS FOI DE 2,1 PARA O SUPORTE PRÁTICO E 1,9 PARA O SUPORTE EMOCIONAL. OS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO ENCONTRADOS POR MEIO DA ANÁLISE DAS ENTREVISTAS FORAM: 1) TRAJETÓRIA ESCOLAR BÁSICA DE ESTUDANTES COM TEA: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DIFICULDADES ENFRENTADAS; 2) TRAJETÓRIA UNIVERSITÁRIA DE ESTUDANTES COM TEA: VIVÊNCIAS E FATORES INFLUENCIADORES; E 3) SIGNIFICADO E SENTIDO DA TRAJETÓRIA UNIVERSITÁRIA DE ESTUDANTES COM TEA. FOI POSSÍVEL AVERIGUAR FALTA DE PERCEPÇÃO DO SUPORTE SOCIAL, DURANTE A GRADUAÇÃO. OS PARTICIPANTES DO ESTUDO RELATARAM PRINCIPALMENTE ASPECTOS REFERENTES AO BULLYING, DESPREPARO DE PROFISSIONAIS E COMPLICADORES RELACIONADOS À CONDIÇÃO DO TEA. ALÉM DISSO, FORAM RESSALTADAS DIFICULDADES COM MÉTODOS DE ENSINO E AVALIAÇÃO PROPOSTOS DURANTE A GRADUAÇÃO. POR FIM, EMBORA TENHAM SIDO OBSERVADAS SOLUÇÕES PONTUAIS DIANTE DAS DEMANDAS DOS PARTICIPANTES, FOI POSSÍVEL AVERIGUAR QUE A UNIVERSIDADE PÚBLICA - FOCO DO ESTUDO - AINDA TEM MUITO A FAZER, PARA QUE AS PRESCRIÇÕES NORMATIVAS CONTIDAS NA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO, RECENTEMENTE PROMULGADA, POSSAM SER EFETIVADAS EM SOLO ACADÊMICO.
Título (EN):
SOCIAL SUPPORT PERCEPTION AND ACADEMIC TRAJECTORY OF STUDENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDERS FROM A PUBLIC UNIVERSITY
Palavras-Chave (EN):
ATTITUDINAL BARRIERS
ATYPICAL DEVELOPMENT
AUTISM SPECTRUM DISORDER
EDUCATIONAL INCLUSION
HIGHER EDUCATION
SOCIAL SUPPORT
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMED TO DESCRIBE AND ANALYZE HOW STUDENTS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDERS (ASD) PERCEIVE THEIR ACADEMIC TRAJECTORY IN THE UNIVERSITY CONTEXT. SIX STUDENTS FROM A PUBLIC UNIVERSITY IN THE STATE OF SAO PAULO PARTICIPATED, WHO DECLARED THEMSELVES TO HAVE AUTISM SPECTRUM DISORDERS AT THE TIME OF RE-ENROLLMENT IN THE INSTITUTION'S ELECTRONIC SYSTEM OF GRADUATION. THE SOCIAL SUPPORT PERCEPTION SCALE (SSPS), THE SCALE OF AUTISTIC TRAITS (SAT) AND A GUIDELINE INTERVIEW WERE USED TO COLLECT DATA. DATA EXTRACTED WITH THE APPLICATION OF THE GUIDELINE INTERVIEW WAS ANALYZED QUALITATIVELY, ACCORDING TO THE CORE MEANING PROCEDURE, DESCRIBED BY AGUIAR AND OZELLA (2006). DATA OBTAINED THROUGH THE CORRECTION OF THE "SOCIAL SUPPORT PERCEPTION SCALE" AND THE "SCALE OF AUTISTIC TRAITS" WERE ANALYZED QUANTITATIVELY. THE MEAN SCORES OBTAINED WITH SSPS WERE 2.1 FOR PRACTICAL SUPPORT AND 1.9 FOR EMOTIONAL SUPPORT. THE NUCLEI OF SIGNIFICANCE FOUND THROUGH THE ANALYSIS OF THE INTERVIEWS WERE: 1) BASIC SCHOOL TRAJECTORY OF STUDENTS WITH ASD: EDUCATIONAL EXPERIENCES AND DIFFICULTIES FACED BY THE STUDENTS; 2) UNIVERSITY TRAJECTORY OF STUDENTS WITH ASD: EXPERIENCES AND INFLUENCING FACTORS; AND 3) MEANING AND SENSE OF THE UNIVERSITY TRAJECTORY OF STUDENTS WITH ASD. IT WAS POSSIBLE TO VERIFY THE LACK OF PERCEPTION OF SOCIAL SUPPORT DURING GRADUATION. THE STUDY PARTICIPANTS REPORTED MAINLY ASPECTS RELATED TO BULLYING; UNPREPARED PROFESSIONALS AND COMPLICATIONS RELATED TO THE CONDITION OF ASD. IN ADDITION, DIFFICULTIES WERE HIGHLIGHTED REGARDING TEACHING AND ASSESSMENT METHODS PROPOSED DURING GRADUATION. FINALLY, ALTHOUGH SPECIFIC SOLUTIONS WERE OBSERVED IN RESPONSE TO THE DEMANDS OF THE PARTICIPANTS, IT WAS POSSIBLE TO VERIFY THAT THE PUBLIC UNIVERSITY - THE FOCUS OF THE STUDY - STILL HAS A LOT TO DO SO THAT THE NORMATIVE PRESCRIPTIONS CONTAINED IN THE RECENTLY ENACTED BRAZILIAN INCLUSION LAW CAN BE IMPLEMENTED IN ACADEMIC ENVIRONMENT.
Arquivo:
DIS_MEST20171010_OLIVATI ANA GABRIELA.pdf
Tamanho:
107 Kb (107649 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
05/04/2018 ÀS 07:50:27
Atualizado:
05/04/2018 ÀS 07:50:27
Visitas:
517
Última Visita em :
03/05/2024 ÀS 03:41:44
Downloads:
29
Último Download em :
29/03/2023 ÀS 16:06:04
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por