Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DA MEDIÇÃO DO TEMPO E A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
Autor:
MORAES, EDVALDO ALVES DE
Email:
edy_matematica@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2018
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. DIAS, MARISA DA SILVA
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. DIAS, MARISA DA SILVA
Dr. COBIANCHI, ANTONIO SERGIO
Data de Defesa:
02/02/2018
Palavras-Chave (PT):
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
INSTRUMENTOS DE MEDIDA
MEDIÇÃO DO TEMPO
Resumo Original (PT):
ESTA DISSERTAÇÃO É ELABORADA A PARTIR DE UM ESTUDO QUE FAZ UMA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NA RELAÇÃO DO MOVIMENTO DO PENSAMENTO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS HISTORICAMENTE PRODUZIDOS PELO HOMEM COMO FORMA DE SUPRIMENTO DE SUAS NECESSIDADES E O CONTEXTO NO QUAL TAIS CONCEITOS FORAM DESENVOLVIDOS. A METODOLOGIA DE PESQUISA É COLABORATIVA, UMA VEZ QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, DA PROFESSORA PARTICIPANTE E DOS ESTUDANTES. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É O DE INVESTIGAR O MOVIMENTO DO PENSAMENTO DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II A PARTIR DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO, COM ÊNFASE NO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO SOBRE MEDIÇÃO DE TEMPO. O REFERENCIAL TEÓRICO DESTA DISSERTAÇÃO É EMBASADO NOS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, NO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E NOS PENSAMENTOS EMPÍRICO E TEÓRICO. AS ANÁLISES TIVERAM COMO ENFOQUE O MOVIMENTO DO PENSAMENTO SOBRE A MEDIÇÃO DO TEMPO E, COM ISSO, AS POTENCIALIDADES DE APRENDIZAGEM COM A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO ELABORADA A PARTIR DO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DA MEDIÇÃO DO TEMPO. AS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES PERMEARAM ASPECTOS EMPÍRICOS E SUSCITARAM ELEMENTOS PARA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO QUE REUNIU O CONTEÚDO SOBRE MEDIÇÃO DO TEMPO LEVANDO EM CONTA OS INSTRUMENTOS DE ÉPOCAS DISTINTAS, COMO A CLEPSIDRA E A AMPULHETA, E SITUAÇÕES HISTÓRICO-SOCIAIS. A DISSERTAÇÃO, POR SUA VEZ, TRAZ CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E SUSCITA ASPECTOS QUE LEVAM AO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS FUTURAS E À COMPREENSÃO DO CONCEITO DE TEMPO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
HISTORY OF MATHEMATICS
MATHEMATICS EDUCATION
MEASUREMENT OF TIME
MEASURING INSTRUMENTS
TEACHING ACTIVITY
Resumo Original (EN):
THIS DISSERTATION IS ELABORATED FROM A STUDY THAT MAKES AN INTERFACE AMONG HISTORY, TEACHING AND LEARNING OF MATHEMATICS BASED ON THE RELATION OF THE MOVEMENT OF THOUGHT IN THE FORMATION OF CONCEPTS HISTORICALLY PRODUCED BY MAN AS A WAY OF SUPPLYING HIS NEEDS AND THE CONTEXT IN WHICH SUCH CONCEPTS WERE DEVELOPED. THE RESEARCH METHODOLOGY IS COLLABORATIVE, SINCE IT CONTRIBUTES TO THE FORMATION OF THE RESEARCHER, THE PARTICIPATING OF TEACHERS AND THE STUDENTS. THE GENERAL OBJECTIVE OF THE RESEARCH IS TO INVESTIGATE THE MOVEMENT OF THE THOUGHT OF STUDENTS OF THE 6TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL II FROM A TEACHING ACTIVITY, WITH EMPHASIS ON THE LOGICALHISTORICAL MOVEMENT ON TIME MEASUREMENT. THE THEORETICAL FRAMEWORK OF THIS DISSERTATION IS BASED ON THE ASSUMPTIONS OF HISTORICAL-CULTURAL PSYCHOLOGY, ON THE LOGICAL-HISTORICAL MOVEMENT IN THE ORIENTING ACTIVITY OF TEACHING AND THE EMPIRICAL AND THEORETICAL THOUGHTS. THE ANALYSIS FOCUSED ON THE MOVEMENT OF THOUGHT ON THE MEASUREMENT OF TIME AND, WITH IT, THE POTENTIAL OF LEARNING WITH THE TEACHING ACTIVITY DEVELOPED FROM THE LOGICAL-HISTORICAL MOVEMENT OF TIME MEASUREMENT. THE STUDENTS RESPONSES PERMEATED EMPIRICAL ASPECTS AND ELICITED ELEMENTS FOR THE FORMATION OF THEORETICAL THOUGHT THAT BROUGHT TOGETHER CONTENT ON TIME MEASUREMENT TAKING INTO ACCOUNT THE INSTRUMENTS OF DIFFERENT EPOCHS, SUCH AS CLEPSYDRA AND HOURGLASS, AND HISTORICAL-SOCIAL SITUATIONS. THE DISSERTATION, IN TURN, BRINGS CONTRIBUTIONS FROM THE HISTORY OF MATHEMATICS TO TEACHING AND RAISES ASPECTS THAT LEAD TO THE DEVELOPMENT OF FUTURE RESEARCH AND THE UNDERSTANDING OF THE CONCEPT OF TIME. KEYWORDS: . .. . .
Arquivo:
DIS_MEST20180202_MORAES EDVALDO ALVES DE.pdf
Tamanho:
2435 Kb (2435373 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/03/2018 ÀS 14:38:34
Atualizado:
26/03/2018 ÀS 14:38:34
Visitas:
492
Última Visita em :
25/06/2024 ÀS 16:15:37
Downloads:
9
Último Download em :
23/04/2024 ÀS 19:20:42
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por