DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DA MEDIÇÃO DO TEMPO E A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
Autor: |
MORAES, EDVALDO ALVES DE |
Email: |
edy_matematica@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2018 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
EDUCAÇÃO |
Titulação: |
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO |
Orientador: |
Drª. DIAS, MARISA DA SILVA |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. NARDI, ROBERTO ♠ Drª. DIAS, MARISA DA SILVA ♠ Dr. COBIANCHI, ANTONIO SERGIO
|
Data de Defesa: |
02/02/2018 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO ♠ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ♠ HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ♠ INSTRUMENTOS DE MEDIDA ♠ MEDIÇÃO DO TEMPO
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTA DISSERTAÇÃO É ELABORADA A PARTIR DE UM ESTUDO QUE FAZ UMA INTERFACE ENTRE
HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NA RELAÇÃO DO
MOVIMENTO DO PENSAMENTO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS HISTORICAMENTE PRODUZIDOS
PELO HOMEM COMO FORMA DE SUPRIMENTO DE SUAS NECESSIDADES E O CONTEXTO NO QUAL
TAIS CONCEITOS FORAM DESENVOLVIDOS. A METODOLOGIA DE PESQUISA É COLABORATIVA, UMA
VEZ QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, DA PROFESSORA PARTICIPANTE E DOS
ESTUDANTES. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É O DE INVESTIGAR O MOVIMENTO DO
PENSAMENTO DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II A PARTIR DE UMA
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO, COM ÊNFASE NO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO SOBRE
MEDIÇÃO DE TEMPO. O REFERENCIAL TEÓRICO DESTA DISSERTAÇÃO É EMBASADO NOS
PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, NO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO NA
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E NOS PENSAMENTOS EMPÍRICO E TEÓRICO. AS ANÁLISES
TIVERAM COMO ENFOQUE O MOVIMENTO DO PENSAMENTO SOBRE A MEDIÇÃO DO TEMPO E,
COM ISSO, AS POTENCIALIDADES DE APRENDIZAGEM COM A ATIVIDADE ORIENTADORA DE
ENSINO ELABORADA A PARTIR DO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DA MEDIÇÃO DO TEMPO. AS
RESPOSTAS DOS ESTUDANTES PERMEARAM ASPECTOS EMPÍRICOS E SUSCITARAM ELEMENTOS
PARA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO QUE REUNIU O CONTEÚDO SOBRE MEDIÇÃO DO
TEMPO LEVANDO EM CONTA OS INSTRUMENTOS DE ÉPOCAS DISTINTAS, COMO A CLEPSIDRA E A
AMPULHETA, E SITUAÇÕES HISTÓRICO-SOCIAIS. A DISSERTAÇÃO, POR SUA VEZ, TRAZ
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E SUSCITA ASPECTOS QUE LEVAM
AO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS FUTURAS E À COMPREENSÃO DO CONCEITO DE TEMPO. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ HISTORY OF MATHEMATICS ♠ MATHEMATICS EDUCATION ♠ MEASUREMENT OF TIME ♠ MEASURING INSTRUMENTS ♠ TEACHING ACTIVITY
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS DISSERTATION IS ELABORATED FROM A STUDY THAT MAKES AN INTERFACE AMONG HISTORY,
TEACHING AND LEARNING OF MATHEMATICS BASED ON THE RELATION OF THE MOVEMENT OF
THOUGHT IN THE FORMATION OF CONCEPTS HISTORICALLY PRODUCED BY MAN AS A WAY OF
SUPPLYING HIS NEEDS AND THE CONTEXT IN WHICH SUCH CONCEPTS WERE DEVELOPED. THE
RESEARCH METHODOLOGY IS COLLABORATIVE, SINCE IT CONTRIBUTES TO THE FORMATION OF THE
RESEARCHER, THE PARTICIPATING OF TEACHERS AND THE STUDENTS. THE GENERAL OBJECTIVE OF
THE RESEARCH IS TO INVESTIGATE THE MOVEMENT OF THE THOUGHT OF STUDENTS OF THE 6TH
GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL II FROM A TEACHING ACTIVITY, WITH EMPHASIS ON THE LOGICALHISTORICAL
MOVEMENT ON TIME MEASUREMENT. THE THEORETICAL FRAMEWORK OF THIS
DISSERTATION IS BASED ON THE ASSUMPTIONS OF HISTORICAL-CULTURAL PSYCHOLOGY, ON THE
LOGICAL-HISTORICAL MOVEMENT IN THE ORIENTING ACTIVITY OF TEACHING AND THE EMPIRICAL AND
THEORETICAL THOUGHTS. THE ANALYSIS FOCUSED ON THE MOVEMENT OF THOUGHT ON THE
MEASUREMENT OF TIME AND, WITH IT, THE POTENTIAL OF LEARNING WITH THE TEACHING ACTIVITY
DEVELOPED FROM THE LOGICAL-HISTORICAL MOVEMENT OF TIME MEASUREMENT. THE STUDENTS
RESPONSES PERMEATED EMPIRICAL ASPECTS AND ELICITED ELEMENTS FOR THE FORMATION OF
THEORETICAL THOUGHT THAT BROUGHT TOGETHER CONTENT ON TIME MEASUREMENT TAKING INTO
ACCOUNT THE INSTRUMENTS OF DIFFERENT EPOCHS, SUCH AS CLEPSYDRA AND HOURGLASS, AND
HISTORICAL-SOCIAL SITUATIONS. THE DISSERTATION, IN TURN, BRINGS CONTRIBUTIONS FROM THE
HISTORY OF MATHEMATICS TO TEACHING AND RAISES ASPECTS THAT LEAD TO THE DEVELOPMENT
OF FUTURE RESEARCH AND THE UNDERSTANDING OF THE CONCEPT OF TIME.
KEYWORDS: . .. . . |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20180202_MORAES EDVALDO ALVES DE.pdf
|
Tamanho: |
2435 Kb (2435373 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
26/03/2018 ÀS 14:38:34 |
Atualizado: |
26/03/2018 ÀS 14:38:34 |
Visitas: |
492 |
Última Visita em : |
25/06/2024 ÀS 16:15:37 |
Downloads: |
9 |
Último Download em : |
23/04/2024 ÀS 19:20:42 |