Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A NATUREZA E A IMPORTNCIA DO JOGO DE PAPIS NA EDUCAO INFANTIL: CONTRIBUIES DIDTICAS
Autor:
CORREA, MARTA DE CASTRO ALVES
Email:
martacac@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2018
Área:
CINCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAO
Orientador:
Dr. MARQUES, ANTONIO FRANCISCO
Co-Orientador:
Dr. ASBAHR, FLAVIA FERREIRA DA SILVA
Banca Examinadora:
Dr. LEPRE, RITA MELISSA
Dr. MARQUES, ANTONIO FRANCISCO
Dr. YACOVENCO, MARIA ANGELICA SAVIAN
Data de Defesa:
21/02/2018
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO
DEVELOPMENT
INTERVENO
JOGO DE PAPEIS
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DESTE ESTUDO INVESTIGAR E DISCUTIR A IMPORTNCIA DO JOGO DE PAPIS PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANA PR-ESCOLAR, E O PAPEL DA INTERVENO DO PROFESSOR PARA PROMOVER ESSE PROCESSO. O REFERENCIAL TERICO PAUTOU-SE EM UMA PRIMEIRA APROXIMAO DA PSICOLOGIA HISTRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTRICOCRTICA, AS QUAIS COMPREENDEM O DESENVOLVIMENTO HUMANO PELA PREPONDERNCIA DAS RELAES SOCIAIS, MARCADA PELA PERIODIZAO DE ATIVIDADES PRINCIPAIS QUE CARACTERIZAM CADA MOMENTO DA VIDA DO INDIVDUO. DE MODO ESPECIAL, O ENFOQUE DARSE- NO JOGO DE PAPIS, ATIVIDADE PRINCIPAL NO PERODO PR-ESCOLAR. NESTA PESQUISA A ANLISE ABARCA A CRIANA NA EDUCAO INFANTIL DE 4 A 5 ANOS DE IDADE. O TRABALHO COMPOSTO POR UMA BREVE SNTESE TERICA ACERCA DO OBJETO ESTUDADO, SEGUIDO DE UMA INVESTIGAO EMPRICA, TENDO COMO OBJETO DE ANLISE UM CURSO DE FORMAO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE A TEMTICA DA BRINCADEIRA. PRETENDE-SE, COM BASE NOS DADOS DA EMPIRIA, EXPLICITAR O PROCESSO DE AMPLIAO DO REPERTRIO DA CRIANA NO JOGO DE PAPIS QUE SE D FRENTE A INTERVENO DO PROFESSOR. ESTE MOVIMENTO DE ANLISE TERICA DA PRTICA POSSIBILITA A ARTICULAO DA PRXIS, SINALIZANDO A NECESSIDADE DA INTERVENO NO JOGO, POIS SO APRESENTADAS EVIDNCIAS QUE COMPROVAM A IMPORTNCIA DESSA AO EDUCATIVA. ESTE TRABALHO DEFENDE QUE A INTERVENO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE JOGO DE PAPIS PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANA PR-ESCOLAR, CONFORME PRECONIZADO PELA PERSPECTIVA HISTRICO-CULTURAL. DIANTE DO FATO QUE MUITOS PROFESSORES DESCONHECEM A IMPORTNCIA DE SUA ATUAO MEDIADORA NA BRINCADEIRA, ELABOROU-SE COMO SNTESE DESTA PESQUISA, UMA PROPOSITIVA TERICO-PRTICA, A PARTIR DE UM PRODUTO DIDTICO, MATERIALIZADO EM UM SITE QUE POSSIBILITA ACESSO A UM CONJUNTO DE ELEMENTOS FORMATIVOS ACERCA DA IMPORTNCIA DO JOGO DE PAPIS, SUA EVOLUO E NECESSIDADE DE INTERVENO DO PROFESSOR. COM TAIS PROPOSIES ALMEJAMOS CONTRIBUIR COM A ORGANIZAO INTENCIONAL E PLANEJADA DESSA ATIVIDADE, POIS DELA DEPENDER AS CONQUISTAS PSQUICAS DECISIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANA PR-ESCOLAR.
Título (EN):
THE NATURE AND IMPORTANCE OF ROLE-PLAYING IN EARLY-CHILDHOOD EDUCATION: DIDACTIC CONTRIBUTIONS.
Palavras-Chave (EN):
INTERVENTION
LEARNING
ROLE-PLAYING
Resumo Original (EN):
THE PURPOSE OF THIS STUDY IS TO INVESTIGATE AND DISCUSS THE IMPORTANCE OF ROLE-PLAYING FOR THE LEARNING AND DEVELOPMENT OF PRESCHOOL CHILDREN, AND THE ROLE OF TEACHER INTERVENTION TO PROMOTE THIS PROCESS. THE THEORETICAL FRAMEWORK WAS BASED ON A FIRST APPROXIMATION OF HISTORICAL-CULTURAL PSYCHOLOGY AND HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY, WHICH COMPRISE HUMAN DEVELOPMENT BY THE PREPONDERANCE OF SOCIAL RELATIONS, MARKED BY THE PERIODIZATION OF THE MAIN ACTIVITIES THAT CHARACTERIZE EACH MOMENT OF THE INDIVIDUAL'S LIFE. IN PARTICULAR, THE FOCUS WILL BE ON THE ROLE-PLAYING ACTIVITY, THE MAIN ONE IN THE PRESCHOOL PERIOD. IN THIS RESEARCH, THE ANALYSIS COVERS THE CHILD IN EARLYCHILDHOOD EDUCATION FROM 4 TO 5 YEARS OF AGE. THE WORK IS COMPOSED OF A BRIEF THEORETICAL SYNTHESIS ABOUT THE OBJECT STUDIED, FOLLOWED BY AN EMPIRICAL INVESTIGATION, HAVING AS OBJECT OF ANALYSIS A COURSE OF CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS ON THE THEME OF PLAY. IT IS INTENDED, BASED ON EMPIRICAL DATA, TO EXPLAIN THE PROCESS OF EXPANDING THE REPERTOIRE OF THE CHILD IN THE ROLE-PLAYING THAT OCCURS IN FRONT OF THE INTERVENTION OF THE TEACHER. THIS MOVEMENT OF THEORETICAL ANALYSIS OF THE PRACTICE MAKES POSSIBLE THE ARTICULATION OF THE PRAXIS, SIGNALING THE NECESSITY OF THE INTERVENTION IN THE GAME, BECAUSE EVIDENCES THAT PROVE THE IMPORTANCE OF THIS EDUCATIONAL ACTION ARE PRESENTED. THIS PAPER ARGUES THAT THE INTERVENTION OF THE TEACHER IN THE ACTIVITY OF ROLE-PLAYING PROMOTES THE DEVELOPMENT OF THE PRE-SCHOOL CHILD, AS RECOMMENDED BY THE HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE. FACED WITH THE FACT THAT MANY TEACHERS ARE UNAWARE OF THE IMPORTANCE OF THEIR MEDIATING ROLE IN THE GAME, A THEORETICAL AND PRACTICAL PROPOSITION WAS ELABORATED AS A SYNTHESIS OF THIS RESEARCH, BASED ON A DIDACTIC PRODUCT, MATERIALIZED IN A SITE THAT ALLOWS ACCESS TO A SET OF FORMATIVE ELEMENTS ABOUT THE IMPORTANCE OF ROLE-PLAYING, ITS EVOLUTION AND THE NEED FOR TEACHER INTERVENTION. WITH SUCH PROPOSITIONS, WE AIM TO CONTRIBUTE TO THE INTENTIONAL AND PLANNED ORGANIZATION OF THIS ACTIVITY, BECAUSE IT WILL DEPEND ON THE PSYCHIC ACHIEVEMENTS THAT ARE DECISIVE FOR THE DEVELOPMENT OF THE PRE-SCHOOL CHILD.
Arquivo:
DIS_MEST20180221_CORREA MARTA DE CASTRO ALVES.pdf
Tamanho:
2505 Kb (2505423 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/03/2018 ÀS 11:52:14
Atualizado:
26/03/2018 ÀS 11:52:14
Visitas:
218
Última Visita em :
14/02/2019 ÀS 01:45:31
Downloads:
18
Último Download em :
27/11/2018 ÀS 16:32:42
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por