Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONTRIBUIES DO DESENHO GEOMTRICO NA APROPRIAO DE CONCEITOS GEOMTRICOS
Autor:
OLIVEIRA, ROBINSON NERES DE
Email:
robinsonneres1@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2018
Área:
CINCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAO
Orientador:
Dr. GIARDINETTO, JOS ROBERTO BOETTGER
Banca Examinadora:
Dr. GIARDINETTO, JOS ROBERTO BOETTGER
Dr. KOBAYASHI, MARIA DO CARMO MONTEIRO
Dr. YAMADA, THAIS REGINA UENO
Data de Defesa:
27/02/2018
Palavras-Chave (PT):
APROPRIAO DE CONCEITOS
DESENHO GEOMTRICO
ENSINO DE MATEMTICA
GEOMETRIA
SEQUNCIA DIDTICA
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO ABORDA A CONTRIBUIO DO DESENHO GEOMTRICO E SEUS ELEMENTOS PARA A APROPRIAO DE CONCEITOS GEOMTRICOS RETOMANDO SUA UTILIZAO PARA QUE ESSA APRENDIZAGEM SEJA MAIS DINMICA, SIGNIFICATIVA E QUE OCORRA A SUA APROPRIAO. PARA ISSO, LEVAMOS EM CONSIDERAO AS SEGUINTES INDAGAES: A AUSNCIA DO DESENHO GEOMTRICO TEM CONTRIBUDO PARA DIFICULTAR A APROPRIAO DE CONCEITOS GEOMTRICOS? O DESENHO GEOMTRICO, QUANDO DESENVOLVIDO COM AUXLIO DE INSTRUMENTOS, CONTRIBUI COM A PRTICA DOCENTE E COM A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA? O OBJETIVO DESTE TRABALHO IDENTIFICAR A DEFICINCIA NO ENSINO DECORRENTE DO FIM DO DESENHO GEOMTRICO COMO INSTRUMENTO QUE AUXILIA O ENSINO DA GEOMETRIA, DEFENDENDO O SEU RETORNO NAS ATIVIDADES ESCOLARES, ALM DE FAZER UMA RETROSPECTIVA DO PROCESSO DE SUA DESVALORIZAO AO LONGO DAS POCAS. TAMBM, PROMOVER A REFLEXO SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA SUA APLICAO NOS DIAS ATUAIS ATRAVS DO SEU PROCESSO HISTRICO, APONTAR SUA CONTRIBUIO COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO DA GEOMETRIA E, POR FIM, PRODUZIR UMA SEQUNCIA DIDTICA, PRODUTO EDUCACIONAL, UTILIZANDO O DESENHO GEOMTRICO, PARA A RETOMADA DE SUA FUNO PERDIDA. PARA ESTE TRABALHO, UTILIZAMOS DA PESQUISA BIBLIOGRFICA, DO TIPO DESCRITIVA, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A OBSERVAO QUALITATIVA, TENDO COMO REFERENCIAL TERICO AUTORES BRASIL (1998B), FREIRE (1959), GRAVINA (1996), MARMO (1974), NACARATO E PASSOS (2003), PAVANELLO (1993), PUTKONI (1991A), ZUIN (2000) ENTRE OUTROS AUTORES PERTINENTES AO TEMA. O PRODUTO EDUCACIONAL DA PESQUISA UMA SEQUNCIA DIDTICA QUE FOI DESENVOLVIDA E APLICADA NUMA SALA DE 6 ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR PAULISTA COM APROXIMADAMENTE 25 ALUNOS COM IDADES ENTRE 11 E 13 ANOS. AS ATIVIDADES FORAM INSPIRADAS EM CONSTRUES GEOMTRICAS DE CARVALHO (2008) E DE REZENDE E QUEIROZ (2000) E ENVOLVERAM O USO DOS INSTRUMENTOS DO DESENHO GEOMTRICO COMO O COMPASSO, A RGUA, OS ESQUADROS E O TRANSFERIDOR PARA MELHOR COMPREENSO DA APRENDIZAGEM GEOMTRICA. EM POSSE DOS DADOS COLETADOS, ATRAVS DAS OBSERVAES E REGISTROS, FORAM FEITAS AS DISCUSSES DOS RESULTADOS, APRESENTANDO-SE SATISFATORIAMENTE QUANTO UTILIZAO DO DESENHO GEOMTRICO NA APROPRIAO DOS CONCEITOS GEOMTRICOS, GERANDO UMA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA MAIS RELEVANTE E CONSISTENTE PERANTE AS ATIVIDADES DE CONSTRUES GEOMTRICAS. A SEQUNCIA DIDTICA DESENVOLVE CONCEITOS GEOMTRICOS POR MEIO DO RECURSO DO DESENHO GEOMTRICO.
Título (EN):
NO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
APPROPRIATION OF CONCEPTS
DIDACTIC SEQUENCE
GEOMETRIC DRAWING
GEOMETRY
MATHEMATICS TEACHING
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH APPROACHES THE CONTRIBUTION OF THE GEOMETRIC DRAWING AND ELEMENTS FOR THE APPROPRIATION OF GEOMETRIC CONCEPTS RESUMING YOUR USE FOR LEARNING BECOME MORE DYNAMIC, SIGNIFICANT AND THAT OCCURS APPROPRIATION. FOR THIS, CONSIDERATION THE QUESTIONS: THE ABSENCE OF GEOMETRIC DRAWING HAS CONTRIBUTED TO HAMPER THE APPROPRIATION OF GEOMETRIC CONCEPTS? THE GEOMETRIC DRAWING, WHEN DEVELOPED WITH THE AID OF INSTRUMENTS, CONTRIBUTE WITH THE TEACHING PRACTICE AND WITH THE QUALITY OF LEARNING IN GEOMETRY? THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH IS TO IDENTIFY THE DEFICIENCY IN TEACHING RESULTING FROM THE END OF THE GEOMETRIC DRAWING AS AN INSTRUMENT THAT ASSISTS THE TEACHING OF GEOMETRY, DEFENDING ITS RETURN IN SCHOOL ACTIVITIES, AS WELL AS A RETROSPECTIVE OF THE PROCESS OF ITS DEVALUATION THROUGHOUT THE EPOCHS. ALSO, TO PROMOTE REFLECTION ON THE DIFFICULTIES FOUND IN ITS APPLICATION IN NOWADAYS THROUGH ITS HISTORICAL PROCESS, TO POINT OUT ITS CONTRIBUTION AS A FACILITATOR OF THE TEACHING OF GEOMETRY AND, FINALLY, TO PRODUCE A DIDACTIC SEQUENCE, EDUCATIONAL PRODUCT, USING THE GEOMETRIC DRAWING, TO THE RESUMPTION OF THEIR LOST FUNCTION. FOR THIS RESEARCH, IT WAS USED ELEMENTS OF A BIBLIOGRAPHICAL RESEARCH, THE DESCRIPTIVE TYPE, IN A QUALITATIVE APPROACH AND AS AN INSTRUMENT OF DATA COLLECTION AND QUALITATIVE OBSERVATION, HAVING AS ACADEMIC REFERENCE AUTHORS: BRAZIL (1998B), FREIRE (1959), GRAVINA (1996), MARMO (1974), NACARATO AND PASSOS (2003), PAVANELLO (1993), PUTKONI (1991A), ZUIN (2000) AMONG OTHER AUTHORS PERTINENT TO THE THEME. THE EDUCATIONAL PRODUCT OF THE RESEARCH IS A DIDACTIC SEQUENCE THAT WAS DEVELOPED AND APPLIED IN A 6TH GRADE IN A SCHOOL IN THE SMALL CITY OF SO PAULO WITH APPROXIMATELY 25 STUDENTS AGED BETWEEN 11 AND 13 YEARS. THE ACTIVITIES WERE INSPIRED BY GEOMETRIC CONSTRUCTIONS OF CARVALHO (2008) AND REZENDE AND QUEIROZ (2000) AND INVOLVED THE USE OF INSTRUMENTS GEOMETRIC DRAWING SUCH AS COMPASS, RULER, SQUARES AND TRANSFEROR FOR A BETTER UNDERSTANDING OF GEOMETRIC LEARNING. WITH THE COLLECTED DATA, THROUGH THE OBSERVATIONS AND RECORDS, THE DISCUSSIONS OF THE RESULTS WERE MADE, PRESENTING SATISFACTORILY THE USE OF THE GEOMETRIC DESIGN IN THE APPROPRIATION OF THE GEOMETRIC CONCEPTS, GENERATING A LEARNING IN GEOMETRY MORE RELEVANT AND CONSISTENT BEFORE THE ACTIVITIES OF GEOMETRIC CONSTRUCTIONS. THE DIDACTIC SEQUENCE DEVELOPS GEOMETRIC CONCEPTS THROUGH THE USE OF THE GEOMETRIC DRAWING.
Arquivo:
DIS_MEST20180227_OLIVEIRA ROBINSON NERES DE.pdf
Tamanho:
4748 Kb (4748871 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/03/2018 ÀS 09:29:54
Atualizado:
15/03/2018 ÀS 09:29:54
Visitas:
260
Última Visita em :
15/08/2019 ÀS 10:43:29
Downloads:
28
Último Download em :
21/07/2019 ÀS 17:54:57
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por