DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
JOGOS DIGITAIS COMO SUPORTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA |
Autor: |
SILVA, FABRICIO |
Email: |
fsfabricio.81@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2017 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
EDUCAÇÃO |
Titulação: |
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO |
Orientador: |
Dr. CELESTE FILHO, MACIONIRO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CELESTE FILHO, MACIONIRO ♠ Dr. BIZELLI, JOSÉ LUÍS ♠ Drª. KOBAYASHI, MARIA DO CARMO MONTEIRO
|
Data de Defesa: |
15/12/2017 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO E APRENDIZAGEM ♠ HISTÓRIA ♠ JOGOS DIGITAIS ♠ LUDICIDADE ♠ TECNOLOGIAS DIGITAIS
|
Resumo Original (PT): |
|
COMO OBJETIVO GERAL INTENTOU-SE UTILIZAR JOGOS DIGITAIS COMO SUPORTE NO PROCESSO DE
ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA. PARA TANTO, OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SEGUIRAM
DUAS LINHAS DE TRABALHO, UMA TEÓRICA QUE BUSCOU ENTENDER O PROCESSO HISTÓRICO DO
ENSINO DE HISTÓRIA ATÉ O PANORAMA ATUAL E A RELAÇÃO DOS DISCENTES COM AS
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ANALISAR AS DISCUSSÕES SOBRE O USO DOS JOGOS DIGITAIS E SUA
RELAÇÃO COM A LUDICIDADE NA PRÁTICA EDUCATIVA. E UMA LINHA EMPÍRICA INTENTOU
CONTEXTUALIZAR CONCEITOS RELACIONADOS AO ENSINO DE HISTÓRIA E HUMANIDADES, ALÉM DE
OBSERVAR O CONTATO DOS ESTUDANTES COM UM JOGO DIGITAL NA PRÁTICA EM SALA DE AULA E
O ENSINO E APRENDIZAGEM DECORRENTES DESSE PROCESSO. MEDIANTE A ISSO, REALIZOU-SE
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA PERSPECTIVA DE PESQUISA PARTICIPATIVA. PARA TANTO,
FORAM REALIZADAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA QUE NORTEARAM AS EXPLANAÇÕES SOBRE OS
CONCEITOS TRABALHADOS, POR FIM COLOCANDO OS ALUNOS EM CONTATO DIRETO COM UM JOGO
DIGITAL FACILITANDO ASSIM A OBSERVAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM RESULTANTE DAS
AULAS MINISTRADAS. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ DIGITAL GAMES ♠ HISTORY ♠ PLAYFULNESS ♠ TEACHING AND LEARNING
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS PAPER AIMED THE USAGE OF DIGITAL GAMES AS A SUPPORT IN THE PROCESS OF TEACHING
AND LEARNING HISTORY. FOR THIS PURPOSE, THE SPECIFIC OBJECTIVES FOLLOWED TWO WORK LINES:
THE THEORETICAL AND THE EMPIRICAL. THE THEORETICAL SOUGHT TO UNDERSTAND THE HISTORICAL
PROCESS OF TEACHING HISTORY UP TO THE PRESENT AND THE RELATION OF STUDENTS WITH DIGITAL
TECHNOLOGIES, AS WELL AS TO ANALYZE THE DISCUSSIONS ABOUT THE USAGE OF DIGITAL GAMES
AND ITS RELATION TO THE LUDIC IN PEDAGOGICAL PRACTICES. THE EMPIRICAL WORK LINE AIMED
THE CONTEXTUALIZATION OF CONCEPTS THAT ARE CONNECTED TO THE TEACHING OF HISTORY AND
RELATED SUBJECTS. MOREOVER, IT OBSERVED THE RELATION BETWEEN THE STUDENTS AND A
DIGITAL GAME IN CLASSROOM PRACTICE AND THE TEACHING/ LEARNING RESULTING FROM THIS
PROCESS. THEREFORE, A DIDACTIC SEQUENCE WAS DESIGNED IN THE LIGHT OF A PARTICIPATORY
RESEARCH. CLASSROOM ACTIVITIES WERE PERFORMED, WHICH GUIDED THE EXPLANATIONS ABOUT
THE CONCEPTS STUDIED AND PUT STUDENTS IN TOUCH WITH A DIGITAL GAME, PROMOTING THE
OBSERVATION OF THE LEARNING PROCESS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20171215_SILVA FABRICIO.pdf
|
Tamanho: |
3232 Kb (3232475 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
28/02/2018 ÀS 11:02:40 |
Atualizado: |
28/02/2018 ÀS 11:02:40 |
Visitas: |
533 |
Última Visita em : |
21/04/2025 ÀS 01:50:28 |
Downloads: |
56 |
Último Download em : |
16/04/2020 ÀS 20:46:14 |